femea para cruzar

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Vizsla! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Sussu

Responder
rigpa
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: quinta set 11, 2003 9:04 pm

quinta set 28, 2006 11:00 pm

Olá Floyd,


Não sei se é a mesma pessoa que conheci na exposição de Aveiro.


Conheci um casal simpático que me contactou via telefone e depois conheci na exposição de Aveiro no inicio deste mês de Setembro.


A questão deste casal, e não sei se a sua também eram exactamente a mesma. têm um Vizsla com 12 anos, do qual gostariam de possuir um herdeiro. Não queriam saber se a cadela tinha pedigree ou não.
Este Vizsla foi comprado a alguêm no Porto que criou uma ninhada, que pelo que percebi não foi registada.
Assim, este casal quando adquiriu o seu Vizsla, foi-lhe dito pelo "tal criador" que não dava o pedigree do bêbé ao novo dono, uma vez que o mesmo era o mais pequeno da ninhada e por isso não tinha pedigree.
O que para mim, desculpe, tal não pode corresponder á verdade.


Penso ter-se tratado de mais um curioso que resolveu fazer uma ninhada e que não quer saber se uma futura geração dos filhos dos seus Vizslas podem acabar numa estrada abandonados ou tratados cruelmente presos a uma corrente ou em instalações minimas sem um dono que os ame.


Penso que um Vizsla, por mais bonito qure seja e especial para nós, só deve cruzar se os donos se comprometerem a arranjar donos para todos os seus filhotes, e esses mesmos filhotes sejam posteriormente esterlizados, para que não hajam futuramente abusos e abandonos.


Tive também o contacto indirecto de um outro "criador" de Weimaraners, também do Porto.
Este senhor "criador" adoraria ter uma femea Vizsla, não para companhia ou porque o Vizsla é um cão especial, mas claro também como curioso, para criar ninhadas.


É importante perceber que criar cães é um trabalho e um compromisso sério e responsável que se faz por amor a uma raça, só assim faz sentido.
É estudar muito, abdicar de muita coisa em prol de outras na vida.


Não é pegar numa fêmea e num macho e fazer uma ou algumas ninhadas, jamais será isso.
É preciso ter consciência do macho e da fêmea que se está a cruzar, ao nível do fenotipo e genotipo, é preciso conhecer os antepassados para evitar devios na raça, tanto ao nível do temperamento como ao nível de problemas de saúde, etc.


É também ter a responsabilidade pela geração de cães que estamos a colocar no mundo, mas e também como se está a defender ao nível de criadores internacionais, a responsabilidade pelos filhotes desta segunda geração.


É ter consciência de que se pode ficar com uma ninhada inteira em casa.


Em Portugal ainda não se usa a co-propriedade, algo que defendo e pelo que tenho vindo a lutar.
A co-propriedade visa isto mesmo, defender estas futuras gerações de abusos pela parte de alguns "criadores" curiosos.
Em alguns países como a Austrália e o Reino Unido os bébés pets são esterlizados para que mais tarde não haja também abuso pela parte destes "curiosos".


Penso que todas estas medidas visam apenas a defesa da raça que tanto admiramos e adoramos.


Trabalho 12 a 15 horas por dia com os meus cães, todos os dias da semana. Desde tratar dos meus cães, interagir com eles, trabalhar com eles (porque são cães de trabalho que vivem em casa e estão neste momento espalhados pelos sofás) brincar com eles e estudar muito todos os dias sobre a raça porque os meus cães fazem parte de mim, da pessoa que sou.


Criar cães não é uma vaidade nem um trabalho de curioso, criar cães é ter um compromisso sério para com a raça que escolhemos e amamos, só assim faz sentido.


Como diz um medico cirurgião Hungaro que é também criador (não de Vizslas, mas que os julga) e Juiz all round e que bastante admiro, "criar cães é como esculpir, mas neste caso um ser vivo, o que é algo de muito sério", não é brincar, é algo de muito mais sério mesmo, que apenas deve ser feito por todos aqueles que se comprometem seriamente com uma raça e dedicam a sua vida a ela.


Para mim, criar cães é criar sonhos.


Um abraço,
Rigpa e os Vizslas da Floresta da Lua.
Floydix
Mensagens: 5
Registado: domingo set 24, 2006 3:13 pm

terça out 03, 2006 6:28 pm

Olá , Rigpa

Não sou esse simpático casal que conheceu em Aveiro.

Tenho um Vizsla com nove anos e sim, confesso que adoraria ter um herdeiro para este, pois é um cão magnífico, inteligentissímo e uma excelente companhia. Eu preferencialmente gostaria que a cadela tivesse pedigree. Concordo consigo em relaçao ao facto de ser mentira ( isto falando do facto de o cão nao ter pedigree e de se tratar de mais um curioso).

Ao contrário dessas pessoas, eu amo cães, não há animal mais digno e mais fiel que o cão. E se por acaso arranjar uma cadela, e tiver uma ninhada, arranjarei donos para todos ( eu inclusive, pois eu tenho uma casa grande com jardim e tenho uma quinta em barcelos), pois a minha mãe queria ter cachorros, pois infelizmente tínhamos uma cadela grand danois que faleceu e a minha mãe sente muito a sua falta. Visto que nem a minha mae nem o meu pai trabalham, passam o dia em casa e penso que seriam os donos ideais pois a nossa familia toda a vida teve cães; chegamos mesmo ao ponto de ter 7 !

"Não é pegar numa fêmea e num macho e fazer uma ou algumas ninhadas, jamais será isso" - concordo plenamente consigo, não percebo tanto como o senhor de cães, mas penso que antes de se ver o cachorro que se deve ver os pais. E assim o fiz.

Como já disse, concordo plenamente consigo em tudo. Acho que tem toda a razão e todo o bom senso.

Abraço , Duarte ( Floydix )
Responder

Voltar para “Vizsla”