RCI ou Mondioring?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dobermann! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Floijdt

Modalidade de trabalho favorita?

RCI
12
57%
MONDIORING
9
43%

Total de votos: 21
bmoscao
Membro
Registado: segunda jul 14, 2003 2:33 pm

sábado ago 19, 2006 11:32 pm

Cara CindelP,

Curioso...eu até já vi cães em campeonatos do mundo fugir à frente do figurante com medo do bastão...mas se calhar eram cães que em cachorrinhos não foram habituados ao bastão...

Afinal de contas nem todos os condutores sabem esses truques só ao alcance de alguns praticantes mais evoluidos. :|

Em relação ao cobro....nem sei o que dizer...apenas me ocorre o seguinte: "pior que um cego é aquele que não quer ver", e se a ideia é desconversar por falta de argumentos eu sugiro que se vá informar com quem sabe alguma coisa sobre RCI ou sobre cães em geral. Na realidade eu até lhe posso sugerir um livro muito bom chamado Der Schutzhund escrito pelo senhor Helmut Raiser para tentar perceber estas coisas.

Caro Luiggi,

No RCI o cão sofre efectivamente bastonadas (e atenção que não são toques, são mesmo bastonadas). Por exemplo, no grau 3 duas bastonadas no contra-ataque a seguir à fuga do figurante e mais duas no contra-ataque a seguir ao ataque lançado.

Já agora, pergunto, alguém aqui pratica algum destes desportos?

Para quem ainda não tinha percebido eu pratico RCI ;)

Bom fim de semana para todos,
BMoscao
bmoscao
Membro

sábado ago 19, 2006 11:43 pm

Para quem ainda não tinha percebido eu pratico RCI
Ou dizendo melhor, tento ir praticando... :(
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo ago 20, 2006 12:53 am

luiggi Escreveu:Mas fora rivalidades, tenho de fazer um apelo, o dobermann está a perder muitas caracteristicas de trabalho, a maioria dos dobs em Portugal é "modelo", estão a perder o seu caracter que tanto amamos e passar a ser bolas de carne que só vêm a bolinha amarela para as exposições! Independentemente da modalidade, trabalhem os cães para recuperar o "velhinho dobermann", fazendo no minimo o Bh e o ZTP que não dá muito trabalho e dá para ter noção dos exemplares que temos facilitando a selecção!
100% de acordo.

Aliás defendo que toda a raça, exceptuando uma meia duzia, deveria ter à disposição um TAN (ou semelhante) onde pudesse comprovar a sua funcionalidade/capacidade de trabalho.
bmoscao Escreveu:mas se calhar eram cães que em cachorrinhos não foram habituados ao bastão...

Afinal de contas nem todos os condutores sabem esses truques só ao alcance de alguns praticantes mais evoluidos
Truques ... praticantes mais evoluidos ...

Curiosamente todos os cães que praticam RCI que conheci ( e que admito, não foram muitos) desde que possuissem uma boa mordida na manga ou no churro, eram também habituados a terem um bastão por cima deles a "chocalhar". Se fossem cachorros ainda, ao mesmo tempo que se estimulava a presa, abanava-se a cana. Em cachorros mais avançados, essa cana passava a ser o bastão.

Não me diga que não conheça esta tecnica, que é do mais comum no que toca a desensibilizar os cães ao bastão. Praticas semelhantes ao tiro, pe.
bmoscao Escreveu: Em relação ao cobro....nem sei o que dizer...apenas me ocorre o seguinte: "pior que um cego é aquele que não quer ver", e se a ideia é desconversar por falta de argumentos eu sugiro que se vá informar com quem sabe alguma coisa sobre RCI ou sobre cães em geral. Na realidade eu até lhe posso sugerir um livro muito bom chamado Der Schutzhund escrito pelo senhor Helmut Raiser para tentar perceber estas coisas.
Dispenso as suas sugestões e passemos ao que interessa.

