Advetência ao abandono e apresentação da Isis

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Basset Hound! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: casadotrevo

Responder
TRANCINHAS80
Membro
Registado: sexta abr 18, 2008 10:52 am

segunda abr 28, 2008 3:42 pm

Ainda não tinha tido muito tempo para ler os comentários mais antigos deste blog. E fico muiiiiito feliz por ele existir. Para compreendem (e espero que não me julguem mal) vou contar a história de como há um ano “aterrou” em minha casa um Basset e eu fiquei para morrer...
Tenho uma vida muito ocupada visto que trabalho durante o dia e estou a tirar uma licenciatura à noite (nada fácil!), o namorado da minha irmã toda a vida disse que queria o cão do Sherlok Holmes, mas nunca dei muita importância. Que raio tinha eu a ver com isso???? Tinha tudo! Só ainda não sabia, pois no dia em que comprou a nossa Basset Hound levou-a para casa e ela fez uma poçinha de chichi na sala. Ao que a mãe dele respondeu, vai-me já atar esse cão com uma corda na rua...
Pois está bem, e a minha irmã a ouvir isto lá ia mesmo deixar o cão lá. Chegou com uma coisa nas mãos branca, preta e castanha com umas orelhas enormes. E eu.... Lá tive de ficar com ela pois a minha irmã passa dias e dias sem ir a casa. A minha cadela odiou-a, mas que raio é aquilo? e “aquilo” não ia ficar por lá muito tempo, pois não? (era o que os olhos da minha cadela transmitiam).
Entre os chichis, cócos, orelhas que cheiram mal, roupa destruída e casa virada de pantanas a cada vez que estava a estudar e não lhe ia logo abrir a porta da sala.
Se há coisa que acho, é que eles não nos pediram para serem comprados, a compra da Isis foi planeada durante dois anos, só não por mim e jamais deixaria um cão na rua sabendo que podia fazer mais por ele.
Mas isto foi piorando, quando se deu a muda de pelo, era pelo por todo o lado, buracos pelo jardim inteiro, e fortes debaixo das raízes das plantas (adora as batatas das flores e pelo cheiro dá com elas eu tinha centenas de plantas que rebentavam logo no inicio da primavera, digo bem tinha, se rebentaram três dúzias foi muito) um cheiro a chulé como bem descreveram aqui no fórum e eu já andava perdida (nunca a tratei diferente da minha cadela, mas andava a roer-me por dentro. o que tinha eu feito para merecer isto?)
A Isis é linda, um verdadeiro exemplar da raça, teimosa que não há, vingativa (parece que passou um furacão lá em casa quando a deixo sozinha por mais de duas horas os rolos de papel higiénico esfarelados por todo o lado), e nunca teve a culpa de não ser planeada por mim.
Deixo este testemunho como um aviso a todos os que pretendem adoptar um cão de qualquer tipo e acima de tudo um Basset que é uma raça que requer cuidados muito específicos. Ao adoptar um cão temos de ter em conta que é um compromisso por uma média de quinze anos, trás despesas e cuidados. Hoje em dia tudo é mais fácil lá em casa, percorri livrarias à procura de literatura sobre Bassets e sites e mais sites, descobri os cuidados com o pelo e orelhas e já não cheira tão mal e é muito bem tratada. Continua é mazinha, mas isso é tudo culpa minha eu reconheço, é que as meninas da casa dormem comigo, têm sempre companhia todo o dia, um jardim cheio de tudo quanto é brinquedos e atenção da família inteira.
ATENÇÃO que em momento algum digo que os Bassets não são adoráveis, porque a Isis é um amor com toda a gente, toda! Tudo é um amigo novo a descobrir não tem qualquer tipo de maldade (é, é vingativa), não consigo ter um momento de privacidade uma vez que insiste em assistir aos meus banhos, ás minhas idas à casa de banho, com excepção de quando está a dormir acompanha-me a todo o lado. Hoje em dia a Isis e a Afrodite são completamente apaixonadas uma pela outra e escondem-se nos cantos do jardim e esperam muito caladinhas que passe alguém para pregarem um susto, são uns verdadeiros amores. São ambas muito activas e só param para dormir longos e profundos sonos. E já está combinado que seja qual for o meu futuro e o da minha irmã elas vão sempre passar o dia juntas em casa dos meus pais. Porque podem gostar muito de nós mas amam-se uma à outra e a nossa casa jamais seria a mesma sem elas. A Isis tem também uma mania de fugir e o nosso jardim é frequentado pelas crianças da vizinhança pois é um dos poucos nas redondezas e por duas ou três vezes já a deixaram fugir e não volta pois quer calcorrear minuciosamente os sítios todos onde a levamos a passear. É uma tola, mas um amor para a vida, aliás como todas as cadelas que tive durante a minha vida.
Desculpem o testamento e também se as minhas palavras vão contra os vossos sentimentos pelos Basset Hound. Mas gostava de deixar esta mensagem como advertência para quem futuramente pretenda adquirir um, pois eu não estava preparada para está doçura e se eu fui educada pelo princípio que os animais são mais frágeis que nós e por isso devem ser protegidos e respeitados como uma criança bem sei que a maioria das pessoas não os vê assim, mas como um bem que se adquire e funciona como qualquer outro bem material, que quando estamos cansados deitamos fora e compramos novo.
Eles são apaixonantes os melhores amigos (pelo menos é o meu caso), mas não podem de forma alguma pagar pelas irresponsabilidades dos seres humanos. E não imagino um Basset a viver na rua, penso que sofreriam muito e morreriam em pouco tempo.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

