Dobermann Azul - Reabertura de Tópico 2007

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dobermann! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Floijdt

Phedra
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: quinta nov 09, 2006 12:25 pm

quinta jun 05, 2008 11:53 am

Olá a todos,

Comprei recentemente uma cadelinha dobermann azul.
Reparei que já havia um tópico de 2007 sobre esta côr, mas a discussão foi interrompida e não foi retomada...

Tenho então umas perguntinhas que espero que alguém me saiba responder...

Como disse comprei uma dobermann azul e um macho preto, a intenção é cruzá-los mas visto que o macho não tem na sua linha azuis, alguém me sabe dizer qual a probabilidade de me nascerem azuis? (penso que é preciso o gene estar presente nos dois e não só num),

Aconselhei-me junto da minha veterinária sobre os tais mitos de problemas dos azuis... A única coisa que a Dra. me disse foi para espalhar creme protector, mesmo do nosso, no narizito e nas pontas das orelhas caso ela esteja muito ao sol quando estiver calor. Alguém me pode dar exemplos concretos e não aqueles que se lêm por aí na net de mais problemas que posso vir a ter com ela?

E já agora todos os conselhos são bem vindos, visto que sou "nova" no que diz respeito a Dobermanns.

Obrigado pela vossa atenção.

Beijinhos!!!
Floijdt
Membro
Mensagens: 94
Registado: segunda jan 27, 2003 4:12 pm
Localização: 4 Dobermanns
Contacto:

quinta jun 05, 2008 12:34 pm

Não devia ter comprado um Dobermann azul pois o mesmo não devia ser vendido uma vez que está fora do Standard. Como tal também não pode ser inscrito no LOP. A sua cadela irá perdendo progressivamente o pelo até ficar pelada por volta dos 4 a 5 anos de idade. Consequentemente começarão a surgir feridas, úlceras e provavelmente tumores na pele por não ter o pelo para a proteger. A morte será prematura. É raro o exemplar de cor azul que vive para além dos 5 anos. Por alguma razão a DV (Clube Alemão do Dobermann) deixou de incluir, em 1994, as cores azul e isabela no standard considerando-os aberrações genéticas. É aconselhável a eliminação dos exemplares, com este problema, à nascença. Aconselho-a a não utilizar a sua cadela para procriação devido aos problemas já expostos, e para não disseminar este problema genético. Falo com conhecimento de causa uma vez que acompanhei alguns exemplares com este problema desde a infância até à sua morte.

Sílvio Pereira

www.oliverdosventosuivantes.weebly.com
Última edição por Floijdt em quinta jun 05, 2008 6:17 pm, editado 1 vez no total.
Dobermann uma vez... Dobermann para sempre http://www.dobermann-pt.com/ccvl/
Joper
Membro Júnior
Mensagens: 48
Registado: sábado jun 12, 2004 12:17 pm

quinta jun 05, 2008 3:01 pm

O Silvio disse o essencial
So gostaria de acrescentar o seguinte:
- o seu cao nao pode ter um registo LOP validamente emitido, por nao ser admitido pelo standar da raça aprovado pela FCI a cor azul;
- a ter um pedigree do mesmo apenas podera constar que a cor do seu cachorro e azul ou preta, o que em qualquer dos casos nos levará à conclusão de que o criador que registou tal ninhada praticou falsas declarações perante o CPC;
- qualquer cruza feita com esse macho nao podera ser registada; para que o fosse teria tambem que ser declarado falsamente por si que o macho utilizado teria uma cor admitida no standard.

Sao ja complicações a mais para que possa sequer pensar em usar esse macho azul para reprodução.

A criação Selectiva exercida com sentido de responsanilidade e seriedade afasta a possibilidade de utilização de exemplares nao conformes com a exigencia do standard da raça e exige - no minimo - o respeito das regras de criação estabelecidas pela FCI e CPC.

Se o vendedor do seu cao nao respeitou tais regras - se calhar com a intenção afirmada de ser "original" - e problema que fica com a consciencia de tal pessoa e determinara a reputação que certamente ganhara no seio da comunidade dobermann.

Ao contrario a Phedra tem a possibilidade de evitar associar-se a pessoas de tal indole.

Desejo a si e ao seu cachorro as maiores felicidades.