O proprio bmoscao disse anteriormente, que o RCI não tem quase nada de real (de forma a evitar acidentes ....) e todos sabemos que quase todos os cães na defesa/ataque querem é a manga. É por isso que correm, é por isso que ladram, é por isso que trabalham.
Não vêm o figurante como ameaça, de modo algum. Aliás, se o figurante correr e atirar a manga, todos sabemos o resultado.

Agora pergunto eu, que mostra isto a nivel de instinto de protecção do cão?

nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
luiggi
Membro Júnior
Registado: quarta jan 25, 2006 5:21 pm
Localização: 1 dobermanns, 2 bracos alemães, pointer,perdigueira nacional e 6 gatos

domingo ago 20, 2006 1:54 pm

Eu iniciei o meu dobermann em mondio (tava em condições de fazer o pré e com um pouco mais de trabalho fazia o 1), mas por motivos profissionais deixei de ter tempo para treinar como deve ser, então fiquei--me por fazer com ele o Bh e o ZTP(Sg1A).
Caro Bmoscao, então se pratica RCI, penso que com um dobermann, já deve ter ouvido falar cobras e lagartos do mondio entre os seu colegas de trabalho ou não? Tal como eu iniciei este tema, foi este o principal objectivo saber de entre os praticantes de RCI com dobermanns o que pensam do mondio? Podia dizer a sua sincera opinião? É que a todos os sitios que eu fui ouvi sempre muita coisa, sendo engraçado que muitos não sabiam que gostava de mondio e tentavam puxar-me para o RCI criticando o mondio. Eu admiro muito o RCI (principalmente acordar cedo para fazer a pistagem), mas penso muita vez que quem critica o mondio, maioria deles não tem cão para essa modalidade! (Sincera opinião)
Floijdt
Membro
Registado: segunda jan 27, 2003 4:12 pm
Contacto:

domingo ago 20, 2006 10:03 pm

Caros Amigos:

A conversa está a ser muito interessante e de uma elevação extraordinária. Como tal, decidi dar um contributo e exprimir a minha opinião, não só como interessado, mas também como praticante de uma das modalidades e, fundamentalmente, como estudioso do comportamento canino (etologia).
Não sou um grande conhecedor da modalidade de mondioring, assisti a uma ou duas provas da referida modalidade e, sinceramente, não gostei. Assim, e como não falo daquilo que minimamente não conheço, respeito quem goste e pratique (e acho muito bem pois é mais um pretexto para passar mais algum tempo com o seu amigo de 4 patas), mas não me vou pronunciar acerca dos prós e contras dessa modalidade.
Como já disse, sou praticante da modalidade de RCI e vou debruçar-me sobre a componente etológica do mesmo:
Considerado no mundo do conhecimento canino como o desporto mais completo, o RCI, através das suas 3 disciplinas, abarca e desenvolve três dos quatro instintos básicos dos canídeos; o de conservação, através da pista – desenvolvimento do instinto de caça – o gregário, através da disciplina de Obediência – a necessidade que todos os canídeos têm em se subjugarem (obedecer) ao elemento chefe para, consequentemente, se integrarem na estrutura social do grupo – e o de protecção, através da disciplina de defesa – a necessidade vital de proteger todo o grupo dos predadores. O único instinto básico que não é desenvolvido por este desporto é o da procriação – necessidade de transmitir as bases genéticas da espécie para as gerações seguintes.
Resumindo: todos os desportos caninos são bons quando praticados com honestidade e fair-play e desde que sejam respeitados os direitos inalienáveis dos nossos amigos e companheiros de quatro patas.

Sílvio Pereira
Dobermann uma vez... Dobermann para sempre http://www.dobermann-pt.com/ccvl/
bmoscao
Membro

segunda ago 21, 2006 10:47 am

CindelP,

Provavelmente é por dispensar sugestões que tem as opiniões que tem... :(
O cão não vê a manga como uma ameaça, mas o figurante é claramente o adversário dele. Eu não compreendo como é que não percebe isto: como é que um cão pode não encarar um figurante como uma ameaça se este o ameaça e lhe dá bastonadas?! :|

Mas não insisto mais, pois já percebi que não quer perceber.

