O meu cão come as próprias fezes

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

Responder
KIKO2010
Membro Júnior
Registado: sábado fev 27, 2010 9:44 am

sábado fev 27, 2010 9:57 am

Bom dia a todos. O meu nome É Pedro Alves e descobri este site que estou a gostar imenso de pesquisar. A razão para o meu contacto é um pedido de ajuda: tenho um retriver de labrador com 2 meses e meio e esta semana dei com o Kiko a comer as próprias fezes. tive já oportunidade de perguntar a amigos que têm caes e todos me dizem que é normal. Será? Gostaria de receber alguma dica de como evitar que o Kiko coma as próprias fezes.
Obrigado
abelipe
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2008 9:14 am

sábado fev 27, 2010 11:49 am

Ola...
Podem ser inumeros factores mas aconselhava-o a fazer uma pesquisa. O nome que se da a isso e copofragia
Pausanias
Membro Veterano
Registado: quarta dez 23, 2009 11:15 pm

sábado fev 27, 2010 11:53 am

As razões podem ser comportamentais ou fisológicas...pergunte a um vbeterinario
  "It is wiser to find out than to suppose" Mark Twain
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

sábado fev 27, 2010 11:56 am

Olá!
Veja este tópico sobre coprofagia:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=75563
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

sábado fev 27, 2010 12:17 pm

Olá!
Nao sei porque,mas nao concordo em dizer já que o cao tem coprofagia.Se o animal faz isso umas 3 vezes,é logo coprofagia.Pelo que tenho lido da coprofagia,é algo que ainda dura um tempo e tem as suas soluçoes claro para resolver essa situaçao.

Mas bom,vamos ao tópico em si.Olá Pedro!
A Kyara também fez isso quando tinha 4 meses,falei com o vet e como a nível de raçao e físico estava tudo bem.Percebemos que ela fazia isso para brincar ou enquanto esperava que eu a fosse buscar de manha na sala dela,porque de dia quando fazia as necessidades,nao as comia,nem sequer lhe tocava.De manha (6h),quando eu a ia buscar a sala dela,onde dormia,tinha feito as necessidades no jornal,claro,e eu notava que ela tinha mexido nas fezes.Na altura em que falei com o vet,ele deu-me uma sugestão: dar-lhe o jantar mais tarde (eu dava as 18h,passei a dar as 20h) e depois ir com ela a rua (nessa altura ja tinha o plano de vacinaçao,tudo certo) antes de a ir deitar. Foi certinho :) Até ficou higienica cedo e nao comeu mais as fezes. Ainda calhou as vezes fazer as necessidades no jornal da sala dela até aos 7 meses,mas nao tocou mais nas fezes.
Fale com o seu vet para ele observar o cao e lhe dar sugestões :)

Jocas caninas
KIKO2010
Membro Júnior

sábado fev 27, 2010 1:27 pm

Quero agradecer as sugestões recebidas e prometo mais logo quando voltar a casa ler tudo direitinho e tentar perceber. O meu Kiko hoje está um bocadinho doente...ontem tive de ir com ele a noite ao hospital do Restelo. Vomitou 3 vezes em casa e começou de diarreia. Hoje já está um pouco melhor mas ainda nao a 100%.
Tweenie
Membro Veterano

sábado fev 27, 2010 6:09 pm

:/
E que falaram os vets?

Eles costumam comer tudo o que apanham,até lamber o chao... Deve ter comido algo que lhe fez mal...ou foram as próprias fezes :/
Se ele vomitou 3 vezes, suponho que os vets lhe vao dizer para nao dar de comer nem de beber hoje e amanha de manha começar com um pouco de agua,e se nao tiver vomitado durante a noite,um pouquito de raçao.Bom, isso foi o que me dizeram quando a Kyara vomitou uma vez.

As melhoras para o seu Kiko.

Jocas caninas
KIKO2010
Membro Júnior

sábado fev 27, 2010 7:13 pm

Olá ,

Foi mesmo isso que o Vet.sugeriu. Hj de manhã bebu um pouco de água e como não vomitou o medico diz k lhe podia dar de comer. receitou a intestinal da Royal. Correu tudo bem até agora. Comeu ao almoço e tb tudo ok e agora vai comer as 22h. Ja começa a estar mais mexido e a pedir brincadeira. Vamos ver..continuo a dar noticias. Obrigado pelas dicas.
KIKO2010
Membro Júnior

sábado fev 27, 2010 11:40 pm

O Kiko caminha para ficar bom. Vai continuar com a ração nova, a tal INTESTINAL k o vet. recomendou. Tenho ainda alguma dúvidas sobre o KIKO...se me puderam ajudar agradeço: com k regularidade pode tomar banho? Sobre a questão de escovar o que me podem ajudar? Há alguma escova xpto? Obrigado
sasha09
Membro Veterano
Registado: quarta ago 26, 2009 2:55 pm

domingo fev 28, 2010 1:30 am

Os banhos convem apenas dar quando o boletim de vacinas estiver completo... atençao a enxugar bem as orelhas. Quanto à escova tem a furminator e pode escova-lo regularmente. Com jeito !
Saudações da J & Isaac
Tweenie
Membro Veterano

domingo fev 28, 2010 11:25 am

Apoio a sugestão da Sasha. Mas enquanto nao tem o boletim de vacinas completo, pode sempre comprar dodots para cão (ver se dá para cachorro, costuma haver à venda nos vets e o preço ronda os 5€,mas da para muito tempo).

A escova enquanto for cachorro, usaria uma normal. A partir dos 6 meses,apoio e penso que poderia usar a Furminator :)

Jocas caninas
KIKO2010
Membro Júnior

domingo fev 28, 2010 1:17 pm

Obrigado pelas dicas. Essa escova xpto chamada de furminator onde a posso encontrar? Posso escovar o Kiko de quanto em quanto tempo??
Tweenie
Membro Veterano

domingo fev 28, 2010 2:42 pm

Bom,se fizer uma pesquisa no google tem lojas online. Depois acho que há 2/3 lojas em Lisboa que vendem. Mas aí são caras acima dos 50€. Porque tem de ser tamanho L, tendo em conta que labrador é raça grande.
Daí, a maioria das pessoas compra via Ebay. Mas pergunte ao forista Qazzam,eu acho que era ele que ia mandar vir uma por menos de 30€,é questão de lhe perguntar.

Bom,sendo o seu cao ainda cachorro, eu nao escovava já com a Furminator ou ainda nao muitas vezes. A Kyara tem 1 ano e meio. Em alturas de mudança de casaco,escovo-a 2 X por semana. Sem ser nessas alturas, de momento, escovo-a uma vez por semana :)

Jocas caninas
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”