Estalão da Raça

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Basset Hound! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: casadotrevo

Responder
casadotrevo
Membro Veterano
Mensagens: 1966
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Localização: Basset Hounds
Contacto:

terça ago 21, 2012 7:53 pm

FCI-Standard N° 163

BASSET HOUND



ORIGEM: Grã-Bretanha.

DATA DE PUBLICAÇÃO DO ESTALÃO DE ORIGEM EM VIGOR : 13.10.2010.

TRADUÇÃO: Diamantino Pedro

UTILIZAÇÃO: Cão de levante e corso.

CLASSIFICAÇÃO FCI: Grupo 6 Cães de levante e corso e raças semelhantes.
Secção 1.3 Cães de tamanho pequeno.
Com prova de trabalho.

BREVE SUMÁRIO HISTÓRICO: O Basset foi supostamente criado por monges em França, na Idade Média para caçar em terreno pesado e ser capaz de manter o seu nariz próximo ao chão. Embora estreitamente aparentado com a família inteira de Bassets franceses, a raça foi desenvolvida para a perfeição na Grã-Bretanha. Ele é um cão capaz de caçar a sua presa natural, a lebre, persistentemente a um ritmo relativamente lento ao longo de distâncias prodigiosas..

ASPECTO GERAL: Cão de corso e pista de patas curtas com considerável substância bem proporcionado, cheio de qualidade. É importante ter em mente que este é um cão de trabalho e deve ser adequado à finalidade, portanto, deve ser forte, activo e capaz de grande resistência no campo.

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO: Cão tenaz de linhas antigas que caça por faro, possuindo um instinto de matilha, com um profundo e melodioso ladrar. Calmo, nunca tímido nem agressivo. Carinhoso.



CABEÇA
Poderá existir uma pequena quantidade de rugas no sobreolho e ao lado dos olhos. De qualquer modo a pele da cabeça deve ser suficientemente fléxivel de modo a enrugar ligeiramete quando puxada para a frente ou quando a cabeça se baixa.

REGIÃO DO CRÂNIO: A linha do chanfro é quase paralela à linha que vai do stop ao occipital e não muito mais comprida do que o crânio, do stop ao occipital.
Crânio: Em cúpula, com osso occipital saliente; de largura média no sobreolho e adelgaçando-se ligeiramente para o chanfro;
Stop: Moderado.

REGIÃO FACIAL:
Nariz: Inteiramente preto excepto nos cães de cores claras onde pode ser castanho ou cor de fígado. Narinas grandes e bem abertas. O nariz pode formar pequenos lábios laterais.
Chanfro: Geral aparência de focinho inclinado, não afilado.
Lábios: Os lábios superiores cobrem substancialmente os inferiores.
Maxilares / Dentes: Maxilares fortes, com uma dentição perfeita, regular e completa com mordedura em tesoura, ou seja os dentes superiores cobrem ligeiramente os dentes inferiores, implantados perpendicularmente aos maxilares.
Olhos: Em forma de losango não são proeminentes nem encovados, escuros podendo ser castanhos meio claros nos cães de cores claras. A expressão é calma e séria. Não são nada aceitáveis olhos claros ou amarelos.
Orelhas: De inserção baixa, logo abaixo da linha do olho; compridas, atingindo apenas um pouco além do final do chanfro de comprimento correcto, mas não excessivamente. Estreitas em todo o seu comprimento e bem enroladas para dentro; textura muito flexível, fina e aveludada.

PESCOÇO: Musculado, bem arqueado e razoávelmente comprido com papada visível mas não exageradamente.

CORPO: Longo e profundo em todo o comprimento, garrote e garupa com aproximadamente a mesma altura..
Dorso: Bastante amplo e plano. Do garrote ao início da garupa não exageradamente comprido..
Lombo: Pode arquear ligeiramente.
Peito: Antepeito encaixando-se perfeitamente na curvatura dos membros quando visto de frente. Esterno saliente mas peito não estreito nem pouco profundo. Costelas bem arqueadas e curvas, sem rebordos, estendendo-se bem para trás.