Luiggi,

Passo muitas horas no campo de trabalho todas as semanas e quando há provas ou eventos de alguma forma ligados ao RCI convivo com os praticantes e pessoas ligadas à modalidade e nunca ouvi ninguem falar mal do mondioring, nem de outra modalidade qualquer.
O que não é de estranhar, pois no campo de trabalho ocupamos o tempo a treinar ou a debater os problemas que temos com os nossos cães e a tentar perceber como os iremos resolver. E isso dá-nos assunto para longas horas de conversa...
Eu admiro muito o RCI (principalmente acordar cedo para fazer a pistagem), mas penso muita vez que quem critica o mondio, maioria deles não tem cão para essa modalidade!
É natural que quem passe tempo a falar mal de mondioring ou seja lá do que for não tenha cão para mondioring, mas também lhe digo que de certeza que não tem para RCI ou seja para que for, senão tinha mais com que se preocupar
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 22, 2006 11:42 pm

bmoscao Escreveu: CindelP,

Provavelmente é por dispensar sugestões que tem as opiniões que tem... :(
O cão não vê a manga como uma ameaça, mas o figurante é claramente o adversário dele. Eu não compreendo como é que não percebe isto: como é que um cão pode não encarar um figurante como uma ameaça se este o ameaça e lhe dá bastonadas?! :|
Boas,

A diferença entre ir-se cobrar a manga ou encarar o figurante como uma verdadeira ameaça é:

http://www.ipo.nu/ktmllite/files/upload ... 20korg.wmv

Vs

http://www.youtube.com/watch?v=mpXM5TalD9Q (cachorro de 9 meses)

http://media.putfile.com/Skinny-Sweaty-Ken

;)

nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta ago 23, 2006 8:34 am

Nanci,

Fiquei curiosa... (só consegui ver os 2 primeiros videos, no 2º não consigo...) Mas em ambos os casos os cães atacaram o figurante... Estou errada? A diferença foi que no 1º o cão parou assim que o figurante se imobilizou. Isso significa que como não encontrou a manga já deixou de ser ameaça?

Desculpem a minha trenguice... :oops:

XUga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Baard
Membro Júnior
Registado: sexta nov 25, 2005 3:15 pm

sexta set 22, 2006 7:44 pm

Boa tarde,

Em primeiro lugar quero perguntar ao Luiggi, quem é que no mundo dos Dobermann revela grande estigma contra o MONDIORING e um "elitismo" com o RCI?
As pessoas que eu conheço que trabalham com Dobermanns nunca se revelaram contra o Mondioring, só que eles preferem o RCI como modalidade para os seus Dobermanns. Em Portugal quase todos os Dobermann vêm de linhas que não são ligadas ao trabalho, mas sim de linhas ligadas à beleza, em contraste por exemplo com o Pastor Belga que se vê muito pouco nas exposições de beleza mas que se vê muito nos concursos de trabalho.

Em segundo lugar quero “ desafiar “( no bom sentido) o CindelP quando diz que

“O RCI falha, pela mecânica. Os exercícios são os mesmos, os obstáculos são os mesmos, as voltas são as mesmas, seja aqui seja no Japão. Isto permite, ao condutor, mecanizar um cão "mais fraco de nervos"

É um facto que os exercícios são os mesmos mas isto faz com que seja possível avaliar as diferenças de um exemplar por exemplo do Japão e um de Portugal, se os exercícios fossem diferentes como seria possível avaliar o empenho de um certo exemplar em comparação com os outros? A diferença do Mondioring e do RCI é que no Mondioring o resultado da classificação é que é mais importante, enquanto que no RCI na maior parte dos casos dos Dobermanns em Portugal, o que é importante é conseguir o Titulo, em segundo lugar a pontuação e, em terceiro lugar a classificação na competição.
Faz diferença um exemplar passar o RCI I com 210-230 pontos ou passar com 250 ou mais, claro tem devo acrescentar que é melhor passar com 210 do que falhar, ou pior ainda nunca tentar.

