PMoreira Escreveu:
Boa tarde a todos.
Se tudo correr de feição, já terei a minha cadela no final do próximo mês. Dado a minha forte inexperiência, gostaria dalguns conselhos para os primeiros dias. O que se deve e não deve fazer. E já agora algumas dúvidas, com as quais fiquei depois da leitura do "Novo Guia do Dobermann"
- nos primeiros dias, deve o cão dormir no nosso quarto ou ficar desde logo no sítio onde é suposto ficar? (isto para o educar correctamente a nível de higiene, levando-o à rua de 3 em 3 horas)
- li que depois das refeições se deve ir com o cão imediatamente à rua, pois ele terá uma tendência para...se "aliviar". lol Posteriormente, li no mesmo livro que se deve evitar movimento depois das refeições para evitar a torção do estômago. Em que é que ficamos, hein?
De perguntas directas era só isto, pelo menos por agora. Quaisquer conselhos, aceito-os... Obrigado.
Cumprimentos,
P Moreira
Apesar de não ser nenhum expert em Dobermann´s (nem sequer tenho um) penso que posso dar uma ajuda, cá vai:
- Deve deixá-lo logo no local que lhe vai destinar no futuro, se for possível; em pricípio não fará mal nenhum em a pôr 1 ou 2 noites perto de si, mas não o habitue a mais que isso; nos primeiros dias ela estranhará porque se encontra pela primeira vez longe dos irmãos e mãe, no entanto mesmo que "chore" não deve ceder, porque assim estará a recompensar um comportamento indesejável. Traga um trapo com o cheiro da mãe, ou meta algo com o seu cheiro (há também quem ponha relógios tipo tic tac, para imaginar que está junto à mãe).
A não ser que, efectivamente, a queira a dormir perto de si, no quarto

Seja como for habitue-a a ser independente.
Pela higiene também não é grave, por exemplo, supondo que o P Moreira dorme 7/8h noite eheh, ela come a refeição da noite e faz o que tem a fazer; antes de se deitar certifique-se que ele faz de novo, e tendo em conta que eles deve dormir

, não sobra assim tanto tempo para fazer estragos.
Seja como for por essa altura não deve ir à rua por causa das vacinas, por isso é a técnica do jornal (ou seja, faz sempre em casa, pode é falhar no sítio

);
- Quanto ao aliviar vs movimento. Não tem problema nenhum em o cão mexer-se; a torção de estomago tem uma probabilidade de incidência maior em raças grandes (caso do Dobermann) no entanto isso acontece na presença de esforços grandes depois das refeições. Um subir de escadas (cuidado com os esforços em cachorro por causa de articulações) não é caso para isso, nem o passear na rua ou umas brincadeiras calmas com festas à mistura... não convirá se calhar é pô-la a correr atrás da bola ribanceira abaixo e depois voltar, ou então ir andar de bicicleta e meter a cadela a correr
Acho que não me falhou nada; no entanto há por aí quem o possa ajudar mais; entre donos, veterinários e criadores, alguém há-de ajudar mais.
Cumps
Nuno RC
PS. Nos primeiros tempos não terá essas questões porque não convém andar na rua com ela, até as vacinas fazerem efeito; no entanto ande com ela ao colo, no carro, ou para onde a puder levar; a sociabilização é muito importante nesta fase (3,4,5meses) e quanto mais ela conhecer do mundo, menos problemas terá mais tarde.