Leigo puro

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dobermann! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Floijdt

Responder
PMoreira
Membro Júnior
Registado: terça mai 30, 2006 12:44 am

segunda jun 12, 2006 12:03 am

Boas.. Venho por este meio pedir um esclarecimento (ou mais que um) devido ao puro e simples facto de eu não perceber nada de cães..
Então aqui vai..

- qual é a diferença exacta entre lop e pedigree?
- o que raio é o "afixo"?
(e at last but not at least...)
- donde é que raio vem o mito da loucura dos 7 anos dos dobermann's em que o cérebro cresce e o cão alucina, isto é, supondo que é realmente um mito.. isto já aconteceu a alguém?

Cumprimentos para todos os donos de Dobermann's, a melhor raça do mundo.. :D
luiggi
Membro Júnior
Registado: quarta jan 25, 2006 5:21 pm
Localização: 1 dobermanns, 2 bracos alemães, pointer,perdigueira nacional e 6 gatos

segunda jun 12, 2006 4:09 pm

Boa tarde!
O LOP significa "livro de origens portugues", o qual muita gente chama pedigree que significa o mesmo, mas em inglês. é um registo para controle genetico e outras coisas importantes para a criação de cães ou outra especie domestica ou pecuaria, pois os bovinos, ovinos ou mesmo canarios têm livro de origens, podendo cada país ter o seu e tambem existem internacionais!
o afixo é como um "apelido" que os criadores usam para facilitar a identificação dos cães ou outra qualquer especie de sua criação!
PMoreira
Membro Júnior

segunda jun 12, 2006 4:40 pm

ok, obrigado luiggi.. e que estou a ponderar adquirir um dobermann, sempre foi o meu cão de sonho e deparo-me com montes de "technicalities" que me deixam algo perplexo.. para além do mais, há aquele mito (que eu julgo ser um mito e ao qual ninguém me consegue responder abertamente) e o facto de eu ter um apartamento (ainda que espaçoso)... é um cão (ou cadela, porque realmente queria uma fêmea por ser mais calminha) que se adapte a um apartamento? já sei que é altamente disciplinado e muito asseado e as opiniões que vi quanto aos apartamentos em tópicos anteriores parecem ser favoráveis.. dêem-me umas luzes..
Cumprimentos. ;)
luiggi
Membro Júnior
Registado: quarta jan 25, 2006 5:21 pm
Localização: 1 dobermanns, 2 bracos alemães, pointer,perdigueira nacional e 6 gatos

terça jun 13, 2006 2:07 pm

O tal mito, nem sequer é um mito porque os mitos são "feitos" a partir de bases "mais ou menos veridicas" e neste caso é totalmente falso tendo por origem de uma pessoa ou pessoas de má fé!
Eu tenho dobermanns desde que nasci e garanto da minha parte (e de muitas pessoas que conheço com dobermanns) que não há problema nenhum.
Nos apartamentos os dobermanns dão-se bem, mas depois não se esqueça de o compensar com bastante exercicio fisico.
Luis-Kyara
Registado: quinta fev 02, 2006 11:11 pm

terça jun 13, 2006 4:03 pm

Ola PMoreira

Acho que o luiggi, respondeu de uma maneira geral as suas perguntas, eu apenas queria reforçar a ideia que um cão pode ser tão feliz num apartamento como numa vivenda, ou ate mais feliz num apartamento… a maior parte das pessoas invoca que um cão grande necessita de espaço, mas se repararmos bem um cão de vivenda, não passa o dia a correr, passa o dia deitado como o cão de apartamento… de vez em quando lá vai ladrar ao portão corre um pouco e tal… mas pouco mais! o que num cão de apartamento tem que ser compensado com as pelo menos 2 saídas diárias, onde uma deve ser prolongada… de preferência na minha opinião com uma bola para o cão correr um pouco e se exercitar…
E mais esta, muitas vezes acredito que um cão de vivenda não saia muito a rua, ou sai mesmo só para fazer as necessidades e volta logo para casa, não corre nem brinca com outros cães, e se tiver mau tempo se calhar nem a rua vai! Faz por ali no quintal… coisa que o cão e apartamento não pode é passar sem vir a rua nem que estejam a chover pedras da calçada (LOL), pois um dobermann a fazer as suas necessidades num apartamento devia ser bonito devia!!!
De resto os cães querem é amor, carinho, paciência… seja em q tipo de habitação for!