A seguir CindelP diz que um Labrador passaria perfeitamente um RCI I.

Eu também acho que sim, mas isso prova o quê? Que o Labrador também é capaz? Este teste não foi feito para ver se o Labrador ou outras raças eram capazes de ser cães de guarda ou protecção, mas sim para escolher o exemplar dentro das raças a que este Teste se aplica, que melhor revela as aptidões testadas. Já vi Labradores a morder a manga com todo o entusiasmo que eles usam para outras brincadeiras, mas isto não tem dizer que o Labrador é uma raça indicada para guarda ou protecção.

Depois, CindelP pergunta “Uma prova, onde não é preciso obrigar o cão a pensar nem a ter nervo q.b. e em que (citando-o) as semelhanças com a realidade são poucas, deverá ser encarada como uma verdadeira prova/teste?”

O RCI é na minha opinião um teste de aptidão do cão, o que é avaliado é o que passa dentro do campo naquele dia, naquele exercício especifico. Um exercício que é tão específico que é possível ir anos atrás e ver como outros exemplares superavam o mesmo.
O RCI requer que os exemplares mostrem através de um teste específico, num ambiente específico suas capacidades de aprender e executar o tal exercício. Se o exercício ou ambiente muda também o resultado pode mudar. Se a CindelP quer um cão para passar um beco escuro deve escolher uma das raças indicadas e treinar a passagem. Nenhum cão nasce para passar becos escuros, mas a cães que nascem com aptidão para o fazer, e passam bem se forem treinados para isso. O RCI é um teste de aptidões e da potencialidade do cão, e não uma carta em branco das capacidades do cão.

Baard
:D :D :D
alho
Membro Júnior
Registado: terça ago 29, 2006 5:32 pm

quinta set 28, 2006 2:02 pm

deixa la bruno nao gastes palavras com gente que nao entende nada do assunto.e so perder tempo e as tantas isto mais parece uma conversa de bebados.enfim.........
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sexta set 29, 2006 6:25 pm

É um facto que os exercícios são os mesmos mas isto faz com que seja possível avaliar as diferenças de um exemplar por exemplo do Japão e um de Portugal, se os exercícios fossem diferentes como seria possível avaliar o empenho de um certo exemplar em comparação com os outros?

O problema aqui, para mim, é que o RCI permite a mecanização dos exercicios.
Um cão, mesmo que tenha n ervos algo fracos, se treinar o mesmo exercicio 100vezes, possivelmente o conseguirá efectuar e passar with flying colours.

Tendo em conta que o RCI foi criado para ser uma prova de selecção de reprodutores de algumas raças, onde se deveria testar a coragem, o instinto de defesa entre outros, a repetição dos exercicios deita por agua abaixo todo esse criterio.

E tal como referiu mais abaixo, um dos grandes objectivos do RCI é conquistar o titulo e não necessariamente pontuar ao mais alto nivel. Ora bem, um cão com as caracteristicas acima referidas "facilmente" o conseguirá.

Sobre como avaliar, tenho a certeza que conhece o Mondioring, onde tambem existe pontuaçoes quantitativas independemente de ser exercicios diferentes.

Até poderemos ir um pouco mais longe, e referir que o RCI é talvez a unica prova de selecção de reprodutores ( se é que ainda o é) onde existe tal mecanização. Nas provas de 3º, 7º e 8º grupo (hntign field trials) os exercicios são sempre diferentes; no 1º grupo igualmente.

A diferença do Mondioring e do RCI é que no Mondioring o resultado da classificação é que é mais importante, enquanto que no RCI na maior parte dos casos dos Dobermanns em Portugal, o que é importante é conseguir o Titulo, em segundo lugar a pontuação e, em terceiro lugar a classificação na competição.
Não discordo, mas não acho esta questão fundamental a esta "discusão". Penso que tal facto passa mais enquanto o Mondiorng é encarado como um puro desporto e como tal, dá-se importancia q.b. à classificaçao.

