Caro Baard,
Em função do seu comentário, penso que não me expliquei da melhor forma, o que terá levado a que os meus comentários não fossem interpretados no seu contexto mas sim de forma parcial ou isolada.
Vejamos a forma como são lançadas as opiniões:
No mundo dos dobermanns existe um grande estigma contra o MONDIORING e um "elitismo" com o RCI, gostava de saber a vossa opinião sobre estas modalidades!
Caro Bmoscao, então se pratica RCI, penso que com um dobermann, já deve ter ouvido falar cobras e lagartos do mondio entre os seu colegas de trabalho ou não?
É que a todos os sitios que eu fui ouvi sempre muita coisa, sendo engraçado que muitos não sabiam que gostava de mondio e tentavam puxar-me para o RCI criticando o mondio.
As estas opiniões/afirmações, comentei o seguinte:
Lançar temas, baseados em opiniões, provavelmente, de uma ou duas pessoas, que não têm qualquer expressão no cômputo geral, servirá para atear a fogueira da polémica e da discórdia.
Este meu comentário tenta apenas alertar para o “perigo” da generalização de opiniões de terceiros que no cômputo geral estão em minoria. Não seria justo da minha parte, conforme referi no post anterior, lançar um tópico no fórum, deixando a ideia no ar que maioritariamente os praticantes de Mondioring criticam o RCI e os seus praticantes. Apenas por que ouvi este ou aquele a tecer comentários menos positivos.
Pessoalmente, lançaria a questão inicial deste tópico de outra forma:
Maioritariamente, os donos de dobermanns preferem claramente ou favorecem o RCI em detrimento do Mondioring, qual a razão?
Existiram contras justificáveis para estas opções?
Em relação à prática destas duas modalidades, como poderemos compara-las ou distingui-las?
Parece-me um comentário em contradição com o que escreveu que “ A opinião de cada um é um direito legítimo que devemos saber respeitar “.
O comentário acima é apresentado de forma parcial, o completo, é o seguinte:
A opinião de cada um é um direito legítimo que devemos saber respeitar. No entanto, para na realidade se entender e conhecer uma modalidade, há que ir para o terreno, ou seja para o campo de trabalho.
É natural que aqueles que vivem num mundo mais limitado, influenciado e habituados a opinar sobre o que não sabem, desconheçam certas realidades.
O que pretendo transmitir, é que a opinião de cada um é um direito legítimo, que devemos saber respeitar, quando assente em factos concretos e em experiências de vida. Neste caso em particular, ou seja em relação às opiniões aqui expressas sobre o RCI, estas não são assentes num verdadeiro conhecimento da modalidade, dos seus propósitos e dos seus métodos de treino.
Se for dito que se prefere o mondioring, pelos cenários criados à volta de uma prova, por se poder andar vestido de índio, cowboy ou militar, porque os exercícios (aqui e ali) possam ter mais impacto visual, etc,etc, obviamente que, concorde ou não, respeito a opinião e a opção de cada um. O que para mim já será mais difícil de aceitar como opinião são ideias pré-concebidas.
Por curiosidade, a leitura média é de 35 leitores por mensagem. O que significa que em trinta e cinco foristas que lêem só um escreve os seus comentários. Para mim mostra que existe curiosidade sobre os temas mas falta vontade de participar. Porque será?
Quem está habituado a participar em fóruns e a consultá-los não deverá dúvidas sobre a razão de tal facto.