a minha nova cadelinha

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

Responder
katmycat
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: quinta dez 03, 2009 11:15 am

quinta dez 03, 2009 11:31 am

Olá bom dia. Este é o meu primeiro post neste forum, vou adquirir uma labradora preta de quase 4 meses no próximo sábado e pela que já li neste forum apercebi-me que há muitos donos e criadores de labradores que poderão ajudar-me a tirar umas simples duvidas, pois terão muita mais experiência do que eu.

Este é o meu primeiro cão, embora não seja o meu primeiro animal pois já tenho uma gata de 6 anos.

Já visitei o criador para conhecer a cachorra e tambem já conheci a mãe da cachorra e um irmão da ninhada anterior.Observei o comportamento dos três e segundo o que venho vindo a ler, os três têm um comportamento bastante equilibrado e caracteristico da raça. Além disso, os três tinham o pêlo muito lustroso e brilhante e pareciam de boa saúde.

As minhas dúvidas são:
1- será que aos 4 meses a cadelinha vai-se adaptar bem a uma nova famila e nova casa?
2- o criador já lhe deu um nome mas eu queria escolher outro nome, será que a cadela vai responder ao novo nome?
3- a cachorra ainda dorme com a mae no canil do criador, como posso diminuir a sentimento de separaçao quando ela vier para minha casa (vai dormir na cozinha sozinha)?
4- a cadelinha já tem as três vacinas e tres desparasitaçoes, o reforço é só daki a 6 meses, ela já pode passear na rua?

Desculpem o "testamento" mas como esta cadela já é desejada á mt tempo estou um pouco ansiosa :)

Obrigada por qualquer dica
Moinhodoceu
Membro Veterano
Mensagens: 398
Registado: sexta mar 20, 2009 10:44 am

quinta dez 03, 2009 11:59 am

Olá bom dia,

Um cão de 4 meses adapta-se muito bem a uma casa nova a uma familia nova, até mais velhos. Foi para minha casa agora uma cachorra Parson com quase 1 ano e está completamente ambientada.
Em relação ao nome pode sempre tentar começar a chamá-la pelo novo nome, ela vai começar a entender aos poucos.
Tem que ter a noção que as primeiras noites vão ser complicadas, ela vai chorar, mas vai acabar por saber que na cozinha é o seu sitio e acaba por se habituar.
Se a cachorra já tem as 3 vacinas já pode sair à rua à vontade, aos 6 meses não é reforço de vacinas mas sim a vacina da raiva.
Espero ter esclarecido.

Teresa
katmycat
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: quinta dez 03, 2009 11:15 am

quinta dez 03, 2009 12:26 pm

Obrigada pelo esclarecimento.

Também tenho receio da interacção entre a minha gata e a cadelinha. A minha gata já tem 6 anos e sempre foi o único animal em minha casa, era tudo dela. Agora, embora viva numa moradia com jardim, vão ter de partilhar o espaço entre as duas. Além disso a minha gata como está sempre em casa nunca interage com outros animais e por isso tornou-se mais assustadiça sempre que vê (a partir da janela) outro animal, seja cão ou gato.

Por acaso nunca teve nenhuma situação semelhante com os seus animais?
Moinhodoceu
Membro Veterano
Mensagens: 398
Registado: sexta mar 20, 2009 10:44 am

quinta dez 03, 2009 5:02 pm

Olá,

Eu tenho um gato que se dá óptimamente com as cadelas, aliás à noite o sofá grande da sala é da Golden, da Labrador e do gato. No entanto se as cadelas andarem no jardim e se o virem e correrem atrás dele ele foge como é natural, correm atrás dele não para lhe fazer mal mas porque querem brincar e como são muitas ele tem medo.
A cachorra que chegou lá a casa no sabado é uma cachorra terrivel para gatos basta dizer que é uma terrier, mas o meu gato já a colocou na linha e ela aprendeu rápido, hoje à hora de almoço passava por ele mas não lhe fazia festas nenhumas, por isso já sei que não se vão dar mal, antes pelo contrário vão-se ignorar mutuamente :D
Tweenie
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