A seguir CindelP diz que um Labrador passaria perfeitamente um RCI I.
Eu também acho que sim, mas isso prova o quê? Que o Labrador também é capaz? Este teste não foi feito para ver se o Labrador ou outras raças eram capazes de ser cães de guarda ou protecção, mas sim para escolher o exemplar dentro das raças a que este Teste se aplica, que melhor revela as aptidões testadas. Já vi Labradores a morder a manga com todo o entusiasmo que eles usam para outras brincadeiras, mas isto não tem dizer que o Labrador é uma raça indicada para guarda ou protecção.
A questão aqui, e volto a repetir, é que o RCI foi criado para ser uma verdadeira provas de reprodutores - onde só passariam os melhores.
Afinal esta é uma das razões de estar restrito só a algumas raças (com LOP, claro).

Se um labrador consegue pontuar ao nivel de um PA, realmente pergunto-me, qual a diferença? Isto significa que um Labrador tem tanta aptidão/potencialidade como um PA para desempenhar?
É que se assim for, podemos de consciencia limpa, cruza-lo com um PA.
Se a CindelP quer um cão para passar um beco escuro deve escolher uma das raças indicadas e treinar a passagem. Nenhum cão nasce para passar becos escuros, mas a cães que nascem com aptidão para o fazer, e passam bem se forem treinados para isso. O RCI é um teste de aptidões e da potencialidade do cão, e não uma carta em branco das capacidades do cão.
Penso que aqui está descrita toda a diferença entre um cão de trabalho e um cão de desporto.

Cumpts
Nanci

Ao amigo alho, lamento mas não falo com vegetais.
Baard
Membro Júnior

quarta out 04, 2006 11:55 pm

Citando
Um cão, mesmo que tenha nervos algo fracos, se treinar o mesmo exercício 100vezes, possivelmente o conseguirá efectuar e passar with flying colours.

Primeiro vou falar dos nervos algo fracos, se o condutor ao fim de 100 repetições dos exercícios consegue mudar um comportamento de fuga para uma reacção de confronto ao adversário eu acho que o condutor fez um bom trabalho e trouxe ao de cima as qualidades que existiam dentro do cão que no fim é a finalidade do RCI. O RCI é um teste de um exemplar treinado, e treino significa repetição de exercícios até á perfeição.
Relativamente ás 100 vezes, eu acho que as pessoas que treinam o Mondioring não repetem menos vezes, só que em vez de fazerem 100 repetições de um cenário, têm uma maior variedade de cenários, mas menos repetições de cada cenário. Mas no final o que é avaliado, em ambos os concursos, são as capacidades naturais dos cães e as capacidades dos treinadores de as trazer ao de cima, num formato criado pelo Homem.

Citando
Tendo em conta que o RCI foi criado para ser uma prova de selecção de reprodutores de algumas raças, onde se deveria testar a coragem, o instinto de defesa entre outros, a repetição dos exercícios deita por água abaixo todo esse critério.

Isto significa para a CindelP que para o RCI ter valor como selecção de reprodutores os cães não deveriam ser treinados? Seria bastante complicado, seria como testar a capacidade intelectual de uma pessoa numa língua que ela não domina. O que é avaliado no RCI é a capacidade canina (instintos básicos) expressa em exercícios do Homem. Qual seria a utilidade na natureza do sentar ou do deitar sob comando? Ou, por exemplo o buscar aporte e entregar ao líder da matilha? Estes não são exercícios naturais, são exercícios criados pelo Homem e adaptados para mostrar os instintos básicos do cão, e por essa razão têm de ser treinados. Se fosse para correr atrás de um coelho com certeza o cão o faria logo, sem treino.

Citando
E tal como referiu mais abaixo, um dos grandes objectivos do RCI é conquistar o título e não necessariamente pontuar ao mais alto nível. Ora bem, um cão com as características acima referidas "facilmente" o conseguirá.

