Somos novos por aqui, algumas duvidas

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Basset Hound! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: casadotrevo

JCK24
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: segunda jul 16, 2012 2:06 pm
Localização: Olá eu sou o King, tenho 9 meses, sou um basset hound macho bicolor. Nasci no dia 24-08-2011.

segunda jul 16, 2012 4:08 pm

Olá a todos.
Finalmente conseguimos encontrar um sitio onde esclarecer algumas duvidas que temos sobre esta raça. Temos um basset hound macho bicolor de 9 meses. É uma peste mas é adoravel. A veterinária não conhece muito esta raça, por isso existe aspectos que não sabemos se estamos correctos e temos algumas duvidas. Fazemos diariamente uma limpeza geral nele, passando toalhetes, e verificamos se tem aquelas pragas desta altura, apesar de ter o advantix, se nos colocarmos-lhe a coleira scarlibor fica mais protegido ? Ontem apanhamos uma maldita carraça enorme nele, e tem uma bolinha vermelha na barriga dele, desinfectamos e tudo mas ainda deitou sangue, neste momento esta tudo bem, mas estamos preocupados, pois pode apanhar infecções e não queremos, alguem já teve esta experiencia o que fazer ? Em relação ao sacos anais nunca fizemos nada, mas eu reparo que estao muito cheios, e sabemos que pode ganhar infecções mas a nossa veternaria não sabe nem nunca nos falou de tal coisa o que fazemos ? Com as orelhas, limpamos com contonetes de dois em dois dias, mas já ouvi que existe produtos, alguem sabe nomes de produtos, onde comprar, e qual das maneiras é a melhor ? O King por baixo focinho tem tipo de umas borbulhas enormes o que sera ? é normal desta raça ? o que devo fazer ? Com os dentes, não fazemos nada so lhe damos dentastix, devemos de fazer mais alguma coisa ? A ração dele é friskies junior mas a pouco tempo deixou de comer passamos para a de adulto misturada com a pequenae dois dias por semana damos pate da friskies misturado com ração, é uma boa ração para ele ? ao fim de semana damos arroz trinca com frango. O king tambem deita imenso pelo, mais quando damos festas e que deita mesmo muito, é normal ?

Obrigado pela vossa atenção :)
Cumps. João,Cátia e King

Ps: O King http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/king_/66971
Geight
Membro Veterano
Mensagens: 565
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

segunda jul 16, 2012 5:55 pm

Bom, não percebo nada de bassets nem nunca tive nenhum, por isso vou responder às questões mais gerais:

quanto às pulgas e carraças é aconselhado colocar as pipetas/coleiras mas nos meus cães as pipetas (frontline e advantix) não funcionam e nunca experimentei as coleiras scalibor, nos meses de mais calor coloco a pipeta por uma questão de consciência mas principalmente tenho cuidado para não andarem em sítios sujos ou com ervas e cato-os de vez em quando.

Se o cão tem como base alimentar ração (mesmo que de vez em quando coma comida caseira) não vale a pena preocupar-se com os dentes, na realidade o dentastix não lava os dentes como dizem e no meu caso, deixei de comprar. Se quer que ele tenha os dentes limpos, a ração faz bem esse trabalho mas pode comprar uma escova e pasta própria para cães.

No campo da ração, no fórum lá mais acima, dos cães, existem milhares de tópicos sobre rações e tenho a dizer-lhe que as rações de supermercado não valem nada, a única com uma média qualidade é a Purina One.
Considere rações como Orijen, Acana, Royal Canin, Hills, Purina Propian, Eukanuba... à partida são mais caras do que costuma pagar mas como têm melhor qualidade o cão comerá menos pois fica saciado com menos quantidade.
(Se quiser posso enviar mensagem privada com sites espanhóis que muitos users da arca encomendam ração mais barata).

O pêlo que deita penso que seja normal pois os bassets que conheço também largam muito, vai ter de aprender a viver com isso. :P
Penso que existe algo para não largar tanto pêlo mas não me lembro o que é.

