Necessidade de exercício do Vizsla

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Vizsla! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Sussu

Responder
joaorssoares
Mensagens: 1
Registado: quarta ago 22, 2007 9:55 am

quarta ago 22, 2007 10:12 am

Bons dias a todos!
Estou a estrear-me agora nesta comunidade virtual da arcadenoé, de maneira que não tenho a certeza absoluta de estar a lançar um novo tópico como deve ser e no sítio certo (o que seria a minha ideia!).
"Tropecei" há pouco tempo neste vosso fórum sobre Vizslas, quando andava a pesquisar na net informação sobre a raça. Nunca tive nenhum cão, mas gostava de comprar um, e o Vizsla seduz-me, em particular. Já li algumas coisas na net acerca do temperamento da raça (não me interessam muito características de pureza e outras apreciações exaustivas do estalão da raça, já que não pretendo expôr ou fazer criação...).
Vivo num apartamento, com a minha mãe e a minha irmã, e estou no 2º ano de medicina. Como tal, não só a casa não tem tanto espaço como teria, por exemplo, uma vivenda com quintal (embora viva num T7), como eu próprio estou em casa somente ao fim do dia, pouco tempo, portanto.
Queria saber essencialmente duas coisas: em primeiro lugar, qual a necessiade de exercício diário da raça, e quais os restantes cuidados a ter para manter o animal saudável e feliz. Em segundo lugar, qual é a necessidade real de companhia humana da raça? Embora haja sempre gente em casa, nenhum dos 3 está propriamente muitas horas seguidas em casa (e quando estamos, muitas vezes estamos a estudar), pelo que o Vizsla ficaria algumas horas sozinho, sem brincadeira...
Gosto mesmo da raça, mas tenho de ser realista, para meu bem e para bem do cão, quanto ao tempo que podemos dispender com ele.
Obrigado pela vossa ajuda,
João Soares
vrigpa
Mensagens: 6
Registado: domingo ago 26, 2007 12:57 am

domingo ago 26, 2007 1:36 am

Olá João,

Peço-lhe desculpa pela sinceridade, mas o Vizsla não é de momento a sua raça.

É de facto um cão magnifico e belo, o melhor companheiro que poderemos ter, no entanto é necessário nunca esquecer a natureza desta raça - É UM CÃO DE TRABALHO.

Assim, o Vizsla sendo um cão de trabalho (um cão de parar, que caça com o dono) é um animal que necessita de TODO o exercicio do mundo.

Existem Vizslas que vivem em apartamentos, no entanto, existe também um serio compromisso, entre o seu dono e o cão, em que não bastam duas ou três voltas ao quarteirão e voltar para casa, mesmos nos dias de chuva torrencial.


Os Vizslas que vivem em apartamentos são felizes e emocionalmente saudáveis, mas só com este compromisso - ter companhia em casa e muito exercicio quer diário, quer ao fim de semana com passeios de horas pelo campo e pela praia (não existem folgas).


Caso contrário, tornam-se (como qualquer cão de quaze todas as raças, excepção talvez feita ao chiuaua), cães depressivos, destruidores (face ao tédio diário) (como estudante de medecina, não sei que especialidade pretende seguir... imagine que viveria preso dentro de um quarto, sozinho, mesmo que esse quarto tivesse 300 m2).


O resultado seria, na melhor das hipoteses, uma casa destruida e um cão, que sem culpa nenhuma seria oferecido a alguêm depois de se afeiçoar e adoptar os donos como a SUA familia, ou ser devolvido ao criador por ser um cão destruidor e cheio de problemas...


Os cuidados a ter com um Vizsla resumem-se assim, a viver e a fazer parte da familia, os cuidados alimentares, de saúde e de higiene e claro horas de exercicio e companhia diária!


Relativamente a não se importar com "a pureza do cão por não estar interessando em o expôr ou reproduzir", e na vontade enorme que me parece que mostra em ter um cão, aconcelho-o a ir a um canil municipal ou adoptar da rua um cão, que necessita de todo o carinho, uma familia, alimento, paciência por vezes, e cuidados, será certamente um amigo e companheiro leal e cheio de gratidão para toda a vida. E acredite que esta gratidão vale ás vezes mais do que tudo na vida.


Como criadores de Vizslas, e com o conhecimento que tenho da raça, penso não poder ter sido mais sincera, em primeiro lugar a felicidade e bem estar do cachorro e do cão, qualquer que seja a raça.


Um abraço,


Rigpa e os Vizslas da Floresta da Lua
Responder

Voltar para “Vizsla”