Página 1 de 2

Dobermann azul

Enviado: quarta jun 14, 2006 10:50 pm
por Miguel501
Fui presenteado com uma ninhada de 6 dobermann (4 machos e 2 fêmeas).
Acontece que uma das fêmeas é cinza (dober azul).
Alguém que conheça bem esta cor me pode dizer alguma coisa de concreto (problemas de pelo, cuidados,etc).
Já agora é normal o dobermann azul ter olhos azuis?

Miguel

Enviado: quinta jun 15, 2006 9:41 pm
por texuga
Se numa ninnhada há um dobermann azul, então eu não aconselho de todo a aquisição de um exemplar dessa ninhada ou criador...

No estalão do Dobermann o azul não é permitido:
CORES – As cores são negro ou castanho, com marcas cor de fogo limpas e bem delimitadas. Estas manchas encontram-se no focinho, uma em cada bochecha e no topo das sobrancelhas, na garganta, duas marcas no ante-peito, nos metacarpos, metatarsos e pés, na parte interna das coxas, nos membros e por baixo da cauda.
Se não me engano os americanos é que "inventaram" o dobermann azul...

Não queira, cá é um "defeito"... E sinceramente para mim são horríveis... mas foi apenas uma opinião pessoal!

Xuga

Dobermann azul

Enviado: segunda jun 19, 2006 2:43 pm
por Miguel501
Olá Texuga,
Acho que não me expliquei bem.
A ninhada é minha e que eu saiba o dobermann azul não foi inventado.
É provocado por um gene recessivo e pode acontecer em qualquer ninhada.
O que acontece normalmente é os criadores matarem-nos á nascença ou como já me constou registarem-nos como pretos.
Linhagens de grandes campeões têm dobers azuis na familia.
Ora como eu não "mato" nenhum cão á nascença gostava de ter mais informações sobre os cuidados a ter com esta cor.

Miguel

Enviado: segunda jun 19, 2006 3:27 pm
por Joper
Tem razão Miguel
A cor azul e isabella constituem duas das variedades presentes desde sempre na raça, e que por motivo de esatrem tendencialmente associadas a doenças de pele e de pelo, administrativamente forma banidas do padrão oficial da FCI.
Nos EUA as duas cores são ainda admitidas, embora não sejam comuns de se encontrar pelos motivos aciam indicados.
A preocupação dos criadores é portanto a de identificarem os cães portadores de tal gene e não os utilizarem na reprodução.
O que julgo que deve fazer pe priocurar junto do criador da sua cadela os casoas em que tal episodio se verificou com a progenitora, e bem assim tentar apurar mais atrás de onde possa vir o factor "azul".
Outro aspecto a considerar é o de que para que o gene surja na prole tem de estar presente em ambos os progenitores da combinação; isto é tanto macho como fêmea têm de ser portadores do gene azul para que se produza um ser dessa cor.
Este principio que geralmente é esquecidopelos "craiadeiros" leva a imputar a responsabilidade pelo traço indesejável - cor, falta de dentes, testiculos etc. - a um dos elementos da aprelha, quando na verdade " it takes to to tango."
Alguns cirdores de renome dizem que a opção de eliminação da cor azul foi um eroo porque reduziu o pool genético e a variedade disponivel.
Também aqui parcee que queremos ficar todos mais "iguais".

Julgo que faz ebm em conservar o cachorro oferecendo-o como pet.
Mas também penso que deverá fazer algum trabalho de casa e estudar as linhas que estão presentes na combinação que usou para se o entender evitar a repetição no futuro

Dobermann azul

Enviado: segunda jun 19, 2006 5:31 pm
por Miguel501
Olá Joper,

Não sou especialista em genética, mas é verdade que os 2 progenitores têm de ter o gene.O macho portador cruzado com fêmea não portadora não tem problemas, já que é a fêmea portadora que activa o gene. A cor azul é recessiva da cor preta e a cor isabella é da cor castanha e por motivos obvios nascem mais azuis que isabellas.
Quanto ao apuramento de raça em questões de cor não concordo com o Joper. Temos vários campeões internacionais que têm elementos azuis na familia. A pensar assim nem deviam ter nascido. E quantos criadores de renome não "desaparecem" com os azuis e isabellas e ficam só com os outros. E pergunto eu em nome de quê? De uma quantidade de dobers azuis mortos (relembro que não são assim tão poucos a nascerem). Por acaso o Joper não é também criador?

Miguel

Dobermann azul

Enviado: segunda jun 19, 2006 5:49 pm
por Miguel501
Já agora dêem uma olhada, está em inglês mas dá para perceber bem como funciona a diluição das cores no dobermann.