Entretanto hão-de vir pessoas com mais experiência em bassets do que eu, continue pelos fóruns da arca que tem muito a aprender aqui. :wink:
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
JCK24
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: segunda jul 16, 2012 2:06 pm
Localização: Olá eu sou o King, tenho 9 meses, sou um basset hound macho bicolor. Nasci no dia 24-08-2011.

segunda jul 16, 2012 6:32 pm

Muito Obrigado, já ajudou um bocadinho, apesar de não ter experiência com esta raça.
Em relação com as pragas, não consigo deixar de passear com ele em sítios propícios a essas pragas pois ele adora relva, e é onde existe muito mais. Por isso vou ter que ter máxima atenção e colocar as coleiras para ver se ajuda.
Quanto a comida, a veterinária disse que friskies também é bom, e nunca lhe fez mal. Mas sim pode dar esses sites para ver, obrigado.
Quanto ao pelo também já percebi que é mesmo desta raça ser assim.

Muito obrigado.
cumps. João, Cátia e King
Geight
Membro Veterano
Mensagens: 565
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

segunda jul 16, 2012 6:47 pm

Peço desculpa em insistir mas a ração Friskies é mesmo das piores rações que existem, pior mesmo só as de marcas continente e activ pet.

Vou então enviar mp. :wink:
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
JCK24
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: segunda jul 16, 2012 2:06 pm
Localização: Olá eu sou o King, tenho 9 meses, sou um basset hound macho bicolor. Nasci no dia 24-08-2011.

segunda jul 16, 2012 7:05 pm

Boas pois então não sei. Até porque foi a que nos deram quando o fomos buscar. Mas vou tentar então ver nesses sites.
dianne
Membro Veterano
Mensagens: 486
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

segunda jul 16, 2012 10:21 pm

Olá, sejam muito bem vindos!:)

Se não está satisfeito com o Advantix, pode colocar coleira ou experimentar outro produto. Pode colocar coleira e pipeta ao mesmo tempo, se sentir mais seguro. Eu pessoalmente só coloco à minha a pipeta mensal, porque ela tem muita pele solta no pescoço e algumas alergias, então optei por não colocar coleira desparasitante. Mas isso cabe ao dono decidir, e pode aconselhar-se com a veterinária que está a seguir o King.

Em relação aos sacos anais, sinceramente não sei muito sobre isso. Sei que devem ser esvaziados regularmente consoante a necessidade. No caso da minha nunca foi necessário. Penso que eles são esvaziados naturalmente quando o cão defeca. Mas por exemplo, se as fezes forem moles, dificilmente esvaziam. Pergunte à veterinária e talvez o melhor seja mesmo consultar outro, se não estiver satisfeito com a actual.

Em relação à orelhas, é mesmo muito importante que sejam limpas regularmente. Quando a minha era cachorra, utilizava um produto que comprei no vet, que penso que se chamava Otoclean (sem certezas), mas ela não gostava muito. Então passei a utilizar toalhitas de bebe, mesmo para limpar o interior. Sempre com muito cuidado como é obvio. Os cotonetes não são aconselhados, porque o cão pode-se mexer bruscamente e magoar-se seriamente. Pode utilizar também gase humedecida em água, ou um pano. Existem muitos líquidos e até toalhitas próprias, é uma questão de procurar.

Em relação às borbulhas por baixo do focinho, não me parece nada normal para qualquer cão. Mais uma vez, pergunte ao veterinário, porque só ele pode avaliar clinicamente a situação.

Tal como o/a Geight disse, o dentastix não faz qualquer efeito de fricção nos dentes, porque eles comem em 2 segundos. Eu pessoalmente sempre dei à minha ossos crús de vaca, do joelho. São muito grandes, eles não conseguem engolir, nem sequer partir, porque é tão duro, e entretêm-se durante imenso tempo a limpar a carne que está agarrada, o que permite uma óptima limpeza! Ficam com os dentes branquinhos. Dou-lhe estes ossos mais ou menos de duas em duas semanas. Pode pedir no talho e não paga nada por eles. :wink:

A ração Friskies não é de todo a melhor que pode dar ao King. Nem sei o preço por kg, nem as quantidades diárias, mas com certeza se fizer as contas em relação a outras rações, vai ver que vai compensar! A queda de pêlo, pode estar associada à ração, apesar de eles sem dúvida largarem muito pêlo.
Vou-lhe dar um exemplo. A ração Acana Chicken & Burbank Potato, fica a 57,50€ uma saca de 18kg. Para a minha cadela devo dar 250g/dia, ela tem 29kg. Cada saca dá então para 2 meses ficando a 28€ (mais ou menos) por mês. E é uma óptima ração. Mas já lhe foram dadas várias sugestões de marcas. Os BH têm predisposição para alergias alimentares, e por isso mesmo é essencial dar-lhes uma boa ração, o que ajuda também a diminuir a queda de pêlo.