LMM
Joper
Membro Júnior
Mensagens: 48
Registado: sábado jun 12, 2004 12:17 pm

quinta jun 05, 2008 3:03 pm

Correcção - as minhas observações sao dirigidas a femea que e o exemplar azul e nao ao macho que sera de cor preta

LMM
Phedra
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: quinta nov 09, 2006 12:25 pm

quinta jun 05, 2008 3:47 pm

Obrigado pelas vossas respostas Sílvio e Joper,

Acontece que comprei a femea azul sem LOP e o criador nunca me enganou, sempre me disse que podiam surgir complicações. Só queria exemplos práticos tais como o que o Sílvio me deu.

Penso que irei seguir o vosso conselho e não utilizar a minha femea para reprodução... O problema é que me apaixonei pela cadela e não resisti e comprei-a apesar de estar consciente da possibilidade dos seus problemas, mas até à resposta do Silvio não me tinha apercebido que eram tão graves.

Mas já agora caso alguém perceba de genética... Se eu por acaso decidir cruzar a cadela azul com o macho preto e só nascerem caezinhos pretos será que vão ser saudáveis?

Se calhar o melhor a fazer é esterelizá-la, também não a comprei com o intuito de criar... Mas não deixo de confessar que tenho uma certa pena...

Mais uma vez obrigado pela atenção e desculpem a melguice...

********
Floijdt
Membro
Mensagens: 94
Registado: segunda jan 27, 2003 4:12 pm
Localização: 4 Dobermanns
Contacto:

quinta jun 05, 2008 5:22 pm

Continuo a dizer que não devia ter comprado a cadela, no máximo pagava as despesas que o criador teve com ela (vacinas, desparasitações, alimentação, etc.).

O gene que provoca esta alteração da cor chama-se: "gene de diluição da cor" e para que um cachorro nasça com a referida alteração da cor é necessário que os dois progenitores sejam portadores do dito gene. É um gene com características recessivas e por isso só se manifesta num exemplar quando este provém de pais ambos portadores do referido gene.

A cor azul é o resultado de um gene de diluição de cor que é portador um exemplar preto que se junta a um gene de diluição num exemplar que é portador e que tanto pode ser preto como castanho (uma vez que a cor preta é dominante).

A cor Isabela (dourada) só pode existir quando os pais são ambos castanhos e ambos com o referido gene de diluição.

No caso da sua cadela azul é de certeza portadora do gene de diluição. Mas o seu macho poderá não ser portador desse gene e assim toda a ninhada sairá preta. Caso contrário poderá ter surpresas e ter crias azuis.

Perante esta incerteza continuo a aconselhá-la a não cruzar a sua cadela e a estirilizá-la logo a seguir ao primeiro cio.

Sílvio Pereira

www.oliverdosventosuivantes.weebly.com
Última edição por Floijdt em quinta jun 05, 2008 6:16 pm, editado 1 vez no total.
Dobermann uma vez... Dobermann para sempre http://www.dobermann-pt.com/ccvl/
AmericaSever
Membro Veterano
Mensagens: 216
Registado: terça nov 06, 2007 8:15 am
Localização: Uma Boxer, 1 Dobermann

quinta jun 05, 2008 5:41 pm

É mesmo uma vergonha alguém vender um cão azul!! E a cruza para mim não deveria existir, uma vez que mesmo que os cachorros nasçam pretos o gene vai ser passado!!!

Espero bem que essa cruza não exista! As únicas cruzas devem ser feitas unicamente por criadores!! Depois vais andar a vender os cachorros a 100 ou 200 euros?!?! E se não os venderes ou mesmo se não conseguires casa para todos?!? Pode-te sair uma ninhada grande!

Penso que para quem não quer ser criador nem sequer deveria andar a fazer perguntas sobre cruzas e muito menos com um cão que está nitidamente fora do estalão!!

Corrijam-me se estiver errado. Os cães para serem reprodutores não têm de ter o ZTP??

Nuno
<p>Prov&eacute;rbio Portugu&ecirc;s: "Casa sem gato nem c&atilde;o &eacute; casa de velhaco ou ladr&atilde;o."</p>
Phedra
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: quinta nov 09, 2006 12:25 pm

quinta jun 05, 2008 6:02 pm

Mais uma vez obrigado Sr. Sílvio.