Para clarificar eu acho que nos praticantes de RCI existe três grupos
1. Os amantes da raça, que em primeiro lugar gostam de uma raça específica e em segundo lugar querem trabalhar o cão. E, neste grupo vai encontrar a maior parte dos Dobermanns.
2. Os amantes do desporto, que em primeiro lugar gostam de trabalhar o cão independentemente do aspecto morfológico. Exemplos disto existem pastores belgas que estão fora do estalão mas que obtêm bons resultados no trabalho.
3. Os que querem as duas vertentes, bonitos exemplares e excelentes para o trabalho. E, neste grupo predomina o pastor alemão.

Citando
Afinal esta é uma das razões de estar restrito só a algumas raças (com LOP, claro).

Penso que o RCI está aberto a todos os cães. Independentemente do tamanho, raça, ou prova de pedigree.

Citando
Se um Labrador consegue pontuar ao nível de um PA, realmente pergunto-me, qual a diferença? Isto significa que um Labrador tem tanta aptidão/potencialidade como um PA para desempenhar?
É que se assim for, podemos de consciência limpa, cruza-lo com um PA.

Claro que se a ideia da cruza só fosse para competir no RCI, eu até concordava…mas seria um exemplar sem estalão, e assim não beneficiaria nenhuma das duas raças.

Cumps Baard
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sexta out 06, 2006 10:40 am

Baard Escreveu:
Penso que o RCI está aberto a todos os cães. Independentemente do tamanho, raça, ou prova de pedigree.
Boas,

Pois, mas pensa mal.

À pratica de RCI só estão admitidos exemplares inscritos no LOP ou em algum livro de origens reconhecido.

Votos de boa sexta

nanci
Baard
Membro Júnior

sexta out 06, 2006 4:01 pm

Boa tarde Nanci,

É verdade Nancy, até posso pensar mal, mas pelos vistos não sou o único.
Em baixo está o texto original em alemão do regulamento do RCI e, a seguir a tradução oficial em espanhol e inglês.

Gültigkeit
Dieser Leitfaden wurde von der Kommission für Gebrauchshunde der FCI
ausgearbeitet und von der FCI im Mai 2002 in der Schweiz genehmigt und
beschlossen. Dieser Leitfaden tritt am 1ten Januar 2003 in Kraft und ersetzt alle bisherigen Bestimmungen.

Der Leitfaden gilt für alle Mitgliedsländer der F.C.I. Alle Prüfungsveranstaltungen in der Internationalen Prüfungsklasse (Prüfungen und Turniere) unterliegen diesem Leitfaden.

Zulassungsbestimmungen

Bei Prüfungsveranstaltungen dürfen alle Hunde ohne Rücksicht auf Größe, Rasse oder Abstammungsnachweis teilnehmen.

Reglamento Internacional de la F.C.I de Pruebas de Trabajo (R.C.I)

Este reglamento ha sido elaborado por la Comisión para Perros de Utilidad de la F.C.I . y esta última lo ha ratificado y aceptado en mayo de 2002 en Suiza. Este reglamento entra en vigor el 1 de enero de 2003 y sustituye a todas las disposiciones anteriores.

Este reglamento será válido en todos los países miembros de la F.C.I . Todos los concursos de t ipo internacional (concursos y torneos) se acogen a este reglamento.

Condiciones de admisión

En las pruebas, pueden participar todos los perros sin distinción de tamaño, raza u Origen.

Guidelines for International Working Dog Trials

These guidelines were drawn up by the FCI Working Dog Committ and were approved and voted on by FCI on November 2002 in Rome.
Theses guidelines will become effective on 1st January 2003 and will replace all previous regulations.

These guidelines shal apply to all countries that are member of FCI. All trials conducted under international trial rules (trials and tournaments) must comply with these rules.

Se a nanci chegou á sua conclusão baseada na boa fé na consulta do regulamento na página do CPC foi enganada lamentavelmente porque ao fim de quatro anos ainda não actualizaram os regulamentos de acordo com as actualizações do FCI.

Bom fim-de-semana.

