Diferenças entre sexos

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Vizsla! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Sussu

Responder
Vizsla
Mensagens: 6
Registado: sábado set 03, 2005 4:50 pm

terça set 13, 2005 8:38 pm

Olá a todos.

Cá em casa estamos a por a hipótese de adquirir um Vizsla.
Pretendemo-lo sobretudo para companhia e para nos acompanhar nas nossas caminhadas e passeios de bicicleta e não para actividades de caça.
Pelo seu porte talvez preferíssemos um macho, mas estamos hesitantes quanto ao sexo do nosso novo companheiro.
Há aí alguém com experiência desta raça que nos dê dicas quanto às diferenças de comportamento que serão de esperar entre os 2 sexos?

Desde já gratos

AM
jacintosilva
Membro Júnior
Mensagens: 22
Registado: sexta mai 06, 2005 8:46 pm

terça set 13, 2005 11:16 pm

Olá,

Penso que de um modo geral existe a ideia de que as fêmeas são mais dóceis, meigas e por isso talvez mais ligadas aos donos...

Relativamente ao temperamento/carácter de cada animal, independentemente de ser cão ou cadela, podemos dizer que é mais ou menos tímido, mais ou menos dominante, mais ou menos meigo, tem mais aptidão para esta ou para aquela actividade... em função das suas qualidades inatas e em função do treino e da sociabilização a que os submetemos...

Comparando o meu cão e a minha cadela Vizslas (adultos) posso dizer:
- O macho é fisicamente mais poderoso e tecnicamente melhor; é mais meigo e mais tímido do que a cadela;
- A fêmea tem um comportamento mais dominante sobre os outros cães; é meiga para os donos; mas não tanto em relação a estranhos e de um modo geral é física e tecnicamente pior.

Penso que as qualidades que acabei de referir não constituem regras fixas, são antes resultantes de um processo de ensino e das suas características individuais.

Cumprimentos

Jacinto Silva
Responder

Voltar para “Vizsla”