quinta dez 03, 2009 6:58 pm

Olá!
A Teresa já respondeu e bem a maioria das dúvidas :)
Só vou dar a minha experiência entre gata e cadela.Quando adquiri a Kyara (cadela lab) com 2 meses e meio na altura (hoje com 1 ano e 3 meses), já tinha a Tweenie (gata) comigo desde que nasceu e tinha 7 anos. Ao vê-la entrar,foi do tipo: "Que raio é isto? O quê,foste buscar isto?Pensei que ias buscar frango churrasco?"...lol...ao longo dos dias,meses,digamos que continua a sentir e ser a rainha da casa.Dou-lhe a ração primeiro,as festas e mimos são divididos.A Kyara apoderou-se de tudo,menos da parte de dormir na minha cama.Nao dorme.Só a Tweenie ficou com essa mordomia para sentir que será sempre querida. Convivência? É engraçado.É do estilo ordem do tribunal: a Tweenie declarou que se a cadela se mantiver a um minímo de distãncia razoável,tudo certo.A maioria do tempo,a gata ignora a cadela.A cadela já é do estilo: corre atrás,dá-lhe o speed e persegue-a,leva-lhe a bola e os brinquedos para brincar; se deixar a gata a passear no jardim de casa,a cadela corre atrás e quer fazer com que a gata volte para casa.A Tweenie foge claro.Dentro de casa,dá-lhe patadas,mas sempre no ar,nao mesmo para atingir,só para dizer deixa-me em paz! Se eu dizer: Tweenie,vê lá,nao faças mal (isto porque se a gata nao lhe ligar,a Kyara choraminga), a gata desiste de dar patadas e vai embora po bordo de uma janela ou po andar de cima da casa.lol...Ainda não é o grande amor de dormir juntos,mas a cadela gosta da gata e a gata suporta razoavelmente a cadela.Esta é a experiência de um ano já de convivência entre as duas :)

Jocas caninas
katmycat
Membro Júnior
Mensagens: 15
Registado: quinta dez 03, 2009 11:15 am

quinta dez 03, 2009 9:33 pm

olá

Obrigada por partilhar a sua experiência. Estou bastante curiosa para ver o encontro entre as duas..espero que corra tudo pelo melhor como aconteceu consigo. Li aki no forum que primeiro deve-se dar a conhecer o cheiro uma da outra antes da apresentação presencial, espero que isto ajude a acalmar os nervos da minha gata (ela é mt medrosa) :)
Moinhodoceu
Membro Veterano
Mensagens: 398
Registado: sexta mar 20, 2009 10:44 am

sexta dez 04, 2009 9:55 am

Olá,

O meu gato foi habituado desde pequeno a cães e com a golden e a labrador dá-se muito bem, é claro que como bom gato rafeiro que é mantém-as sempre à distância estipulada, excepto na hora de dormir que é como eu disse, dormem os 3 no sofá.
Em relação a dormir toda a noite ele prefere dormir na cama da minha filha mais velha, a Golden dorme comigo em cima da cama e a Labrador dorme na cama dela ao lado da minha cama.
Lá em casa está assim distribuido, agora vou ter que alterar tudo isto e tentar ver se a Suky se porta bem dentro de casa, ela a partir do Natal vai ter que ficar em casa. Eu nunca fiz apresentação nenhuma especial entre o gato e os novos cães que vão lá para casa, apesar de estar sempre com atenção.
Como disse no sabado passado foi lá para casa uma nova cachorra, quase com um ano e de uma raça que não gosta muito de gatos, aconcelham mesmo a estarmos atentos ao relacionamento deles, quando ela chegou a casa o gato estava lá e ela fez-lhe uma festa enorme, mas ele entendeu que havia de a colocar no lugar dela de recém chegada, resultado ao fim de quase uma semana toleram-se ela passa por ele e não lhe liga e ele simplesmente não foge dela :wink:

bjs

Teresa
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”