http://www.dobenardobermanns.homestead.com/COLOUR.html


Miguel

Enviado: terça jun 20, 2006 5:16 pm
por Joper
Esclarecendo:
A presença do gene azul ou isabela não é um pecado mortal nem torna o cão menos valioso. Como lhe disse muitos criadores criticam a eliminação das cores pela diminuição da variedade genética. E como também você disse muitos campeões são portadores do gene.
A questão poe-se ao nivel das opções de criação.
Para quem de importancia à saude dos seus caes e pretenda minimizar os risco de sofrimento derivado do aparecimento de doenças associadas a estas cores julgo que o corerente é evitar utilizar exemplares que se saiba serem portadores do gene. Se nãofor assim não há coerencia de entre os principiso afirmados e a pratica de criação que se segue.
Na minha optica a opção é selectivamente eliminar esse risco, estudando e recolhendo a informação possível, e não utilizando as loinhas de sangue que apresentam riscos de aparecimento daas cores indesejáveis,
E o Miguel sabe perfeitamente quais são essa linhas - até têm os tais campeoes internacionais.
Tente ultrapassar a fixação inicial a um tipo de cão e veja que a qualidade existe em TODAS AS LIMHAS não apenas na primeira que voce conhece ou que os entendidos dizem ser boa.

azul

Enviado: sexta dez 08, 2006 8:15 pm
por sonitakruz
ola!

Venho apenas dar a minha opinião de leiga, mas eu acho o doberman azul a cor mais bonita, como o castanho afogueado, por serem menos comuns. Costumo pesquisar algumas coisas na net sobre o assunto, e realmente os americanos tem o "fawn" e o "blue" que eu pessoalmente acho lindissimos...

Penso até que esse cão pode ser vendido (como animal de companhia), nao tem necessariamente de ser oferecido, exactamente pela sua raridade devem existir pessoas que o vão preferir!

Boa Sorte com eles

SonitaKruz

Enviado: quinta jan 11, 2007 3:40 pm
por UUGGOO
Por acaso nao me conseguem reconhecer a raça deste cão?
foi me dado como dobermann mas ele é todo preto

http://img243.imageshack.us/img243/2707 ... 109wq6.jpg

http://img243.imageshack.us/img243/9667 ... 926ds1.jpg

Enviado: quinta jan 11, 2007 9:57 pm
por Gpsc
N sou especialista no assunto, mas a meu ver esse cão n tem nada a ver com um doberman.

Enviado: sexta jan 12, 2007 9:34 am
por UUGGOO
Fui ontem a uma escola de treino na maia e ao inscreverem me perguntaram me a raça do cão e eu respondi que me foi dado como sendo um dobermann só não tinha era as manchas castanho fogo e ele respondeu que não fazia diferença ter isso porque o pai podia ter pouco castanho e a mae igualmente logo o cão poderia vir a ter pouco ou nenhum.o mais importante são as caracteristicas da raça e nao o aspecto

Enviado: sábado jan 13, 2007 5:10 pm
por texuga
PM recebida pelo forista UUGGOO, com o título "***"

UUGGOO Escreveu: rafeira é a tua prima.se for rafeiro não me importo.é um cão por isso tanto me faz.tu é que és uma anormal que andas aí

Reportado e accionados os meios legais para detecção do autor e punição do mesmo.

Atentamente,

MS

Enviado: sexta fev 02, 2007 4:37 pm
por Shimoda
texuga Escreveu:PM recebida pelo forista UUGGOO, com o título "***"

UUGGOO Escreveu: rafeira é a tua prima.se for rafeiro não me importo.é um cão por isso tanto me faz.tu é que és uma anormal que andas aí

Reportado e accionados os meios legais para detecção do autor e punição do mesmo.

Atentamente,

MS
Caro UUGGOO

Por muito que te custe ouvir... É mesmo rafeiro!!

De Dobermann... não tem nada.

Um abraço

OLA

Enviado: quinta ago 16, 2007 9:32 am
por txi
percam um pouco de tempo a estudar genética e vao perceber que nao é um rafeiro.
apenas os alelos que determinam a cor azul sao dominantes em ambos os progenitores, e se estes sao ambos puros logo as suas crias tambem o sao. ou sera que na mesma ninhada existem cachorros puros e outros que nao o sao??! nao é nada logico nem "inteligente" afirmar q o cao nao é puro.
para a texuga: estamos a falar de uma vida, esse "nao queira" foi muito forte. embora tambem nao tenha "gostado" do que li nada me da o direito de chamar-lhe nomes, estamos a discutir pontos de vista e nada justifica tratar mal os outros.

beijos e abraços

Re: OLA

Enviado: sexta ago 17, 2007 11:37 am
por texuga
txi Escreveu:para a texuga: estamos a falar de uma vida, esse "nao queira" foi muito forte. embora tambem nao tenha "gostado" do que li nada me da o direito de chamar-lhe nomes, estamos a discutir pontos de vista e nada justifica tratar mal os outros.

beijos e abraços
Deve haver aqui um equívoco não? Dizer que um cão é "rafeiro" é chamar nomes a alguém?
O cão é rafeiro sim, é bonito mas é rafeiro. Não só por não ter LOP mas porque NÃO HÁ DOBERMANNS TODOS PRETOS, as manchas afogueadas são OBRIGATÓRIAS, e isso do treinador dizer que "o pai tinha mais preto" ou o raio que o parta só demonstra duas coisas, ou que é um idiota chapado, ou muito provavelmente só quer manter um potencial cliente e como tal diz-lhe o que ele quer ouvir... :roll:
Não me ensine o que é um Dobermann :wink: Nem muito menos o que é tratar de um cão como ele merece, e se eu disse "não queira" é óbvio que não é "não querer o cão"... :roll:

Xuga