RCI ou Mondioring?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dobermann! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Floijdt

Modalidade de trabalho favorita?

RCI
12
57%
MONDIORING
9
43%
 
Total de votos: 21
luiggi
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: quarta jan 25, 2006 5:21 pm
Localização: 1 dobermanns, 2 bracos alemães, pointer,perdigueira nacional e 6 gatos

quarta ago 16, 2006 11:17 am

Ola!
No mundo dos dobermanns existe um grande estigma contra o MONDIORING e um "elitismo" com o RCI, gostava de saber a vossa opinião sobre estas modalidades!
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta ago 16, 2006 12:01 pm

Boas,

Penso que qualquer um dos desportos tem a sua validade.

O RCI-IPO, não só por toda a sua historia, como tambem pela suas diversas modalidades (ensino, defesa e pistagem). E não nos podemos esquecer que foi e ainda é encarada como a grande prova de trabalho e selecção em algumas raças!

Para mim, falha e muito, pela mecanica. Os exercicios são os mesmos, os obstaculos são os mesmos, as voltas são as mesmas, seja aqui seja no Japão.
Isto permite, ao condutor, mecanizar um cão "mais fraco de nervos" ...

O Mondioring é um desporto muito mais real, comparavel ao PePr dos States.
É tecnicamente mais simples que o RCI (não tem pistagem por exemplo, a obediencia não é tão exacta) no entanto não permite qualquer mecanização. Cada prova é uma prova - sem qualquer similariedade.

Agora, cada um escolhe o que prefere

nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
bmoscao
Membro
Mensagens: 66
Registado: segunda jul 14, 2003 2:33 pm
Localização: Dobermanns: Ingwie (RIP) e Jasmine; Gato: Nico

quarta ago 16, 2006 5:20 pm

Olá,

Eu prefiro o RCI pelas seguintes razões:
- É o desporto para cães de trabalho mais completo, pois inclui pistagem, obediência e defesa;
- É reconhecido pela FCI como o exame para cães de trabalho, ou seja, em tudo o que a FCI exige prova de trabalho o cão tem que ter um grau de RCI ou equivalente (SchH, VPG);
- As semelhanças com a realidade são poucas o que ajuda a evitar acidentes, pois o cão nunca irá confundir uma situação real com uma situação de treino ou de prova;
- Tem uma enorme base de apoio o que torna tudo muito mais fácil para obter informação, ver provas, interagir com outros praticantes, etc;
- Tende a seleccionar cães mais desportivos, calmos e estáveis de nervos;
- Tende a seleccionar bocas naturalmente calmas e cheias;

Enfim, são apenas os meus 0,02€... ;)

PS: Curioso, mas eu encaro a mecanização dos exercícios como uma dificuldade adicional, pois um cão que mecaniza rapidamente passa a antecipar. :)

BMoscao
luiggi
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: quarta jan 25, 2006 5:21 pm
Localização: 1 dobermanns, 2 bracos alemães, pointer,perdigueira nacional e 6 gatos

quarta ago 16, 2006 8:13 pm

obrigado pela vossa opinião, no caso da mecanização partilho da opinião dos dois. No caso do RCI não ser tão real com as situações do dia a dia e isso poder evitar potenciais acidentes, eu como "defensor" do mondio não encaro como desvantagem, pois temos de seleccionar um cão que seja mais desportivos que no RCI, isto é, dentro do campo de trabalho faz o que tem a fazer e no exterior é um cão dócil e sociavel. Mas tem de se ter um cão com um caracter muito forte para suportar a "dureza" do treino e para conseguir fazer a distinção trabalho/vida civil. E temos alguns cães capazes em Portugal,incluindo dobermanns, pois não são só os malinois(desculpem se escrevi mal) que fazem bom trabalho!O RCI também é uma modalidade que aprecio e tem as suas dificuldades, mas gosto mais do mondio.
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta ago 16, 2006 11:20 pm

bmoscao Escreveu: - É o desporto para cães de trabalho mais completo, pois inclui pistagem, obediência e defesa;
- É reconhecido pela FCI como o exame para cães de trabalho, ou seja, em tudo o que a FCI exige prova de trabalho o cão tem que ter um grau de RCI ou equivalente (SchH, VPG);
- As semelhanças com a realidade são poucas o que ajuda a evitar acidentes, pois o cão nunca irá confundir uma situação real com uma situação de treino ou de prova;
Boas,

Pois, mas a questão para mim é mesmo esta: provas de selecção? verdadeiras provas de trabalho?

