Estive a dar uma olhada aqui no fórum dos Dobermanns, e não vi nenhum tópico nem nenhum post a falar sobre esta questão:
Como escolher o cachorro?
Confesso que há muito que não escolho cachorro nenhum, mas acho que ainda sei como fazê-lo

Vou colocar aqui algumas dicas e fico à espera que acrescentem o que acharem importante e, no caso de eu dizer alguma asneira, me corrijam


Antes de escolher o cachorro, há que escolher o Criador, e independentemente das preferências de cada um, penso que quem quer um Dobermann deve escolher um Criador e não um negociante de cães.
Uma boa maneira de fazer uma triagem de quem realmente se preocupa com a raça e o seu apuramento, é ir a umas quantas exposições. Um Criador preocupa-se na avaliação dos seus exemplares em todos os aspectos, um negociante de cães apenas se preocupa no retorno financeiro.
Depois escolha alguns, e marque visitas a todos eles.
Em cada uma das visitas, verifique se as condições onde os animais se encontram são as adequadas, quer em espaço quer em higiene, um ambiente sujo é propenso a doenças que podem, e certamente que afectam, os progenitores e principalmente os cachorros.
Veja os pais, ou na ausencia do macho, acontece muitas vezes o macho ser de outro Criador, veja a mãe, verifique o estado de saúde dela. Veja se está de boa saúde e nutrida, não se esqueça que os cachorros dependeram dela por cerca de 1 mês e meio.
Peça para ver os resultados dos testes dos progenitores, incluindo o da prova de aptidão à reprodução (ZTP). Há outros testes promovidos pela Associação Dobermann Portugal que visam o carácter do cão, esses são também importantes, tanto ou mesmo mais que os morfológicos. (Podem haver cães "perfeitos" morfologicamente mas a nível de carácter e temperamento ficam muito aquém do desejado).
Peça também para ver se foram feitos os testes de despiste das patologias comuns da raça, e quais os seus resultados.
Observe o temperamento dos pais. Pais agressivos podem gerar filhotes tão ou mais agressivos que eles.
Observe o temperamento do cachorro e veja como ele se comporta com os irmãos. Ele não deve ser tímido demais, nem medroso demais, nem agressivo demais. Em geral, os cachorros são alegres e brincalhões com pessoas. Os mais dominantes tendem a manter o mesmo temperamento quando adultos.
Veja também como reage ao barulho. Devem-se mostrar atentos à origem do barulho, se não estiverem pode ser um indicador de surdez.
Veja a estrutura do cachorro. A linha superior (dorso) deve ser recta e firme. A garupa deve descer levemente, quase imperceptível, não demasiado direita ou inclinada.
Veja também se possui um peito e ante-peito bem desenvolvidos.
A cabeça deve ser forte e proporcional ao corpo. Vista de frente, a linha da cabeça deverá ser quase plana e não cair para as orelhas.
As orelhas devem ser de implantação alta.
A pelagem também é muito importante, o pêlo é curto, brilhante e denso. Deverá ser liso e acamado contra a pele, e estar igualmente distribuído pelo corpo. As cores são negro ou castanho, com marcas cor de fogo limpas e bem delimitadas. Estas manchas encontram-se no focinho, uma em cada bochecha e no topo das sobrancelhas, na garganta, duas marcas no ante-peito, nos metacarpos, metatarsos e pés, na parte interna das coxas, nos membros e por baixo da cauda. Não podem existir manchas brancas em nenhuma parte do corpo.
Nunca deverá aceitar um cão com menos de 8 semanas, o período de sociabilização começa à 4ª semana e estende-se até à 12ª, da 4ª à 8ª é fundamental que o cachorro conviva com os seus irmãos e mãe.
E por agora não me lembro de mais nada. Estas informações foram recolhidas em vários sites de Criadores, da ADP e de experiências adquiridas ao longo do tempo. Mais uma vez peço para me corrigirem caso detectem algum erro no que eu escrevi.
Marisa