quarta nov 12, 2008 8:44 pm
Ora boas, como me indicaram, adquiri ontem uma semi-estranguladora semelhante a essas mas de pele de bufalo (ou bufala, não sei... ).
Agora a minha questão é: como raio faço para o cão se habituar rápido àquilo?
Passo a explicar: o meu cão não é propriamente daqueles que quando vai a rua puxa até se fartar (a não ser que veja outro cão ou algo que lhe chame a atenção, tipo um gato, um relvado, uma borboleta a voar...), o meu cão é mais daqueles que quando vai a rua começa a cheirar tudo e mais alguma coisa sendo que se eu quizer andar 100 metros com ele tenho de o puxar praí umas 5 ou 6 vezes pra ele andar pois mete-se a cheirar tudo à volta dele. Agora, quando o puxo com esta coleira ele não gosta nada e faz inclusivé força para trás. Ora, como decerto já repararam, quando um Basset faz isto com uma coleira, ela quase que lhe salta da cabeça pra fora. Aliás, as primeiras vezes saltou, até eu achar a medida certa para não saltar... Mas estou a sair do contexto.
O meu problema é que como tenho de puxar por ele de vez em quando, tenho medo de o magoar de tal forma que ele ganhe fobia a coleira... Sim, porque se o chamar ele pura e simplesmente olha pra mim e volta a cheirar o que lhe interessa (casmurro dum raio...). Agora, eu a maior parte do tempo tenho paciencia pra lhe aturar as birras, volto atrás, faço-lhe umas festas, dou-lhe umas nalgaditas no rabo e ele lá vem. Agora como nem sempre posso ir a rua com ele pois trabalho, às vezes vem a minha mulher ou o meu cunhado. E eles pura e simplesmente não teem a mesma paciencia com o cão que eu tenho logo puxam-no. Obviamente que o cão não vem...
Alguma sugestão para fazer o cão habituar-se mais rápido à semi-estranguladora?