Linha ventral e barriga: Deve haver espaço suficiente entre a parte inferior do tórax e do chão para permitir que o cão se possa mover livremente sobre todos os tipos de terreno.

CAUDA: Bem inserida, um tanto longa, forte na base e afinando, com moderada quantidade de pêlos ásperos, na parte inferior. Em movimento, a cauda é portada bem para cima curvando gentilmente, tipo sabre, sem nunca enrolar ou cair sobre o dorso.

MEMBROS

ANTERIORES:
Aparência Geral: a parte superior é moderadamente inclinada para dentro, sem, entretanto, interferir na liberdade dos movimentos ou resultar em braços tocando-se, seja parado ou em movimento. Algumas rugas de pele podem aparecer na parte inferior, mas isto não poderá nunca ser excessivo.
Ombros: escápulas bem inclinadas, ombros não pesados.
Cotovelos: Virando nem para dentro, nem para fora, encaixando bem junto aos lados.
Antebraços: Curtos, poderosos e com grande ossatura.
Carpos (Pulsos): Desviados para a frente são altamente indesejáveis.
Patas dianteiras: Grandes, com juntas fortes e bem almofadadas. As patas dianteiras podem apontar bem para frente, ou ser ligeiramente viradas para fora, mas, de qualquer modo, o cão deve ficar firmemente apoiado em suas patas, com seu peso, igualmente, distribuído entre dedos e almofadas, de tal maneira que as patas deixem uma pegada de um cão de grande porte, sem que qualquer, região desprovida de almofadas toque o solo.

POSTERIORES:
Aparência Geral:: Cheios de musculo, firmemente plantados, dando um efeito quase esférico, quando vistos de trás.
Podem aparecer algumas rugas de pele entre os jarretes e as patas, e na traseira das articulações pode estar presente uma ligeira bolsa de pele, mas em nenhum caso alguma destas pode ser excessiva
Joelhos: Bem angulados.
Metatarsos: Jarretes bem descidos e ligeiramente angulados, não virando nem para dentro nem para fora e apenas sob o corpo quando em pé naturalmente.
Patas traseiras: Grandes, com juntas fortes e bem almofadadas. De qualquer modo, o cão deve ficar firmemente apoiado em suas patas, com seu peso, igualmente, distribuído entre dedos e almofadas, de tal maneira que as patas deixem uma pegada de um cão de grande porte, sem que qualquer, região desprovida de almofadas toque o solo.

MOVIMENTO: Da maior importância de modo a assegurar que o cão é apto para a função. Suave, poderosa e sem esforço, com bom alcance à frente e as pernas traseiras mostrando uma poderosa propulsão, o cão se movimentando verdadeiramente na dianteira e traseira . Jarretes e os joelhos jamais podem permanecer rígidos em movimento, nem qualquer dedo deve ser arrastado.

PELE: Flexível e elástica, sem qualquer exagero.

PELAGEM
PÊLO: liso, curto e cerrado, sem ser muito fino. No aspecto geral, todo o contorno do cão é bem recortado, sem qualquer franja. Pêlo comprido, macio ou franjas, são altamente indesejáveis.

Côr: Geralmente preto, branco e fogo (tri-color); limão e branco (bi-color); mas qualquer cor reconhecida como de hound é aceitável.

TAMANHO:
Altura ao garrote: 33 - 38 cms.




FALTAS
Qualquer desvio em relação ao estalão deve ser considerado como falta e a seriedade com que a falha deve ser considerada deve ser na exata proporção da sua gravidade e seus efeitos sobre a saúde e o bem estar do cão e da sua capacidade para realizar o seu trabalho tradicional.

FALTAS DISQUALIFICATIVAS
1 Aggressividade ou demasiada timidez
2 Qualquer cão que claramente apresente anormalidades fisicas ou comportamentais deve ser desqualificado.

N.B.: os machos devem apresentar dois testículos de aparência normal, bem desenvolvidos e acomodados na bolsa escrotal.

Traduzido por Diamantino Pedro em 2011-02-05
Original em:
http://www.fci.be/uploaded_files/163g06-en.doc
Última edição por casadotrevo em terça ago 21, 2012 8:11 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Basset Hound”