Percentagens da "Análise Garantida" nas rações

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Basset Hound! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: casadotrevo

Responder
dianne
Membro Veterano
Mensagens: 486
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

sexta ago 03, 2012 4:42 pm

Olá.

Este tópico é direccionado para o Sr. Diamantino, visto que é a pessoa aqui com mais vasta experiência, não só na raça como em nutrição canina. Mas para quem souber responder está à vontade obviamente.

A minha pergunta é especificamente em relação às "análises garantidas" das rações. O que devo ter em conta em relação a percentagem de (ou seja, em que valores se devem situar):
- proteína,
- gordura,
- cálcio,
- fibra e
- cinzas.

Ando de volta das rações, e estou à procura de algo para a minha cadela, que está a terminar uma alimentação de dieta que dura à quase 6 meses. Ou seja, quero algo que ajude a manter o peso, para uma BH adulta, mas que tenha qualidade.

Já encontrei várias que têm boas composições em termos de ingredientes, mas em relação a "análises garantidas" ainda não tenho uma base para me conseguir guiar. Eu deixei as rações de gama Light de parte, porque quase todas tinham como primeiro ingrediente um cereal.

Entre as rações que vi, as percentagens variam consideravelmente.
Por exemplo a proteína encontrei desde 32% a 20%. A gordura, que é importante na dieta da minha cadela encontrei desde 18% a 12%.

O veterinário onde costumo ir apenas me disse que essas diferenças são depois equilibradas em termos de quantidades diárias, ou seja, uma ração com 32% de proteína e 18% de gordura requer uma menor quantidade diária.

"Every original idea is first ridiculed, then vigorously attacked, and finally taken for granted."
Arthur Schopenhauer
casadotrevo
Membro Veterano
Mensagens: 1966
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Localização: Basset Hounds
Contacto:

domingo ago 05, 2012 1:06 am

Olá,

Na análise, sempre que sobe a gordura e a proteina, baixa o hidrato de carbono (que nunca vem na análise e normalmente é a percentagem em falta de quando somamos tudo o resto). Por isso rações com muito pouca proteina e gordura são, normalmente, elevadas em hidratos de carbono.

Para um BH em regime de manutenção eu diria que o ideal andaria aproximadamente entre os 25 de proteina e 15 de gordura.

No caso em que a ideia é manter peso baixo, algo com menos gordura seria boa ideia, mas atenção que o que faltar em gordura, a esta média, tem que subir em proteina, porque se assim não for sobe em cabo-hidratos que também engordam e não é pouco.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
dianne
Membro Veterano
Mensagens: 486
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

domingo ago 05, 2012 1:38 pm

Muito obrigada. :)

Já me condicionou bastante as opções que tinha visto. Tive também em conta a energia metabolizada de cada uma, e penso que já encontrei uma que satisfaz os requisitos que procuro. Tem baixa percentagem em gordura e alta em proteína e energia metabolizada próxima aquela que ela tem estado a comer.

Ingredients:

Chicken meal, steel-cut oats, deboned chicken, whole potato, peas, pea fiber, sun-cured alfalfa, chicken liver, whole egg, deboned flounder, chicken fat, herring oil, whole apples, whole pears, sweet potato, pumpkin, butternut squash, parsnips, carrots, spinach, cranberries, blueberries, kelp, chicory root, juniper berries, angelica root, marigold flowers, sweet fennel, peppermint leaf, lavender.

Guaranteed Analysis:

Crude protein (min.) 35 %
Crude fat (min.) 10 %
Crude fiber (max.) 8.5 %
Calcium (min.) 1.8 %
Omega 6 (min) 2.5 %
LA (min) 2.3 %
Omega 3 (min) 0.7 %
EPA (min) 0.3 %
DHA (min) 0.3 %
Glucosamine (min.) 1500 mg/kg
Chondroitin sulfate (min.) 900 mg/kg

Metabolic Energy: 3100 kcal/kg


A seguir tenho outras opções:


Ração A

Ingredientes:

Carne de aves desidratada, milho, cevada, farinha de trigo, fibras vegetais, glúten de trigo, proteínas de porco desidratadas, gorduras animais, hidrolisado de proteínas animais, polpa de beterraba, sais minerais, óleo de peixe, óleo de soja, fruto-oligossacarídeos, tegumento e sementes de Psyllium, hidrolisado de crustáceos (fonte de glucosamina), extracto de Flor de Tagete (fonte de luteína), hidrolisado de cartilagens (fonte de condroitina).