Quanto ao AmericaSever, acho que não é preciso uma resposta tão agressiva.
Que eu saiba o tempo de Salazar já era e posso fazer as perguntas que quero.

Aliás acho que se te preocupas assim tanto com o apuramento da raça., devias era estar contente por eu me estar aqui a aconselhar e não chegar a casa e fazer aquilo que me desse na cabeça... e o "espero bem que essa cruza não exista..." foi um bocado abusado demais não? Vais fazer o quê?? Dar-me um tautau se eu cruzar os cães?

Aliás não partilho a mesma opinião que tu em relação ao ZIP e aos papéis que os cães devem ter... Os meus cães não deixam de ser puros só por não terem uma porcaria de um papel...

Mas o importante era a discussão educativa que estava aqui a ter que nem tinha nada a ver com LOPs nem ZIPs nem nada do genero...

Por isso obrigado pelos conselhos Joper e Sr. Silvio (talvez um dia lhe compre uma Ventos Uivantes).
Floijdt
Membro
Mensagens: 94
Registado: segunda jan 27, 2003 4:12 pm
Localização: 4 Dobermanns
Contacto:

quinta jun 05, 2008 6:12 pm

Em relação ao ZTP (forma abreviada de uma palavra composta alemã que em Português quer dizer Prova de Aptidão à Reprodução) em Portugal não é necessário possuir para a reprodução. O mesmo já não acontece na Alemanha que além dessa prova os progenitores (ambos) terão também que ter um certificado de uma prova de Trabalho Desportivo mais conhecido por RCI.

Sílvio Pereira

www.oliverdosventosuivantes.weebly.com
Dobermann uma vez... Dobermann para sempre http://www.dobermann-pt.com/ccvl/
Joper
Membro Júnior
Mensagens: 48
Registado: sábado jun 12, 2004 12:17 pm

quinta jun 05, 2008 6:33 pm

Phedra
Se de facto se apegou a cachorra entao deve ficar com ela e dar-lhe a melhor qualidade de vida que possa.
Na minha opiniao devera tambem estereliza-la para evitar o risco de acontecer uma cruza "por acidente".

LMM
AmericaSever
Membro Veterano
Mensagens: 216
Registado: terça nov 06, 2007 8:15 am
Localização: Uma Boxer, 1 Dobermann

quinta jun 05, 2008 6:33 pm

Phedra Escreveu:Mais uma vez obrigado Sr. Sílvio.

Quanto ao AmericaSever, acho que não é preciso uma resposta tão agressiva.
Que eu saiba o tempo de Salazar já era e posso fazer as perguntas que quero.

Aliás acho que se te preocupas assim tanto com o apuramento da raça., devias era estar contente por eu me estar aqui a aconselhar e não chegar a casa e fazer aquilo que me desse na cabeça... e o "espero bem que essa cruza não exista..." foi um bocado abusado demais não? Vais fazer o quê?? Dar-me um tautau se eu cruzar os cães?

Aliás não partilho a mesma opinião que tu em relação ao ZIP e aos papéis que os cães devem ter... Os meus cães não deixam de ser puros só por não terem uma porcaria de um papel...

Mas o importante era a discussão educativa que estava aqui a ter que nem tinha nada a ver com LOPs nem ZIPs nem nada do genero...

Por isso obrigado pelos conselhos Joper e Sr. Silvio (talvez um dia lhe compre uma Ventos Uivantes).
O tempo de Salazar já passou graças a Deus, mas por ter passado não vamos viver sem regras e na anrquia! E eu não fui agressivo, tal como tu dizes que te podes expressar livermente eu também posso, ou não? E continuo a dizer que essa cruza não deveria existir!!

São mentalidades dessas que degeneram raças e produzem cães para futuros abandonos!

Desculpa mas é a minha opinião!!
<p>Prov&eacute;rbio Portugu&ecirc;s: "Casa sem gato nem c&atilde;o &eacute; casa de velhaco ou ladr&atilde;o."</p>
Phedra
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: quinta nov 09, 2006 12:25 pm

sexta jun 06, 2008 10:08 am

Desculpa lá AmericaSever mas o Sr. Silvio e o Joper expressaram ambos a sua opinião sem agressividade...

