Dobermann problemas de sanidade e outras questões

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dobermann! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Floijdt

Responder
Phedra
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: quinta nov 09, 2006 12:25 pm

quarta abr 11, 2007 3:23 pm

Boas a todos.

O Dobermann é um animal que eu gosto desde pequenina, infelizmente nunca tive a oportunidade de adquirir um, por falta de espaço.

Estou a construir casa, com um quintal, pelo que espaço não me deverá faltar.

Gostaria então de colocar algumas perguntas para quem quiser esclarecer:
(Algumas perguntas podem parecer idiotas porque sou uma novata nesta raça)

1 - Hoje em dia os Dobermann's ainda têm muitos problemas de insanidade que possam levar ao seu abate?

2 - Quanto me custa um bom dobermann? (não tenho a minima noção do preço)

3 - A sua manutenção é muito dispendiosa?

4 - Por último, gosto muito de os ver com as orelhas cortadas, e alguns artigos que li na net admitem que diminui problemas que possam surgir nas orelhas compridas, mas se é proibido como já ouvi, como se resolve esse problema? Há clinicas que façam essa amputação?

Obrigado pela atenção :D

Fiquem bem!
MDogster
Membro Veterano
Mensagens: 2813
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Localização: Toby (Old English Sheepdog), Ralph (Whippet-like)

quarta abr 11, 2007 4:34 pm

Phedra Escreveu:(Algumas perguntas podem parecer idiotas porque sou uma novata nesta raça)

1 - Hoje em dia os Dobermann's ainda têm muitos problemas de insanidade que possam levar ao seu abate?
Pois... :D


Estou a brincar, Phedra. Esse "problema" é um mito. :wink:
JoanaElectra
Membro Veterano
Mensagens: 1861
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Localização: Dobermann e Serra D`Aires (in memoria)
Contacto:

quarta abr 11, 2007 5:42 pm

Phedra Escreveu:Boas a todos.

O Dobermann é um animal que eu gosto desde pequenina, infelizmente nunca tive a oportunidade de adquirir um, por falta de espaço.

Estou a construir casa, com um quintal, pelo que espaço não me deverá faltar.

Gostaria então de colocar algumas perguntas para quem quiser esclarecer:
(Algumas perguntas podem parecer idiotas porque sou uma novata nesta raça)

1 - Hoje em dia os Dobermann's ainda têm muitos problemas de insanidade que possam levar ao seu abate?

2 - Quanto me custa um bom dobermann? (não tenho a minima noção do preço)

3 - A sua manutenção é muito dispendiosa?

4 - Por último, gosto muito de os ver com as orelhas cortadas, e alguns artigos que li na net admitem que diminui problemas que possam surgir nas orelhas compridas, mas se é proibido como já ouvi, como se resolve esse problema? Há clinicas que façam essa amputação?

Obrigado pela atenção :D

Fiquem bem!
Oi.
Parabéns pela escolha!

1- Não , isso é totalmente falso!

2- Um bom, bom Dobermann ronda os 800/ 1000 Euros.

3- Bem...tem de contar com um bom saco de ração por mês (20kg + ou - 70 Euros, depende) e vet (os primeiros 6 meses são os mais dispendiosos)....
Não é um cão que exija muitos cuidados com o pêlo, apenas é necessário passar uma escova... depois são os restantes cuidados e mimos que todos os cães precisam (brinquedos, tigelas...).

4- Faça essa pergunta ao criador...apenas lhe posso dizer que se optar pelo corte vai ter mais despesas e trabalho.

Joana
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
nagua
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: quinta nov 23, 2006 8:59 am
Localização: 1 F boxer 1 F Dob 1 M Gato

quarta mai 30, 2007 3:17 pm

Olá,
O dob com orelhas cortadas fica com outro aspecto sem duvida.
Dá trabalho, eu andei com esse stress durante 3 meses mas compensou,
ficou espectacular.
Mas fale com o criador e não vá a um qualquer sapateiro, senão corre o risco de ficar com um corte muito mau, existem vet's que para evitar problemas no levantar das orelhas fazem cortes curtos o que fica feio, e quanto mais cedo melhor menos tempo o cão anda com talas
Nrc
Membro Veterano
Mensagens: 329
Registado: quarta jul 24, 2002 12:13 am
Contacto:

quinta mai 31, 2007 10:19 pm

Phedra Escreveu:Boas a todos.

O Dobermann é um animal que eu gosto desde pequenina, infelizmente nunca tive a oportunidade de adquirir um, por falta de espaço.

Estou a construir casa, com um quintal, pelo que espaço não me deverá faltar.

Gostaria então de colocar algumas perguntas para quem quiser esclarecer:
(Algumas perguntas podem parecer idiotas porque sou uma novata nesta raça)

1 - Hoje em dia os Dobermann's ainda têm muitos problemas de insanidade que possam levar ao seu abate?
Nunca tiveram desses problemas... tal como nos túneis do Convento de Mafra não existem ratazanas com 1metro :wink:
2 - Quanto me custa um bom dobermann? (não tenho a minima noção do preço)
Se procura um "bom doberman", deve procurar um cachorro que provenha de um criador:

- com provas dadas, e cujos progenitores tenham provas dadas (e, muito importante, que não seja só em beleza; para mim o ZTP deveria ser o mínimo obrigatório mas enfim...);

- que tenha boas condições de alojamento;

- que tenha poucos animais e poucas raças (ninguém consegue dar atenção a 20 ou 30 cães e ter 10 raças diferentes e manter um mínimo de qualidade e conhecimentos);

