Transportes públicos

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

Responder
sasha09
Membro Veterano
Registado: quarta ago 26, 2009 2:55 pm

quarta ago 26, 2009 4:10 pm

Olá a todos,

Alguem me pode esclarecer se posso levar a minha Labradora em transportes publicos ? Ja vi varios caes no metro e comboio com os donos... em relaçao a isto ja ouvi dizer que é proibido, outros dizem ser permitido mas so com açaime... Posso ir com ela sem qualquer problema em transportes publicos ? tenho que pagar bilhete ?

Obrigado a todos,

Lambidelas da Sasha
pinxai
Membro
Registado: quarta set 06, 2006 4:23 pm

quarta ago 26, 2009 4:20 pm

Olá Sasha09,

Também tive dúvidas acerca do metro do porto, pois no website não diziam nada conclusivo. Enviei um email e a resposta que tive foi:

"Exma. Senhora XXXX,

Em resposta ao Vosso e-mail, que nos mereceu a melhor atenção, vimos por este meio informar que as cláusulas relativas ao transporte de animais no metro foram alteradas passando a ser:

………

2 - É permitido o transporte gratuito de animais de companhia, nomeadamente cães e gatos, desde que devidamente acompanhados, acondicionados, e sujeitos a meios de contenção que não lhes permitam morder ou causar danos ou prejuízos a pessoas, outros animais ou bens, e de maneira a não incomodar, perturbar, atemorizar ou por qualquer forma causar incómodo aos demais passageiros.

3 - Consideram-se devidamente acondicionados os cães sujeitos a meios de contenção adequados, nomeadamente contentores (caixa, jaula, gaiola ou outros), ou seguro com trela curta (no máximo até 1 metro de comprimento) que deve estar fixa a coleira ou a peitoral, tudo de material devidamente adequado e resistente, e com açaimo funcional colocado no focinho que iniba o animal de morder.

4 - Relativamente aos classificados por lei como “cães perigosos ou potencialmente perigosos”, como sendo o Cão de Fila Brasileiro, American Pit Bull Terrier, Dogue Argentino, Rotweiller, American Staffordshire Bull Terrier, Staffordshire Bull Terrier e Tosa Inu, ou cruzamentos derivados destas raças entre si ou outras, só é permitido o seu transporte gratuito nos veículos desde que, sem prejuízo do cumprimento do disposto nos números anteriores, se encontrem acompanhados de proprietário ou detentor com mais de 16 anos de idade.

…….

Permanecendo ao Vosso inteiro dispor, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,"

No comboio as condições são as mesmas mas não tenho a certeza se se paga.

Cumprimentos
sasha09
Membro Veterano

quarta ago 26, 2009 4:50 pm

Olá,

Obrigado pela resposta !

Pois é que nos comboios ha sempre revisor e tenho um pouco de receio de ter problemas... Eu ando sempre com o boletim de vacinas dela que está em ordem, ela tem microchip mas ela é tao meiguinha que ate me custa por lhe o açaime mas tem de ser ! Em Lisboa as condiçoes devem ser as mesmas ou estarei enganada ? Vou tentar pesquisar qualquer coisa no site da carris e/ou dos comboios.

Lambidelas da Sasha :)
sasha09
Membro Veterano

quarta ago 26, 2009 4:56 pm

Já tenho respostas !

Comboio:

que diz a CP:

“Os animais de companhia podem ser transportados nos comboios desde que não incomodem os restantes passageiros. Se o peso do animal for inferior a 5 kg o transporte é gratuito, caso o peso seja superior terá de pagar meio-bilhete.

O seu animal de companhia pode viajar consigo, desde que sejam asseguradas as condições higieno-sanitárias e que não ofereçam perigosidade nos termos previstos no Decreto-Lei n.º 312/2003, de 17 de Dezembro, na redacção que lhe foi dada pela Lei n.º 49/2007, de 31 de Agosto.

O transporte do animal é gratuito, desde que este esteja devidamente acondicionado em recipiente apropriado que possa ser carregado como volume de mão. O transporte de cães não acondicionados é permitido mediante o pagamento de meio bilhete. Nestas condições, o animal terá de ir devidamente açaimado, com trela, acompanhado do respectivo boletim de vacinas actualizado e da licença municipal. Para garantir o bem-estar e comodidade de todos os Clientes, os animais não podem ocupar lugar nos bancos.

Os cães de assistência acompanhantes de pessoas com deficiência são transportados gratuitamente

Cada passageiro poderá transportar apenas um animal de companhia.”