De qualquer das formas, eles deitam mesmo muito pêlo, não há nada a fazer. E em relação a produtos para diminuir a queda, não conheço nem acho que seja natural fazê-lo. O pêlo tem que cair para dar origem à nova pelagem. O que pode e deve fazer regularmente é escovar muito! Se escovar todos os dias vai notar a diferença. Eu descobri o "poder" da escova Kong Zoom Groom e desde aí nunca mais gastei dinheiro em escovas inúteis. :P

Boa sorte com o King que é lindíssimo! :D
JCK24
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: segunda jul 16, 2012 2:06 pm
Localização: Olá eu sou o King, tenho 9 meses, sou um basset hound macho bicolor. Nasci no dia 24-08-2011.

terça jul 17, 2012 11:41 pm

Olá,
Muito obrigado pelas informações, já ajudou. Quanto as borbulhas vamos mesmo ver o que diz a veterinária. Quanto a ração, não pode esperar mais pois já quase não tínhamos ração e tivemos que ir buscar, compramos desta vez pedigree de adulto, pois a júnior já não pega, vamos ver como corre e pedigree também acho que é uma boa marca. Em relação ao coleira, vou mesmo optar por comprar para ver o que resulta.
Muito Obrigado pela ajuda.
Cumps. João, Cátia e King
casadotrevo
Membro Veterano
Mensagens: 1966
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Localização: Basset Hounds
Contacto:

quarta jul 18, 2012 1:18 am

Os conselhos da dianne, como habitual são muito bons.

Quanto às rações, a troca que fez foi por um produto do mesmo estilo, e ambas, são muito fracas.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
dianne
Membro Veterano
Mensagens: 486
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

quarta jul 18, 2012 10:42 am

JCK24, aconselho-o a pesquisar um pouco aqui pela arca sobre o tema "rações", que é tão falado e discutido por aqui. E principalmente sobre as rações Friskies, Pedigree e rações de marca branca.

Posso deixar já alguns conselhos, sobre o que devem ter em conta ao comprar a ração para o King.

- Primeiro que tudo, OLHAR para o verso das embalagens e ver os ingredientes, constituição nutricional e quantidades diárias recomendadas. Não olhem apenas para a embalagem nem em acções comerciais de propaganda publicitária. A Pedigree e Friskies têm uma filosofia de marketing especialmente destinada aos olhos dos donos e não com o objectivo de fazer uma ração super premium, que seja completa para os nossos cães. Por norma, este tipo de rações, pedem quantidades diárias exageradas comparadas com rações super premium, porque o cão precisa de mais quantidade para se sentir saciado.

- Ao ler os ingredientes, eles aparecem por ordem decrescente em termos de quantidade total na ração. Tenham em consideração rações que têm como primeiro ingrediente "farinha de (....)", "carne desidratada de (....)", e os alimentos podem variar entre pato, frango, cordeiro ou salmão.

- Evite rações com primeiro ingrediente "Cereais". Os cães são animais maioritariamente carnívoros, logo a sua base de alimentação é a carne ou eventualmente peixe. Se pensar cozinhar para o King, o que vem primeiro à cabeça é ir comprar frango e cozer com arroz certo? :wink: Então tenha essa atenção também ao escolher a ração.

- Evite também rações que têm ingredientes um pouco vagos, como "carnes e gorduras animais" ou "subprodutos de origem animal ou vegetal", este tipo de ingredientes são por norma peças de animais que não são aproveitados pelo metabolismo dos nossos cães, e são feitas de proteínas de baixa qualidade. Dando origem a fezes pouco consistentes, em grandes quantidades, com um cheiro muito forte, pêlo baço e que cai bastante.

- Evite croquetes coloridos (tão característico da pedigree e friskies), que eles referem como sendo legumes (cenoura) ou cereais (arroz), mas não são nada mais que corantes, para serem mais apelativos aos olhos dos donos.