terça abr 29, 2008 12:19 am

Muito bom texto.

Bem vindas. :D
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
mosquito01
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 9:14 pm

terça abr 29, 2008 12:28 am

Uma história muito bem contada e sincera.... :wink:

Lá está....não vale a pena só falarmos das coisas boas que um destes amigos orelhudos nos dão......

Carregam também coisas muito chatas que convém que os futuros "adoptantes" estejam bem cientes delas, pois não é assim tão fácil conviver com esta raça como grande parte das pessoas pensam....

Não são "coitadinhos", nem "tristes", nem passam a "vida deitados a dormir".....

- Cheiram mal....
- São teimosos.....
- São barulhentos....
- Muitos são porcos.....
- Dão muito trabalho.....
- Muitos são destruidores.....

E se passarem muito tempo sozinhos, alguns destes pontos anteriores aumentam exponencialmente.....

E por isso, antes de pensar em adoptar/ comprar um basset, deverá pensar-se bem se realmente está preparado para ter muita paciência e preserverança...... :wink: 8)
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

terça abr 29, 2008 1:58 am

não há muitos cães aos quais se possa puxar as pregas de pele quase até ao teto e mesmo assim terem aquele aspecto enrugado! :D
TRANCINHAS80
Membro

terça abr 29, 2008 4:34 pm

Hoje sinto-me uma pessoa compreendida, é que eu já vivo com mantas em cima dos sofás que retiro a velocidade recorde quando entra alguém. Ninguém é obrigado a levar pelo de minha casa agarrado à roupa. Mas por outro lado é um verdadeiro amor adoro aquelas pregas principalmente as das patinhas de trás) e até já aceito a baba na minha vida como uma coisa normal. Ainda me custa a aceitar que babe a outra cadela (uma rafeira linda) que é uma niquenta e ás vezes faz verdadeiras caras de nojo e vai ter comigo a chorar para eu limpar aquilo. Chamamos-lhe nojentinha por causa disso, por se recusar a entrar em casa com as patas molhadas (têm de ser limpas) e por em caso algum comer numa taça que não esteja lavada. Até ela tem melhorado porque desviava-se de qualquer tipo de sujidade e agora já lhe é +/- indiferente. Como podem perceber são o oposto, porque a Isis ainda hoje se esfrega em tudo o que seja sujo e de preferência que cheire mal. As idas à rua têm de ser muito bem controladas.
Mas tem coisas que não existem, quando chego a casa já estão sempre todos a dormir menos a Isis que me espera no sofá para me fazer a dança da sedução como eu lhe chamo, mesmo cheia de sono rebola-se e vira a barriga para cima sempre a bater o rabo, com aqueles olhos mais doces que dizem «senti a tua falta» e estica as patinhas na minha direcção como que a arranhar devagarinho como quem diz «anda cá» para depois se enroscar toda em mim. Por muito mal que tenha corrido o dia deito-me sempre bem disposta e sem dúvidas graças a ela muitas das vezes.
Há uma coisa que concerteza todos os donos de um Basset tem de ter, um bom humor fenomenal, paciência de Jó, levar tudo numa boa e adorar animais. Se estas características estiverem reunidas podem passar para a fase seguinte o espaço disponível. Se tiverem crianças ou outros animais melhor, até um passarinho que apanhei na minha casa de banho tive de levar ao pé dela para dar beijinhos antes de o soltar porque já estava a olhar de lado. E aquele olhar de lado é sem dúvida fenomenal, certo?
Muito obrigada pelas boas vindas e em breve trarei fotos das meninas, o que não é fácil porque nunca estão quietas. Mas tenho algumas.
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