Quanto ao Cérbero crescer mais que o crânio, ou o dobermann passar por períodos de tal ferocidade que não conhece o dono chegando a ataca-lo… não conheço nenhum caso concreto, e das pessoas que as vezes vejo na rua com dobermann nunca nenhuma teve problemas ou conhece alguém que tenha tido, houve-se falar desse mito, é o diz que disse, mas aprofundado e espremendo o assunto… tira-se ZERO! São tudo BALELAS!
Não acredito que um bom exemplar PURO onde não haja misturas de sangue maradas, nem de outras coisas de qualquer tipo de problema!!!

www.freefotolog.net/kyara_dober
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça jun 13, 2006 11:00 pm

Boas!

Parece que já vim tarde :? 8) Já foi practicamente tudo dito!!!
Quando quiser comprar um Dobermann não o faça por impulso e muito menos escolha pelo preço... Estude bem a raça, vá a umas quantas exposições, visite vários Criadores e depois tire as suas conclusões!

Pela minha experiência posso dizer-lhe que um dobbie é mais feliz dentro de casa ao pé do dono que num jardim ou quintal!!!

Boa escolha para o seu futuro bebé!!!

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
PMoreira
Membro Júnior

quarta jun 14, 2006 5:14 pm

OK, muito obrigado a todos pelo esclarecimento... Sábado já vou ver a 1º, uma menina linda com lop e afixo.. Wish me luck... ;)

Cumprimentos,

Pedro
bmoscao
Membro
Registado: segunda jul 14, 2003 2:33 pm

sexta jun 16, 2006 11:03 am

Caro PMoreira,

Já agora, sugiro que vá a um campo de trabalho de um dos núlceos da ADP para poder ter uma percepção real do verdadeiro temperamento e carácter da raça.

No campo de trabalho terá a oportunidade de conviver com cães de várias idades, falar com bastantes proprietários e, mais importante, poderá ver exemplares da raça a trabalhar.

http://www.dobermann.pt/nucleos.htm
Floijdt
Membro
Registado: segunda jan 27, 2003 4:12 pm
Contacto:

sexta jun 16, 2006 9:01 pm

Caros Amigos:

Para um Dobermann pouco importa que viva num apartamento ou numa quinta. Para ele é muito mais importante o tempo que o dono lhe dedica. Dispensem-lhe o máximo tempo possível e ele sente-se recompensado.
Um bom pretexto para passar mais tempo com ele é, por exemplo, frequentar um Campo de Trabalho. Exercitam-se os dois quer fisica quer mentalmente e ao mesmo tempo tornamos o nosso cão útil e cumprimos com os objectivos que o Sr Dobermann traçou quando criou esta raça.

Mexam-se, o vosso Dobermann agradece.

Um abraço a todos.

Sílvio Pereira
Dobermann uma vez... Dobermann para sempre http://www.dobermann-pt.com/ccvl/
PMoreira
Membro Júnior

quarta jun 21, 2006 1:14 am

Boa noite.
Caro Sílvio, onde poderei ter mais informações sobre os núcleos do ADP ou campos de trabalho, quanto custam, em que horários funcionam?
Se me pudesse dispensar essa informação, agradecer-lhe-ia.

Cumprimentos,

Pedro
Joper
Membro Júnior
Registado: sábado jun 12, 2004 12:17 pm

quarta jun 21, 2006 7:34 am

Os nucleos activos da ADP encontram-se anunciados na página da propria ADP. Actualmente existem quatro: Sintra (Albarraque); Maia; Olhão e Viana do Castelo.
Contacte os responsável do nucleo que deseja visitar, para receber mais informação.
Responder

Voltar para “Dobermann”