Seja sinceros, um labrador passaria perfeitamente um RCI I - basta mecanizar os exercicios, saber com tem que actuar - não precisa de ter muito nervo nem ter que pensar.
Atenção que referi, passar e não classificar-se em 1º ou 2º

Uma prova, onde não é preciso obrigar o cão a pensar nem a ter nervo q.b. e em que (citando-o) as semelhanças com a realidade são poucas, deverá ser encarada como uma verdadeira prova/teste ?

E confiavam num cão de RCI, para atravessarem um beco escuro? E quantos cães de RCI, que se o figurante virasse o boné ao contrario, não dariam meia volta?

Atenção que tenho o maior respeito pelos praticantes de RCI e sei que é um desporto, que comparavel com o mondioring, exige mt dos condutores/treinadores - basta falar na pistagem e que HÁ sem duvidas mts caes RCI competentes!

Sobre o facto de que o caes de RCI/IPO são em geral mais calmos do que os de mondioring, embora não generalize, não digo que não seja verdade. Mas isso, para mim, ja sao outros 500s

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
AnaS
Membro Veterano
Mensagens: 269
Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
Localização: Cães (3 Cães de Água Portugueses)
Contacto:

quinta ago 17, 2006 9:05 am

Em primeiro lugar acho que não faz sentido comparar desportos.
Todos são bons, desde que bem praticados!
E cabe a cada um escolher aquele que mais se identifica consigo e com o tipo de cão que possui.
CindelP Escreveu: Seja sinceros, um labrador passaria perfeitamente um RCI I - basta mecanizar os exercicios, saber com tem que actuar - não precisa de ter muito nervo nem ter que pensar.
Atenção que referi, passar e não classificar-se em 1º ou 2º

É possível que haja Labradores capazes de passar uma prova de RCI, tal como há PA’s capazes de superar provas de cobro, mas isso não faz dos Labradores cães de Utilidade nem dos PA’s cães de cobro!

CindelP Escreveu: E confiavam num cão de RCI, para atravessarem um beco escuro? E quantos cães de RCI, que se o figurante virasse o boné ao contrario, não dariam meia volta?
Bons cães e maus cães há em todas as raças e em todos os desportos.... ;) :lol:
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta ago 17, 2006 9:10 am

Ora bem, a minha intervenção vai ser mais a fazer perguntas que outra coisa...
Deste tipo de provas, como nunca participei nem assisti a campeonatos nem nada, pouco ou nada mesmo percebo, logo não posso opinar, mas depois de ler os vossos comentários e prós e contras, surgiu-me aqui uma dúvida...

Quando nós praticamos um desporto com o nosso cão, seja ele qual for, o que é que nós esperamos do mesmo, ou seja, como a Nanci referiu:
E confiavam num cão de RCI, para atravessarem um beco escuro? E quantos cães de RCI, que se o figurante virasse o boné ao contrario, não dariam meia volta?
é suposto nós exercitarmos o cão na prática do desporto que escolhemos, ou há o objectivo de transpor para uma necessidade real, da vida real, o que praticamos dentro do campo?
Não sei se fui clara o suficiente, isto é, o 'desporto' não é isso mesmo? Apenas desporto, exercitar o cão, divertirmo-nos, etc?
Há a necessidade de o treinar para um uso fora do campo? (não estou a falar de obediência, sei que há cães, como já referiram, que dentro do campo obedecem a tudo, e fora dele são hiper indisciplinados...) Ou melhor, o objectivo do mondioring ou das várias actividades do RCI, é que o cão seja activo e corajoso na vida real se for preciso?

Peço desculpa por uma eventual "confusão" que possa surgir com o meu post, mas não me consegui explicar melhor... :oops:

Obrigado,

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta ago 17, 2006 10:03 am

texuga Escreveu:

é suposto nós exercitarmos o cão na prática do desporto que escolhemos, ou há o objectivo de transpor para uma necessidade real, da vida real, o que praticamos dentro do campo?
Não sei se fui clara o suficiente, isto é, o 'desporto' não é isso mesmo? Apenas desporto, exercitar o cão, divertirmo-nos, etc?
Há a necessidade de o treinar para um uso fora do campo? (não estou a falar de obediência, sei que há cães, como já referiram, que dentro do campo obedecem a tudo, e fora dele são hiper indisciplinados...) Ou melhor, o objectivo do mondioring ou das várias actividades do RCI, é que o cão seja activo e corajoso na vida real se for preciso?
Boas,

Penso que tudo depende como encarar: como desporto ou como prova de selecção! E aí já depende do ponto de vista de cada um.