- que tenha a preocupação de sociabilizar bem o animal; ou seja alguém que deixe os cachorros fechados num canil durante 2 meses não interessa nem ao menino Jesus; os cachorros devem presenciar e interagir com o máximo de situações comuns possíveis, desde música alta, pessoas estranhas ao cachorro, carros/motas, crianças, aspiradores, outros cães, etc etc... tudo o que possa vir a encontrar no mundo pós-criador, não é demais para um cachorro apreender;

- que não meta a cadela a criar a cada cio;

- que seja um interessado da raça, que não se preocupe em apenas olhar para pedigrees e lá vai disto... ou pior, que apenas use um macho e fêmea e siga. O criador deve ter sempre em mente um objectivo, o de melhorar a raça, a caminho da perfeição impossível :wink: O que não invalida que coexistam diversas linhas de Dobermanns e sejam todas boas :wink: ;

- Que se preocupe com o futuro do animal; que se interesse em conhecer os futuros donos; todos os bons criadores gostam que os seus cachorros venham a ter uma vida feliz e saudável, com as condições que estes magníficos animais merecem;

- E.... há mais mas já tem uma ideia por alto.

Por tudo isto dito, tem uma ideia de que não será barato... não conte com menos de 900-1000€, penso que actualmente (estou afastado há uns tempos dos dobermanns) não deve arranjar mais barato.

Mas arranja mais barato se comprar no vizinho que vende no jornal Ocasião, eu é que não recomendo. Pode sair um animal com problemas físicos, pouco equilibrado psiquicamente, fora do estalão da raça, inclusivé pode nem ser Dobermann.. E a 250€ por exemplo, nem deve conseguir 2 dos pontos por mim mais acima referidos.

Claro que algumas das coisas que ainda agora mencionei podem acontecer num BOM criador, mas além de ser mais raro, por princípio é uma pessoa responsável e por exemplo, não vende o animal, castra/esteriliza o mesmo para não perpétuar defeitos graves (físicos e psíquicos) e até os costumam dar a quem não pode/quer dar 1000€ por um Dobermann mas adora e trate bem o cachorro :wink:
3 - A sua manutenção é muito dispendiosa?
Hmmm bem se não puder dar os 1000€ por exemplo, vai ser difícil não achar a "manutenção" dispendiosa.
Mas vamos imaginar que acha 1000€ absurdo (não é... se pensar bem e fizer contas, nem dá para o gasto ao criador quase, mas se não acreditar em mim depois faz-se um tópico a explicar melhor, para não nos dispersarmos :) ) e adoptou um Dobermann; ele tem direito ao veterinário, à ração de qualidade e... isso tem custos.

Por exemplo, uma ração de qualidade custa para cima de 50€ a saca de 15kgs... e isso não chega para um Dobbie por mês :wink: E agora diz-me " ah mas posso sempre dar pedigree e outras mais baratas ainda" pode claro, mas fique a saber que não são rações de qualidade :? No entanto, se a ração pode ser mais secundária (não devia mas enfim...) os cuidados veterinários nunca podem ser postos em causa. E é normal uma otite, uma unha que é arrancada sem querer em algum azar; uma diarreizinha persistente, etc etc. Sem contar com vacinas.

No geral não é preciso ser rico, apenas ter alguma disponibilidade financeira para "manutenção" e emergências. Se quiser pense assim (é mal comparado mas foi o que me lembrei): comprar um Ferrari, ir metê-lo a fazer as revisões no Tio Zé, e meter gasolina 95 que é mais barata... não está com nada :wink:

4 - Por último, gosto muito de os ver com as orelhas cortadas, e alguns artigos que li na net admitem que diminui problemas que possam surgir nas orelhas compridas, mas se é proibido como já ouvi, como se resolve esse problema? Há clinicas que façam essa amputação?

Obrigado pela atenção :D

Fiquem bem!
Uns dizem que evita problemas, outros que agrava e causa sofrimento desnecessário... a maior parte das vezes o motivo é estético e não justificado. É o meu caso e admito-o, gostava que a genética tratasse disso e não a "faca" mas... não me vou alongar mais; amanhã é dia de me levantar cedo, já me fartei de escrever e depois ainda dá polémica como de costume :wink:

Leia os 2 ou 3 tópicos sobre o assunto que existem aqui é o que aconselho; se tiver dúvidas pergunte 8)

Cumps
Nuno RC
Kaate
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: sexta mai 06, 2011 5:25 pm

sábado nov 05, 2011 12:00 am

2- Um bom doberman, com pedigree, de um bom canil, é em torno de 2.000,00 a 5.000,00 (dois mil a cinco mil reais)
Filhotes da cor marrom são os mais caros.

3-Um doberman, é um cão de porte grande. Ele come em torno de 20 a 23 kg por mes. Uma boa ração, premium ou super premium, voce vai gastar +/- 300,00

4-O corte das orelhas, custa entre 300,00 a 400,00 reais. Hoje essa cirurgia nao chega a ser uma proibição, mas sim um conselho sério. Voce acha clinicas que ainda fazem ou no proprio canil antes de adquirir seu filhote. Se a cirurgia nao for feita corretamente pode se tornar num grave problema.

Espero que tenha ajudado! :D
BernersLee
Membro Júnior
Mensagens: 14
Registado: quinta nov 03, 2011 12:21 pm

segunda nov 07, 2011 4:09 pm

Kaate Escreveu: Espero que tenha ajudado! :D
Colocada: Qua Abr 11, 2007
:roll:
Responder

Voltar para “Dobermann”