Manutenção de um Basset e algumas dúvidas existênciais

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Basset Hound! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: casadotrevo

didiaGomes
Membro Júnior
Registado: quarta fev 25, 2009 5:31 pm

quarta fev 25, 2009 5:54 pm

Boa tarde.
Sou nova nestas andanças, e nunca tive um cão, mas desde pequena que sou apaixonadíssima pelos Bassets, e sempre disse que iria ser o meu primeiro cão. :)
Mas antes de tomar o grande passo, estou-me a informar devidamente e gostava que me respondessem a algumas dúvidas.

- Quanto gastam semanal ou mensalmente com os vossos BH?

- Sei que os Basset necessitam fazer exercício para precaver a obesidade, logo devem ir à rua diáriamente. Mas eu sou estudante de Arquitectura e quando tenho aqueles trabalhos chatos que fazem perder noites e noites, não sei se conseguirei levá-lo à rua nessas alturas. Mas também não são mais que dois ou três dias de dois em dois meses.

- Em relação ao não gostarem de estar sozinhos, eu como tenho aulas, em princípio terá que ficar 4h sozinho, e quando tenho aulas de tarde (dois dias por semana) esse tempo pode aumentar para 8h. E eu sei que eles podem ser vingativos e destruir o que lhes aparece à frente. Como posso prevenir isso, visto que a casa é alugada.. :roll:

- Já tive oportunidade de ler quase todos os tópicos deste fórum sobre ração e alimentação, e já agora coloco outra dúvida. Qual a razão para não se poder dar comida dita "nossa", como arroz, batata cozida, vegetais, peixe, frango.. É que as minhas avós têm cães e gatos, e só dão ração como complemento, e um dos cães viveu muito saudável, até aos 10 anos e nem gostava de ração, morreu de atropelamento (ainda hoje não recuperei a perda). :(

Obrigada a quem responder e desculpem o testamento! :wink:
simao-
Membro Júnior
Registado: terça dez 12, 2006 9:54 pm

quarta fev 25, 2009 8:26 pm

Olá,

Apesar de não ser a pessoa mais indicada para lhe esclarecer todas as duvidas, vou-me basear na minha experiência:

Gasto com o Simão, entre 70 a 80 euros/mês (ração, desparasitação interna e externa, liquido para limpeza de ouvidos, e algum brinquedo ou guloseima). Este valor aumenta na primavera e verão, porque o simão tem um problema de pele que nestas estações agrava-se e tem que tomar medicação.Depois temos outros gastos que não contemplei como idas inesperadas ao vet.

Vamos com o Simão duas vezes por dia à rua, de manhã e ao final da tarde estes passeios tem que prefazer no total 2horas, de qualquer maneira temos um terraço onde ele pode brincar, correr e apanhar os banhos de sol que ele tanto gosta :D , no fim de semana os passeios têm uma duração maior e com muita brincadeira na praia.

O simão fica entre quatro a cinco horas sozinho, 2 vezes por semana, neste momento não tem qualquer comportamento destrutivo(tinha enquanto cachorro), nem faz barulho.

"E eu sei que eles podem ser vingativos e destruir o que lhes aparece à frente. Como posso prevenir isso, visto que a casa é alugada.."

Nenhum cão é vingativo, eles não têm esse tipo de sentimento como nós, ficam é ansiosos por estarem sozinhos, e daí poderem causarem alguns estragos. E mesmo estando em casa com ele tem que lhe dar muita atenção, brincar com ele e mima-lo.

Os BH são cães maravilhosos, muito companheiros, mas tambem têm os seus defeitos, são muito teimosos, largam pêlo (que nos aumenta o nosso trabalho em casa), têm um cheiro muito caracteristico :lol:

Antes de levar para casa um BH ou outro cão qualquer, pense nos anos que ele lhe vai fazer companhia, e se a sua vida se alterar, se lhe pode proporcionar sempre qualidade de vida, porque eles merecem.

Espero ter ajudado, :)
pedrolm
Membro Veterano
Registado: sexta out 05, 2007 11:57 am

quarta fev 25, 2009 8:38 pm

entao e nesses 3dias o cao nao evacua? :? :?
didiaGomes
Membro Júnior

quarta fev 25, 2009 9:02 pm

Mas terá um terraço sempre à disposição, eu vou mudar de casa já a pensar nisso. Mas claro que vou tentar os possíveis para o levar mesmo nesses dias, nem que seja menos tempo.