terça abr 29, 2008 4:51 pm

Gostei da sua apresentação.

E sim, há sempre o outro lado da moeda: o trabalho que dão, para uma convivência pacifica. :D
Vivendo e aprendendo
joana2
Registado: terça abr 29, 2008 12:30 pm

terça abr 29, 2008 5:58 pm

Compreendo perfeitamente o que estas a sentir... eu e o meu namorado ja vivemos juntos, e o nosso sonho era ter um Basset, o Baltazar. Quando o meu namorado, no dia 28 de Fev, me apresentou o Baltazar, fiquei muitoooooo contente, mesmo. Estava mesmo muito entusiasmada com ele, mas tinha um problema, como nunca tinha tido um cão, nao sabia muito bem como lidar com ele. As primeiras noites foram terriveis, o baltazar chorava a noite toda e so se calava quando ia dormir connosco. Ao longo do tempo, fomos metendo a caminha dele cada vex mais londe do nosso quarto...e posso dizer que hoje o baltazar ja dorme na cozinha com a porta fechada e ja nao chora durante a noite. Ta com 4 meses.
Gosto muito dele, mas nao sei lidar com ele. Achou-o muito bruto, sempre que tento brincar com ele, ele salta, e tenta morder-me a cara, as maos, os pes...tudo o que puder. Com o meu namorado tem mais respeito, mas eu nao tenho tanta paciencia quanto ele. Sei que a nossa vida mudou imenso desde a chegada do Baltazar, e apesar de nao conseguir "ainda" lidar com ele, gosto muito dele, e ja nao via a minha casa sem ele.
Ele passa algum tempo sozinho, e tenho lido aqui que eles nao gostam...e tem imenso espaço, porque temos um terraço que ta aberto para ele ir para la brincar.
Outra coisa que ainda nao conseguimos foi que ele fizesse as suas necessidades no terraço ou varanda... vamos com ele depois de ele comer...e nada, kd entra em casa, faz tudo.Nem sempre o nosso dia corre da melhor maneira no trabalho, e chegar em casa e ainda tar a tratar dele, realmente é preciso muita paciencia. O meu namorado diz que ele é assim porque ainda é cachorro, que mais tarde vai acalmar... deus queira..porque começo a pensar que o Baltazar é diferente de todos os Basset...nao para quieto, ta sempre a morder tudo e tudo e tudo....
Joon
Membro
Registado: quinta dez 28, 2006 11:49 am

terça abr 29, 2008 10:01 pm

Muito bem-vinda!

Atenção, os Bassets não são cães calmos! ... Quer dizer... pelo menos pela minha experiência... São cães activos e brincalhões que, tendo espaço, adoram correr!!

Eu tenho três e arriscaria dizer que, em apenas 10% do tempo que estão acordados (e não passam assim tanto tempo a dormir... nem o Pregas que tem cerca de 8 anos, dorme muito...) é que estão sossegados, de resto cá em casa, é a loucura!! :lol:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mai 07, 2008 5:21 pm

:D Gostei muito do texto e bem vinda ao fórum.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

TRANCINHAS80
Membro

quarta mai 14, 2008 10:57 am

Obrigada.
Responder

Voltar para “Basset Hound”