O PROBLEMA
Esta situação tem a ver especialmente com o parque das Conchas no Lumiar (Lisboa) que foi renovado há pouco tempo, mas o problema acho que se pode reportar a todos os parques em Portugal. Agora que o parque tem outras condições surgiu também a regra de todos os cachorros terem que andar com trela. Que todos andem com trela tudo bem, mas é penoso para os nossos cachorros não usufuirem do espaço verde, sendo obrigados a permanecer presos. Por um lado não podem correr, não podem interagir com outros cachorros e muitos cães têm tendencia a puxar a trela o que torna o passeio mau para os donos também.
A SOLUÇÃO
Estive há menos de um mês em Nova Iorque. Todos os parques obrigam a que os donos tragam os cães com trela, mas há uma GRANDE diferença. Em todos os parques, sem excepção, existem DOG RUNS.

Os dog runs são espaços vedados dentro dos parques, onde os donos podem soltar os cães. Os espaços têm regras bem definidas, como podem ver neste link:
http://www.nycgovparks.org/sub_things_t ... _runs.html
Parece-me que esta seria a melhor solução, e é pena que no caso do parque das Conchas que já era um parque muito utilizado para passear os animais, não tenham sequer pensado numa solução para isto.
O QUE PODEMOS FAZER
Se alguém aqui da zona estiver de acordo, eu estava a pensar entregar junto da CML uma petição a pedir este tipo de infra-estruturas, até porque vai suceder o mesmo na Quinta dos Lilazes mesmo ao lado e qualquer dia não há locais para passearmos os cachorros. E nem sequer são caras, é apenas uma vedação e um portão!!! Os interessados em participar que digam qq coisa, temos o direito e o dever de influenciar o nosso espaço!

Ou então começamos a fazer como vi no outro dia, um senhor com um cordel com quase 50 metros e lá andava o cachorro todo contente a correr...

Um abraço,
Luis