Sim!Lol Eu quando disse "vingativo" utilizei essa palavra pois é o que costumam chamar-lhes aqui pelo fórum, porque eles são muito teimosos e tem que levar sempre a deles avante! :lol:
Quanto ao pelo, baba e cheiro não me vão incomodar nada! E mesmo que incomode não vou reclamar, pois são coisas naturais, e não vai ser por isso que não vou realizar o meu sonho de ter um BH! :D
Quanto à manutenção, quanto dura uma saca de ração de 15kg? Ou as que costumam comprar? Eu se vir que neste momento não tenho condições para o ter (em termos financeros, porque o resto não lhe ía faltar! :D ), adio a decisão quando acabar o curso e ficar dependente dos pais. :)

E em relação à "nossa" comida? O que me podem dizer?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta fev 25, 2009 9:19 pm

Nunca tive nenhum basset hound mas convivo com alguns e seus donos e penso ter alguma info de valor para partilhar:

- O basset hound é um cão de matilha, logo não se dá bem com a solidão.

- Por terem a pele pregueada e as orelhas muito grandes e descaídas precisam de cuidados redobrados com a limpeza dos ouvidos e das pregas de pele para evitar otites, dermatites e eczemas;

- é um cão que tem um vozeirão impressionante e tendência a ladrar e dar sinal ao menor ruído. Not good para a vizinhança.

- Exige passeios diários e exercícios como qualquer cão e até mais, pela tendência a engordarem.

- é verdade que têm um cheirinho especial, confirmo. Mas nada que umas boas banhocas e cuidados com o pêlo não resolvam.

- Não são o suprasumo da obediência não senhor.

- Os restos da nossa comida não são uma boa alimentação, isto se não quer que o cão sofra de diarreias e esteja em boa condição física. A melhor alimentação para todos os cães são as boas rações ou carne. Uma saca de 15 kgs dará para um mês de alimentação de um BH ou até um pouco mais dependendo da qualidade, ingredientes e digestibilidade da ração.

- Em cachorros vão roer e de que maneira, como de resto todos os cachorros. Especialmente os que passam o dia aborrecidos sózinhos em casa.

- é preciso tempo e paciência para os treinar a fazer as necessidades na rua, como de resto todos os cachorros.

- Há doenças genéticas associadas à raça que convém conhecer. A escolha de um bom criador é importante. Não compre o seu cão numa loja, nem através de anúncios duvidosos na net, nem através de intermediários. Quando estiver pronto para comprar o seu cachorro peça a lista gratuita de criadores da raça ao Clube Português de Canicultura (pode pedi-la online em www.cpc.pt), escolha criadores da sua zona e visite vários. Opte pelo criador que mais conhecimentos mostrou pela raça, por aquele que mantem os animais bem cuidados e sociabilizados e que lhe faça muitas perguntas sobre o seu estilo de vida. Veja os pais ou pelo menos a mãe.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

didiaGomes
Membro Júnior

quinta fev 26, 2009 2:07 am

Agradeço a todos pelas respostas bastante esclarecedoras! :)

Talvez esta decisão vai ter que ser adiada com Muita Muita pena minha.. :cry: Não quero que ele se sinta sozinho, apesar de que eu quando chegasse a casa, mimo e mais mimo nunca lhe ía faltar. Mas não posso ser egoísta e pensar só em mim.
E já que falou nos criadores, tava mesmo a pensar comprar um por 300€, mas visto não ser uma (Nada) boa decisão, vou ter mesmo que adiar. :(

Talvez adopte um cachorrinho. Mas será que os problemas que depois o cachorro (rafeiro) trará, não vá dar ao mesmo em termos financeiros a optar por comprar um Basset num conceituado criador? :roll:
Eu não percebo nada destas coisas, pois nunca tive um a conviver diáriamente comigo. Só mesmo os dos meus avós, que só vejo aos fins de semana.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta fev 26, 2009 11:05 am

Olá outra vez.

O Basset Hound é uma raça um pouco alterada pela selecção artificial. As patas curtas em relação ao comprimento e tamanho do corpo, as orelhas muito grandes, o olho descaído, que por si só já exigem mais cuidados... E a selecção das raças trouxe algumas consequências indesejáveis como a propensão a certas doenças genéticas que são comuns entre os indivíduos de diversas raças e raras em cães rafeiros fruto de cruzamentos aleatórios.
A escolha de um bom criador é sempre importante pois o criador ético testa o seu stock reprodutor e não cruzará cães portadores de problemas. Mas isso por si não é garantia de que o cão será sempre suadável embora seja o melhor começo possível.
Seja de raça ou rafeiro todos os cães merecem cuidados de saúde e uma boa alimentação, mas de facto as hipóteses de vir ter mais gastos com veterinário são muito mais altas no caso do BH do que no caso de um rafeirinho simpático, embora este último também possa vir a ter uma qualquer doença, como é óbvio.