Analise:

Proteína: 28%
Matérias gordas: 11%
Cinza: 5,5%
Fibra bruta: 7,3%
Omega 3: 0,6%
Omega 6: 2,2%
Hidratos de carbono: 39,3%

Energia metabolizada: 3290 kcal/kg


Ração B

Ingredients:

Chicken (min. 51%; includes min. 38% Chicken meal, min. 13% Chicken), Sweet Potato (30,5%), Chicken Fat, Lucerne, Chicken Hydrolysate, Vitamins, Minerals, Salmon Oil, Linseeds, Vitamin E, Egg Powder, Glucosamine (min. 800 mg/kg), Methylsulfonylmethane (min. 800 mg/kg), Chondroitin Sulphate (min. 550 mg/kg), DL-Methionine, Fructooligosaccharides, Mannanoligosaccharides, Apple, Carrot, Tomato, Spinach, Psyllium, Rosehips, Camomile, Burdock Root, Peppermint, Marigold, Marshmellow Root, Seaweed, Cranberry, Dandelion, Aniseed, Fenugreek, Yucca Schidigera Extract, Thyme, Marjoram, Oregano, Parsley, Sage, Vitamin C.

Analysis:

Protein: 31%,
Oil: 17,5%,
Fiber: 3,5%,
Ash: 10%,
Omega 3: 0,88%
Omega 6: 2,85%
Carbohydrates: 30%

Metabolic Energy: 3623 kcal/kg


Ração C

Ingredients:

Salmon, ocean fish meal, sweet potatoes, potatoes, canola oil, salmon meal, smoked salmon, potato fiber, natural flavor, salt, choline chloride, dried chicory root, tomatoes, blueberries, raspberries, yucca schidigera extract.

Analysis:

Protein: 25% Minimum,
Fat: 15% Minimum
Calcium: 1.9%,
Fiber: 3,0%
Omega 6: 2,4%
Omega 3: 0,3%

Calories: 3,600 kcal/kg Calculated Metabolizable Energy

As últimas já têm mais kcal/kg, por isso penso que para já não são opção.

"Every original idea is first ridiculed, then vigorously attacked, and finally taken for granted."
Arthur Schopenhauer
casadotrevo
Membro Veterano
Mensagens: 1966
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Localização: Basset Hounds
Contacto:

terça ago 07, 2012 6:49 am

Sim, a primeira parece boa opção e os ingredientes também parecem bons (o que é sempre MUITO importante) ;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
dianne
Membro Veterano
Mensagens: 486
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

terça ago 07, 2012 6:47 pm

Sim, muito obrigada pela sua opinião, já aprendi mais umas coisas. :wink:

Já agora, qual a percentagem de cálcio que uma ração deve ter em média para um BH adulto e para um cachorro? Apenas por curiosidade.

"Every original idea is first ridiculed, then vigorously attacked, and finally taken for granted."
Arthur Schopenhauer
casadotrevo
Membro Veterano
Mensagens: 1966
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Localização: Basset Hounds
Contacto:

terça ago 07, 2012 8:44 pm

Entre 1% e 1,5. E uma relação para o fósforo de 1,2:1. Se bem que estes valores são mais importantes para o crescimento, em adulto pode haver pequenos desvios.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
dianne
Membro Veterano
Mensagens: 486
Registado: sexta fev 26, 2010 4:38 pm

terça ago 07, 2012 9:22 pm

Ok, obrigada. :)

"Every original idea is first ridiculed, then vigorously attacked, and finally taken for granted."
Arthur Schopenhauer
Responder

Voltar para “Basset Hound”