- E principalmente compre uma ração de acordo com o porte e a sua idade! Estas especificidades das rações existem por algum motivo. Um cachorro tem uma necessidade nutricional diferente de um cão adulto ou senior. Precisa de ter um crescimento harmonioso em termos de estrutura ossea e articular. Pense como se fosse um bebé. Eles nos primeiros meses de vida também têm uma alimentação específica acompanhada e aconselhada pelo médico. Não podem logo começar a comer frango com batatas fritas (é um exemplo extremo, mas dá para entender a importância de uma boa alimentação nos primeiros meses).

Existem inúmeras marcas de rações com boa qualidade/preço. Tem a Arden Grange, Acana, Bento Kronen, Nutro Choice, 1st Choice, Applaws, Advance, Eukanuba, Hills, Purina Pro Plan, entre tantas outras..

Ao mudar de ração, faça-o de forma gradual, acrescentando aos poucos a nova. Esta transição deve ser feita mais ou menos durante uma semana, para evitar desarranjos gástricos e intestinais.

Tenham em conta estas dicas. Informem-se um pouco mais sobre nutrição canina. A princípio parece tudo complicado e complexo, mas depois acaba por ser um tema muito interessante e de grande utilidade. :D
JCK24
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: segunda jul 16, 2012 2:06 pm
Localização: Olá eu sou o King, tenho 9 meses, sou um basset hound macho bicolor. Nasci no dia 24-08-2011.

sexta ago 03, 2012 1:41 pm

Obrigado a todos, estamos neste momento a mudar algumas coisas com o nosso patudo, ficamos muitos esclarecidos. Mas como disse o King tem aquelas borbulhas eu gostaria de mandar fotos para verem se é normal ou se devo então ir ao veternario mas não sei colocar fotos aqui, quem poder ensinar agradecia. Muito Obrigado
dianne
Membro Veterano
Mensagens: 486
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

sexta ago 03, 2012 3:05 pm

Para colocar fotos siga estes passos:

1 - Vá a: http://imageshack.us/

2 - Faça o login, que é muito rápido.

3 - Onde diz "Carregar", clique no botão à direita que diz "Browse" e escolha a foto que quer postar.

4 - Um bocadinho mais a baixo diz "Redimensionamento de imagem" e escolha a opção "640x480 para quadros de mensagens"

5 - Depois clique no botão azul que diz "Carregar agora"

Depois aparece à esquerda que o carregamento foi efectuado com sucesso e mais em baixo diz: "Links para compartilhar sua imagem"

6 - Onde diz "Código do fórum", copie o link e depois cole aqui na mensagem.

"Every original idea is first ridiculed, then vigorously attacked, and finally taken for granted."
Arthur Schopenhauer
JCK24
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: segunda jul 16, 2012 2:06 pm
Localização: Olá eu sou o King, tenho 9 meses, sou um basset hound macho bicolor. Nasci no dia 24-08-2011.

sexta ago 03, 2012 5:14 pm

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Aqui está imagem das borbulhas que o King tem na zona do focinho.
Espero algumas dicas sobre isto que eu acho que pode ser um problema.
Obrigado.
dianne
Membro Veterano
Mensagens: 486
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

sexta ago 03, 2012 5:56 pm

O melhor mesmo é levar o King ao veterinário. Se não está satisfeito com o actual, tente obter uma segunda opinião, sempre fica mais descansado.
Só ele pode fazer o diagnóstico e receitar o tratamento adequado.

Nota que ele tem comichão nessa zona? Depois diga o que o vet disse. As melhoras.

"Every original idea is first ridiculed, then vigorously attacked, and finally taken for granted."
Arthur Schopenhauer
JCK24
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: segunda jul 16, 2012 2:06 pm
Localização: Olá eu sou o King, tenho 9 meses, sou um basset hound macho bicolor. Nasci no dia 24-08-2011.

sexta ago 03, 2012 6:09 pm

ok vou tratar disso.

Por acaso ele não tem comichão mas quando fareja rebenta aquelas borbulhas.
mas vou tratar disso já este fim de semana, e se este vet não me der uma solução vou ter que procurar outro aqui na minha zona.
Obrigado
casadotrevo
Membro Veterano
Mensagens: 1966
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Localização: Basset Hounds
Contacto:

domingo ago 05, 2012 1:09 am

Parece-me alergia, mas vá ao vet para ele ver ao vivo.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Responder

Voltar para “Basset Hound”