Metro:

“É permitido o transporte de animais de companhia nos comboios do ML, desde que devidamente acompanhados e acondicionados, de maneira a não incomodar, perturbar ou atemorizar os passageiros.
Consideram-se devidamente acondicionados os cães sujeitos a meios de contenção adequados, nomeadamente contentores (caixa, jaula, gaiola ou outros) ou açaimo funcional, neste caso, seguro com trela curta (até 1 metro de comprimento) que deve estar fixa a coleira ou a peitoral, tudo de material resistente.

Os deficientes visuais têm o direito a fazer-se acompanhar de cães-guia, os quais devem transportar de modo bem visível o distintivo passado por estabelecimento idóneo (nacional ou estrangeiro) que certifique o respectivo adestramento como cão-guia. Devem ainda possuir um cartão próprio passado pelo mesmo estabelecimento.

São também admitidos cães-guia em treino, nas mesmas condições, desde que acompanhados pelo respectivo tratador ou pela família de acolhimento que devem estar credenciados como tal.”

Resumindo: podemos levar sim :D no metro de borla desde que com açaime e trela no maximo com 1 metro de comprimento e comboio tem que se pagar meio bilhete e levar os nossos amigos nas mesmas condiçoes !

Muito Obrigado a todos,

AngeloBrito
Membro Júnior
Registado: sexta ago 14, 2009 11:04 am

quinta ago 27, 2009 4:50 pm

Se tivermos um cão rebelde, que ladre e formos de metro em hora de ponta basta tirarmos o ançaime por uns segundos e num instante ficamos com espaço à nossa volta... :twisted:
Há pessoas que esperam uma vida inteira por aquele dia especial, ignorando que esse dia é hoje.
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

quinta ago 27, 2009 6:01 pm

Ola!
Este tópico vem mm a propósito.Hoje saiu 1 pequena notícia no JN,na qual vem a falar sobre o Metro do Porto (se nao tou em erro) querer impedir o transporte de cães em hora de ponta.

Jocas caninas
sasha09
Membro Veterano

sexta ago 28, 2009 10:39 am

Dizem tambem que o cao tem de estar registado... por acaso a Sasha nao está, estou a aguardar que seja desparasitada... Será que para ela ir tenho de mostrar toda a identificaçao ao segurança? deve ser apenas ao revisor nao?

Nao percebo essa noticia... Pelo menos em Lisboa é muito mas muito raro ver caes no metro e em hora de ponta muito menos :)
pinxai
Membro

sexta ago 28, 2009 11:35 am

Mas registado na junta tem que estar todos, andem de metro ou não.
Agora daí a ter que se mostrar ao segurança não sei...até acho difícil eles saberem que um cão pode ir de metro, quanto mais saberem que tem que estar registado :lol:
sasha09
Membro Veterano

sexta ago 28, 2009 2:51 pm

* esterilizada (enganei me na minha resposta anterior)
Mkiko
Membro Veterano
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am

sexta ago 28, 2009 3:13 pm

pinxai Escreveu:...até acho difícil eles saberem que um cão pode ir de metro, quanto mais saberem que tem que estar registado :lol:
Neste país de burros salvam-se os inteligentes :roll: santa paciência para tanta prepotência :roll: enfim.........perolas
pinxai
Membro

sexta ago 28, 2009 3:21 pm

Mkiko,
não provoque nem seja infantil. Não lhe fica nada bem.
miakonis
Registado: sábado mai 30, 2009 12:13 am

sexta ago 28, 2009 7:33 pm

Ola a todos,

e por acaso sabem como funciona o transporte de caes nos autocarros da carris?...

è que segundo me informei essa lei que voces mostram ( DL 58/2008 de 26 de Março.), relativa ao comboio e ao metro , diz respeito aos transportes que andam em caminhos de ferro...:(
sasha09
Membro Veterano

sábado ago 29, 2009 11:08 am

Olá,

eu nao tenho a certeza mas segundo um colega meu, quanto ao bus da carris só é permitido gatos e caes de pequeno porte desde que sejam levados em transportadoras. Quanto a animais de grande porte nao sei mesmo. E também nunca vi nenhum, apenas gatos ou caes pequenos.

PS: Cheguei a levar a Sasha ao colo dentro do autocarros e ninguem me disse nada, ate me deram lugar, foi engraçado toda a gente a admira-la :D agora pena porque ao colo ja nao dá lol
macha90
Registado: quinta jul 17, 2008 12:52 am

domingo set 13, 2009 12:40 am

Já pesquisei tudo k é sitio...e não encontro resposta

Eu muito em breve vou para a universidade, e desejo levar o meu Lyoha (APBT) comigo, visto que nao tenho quem tome conta dele durante a semana, vou fazer a viagem de comboio (CP), e queria saber se é possivel ? visto ser um PP

agradecida
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

domingo set 13, 2009 9:39 am

Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”