sábado out 23, 2010 7:29 pm
Boa noite.
Sou utilizador do fórum faz muito tempo, mas infelizmente a vida nem sempre nos permite participar activamente, coisa que comigo faz muito tempo que não tenho tido essa possibilidade.
De qualquer forma, recorro ao fórum para saber experiências, e aproveito agora para expor o problema do Simão.
O meu labrador tem actualmente 5 anos e 9 meses, à coisa de 4 meses atrás, uma das patas da frente começou a aparecer uma "ferida" que em coisa de 1 a 2 dias passou a ter 10cm de diâmetro e ele estava sempre a lamber e cada vez a ficar pior e a pata a inchar e a perder sangue (de tanto lamber) e consequentemente dificuldade em andar.
Chamamos de urgência o veterinário cá a casa (é o vet que o acompanha desde os 4 meses de idade), e o mesmo diagnosticou uma dermatite crónica (aliás, referiu que infelizmente é um problema comum na raça), levou uma injecção de um corticoide, medicou-lhe um antibiótico, um spray anti-séptico, em complemento o uso de halibut em pomada alternadamente com o spray, e por fim o funil, que ao fim de 3 semanas estaria em condições de o retirar mas que provavelmente iria ser um problema que o irá acompanhar para o resto da vida, e que a única solução é esta.
Ora, tudo bem se fosse ocasionalmente, o que acontece é que de 3 semanas ele ficou 3 meses com o funil, sempre que tentávamos tirar ia de imediato lamber a pata, voltávamos a colocar o funil, e assim andou até à coisa de 15 dias.
Depois de muito halibut, o pelo começou a crescer onde já o veterinário dizia que era quase impossível, ficou tudo tapado com pelo, resolvemos tirar de vez o funil, e, em 2 dias, voltou tudo ao ponto inicial, desapareceu o pelo, estava tudo à mostra, uma bola com tendência a alastrar e ele não pára de lamber.
A pata ontem começou a inchar de novo, já começa a mancar, chamamos de novo o Vet e ele diz que não há muito a fazer senão repetir de novo o processo, mas nós desta feita não aceitamos por uns dias, queremos saber outras opiniões, porque ele esteve estes 3 meses e pouco com o funil, tivemos imenso trabalho na recuperação dele, e em poucos dias voltou tudo ao ponto inicial, com a agravante que nos dizem que há casos que acabam por ser tão drásticos que não há solução para o animal senão o sofrimento.
Alguém já passou pelo mesmo? Têm conhecimento de outras formas para tentar recuperar? Toda a informação é bem vinda.