O que é necessário para ter uma Arara

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Arara! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Magelan

Responder
MFR
Membro Veterano
Mensagens: 850
Registado: sexta fev 21, 2003 3:21 pm
Localização: Gatos, pássaros e cão

quarta jul 09, 2003 11:41 pm

Sendo um forum dedicado a esta magnifica ave
Gostaria de saber o que é necessário fazer e quais as condições básicas para se ter uma ave desta espécie.

Obrigado

Mena
Magelan
Membro
Mensagens: 107
Registado: segunda fev 03, 2003 12:25 pm
Localização: Papagaios Africanos, Araras e Lories

sexta jul 11, 2003 9:52 am

Bom dia,

as condições necessarias compreendem duas vertentes, a vertente do espaço, bem estar e alojamento e a vertente da alimentação:

Na primeira há necessidade de uma gaiola de grandes dimensões que permita que a ave possa abrir as asas sem tocar nas grades da gaiola, necessita de exercicio diario fora da gaiola, atenção dada pelos donos, tempo de interação com os donos, brinquedos na gaiola para se entreter.

Na segunda eu prefiro alimentar as minhas araras com granulado proprio para elas, complementado com muita fruta, nozes, avelas, amendoas, amendoins, estes ultimos não devem de ser dados em demazia pois possuem muito oleo e se a ave faz pouco exercicio pode começar a ter problemas de obesidade. A maior parte das pessoas apenas alimentam as suas araras com girassol o que é errado pois é muito rico em oleo.

De preferencia comprar uma ave criada cá e á mão pois são extremamente meigas e doceis, depois e vela a crescer e tornar-se uma companhia excelente.

Por cá as mais facéis de arranjar são as azuis e amarelas, as vermelhas e as escarlates não conheço criadores com sucesso em Portugal.
Há que ter em conta que a manutenção da ave ( alimentação adequada, brinquedos, visitas a veternario, etc) pode ser bastante dispendiosa.


Aqui fica a foto da minha azul e amarela quando tinha aproximadamente 2 meses.


Imagem


Espero ter ajudado,

Joao Quaresma.
MFR
Membro Veterano
Mensagens: 850
Registado: sexta fev 21, 2003 3:21 pm
Localização: Gatos, pássaros e cão

sexta jul 11, 2003 6:20 pm

Muito obrigado João,
Sempre fui apaixinada, pelas Araras, gosto muito da arara toda Azul, e a sua também, tenho visto algumas em lojas, mas fico com muita pena porque estão fechadas em gaiolas impróprias para elas, sem penas com as caudas partidas, corta-me o coração, só é pena serem tão caras e muitas das vezes, são de contrabando, animais adultos assustados que dificilmente serão mansos. Já vi duas a voar sobre Lisboa, devem ter fugido, do cativeiro.

As araras quando são jovens, consegue-se distinguir das mais velhas pelos olhos, não é?

O branco á volta da iris só se vê quando são adultas é assim ou estou errada.


Mena
Magelan
Membro
Mensagens: 107
Registado: segunda fev 03, 2003 12:25 pm
Localização: Papagaios Africanos, Araras e Lories

domingo jul 13, 2003 2:05 pm

Bom dia Mena,

O branco do olho desaparece durante o primeiro ano, e elas são adultas por volta dos 5 a 6 anos.
Na realidade é pena existerem pessoas sem escrupulos que compram e comercializam estes belos animais sem terem condições para os ter na loja e sem se importarem para onde eles vão e em que condições vão ficar.

Cumprimentos,

Joao Quaresma.
Miguel_Alambre
Membro
Mensagens: 120
Registado: domingo jul 13, 2003 11:00 pm

segunda jul 21, 2003 12:42 am

Uma correcção:
Os olhos da arara enquanto jovem são, tal como os periquitos, todos acastanhados, consoante o seu crescimento o "branco" (q na realidade é mais um amarelo-esverdeado) vai-se fazendo notar até chegar á aparência normal do olho...
Pelo menos nas cerca de 30 araras q conheço é assim... :lol:
Magelan
Membro
Mensagens: 107
Registado: segunda fev 03, 2003 12:25 pm
Localização: Papagaios Africanos, Araras e Lories

segunda jul 21, 2003 10:54 pm

Boas,

O Miguel tem toda a razão,
as araras como muitos psitacideos nascem com os olhos escuros e com o decorrer do tempo vão ficam mais claros. No caso das araras e dos cinzentos esse processo leva aproximadamente um ano, ficando no caso das araras que conheço o amararelo-esverdeado que o Miguel menciona e na caso dos cinzentos amarelo.

Cumprimentos,

Joao Quaresma.
Miguel_Alambre
Membro
Mensagens: 120
Registado: domingo jul 13, 2003 11:00 pm

quarta jul 23, 2003 10:17 pm

Obrigado pela confirmação... È q trabalho com aves há relativamente pouco tempo e afinal de contas ñ sei tudo!! Mas pareçe que desta tenho razão :) :) :)
Responder

Voltar para “Arara”