Baard
:lol: :lol: :lol:
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

segunda out 09, 2006 1:12 am

Viva,

Os fóruns cibernautas, são sem duvida um canal interessante para troca de opiniões, assim como, a Internet, globalmente, é um excelente canal de comunicação e de informação. No entanto, não há bela sem se não. Isto é, os canais atrás citados também dispõem de contra-informação e de informação de qualidade duvidosa.

Esta breve introdução, apenas para dizer que os fóruns e os temas abordados, quando não são devidamente moderados e ponderados, servem apenas para gerar polémicas e um ping pong de ideias contra producente.

Lançar temas, baseados em opiniões, provavelmente, de uma ou duas pessoas, que não têm qualquer expressão no cômputo geral, servirá para atear a fogueira da polémica e da discórdia.

Pessoalmente já ouvi praticantes de Mondioring deitar por terra o RCI. No entanto, tal facto não me leva a concluir que os praticantes de Mondioring na sua generalidade são críticos do RCI ou que andam no campo de trabalho a falar desta modalidade. Fanáticos ou pessoas obcecadas existem em todo o lado e em todas as modalidades.

Qualquer pessoa que na realidade trabalhe um cão, seja em que modalidade for, terá ou deverá respeitar todas as outras modalidades e seus praticantes, já que o esforço e empenho para trabalhar um cão são bastante elevados.

Em relação ao RCI, comentários do género: Se o figurante lançar a manga para o lado, o cão vai à manga, onde está a defesa? Leva-nos a outros comentários, como por exemplo: Qual a dificuldade de localizar o figurante no ultimo abrigo, se o cão já sabe que ele lá está. Estes e outros comentários, denotam a ausência de quais os propósitos do RCI e por inerência o que está a ser avaliado.

Quando se diz que um cão de RCI ao fim de 100 repetições consegue camuflar os seus nervos e é bem possível que passe num prova, realmente é possível que tal aconteça, mas garantidamente não passará com os mesmos pontos que qualquer outro cão “normal”, assim como, por certo será interessante ouvir a avaliação do Juiz. No entanto, o mesmo se aplica a cães de Mondio que para fazerem, por exemplo, a recusa de alimento ou a guarda de objecto (Não antecipar a mordida sem que o figurante entre no perímetro do cão), têm que ser, digamos, muito apertados no treino. Não será difícil ver alguns cães a voltar o focinho para o lado na apresentação da comida ou a rodopiarem freneticamente sobre um objecto apesar de o figurante (quando apenas um) se desloca numa direcção clara e definida. Também não é inédito ver cães a mordiscar o figurante, aquando a sua escolta. Será que os cães de Mondio ou o Mondio não presta?...Não me parece. Cada cão é um cão, cada caso é um caso.

O RCI não ganha nada em deitar por terra o Mondioring, assim como o inverso também é verdade. São duas modalidades distintas que na minha modesta opinião não são comparáveis e ambas têm o seu espaço próprio. Compará-las é uma perca de tempo.

Igualmente, penso que comparar cães de ambas as modalidades e afirmar que um cão de uma modalidade não se enquadra em outra, não é correcto. Um bom cão será sempre um bom cão, as bases de treino é que são diferentes. Obviamente, atendendo ao que se valoriza ou não se valoriza em cada uma das modalidades, poder-se-á escolher o cão mais talhado em função das suas virtudes ou defeitos.

A opinião de cada um é um direito legítimo que devemos saber respeitar. No entanto, para na realidade se entender e conhecer uma modalidade, há que ir para o terreno, ou seja para o campo de trabalho.

Falar é fácil, fazer é mais difícil. Treinar mais e teclar menos, é sempre uma opção. Os resultados aparecem, as modalidades crescem e a discórdia diminui.

A terminar, a título de curiosidade, deixo umas fotos de um treino de um cão de RCI, onde as mesmas evidenciam claramente diversos cenários e ambientes de trabalho. É natural que aqueles que vivem num mundo mais limitado, influenciado e habituados a opinar sobre o que não sabem, desconheçam certas realidades.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Responder

Voltar para “Dobermann”