Ora bem isto tem sido tudo exercícos teóricos uma vez que não me lembro de algum dia ver um caso destes em tribunal... o que pode muito bem já ter acontecido mas não tenho conhecimento.
Os "hipotéticos" casos em que isso poderia acontecer, estão há muito mencionados por mim nas últimas mensagens. Há cada vez mais cães usados em trabalho.
O que considera que fazem os cães de manutenção de ordem, intervenção em locais de sinistros (em escombros por exemplo), etc?
Além dos que as forças de segurança do estado usam, também as empresas de segurança privada os usam com os mesmos e exactos fins. Há muitos animais nessas situações.
Agora pessoalizando e divagando um pouco; no meu caso se fosse possuidor de um Dobermann, de orelhas e cauda cortada, e tivesse que ir a tribunal, não tinha pejo em afirmar que, sendo uma raça com características de guarda e defesa do dono e propriedade, para mim faz todo o sentido cortar as orelhas e amputar a cauda.
Considero que um cão (o meu hipotético dobermann de, no máx, 45kg) apanhado pela cauda ou orelhas é mais fácil de dominar que outro que não esteja "amputado", bem como considero que, o aspecto do meu cão, será elemento dissuasor de possíveis actos prejudiciais ao animal e a mim bem como à minha propriedade(isto já parece conversa de advogado...

).
Cães que guardam fábricas e outros negócios, vivendas e afins, afinal para que é que existe a definição de cão de guarda nos registos das JF? É só para poupar €??
Se é de guarda e é usado para isso, qualquer confronto evitado é uma vitória, principalmente para o animal. E o ser humano liga muito ao aspecto, para o bem e (geralmente)para o mal.
Lamento que haja por aí gente que não gosto deste tipo de opiniões mas... é a vida. Para mim seria uma questão de estética e admito-o, mas também prática.
Cumps
Nuno RC