Agora, não acho é coerente referir que o RCI é uma grande prova de selecção de reprodutores - que realmente foi a sua razão de existir, e depois referir que há grande mecanização e que não tem quase nenhuma similariedade com a vida real ...

nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
luiggi
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: quarta jan 25, 2006 5:21 pm
Localização: 1 dobermanns, 2 bracos alemães, pointer,perdigueira nacional e 6 gatos

quinta ago 17, 2006 11:43 am

Cara "AnaS", o objectivo desta troca de opiniões não é comparar os desportos, mas sim falar deles expondo as vantagens e desvantagens e não para ver qual o melhor. Para muita gente compreender a "arte e magia" dos dois e acabar com a "discriminação" que existe no mundo dos cães de trabalho em relação ao mondio e olhar para as duas modalidades com o devido respeito que merecem!
bmoscao
Membro
Mensagens: 66
Registado: segunda jul 14, 2003 2:33 pm
Localização: Dobermanns: Ingwie (RIP) e Jasmine; Gato: Nico

quinta ago 17, 2006 12:06 pm

Olá,

Vejamos uma coisa, há muitas maneiras de fazer as coisas, e uma das coisas que as pessoas que ao longo dos anos têm feito evoluir o regulamento de RCI perceberam é que não é necessário treinar os cães nem testá-los em situações da vida real para se perceber as suas características e aptidões para o trabalho.

E, a meu ver, isto tem sido uma evolução muito inteligente, em especial tendo em conta a forma como a sociedade actual encara os cães de trabalho, com todas as infelizes histórias conhecidas de listas de cães perigosos, proibições de treinar cães a morder, etc. por essa Europa fora.

Por outro lado, em relação à mecanização, não foram palavras de quem defendeu o RCI, aliás os praticantes de RCI lutam contra a mecanização excessiva dos exercícios.

E eu deixo uma pergunta final: não será um enorme teste a um cão pedir-lhe que no mesmo dia esteja calmo e concentrado na pista, que esteja 15 minutos concentrado a excutar exercíos técnicos com grande rigor e que no fim ainda tenha clareza de ideias para executar a disciplina de protecção onde ele tem de apelar ao seu "coração"?

Finalizando, a meu ver os cães são para desporto ou companhia. Para me proteger a casa compro um alarme. Para me proteger na rua há a polícia. Se um dia algum ladrão me entrar em casa ou me assaltar na rua, a única coisa que peço é que deixem os cães em paz e levem o resto. ;)

Saudações caninas,
BMoscao
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta ago 17, 2006 1:38 pm

Finalizando, a meu ver os cães são para desporto ou companhia. Para me proteger a casa compro um alarme. Para me proteger na rua há a polícia. Se um dia algum ladrão me entrar em casa ou me assaltar na rua, a única coisa que peço é que deixem os cães em paz e levem o resto.
Era mais ou menos aí onde eu queria chegar, isto é, se é desporto, então vamos encarar a actividade como desporto, em que o objectivo é exercitar o cão e passar um bom momento ;)

Só um off-topic... Convenhamos que um cão pronto a defender-nos na rua de um possível assaltante, até dá jeito 8) ;) Se bem que um Dob por si já afasta qualqeur potencial ladrão :p ... (o problema da "defesa pessoal" é mesmo a Lei :roll: :? )


Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta ago 17, 2006 2:35 pm

bmoscao Escreveu: E eu deixo uma pergunta final: não será um enorme teste a um cão pedir-lhe que no mesmo dia esteja calmo e concentrado na pista, que esteja 15 minutos concentrado a excutar exercíos técnicos com grande rigor e que no fim ainda tenha clareza de ideias para executar a disciplina de protecção onde ele tem de apelar ao seu "coração"?
Sem duvida.

Nunca em momento algum quis tirar qualquer merito aos praticantes (donos e cães) de RCI/IPO.

Sem duvida que para ultrapassar qualquer grau de RCI é preciso concentração, empenho, coração e muito boa vontade!

No entanto, ao encararmos o RCI como algo que implica "clareza de ideias" e "coração" , não vejo como possamos classifica-la de prova de selecção das tradicionais raças de trabalho ... afinal, penso que essas raças não se limitam a saber mecanizar as coisas nem a ter clareza de ideias
texuga Escreveu:Era mais ou menos aí onde eu queria chegar, isto é, se é desporto, então vamos encarar a actividade como desporto, em que o objectivo é exercitar o cão e passar um bom momento ;)
Sem duvida Texuga! Podemos classifica-la como um desporto - que é o que cada vez mais é! Aliás, quantos cães é que vêm o figurante mesmo como ameaça? Ou vêm-no mais como "churro grande a correr" = divertido ir apanhar.

