Os parques e as trelas - DOG RUN

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

Responder
laisidoro
Membro
Registado: terça nov 23, 2004 1:03 am

sábado ago 25, 2001 10:42 pm

Bom dia a todos

O PROBLEMA

Esta situação tem a ver especialmente com o parque das Conchas no Lumiar (Lisboa) que foi renovado há pouco tempo, mas o problema acho que se pode reportar a todos os parques em Portugal. Agora que o parque tem outras condições surgiu também a regra de todos os cachorros terem que andar com trela. Que todos andem com trela tudo bem, mas é penoso para os nossos cachorros não usufuirem do espaço verde, sendo obrigados a permanecer presos. Por um lado não podem correr, não podem interagir com outros cachorros e muitos cães têm tendencia a puxar a trela o que torna o passeio mau para os donos também.

A SOLUÇÃO

Estive há menos de um mês em Nova Iorque. Todos os parques obrigam a que os donos tragam os cães com trela, mas há uma GRANDE diferença. Em todos os parques, sem excepção, existem DOG RUNS.

Imagem

Imagem

Imagem

Os dog runs são espaços vedados dentro dos parques, onde os donos podem soltar os cães. Os espaços têm regras bem definidas, como podem ver neste link:

http://www.nycgovparks.org/sub_things_t ... _runs.html

Parece-me que esta seria a melhor solução, e é pena que no caso do parque das Conchas que já era um parque muito utilizado para passear os animais, não tenham sequer pensado numa solução para isto.

O QUE PODEMOS FAZER

Se alguém aqui da zona estiver de acordo, eu estava a pensar entregar junto da CML uma petição a pedir este tipo de infra-estruturas, até porque vai suceder o mesmo na Quinta dos Lilazes mesmo ao lado e qualquer dia não há locais para passearmos os cachorros. E nem sequer são caras, é apenas uma vedação e um portão!!! Os interessados em participar que digam qq coisa, temos o direito e o dever de influenciar o nosso espaço! :)

Ou então começamos a fazer como vi no outro dia, um senhor com um cordel com quase 50 metros e lá andava o cachorro todo contente a correr... :D

Um abraço,

Luis
CONCHAM
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 2:39 pm

terça jan 19, 2010 5:09 pm

EXCELENTE IDEIA! :wink:
sasha09
Membro Veterano
Registado: quarta ago 26, 2009 2:55 pm

terça jan 19, 2010 6:00 pm

ADOREI :D :D
Saudações da J & Isaac
sasha09
Membro Veterano

terça jan 19, 2010 6:09 pm

Eu nunca fui com os meus p Quinta das Conchas e por acaso tenho um ENORME problema porque quando o Isaac sabe que vai correr (conhece o jardim ou assim) puxa-me imenso, a sério, podem nao acreditar mas ele parece um touro! Essa ideia seria muito boa e melhor ainda era se se pudesse aplicar a todos os parques.

Nao se viram ontem pelas 14h um debate acerca da nova lei em relaçao aos PP's mas referiram uma coisa que desconhecia: ha varias CM que durante um determinado intervalo de tempo nos dias X permite num local apropriado os caes andarem sem trela, tem praticamente o mesmo efeito que as dog runs. Uma coisa a ter em atençao... Terá que existir regras. Nao acho justo que andem a solta por exemplo cadelas com o cio, ou caes nao sociaveis, o dono deve andar com o seu melhor amigo saco do lixo caso tenha que o alimentar etc. Agora se me disserem "Joana mas mesmo que esteja la uma tabuleta com as regras todas, ha sempre alguem que naoas respeita" Okay tudo bem, acredito e é o certo mas tem de existir qualquer coisa ESCRITA e aceite para que caso ocorra algum problema, termos a tabuleta como prova de que fulano tal transgrediu as normas.
Saudações da J & Isaac
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

terça jan 19, 2010 9:25 pm

Concordo com a Sasha-joana :)
Ai o Isaac puxa como um touro...lol...pois,é mm o par perfeito da Kyara porque a minha mae sempre fala que nós não temos uma cadela,mas uma vaca: ela puxa, ela deita-se às vezes no sofa ou poltrona feita bruta,vem às vezes pa cima de nós tipo destrembelhada,ressona e às vezes roça-se contra as paredes e faz MUuummmm...lolololol

só visto :p

Esses parques seriam muito fixe. Quel tal implantar por todo o lado em vez de só em Lisboa?