Espero ter esclarecido.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

didiaGomes
Membro Júnior

quinta fev 26, 2009 1:33 pm

Esclareceu bastante. :wink:
Os cuidados a ter já conheço pelo que li aqui no fórum, que está cada vez mais completo. Parabéns a todos! :D
E em relação a ficarem sozinhos em casa. Acho que qualquer cão não deve gostar de estar sozinho, não devem ser só os Basset. O raferinho também. Por isso continuo com o mesmo problema.. :roll: Já li, que podemos deixar a tv ou rádio ligados, e dar-lhe bastantes brinquedos para se entreterem! Mas se isso não chegar estou tramada!Lol

Obrigada a todos os que responderam! :wink:
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta fev 26, 2009 1:46 pm

didiaGomes Escreveu: Já li, que podemos deixar a tv ou rádio ligados, e dar-lhe bastantes brinquedos para se entreterem! Mas se isso não chegar estou tramada!Lol
Para um Basset Hound, com o temperamento tipico da raça, não chegará.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
didiaGomes
Membro Júnior

quinta fev 26, 2009 3:21 pm

Então para quem não pode estar sempre em casa, nunca poderá ter um BH? :( Outra solução passa também pela aquisição de outro animal, mas nem toda a gente tem condições para tal.. :?

Eu tenho duas coelhas anãs ainda pequenas, mas não me parece boa ideia deixá-los sozinhos sem supervisão, visto o Basset ser um cão de caça. Mas será que um dia se podem habituar uns aos outros sem problema, ao ponto de os poder deixar sozinhos?
Ele vai se sentir sozinho mesmo com a presença das coelhas?

Desculpem se as perguntas parecem um pouco ignorantes!Lol
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta fev 26, 2009 6:57 pm

didiaGomes Escreveu:Então para quem não pode estar sempre em casa, nunca poderá ter um BH? :(
Não é preciso estar sempre em casa, mas digamos que não serve para quem passe mais de 4 horas fora sem que fique lá alguém ou um animal com que possa interagir (entenda-se outro cão ou por vezes um gato).
didiaGomes Escreveu: Outra solução passa também pela aquisição de outro animal, mas nem toda a gente tem condições para tal..
Digamos que um Basset Hound não é cão para toda a gente.

Outra questão que colocou anteriormente foi a dos custos, eu vou só lhe transmitir o que custumo transmitir ás pessoas que se me custumam contactar interessados em cachorros: No primeiro ano de vida conte com 1.000,00€ de despesa, isto se nada correr mal e além do preço de aquisição.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
didiaGomes
Membro Júnior

quinta fev 26, 2009 8:17 pm

Mas acho que qualquer cão, não gosta de estar sozinho, não são só os Basset, por isso me questiono, se poderei mesmo ter um cão! Qualquer um.. :roll:

Esse preço até não me parece muito elevado, confesso que achei que fosse mais. Eu sei que nos primeiros tempos se gasta mais, pois aconteceu o mesmo quando adquiri as minhas coelhas.
O que me preocupa mesmo é ele ficar sozinho. :( Só quando tenho aulas à tarde é que me ausento mais tempo.
bochechas
Membro Júnior
Registado: segunda mai 12, 2008 11:41 pm

quinta fev 26, 2009 10:36 pm

didiaGomes Escreveu:Mas acho que qualquer cão, não gosta de estar sozinho, não são só os Basset, por isso me questiono, se poderei mesmo ter um cão! Qualquer um.. :roll:

Esse preço até não me parece muito elevado, confesso que achei que fosse mais. Eu sei que nos primeiros tempos se gasta mais, pois aconteceu o mesmo quando adquiri as minhas coelhas.
O que me preocupa mesmo é ele ficar sozinho. :( Só quando tenho aulas à tarde é que me ausento mais tempo.
Olá,
A Betty fica sózinha em casa durante bastante tempo mas sempre tem o entretem de dois gatos, brincam juntos, dormem juntos. Aparentemente não parece sofrer de solidão. Contudo, quando chegamos a casa a alegria é estonteante. :D
Quanto aos coelhos como amigos ... nã sei não... além de caçadores os Basset a brincar são por vezes brutos ( são pesadotes) e os coelhitos são frágeis :?
Abraços
Luis
pedrolm
Membro Veterano

quinta fev 26, 2009 10:53 pm

pois eu vou tentar habituar o Boris as minhas chinchilas mas sempre com a minha presença
pedrolm
Membro Veterano

quinta fev 26, 2009 10:54 pm

pois eu vou tentar habituar o Boris as minhas chinchilas mas sempre com a minha presença
Responder

Voltar para “Basset Hound”