Corte de orelhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dobermann! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Floijdt

Qual será a opção mais acertada em relação ao corte das orelhas no Dobermann?

Sim, devem ser cortadas.
30
77%
Não devem ser cortadas
9
23%

Total de votos: 39
Peterdog
Membro Júnior
Registado: sábado dez 17, 2005 5:14 pm

quinta dez 22, 2005 3:34 pm

O corte de orelhas é proibido tanto em Portugal como na Alemanha, mas há pessoas que gostam de ver os seus cães com orelhas cortadas, no meu ver acho que fica mal esteticamente, mas, é só uma opinião, muitas pessoas também querem cortar as orelhas ao seu Dobermann para que tenha um ar mais feroz, mas não é por ter as orelhas cortadas que vai ser mais feroz.
O corte de orelhas tem que ser realizado por pessoas competentes e experientes e mesmo assim não há garantias que as orelhas ficam bem eriçadas, nalguns exemplares ficam francamente mal e são raros os exemplares em que a orelhas ficaram mesmo bem e além disso é dispendioso cortar as orelhas a um Dobermann custando 150 euros no mínimo só para satisfazer o capriço dos donos e em nada favorece o animal, também a tradição do corte das orelhas que Otto Goller trasmitiu quando melhorou o Dobermann para que fosse um cão de guarda forte e destemido, capaz de medir forças com um homem e que não tivesse medo nem de cacetes nem de tiros, isto faz parte de uma tradição alemã em que o Dobermann não foi a única raça a serem cortadas as orelhas ficando esse símbolo na raça,mas houve outras raças como: o boxer; o schnauzer; o dogue alemão e o pinsher, eu só concordo em todas estas raças no corte de orelhas aos schauzers e aos dogues alemães ficando estas 2 raças bem esteticamente sem orelhas, mas, mesmo sem orelhas o Dobermann continua a ser um cão destemido, rápido e fiel e as orelhas não são um ponto fraco no meu ver, o rabo sim é que é um ponto fraco e deve ser amputado. Eu até podia até estar de acordo com o corte de orelhas se não fosse proibido e se não ficasse mal esteticamente a muitos exemplares, raros foram aqueles em que ficaram bem de orelhas cortadas, mas quem quiser cortar as orelhas corta e quem não quiser não corta ficando ao gosto de cada um("os gostos não se discutem, educam-se"). Por haver diversas opiniões é que vou realizar uma sondagem.
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

quinta dez 22, 2005 3:53 pm

Parece que tem algum recalcamento!
Sou completamente a favor do corte de orelhas, e isso de só alguns raros exemplares terem ficado com as orelhas bonitas, depois de cortadas, é mentira! Muitos ficaram com elas feias, mas não vamos exagerar! A culpa é dos donos que não levaram o cão a um veterinário específico, não sei se por falta de informação se por outro motivo qualquer...
Já para não dizer que há muitos proprietários de Dobermann hipócritos que defendem que não se devem cortar as orelhas e que depois até são capazes de "confessar" que se pudessem voltar atrás cortavam-nas! Conheço algumas (muitas!) pessoas que me disseram estar arrependidas de não terem cortado as orelhas aos cães e não me estou a referir apenas aos Dobermann...
Joana
Última edição por JoanaElectra em quinta dez 22, 2005 4:04 pm, editado 1 vez no total.
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta dez 22, 2005 3:58 pm

Eu gosto das orelhas cortadas, apesar de o meu as ter inteiras pois na altura não conhecia nenhum vet que o fizesse bem feito... tive pena!

Quanto ao serem mal cortadas, sim, por vezes são mal, aliás, muito mal cortadas, mas tem aqui na arca vários exemplos de orelhas bem cortadas, um deles é o Boris, da JoanaElectra. Já o viu? Olhe que se calhar muda de opinião ;)

Quanto à utilidade, é uma questão pretinente, mas pense assim, um dober de guarda a uma casa/vivenda/quinta, com orelhas inteiras tem mais probabilidades de se ferir nas bulhas com outros da mesma espécie, e não só, mesmo com pessoas/ladrões, as orelhas são um ponto fraco, experimente agarrar um cão pelas orelhas, com elas cortadas e inteiras, e vê qual deles consegue imobilizar mais depressa ;) São só alguns exemplos! ;)

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
JoanaElectra
Membro Veterano
Contacto:

quinta dez 22, 2005 4:08 pm

Obrigada pelo elogio Texuga. :D:
Joana
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta dez 23, 2005 1:14 am

Babada 8) :p :lol:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
RaSk
Membro Júnior
Registado: sexta out 21, 2005 4:10 am

segunda dez 26, 2005 5:43 pm

Peterdog, 1º você afirma que o corte de orelhas fica mal esteticamente ao dobermann.. apesar de não concordar.. é a sua opinião..
Depois vem dizer que o corte de orelhas é dispendioso e é puro capricho dos donos..... no mesmo post vem dizer que concorda com o corte de orelhas em outras duas raças de cães, porque fica bem esteticamente.. e finaliza com um "os gostos não se discutem, educam-se".
Os gostos não se discutem, respeitam-se..

Eu pessoalmente não concordo com a proibição do corte das orelhas..
JoanaElectra
Membro Veterano
Contacto:

terça jan 03, 2006 10:47 pm

Também gostava que o Peterdog respondesse...tanta pergunta e entusiasmo não sei para quê!
Joana Andersen
J.A.

Peterdog
Membro Júnior

quarta jan 04, 2006 6:15 pm

Responder a quê?
Peterdog
Membro Júnior

quinta jan 05, 2006 9:07 am

Fez-me alguma pergunta?
Peterdog
Membro Júnior

quinta jan 05, 2006 9:12 am

The Dobermann
Última edição por Peterdog em quinta jan 05, 2006 1:05 pm, editado 1 vez no total.
Peterdog
Membro Júnior

quinta jan 05, 2006 9:14 am

Não há assuntos?
Dog-Lover
Registado: quinta jan 05, 2006 1:08 pm

quinta jan 05, 2006 1:12 pm

Fez bem em apagar as criancices que escreveu.
Imaturidade é tolerável quando não descamba em má educação.
JoanaElectra
Membro Veterano
Contacto:

quinta jan 05, 2006 3:39 pm

Responder às perguntas que lhe fizeram. O post do Geronimo foi apagado, por isso não se preocupe mais com isso!
Joana
Última edição por JoanaElectra em quinta jan 05, 2006 9:45 pm, editado 1 vez no total.
J.A.

Peterdog
Membro Júnior

quinta jan 05, 2006 8:27 pm

Apagado porquê?
geronimo
Membro Júnior
Registado: quinta nov 25, 2004 11:22 pm

quinta jan 05, 2006 9:38 pm

Olá Pedro

Aqui estão algumas questões que lhe tinha colocado, e outras acrescentadas.

Pedro, também faz trabalho com o seu dobermann? Conhece algum campo de trabalho em Portugal que faça este tipo de treino ou com a mesma exigência que vi no site que o Pedro refere num dos seus postos?

E, comparando o site mexicano com o site da Associação Dobermann de Portugal, o que acha que está bem e o que poderia ser melhorado no nacional?

Aonde comprou o seu primeiro dobermann e aonde vai adquirir a fêmea?
Quando o Pedro compra um dobermann dá importância se as linhas são de trabalho ou beleza? Ou não liga muito a essas questões?

Geronimo
:p
Responder

Voltar para “Dobermann”