eu sou doida por cães e sempre tive rafeirinhos, mas ao mesmo tempo sempre existiram algumas raças que me chamaram a atenção (mais pelas caracteristicas comportamentais sou honesta) pelo que sempre pesquisei muito. depois de muito ler e aprender penso que o labrador é um excelente compromisso e vai de encontro ao que pretendo

a unica coisa que me assusta é mesmo a elevadissima probabilidade de desenvolverem problemas de saude devido à consaguinidade que existe na raça, mas será dificil fugir a isso seja qual for a raça penso eu...
dito isto, e dado que pretendo um dia, quando reunir as condiçoes necessarias, adquirir um labrador vinha tirar algumas dúvidas a quem já passou pela experiência em 1ª mão

antes demais gostava de saber o que pensam em relação às doenças tipicas da raça? são assim tão comuns? alguem tem, por exemplo, cães filhos de pais com grau de displasia A e que tenham vindo a ter problemas ainda assim?
depois, e falando sinceramente, a informação que se consegue na net sobre os criadores é para mim bastante escassa e não responde à grande maioria das questões

desculpem a cascata de perguntas!!! é que como ainda não tenho condições para ter outro animal não acho que deva para já andar a melgar os criadores (estou errada?) e, por isso, se me puderem dar umas luzes agradecia muito!!!
só uma ultima perguntinha...como sempre tive rafeiros a única coisa de que não tenho mesmo noção é dos preços dos cachorros. nas lojas rondam os 350€-400€ mas nenhum criador que se preze coloca os seus animais nessa situação! assim sendo, um criador que forneça pelo menos os testes de displasia da anca e cotovelo, garantia, factura, registo no LOP e cujos cães estejam devidamente vacinados e desparasitados poderá levar quanto por cachorro? (só uma média, não preciso de valores certinhos

Muito obrigado pela atenção!!! e desculpem o testamento

já agora, se alguém tiver conhecimento de criadores portugueses que forneçam todas as informações acima referidas e sejam daqueles verdadeiramente interessados em arranjar boas familias para os seus cães, procurando esclarecer toda e qualquer dúvida aos futuros donos agradecia imenso que pudesse enviar os contactos e/ou nomes por mp! certamente ajudaria a melhor direccionar a minha pesquisa

mais uma vez peço desculpa pelo testamento e agradeço toda a atenção dispensada!