É claro que te podes expressar à vontade mas já reparei noutros tópicos que de vez em quando te excedes um pouco sem conheceres as pessoas de lado nenhum...

Para além disso acho que a minha mentalidade está correctissima, porque penso que quem produz cães para o abandono são as pessoas que nem se querem informar!!! Eu estou aqui a informar-me por causa disso mesmo!

E não acho que cruzar dois excelentes exemplares (não estou a falar da minha azul porque não a vou cruzar) só porque não tÊm uma porcaria dum papel, seja denegrir a raça...

Mas novamente é só a minha opinião e pelos vistos difere muito da tua...
Mas novamente estamos a desleixar outro tópico e embrulharmo-nos em discussões que nada têm a ver...

Vou esterelizá-la e dar-lhe a melhor qualidade de vida que possa e estive a falar com a minha vet e pode ser que com a devida prevenção que iremos iniciar assim que a fôr buscar, possamos diminuir um pouco a gravidade dos seus problemas!

Mais uma vez obrigado a todos, inculindo ao AmericaSever que apesar de tudo serve de "abre-olhos" :D
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jun 08, 2008 4:46 pm

Olá Phedra.

Ao ler este tópico e ao lembrar-me de um outro sobre criação (ou vontade de fazer criação) de chihuahuas, ocorre-me dizer-lhe que isso ainda é prematuro para si. A criação de cães não deve ser feita de ânimo leve e como já li da sua parte considerar reproduzir cães sem LOP ou cães com faltas graves como o caso da dobermann em questão neste tópico, penso que devia informar-se melhor sobre tudo o que a criação responsável envolve.
Criar por criar não. Criar para produzir animais fora do estalão ou sem raça definida não. Evidente que cada um de nós fará o que muito bem lhe aprouver com os seus animais...

Mencionaram o ZTP. A Phedra não concorda que só os animais que passem essa prova possam reproduzir. Pois eu acho que em Portugal devia ser como na Alemanha. Só assim se reduziria a quantidade de cães displásicos ou de temperamento instável e isso é válido tanto para os Dobermann como para tantas outras raças, PA, Rottweiler por exemplo. O estalão do Dobermann é deles, dos Alemães, bom seria que todos os Clubes de Raça regulassem a criação de exemplares como eles o fazem para a preservação da raça como ela deve ser.

Também diz que os seus cães são belos exemplares e que os papéis não interessam. Pois bem, acontece que esses "papéis", a genealogia dos animais, são a base da canicultura. Espero que não me responda com duas pedras na mão, estou a dar francamente a minha opinião sobre o tema, acho que de curiosos está a canicultura cheia e se vamos criar vamos tentar fazê-lo de forma minimamente correcta, ou seja, exemplares com LOP, testados e dentro do estalão da raça que para alguma coisa existe. :wink:

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Phedra
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: quinta nov 09, 2006 12:25 pm

domingo jun 08, 2008 10:32 pm

Claro que não lhe vou responder com duas pedras na mão!
Se eu não quisesse as vossas opiniões nao pedia.

E sim tem razão, pensei em criar chihuahuas mas por me informar devidamente achei que não estava minimamente preparada...

Por achar que não tenho condições nem estou minimamente preparada não vou criar nadinha, apesar das minhas duas grandes paixões serem chihuahuas e dobermanns e a sua criação...

Mas claro que tendo um casalinho, queria cruzá-los somente uma vez.
Ainda bem que me vim informar pois pelos vistos iria fazer uma grande besteira.

Por isso obrigado a todos pelos vossos comentários! :wink:
ALMIR77
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: domingo fev 21, 2010 8:20 pm

segunda mar 21, 2011 6:16 pm

Boa tarde Phedra... sou novato no ramo, mas já que tirei o dia pra passear por cá... bem o que posso contribuuir é em dizer, que tanto o "Floijdt", quanto o "AmericaSever", estão certos, porém, se a seu interesse não for por montar criação e sim, apenas um cão para companhia, tá ótimo, já vou no quinto doberman e aqui pelo Brasil, embora agente não siga os padrôes Europeus, mas sim o Americano, pelo menos em sua maioria, diria a você que, ame sua cadelinha e a faça feliz, o resto é por conta de quem realmente leva à sério como criador profissional!
Responder

Voltar para “Dobermann”