Jocas caninas
abelipe
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2008 9:14 am

terça jan 19, 2010 10:03 pm

esses parques sao uma excelente ideia! temo que nao passem aqui deste topico :(

Sinceramente quando vou para o parque da cidade infrigo as leis claro.Nao ia andar com a Luana 2 ou 3 h com ela presa com milhares de m2 de relva. Se eu podia andar com ela no parque sem infringir as regras?podia mas nao era a mesma coisa!!! :)
sasha09
Membro Veterano

quarta jan 20, 2010 11:48 am

Abelipe LOOOL :lol: mas pensemos positivo! Certamente ira demorar um tempito mas se ficarmos de braços cruzados é que nao fazemos nada!

Tweenie eu disse todos os parques :D Claro so apenas em cujas dimensoes sao propicias. Mas sinceramente acho prioritario nas zonas de grande movimento (nao estou a falar so de Lisboa e Porto mas sim onde ha mais movimentaçao e zonas que tem poucas areas livres em que seja possivel os caes correrem), eu por exemplo tenho imensas dificuldades (daí ter criado o topico dos sitios giros a ver se descobria mais uns tantos eheh)

Ai a Kyara tambem muge?? Ai que gado que para aqui vai ! Pois o Isaac tambem :lol:
Saudações da J & Isaac
ultra95
Membro Veterano
Registado: terça mar 29, 2005 9:01 am
Contacto:

quarta jan 20, 2010 3:12 pm

Sinceramente, não me parece também que isto alguma vez passe do papel...

Eu não tenho problemas para passear o meu moscãoteiro, felizmente ainda vivo num local onde existe mto monte pra ele correr à vontade, mas qd o levo ao rio, à praia ou mm ao parque da cidade, procuro que ele use sempre a trela para não incomodar ninguém, pq eu sei o que é ter panico de cães, infelizmente tenho isso na familia :evil:
<p><strong></strong></p>
<p><strong>Vitor Teixeira </strong></p>
<p><strong>Nem Santo, nem criminoso, apenas Ultra!!!</strong></p>
sasha09
Membro Veterano

quarta jan 20, 2010 3:18 pm

Sim será dificil mas com a grande vontade de todos podemos tentar fazer qualquer coisa. Quando vou visitar à minha avó à Azueira (Vila relativamente perto de Torres Vedras) deixo o Isaac e a Sasha lá à vontade... tem imensos terrenos onde podem correr à vontade sem incomodarem ninguem. Mas diariamente cá em Lisboa é complicado, tenho que ir para Belém à noite quando nao à movimentaçao, enfim... A ideia dos parques era muito boa se resultasse :)
Saudações da J & Isaac
MrWoofWoof
Membro Veterano
Registado: segunda dez 14, 2009 8:31 pm
Localização: Rufus (Cão SRD), Farra (Periquito Australiano) e Alga(zarra) (Tartaruga de Faces Rosadas)

terça abr 20, 2010 11:08 pm

Não acho uma excelente ideia, acho uma ideia supra-necessária e tão normal que já deveria ter sido aplicada em terras Lusitanas. Nomeadamente, nos grandes centros urbanos.

Obrigado CasadelMar! :D

Isto seria um bom abaixo-assinado! :D
Centros urbanos de X população/km2 serem obrigados a construir um espaço destes, mas não lhes convém, não lhes convém. :roll:
<p>"o contr&aacute;rio de estar vivo, &eacute; estar morto" de Fil&oacute;sofa e Pensadora cont&ecirc;mporanea Lili Cane&ccedil;as.</p>
<p>VOTA na causa: QUEREMOS PLANTAS NA ARCA! http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=78489</p>
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”