É que se vamos classifica-lo de um desporto, bora abrir as portas a todas as raças e SRD ...

Mas sendo assim, ja vai longe a prova de selecçao de reprodutores ;)

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
bmoscao
Membro
Mensagens: 66
Registado: segunda jul 14, 2003 2:33 pm
Localização: Dobermanns: Ingwie (RIP) e Jasmine; Gato: Nico

sexta ago 18, 2006 5:04 pm

Aliás, quantos cães é que vêm o figurante mesmo como ameaça? Ou vêm-no mais como "churro grande a correr" = divertido ir apanhar
Será??? :D

Eu pergunto aqui: quantos churros ameaçam o cão com um bastão? E mais, quantos churros dão bastonadas nos cães?

O cão vê o figurante como um adversário com o qual ele vai ter de lutar para obter o que ele quer (a manga). E numa prova de RCI o objectivo do cão (que é ficar com a manga) nunca é satisfeito pois em momento nenhum o figurante a vai largar e quem vai ter de largar é o cão, mesmo depois de ter levado bastonadas.

No meu entender, isto é um teste de grande dificuldade para um cão e põe à prova o seu carácter.

Eu sugiro que vejam filmagens da secção de protecção de uma prova de RCI e reparem bem nas várias nuances envolvidas durante a prova. O cão tem de estar sob controlo do condutor, tem de lutar com o figurante, tem de largar a manga, tem de estar calmo e atento, etc. isto repetido ciclicamente e sempre com o grau de dificuldade a aumentar ao logo de toda a prova de protecção.

Há várias filmagens neste site: http://www.ipo.nu

Saudações caninas,
BMoscao
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado ago 19, 2006 11:45 am

bmoscao Escreveu:Será??? :D

Eu pergunto aqui: quantos churros ameaçam o cão com um bastão? E mais, quantos churros dão bastonadas nos cães?

O cão vê o figurante como um adversário com o qual ele vai ter de lutar para obter o que ele quer (a manga

No meu entender, isto é um teste de grande dificuldade para um cão e põe à prova o seu carácter.
Com medo do bastão?

Em cachorrinhos, mal se começa o treino habituam-se ao bastao (seja bastao, seja cana ...).
Os cães, de maneira nenhuma vêm o bastão como uma ameaça ...
. E numa prova de RCI o objectivo do cão (que é ficar com a manga) nunca é satisfeito pois em momento nenhum o figurante a vai largar e quem vai ter de largar é o cão, mesmo depois de ter levado bastonadas.
Pois .. diz bem, agarrar a manga. Mas não era suposto ser um teste de defesa? Ou é um teste de cobro?

Eu sugiro que vejam filmagens da secção de protecção de uma prova de RCI e reparem bem nas várias nuances envolvidas durante a prova. O cão tem de estar sob controlo do condutor, tem de lutar com o figurante, tem de largar a manga, tem de estar calmo e atento, etc. isto repetido ciclicamente e sempre com o grau de dificuldade a aumentar ao logo de toda a prova de protecção.
Então nos videos de MuzzleWork (trabalho com açaime) nota-se que o cão sabe perfeitamente o que vai fazer e que percebe que o figurante é uma ameaça ...

Cumpts e bom fim de semana,
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
luiggi
Membro Júnior
Mensagens: 21
Registado: quarta jan 25, 2006 5:21 pm
Localização: 1 dobermanns, 2 bracos alemães, pointer,perdigueira nacional e 6 gatos

sábado ago 19, 2006 10:51 pm

No RCI o penso que o bastão não toca no cão é só para fazer barulho, no mondio sim, há um ligeiro contacto.
Na mordida do mondio o figurante tem fato completo e pode ter vários obstaculos pelo meio, avaliando a verdadeira coragem dos cães!
Mas fora rivalidades, tenho de fazer um apelo, o dobermann está a perder muitas caracteristicas de trabalho, a maioria dos dobs em Portugal é "modelo", estão a perder o seu caracter que tanto amamos e passar a ser bolas de carne que só vêm a bolinha amarela para as exposições! Independentemente da modalidade, trabalhem os cães para recuperar o "velhinho dobermann", fazendo no minimo o Bh e o ZTP que não dá muito trabalho e dá para ter noção dos exemplares que temos facilitando a selecção!
Responder

Voltar para “Dobermann”