Transporte e animais

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

Responder
MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

quinta fev 19, 2004 5:18 pm

O prometido é devido e cá se segue a tal colagem sobre o transporte da bicharada ;)

Bjs :p

Foi elaborado o relatório final relativo à petição "Os Animais NÃO são Bagagem".

A transcrição do relatório encontra-se no endereço http://www.pelosanimais.com/peticao/, de seguida transcreve-se apenas parte do mesmo:

(...)

Com efeito, o Decreto-Lei n.º 315/2003, de 17 de Dezembro, veio alterar o Decreto-Lei n.º 276/2001, de 17 de Outubro, que estabelece as normas legais tendentes a pôr em aplicação em Portugal a Convenção Europeia para a protecção dos Animais de Companhia, e dispor no n.º 3 do artigo 10.º o seguinte:

"3 – Sem prejuízo do disposto nos n.ºs 1 e 2 e em cumprimento do disposto no artigo 7.º da Lei n.º 92/95, de 12 de Setembro, a deslocação de animais de companhia, nomeadamente cães e gatos, em transportes públicos não pode ser recusada, desde que os mesmos sejam devidamente acompanhados, acondicionados e sujeitos a meios de contenção que não lhes permitam morder ou causar danos ou prejuízos a pessoas, outros animais e bens, de acordo com as condições e normas técnicas a estabelecer por portaria conjunta dos Ministros da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas e das Obras públicas, Transportes e Habitação".

Então, concluindo, sem dúvida que a questão em apreço conhece agora, por um lado, uma nova Regulamentação e, por outro, um regime de contra-ordenações para a recusa de Transporte de Animais de Companhia em Transportes Públicos, a qual é punível pelo director-geral de Veterinária com coima cujo montante mínimo é e 25 € e o máximo de 3740 €, segundo a alínea l) do n.º 1 do artigo 68.º do Decreto-Lei n.º 276/2001 de 17 de Outubro.

Neste sentido, parece ao relator que a Petição n.º 19/IX/1.ª, agora em análise, encontrou resposta nas modificações incluídas na Legislação apropriada, razão porque se acredita terem os Subscritores da mesma razões para verem satisfeita a sua pretensão.

(...)

As alterações agora introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 315/2003, de 17 de Dezembro, ao Decreto-Lei n.º 276/2001 de 17 de Outubro, e as condições técnicas para o transporte dos animais de companhia, a estabelecer pelos Ministros da Agriculta, Desenvolvimento Rural e Pescas e das Obras públicas, Transportes e Habitação (que idealmente proibirão de forma expressa o transporte em porta-bagagens), representam sem dúvida um passo muito importante na garantia das condições de dignidade no transporte de animais de companhia em autocarros; na medida em que tornam claro que esse transporte não pode ser recusado a não ser quando os animais não se apresentem em condições e devidamente acompanhados, e porque prevê a aplicação de multas quando exista uma recusa do transporte sem motivo válido.

Obrigado a todos os que subscreveram a petição. Com os melhores cumprimentos,

Miguel Saturnino
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

quinta fev 19, 2004 5:25 pm

Uma vez, quando ia no Expresso para o Alentejo, puseram um cachorro de poucos meses juntamente com a restante bagagem, na parte de baixo do autocarro. O pobre animal não parava de chorar e, depois de chatearmos o condutor do autocarro até à quinta geração, conseguimos que o bichinho fizesse o resto da viagem cá em cima, na sua transportadora, ao pé dos passageiros.
Desde quando é que um cão é uma mala, para ser atirado assim para a bagageira?

E para quando está prevista esta nova legislação?
MagaPatalogika
Membro Veterano

quinta fev 19, 2004 6:27 pm

marta_vasques Escreveu: Uma vez, quando ia no Expresso para o Alentejo, puseram um cachorro de poucos meses juntamente com a restante bagagem, na parte de baixo do autocarro. O pobre animal não parava de chorar e, depois de chatearmos o condutor do autocarro até à quinta geração, conseguimos que o bichinho fizesse o resto da viagem cá em cima, na sua transportadora, ao pé dos passageiros.

A sério??? :o:o:o
ai que eu não posso :x:x:x
Segurem-me senão vou-me a eles!!!! :x:x:x
anormais!!! :evil: :evil: :evil: rsssssssssssssssss
liliac
Membro
Registado: terça dez 09, 2003 12:21 pm

quinta fev 19, 2004 6:42 pm

Pois é verdade... para o alentejo é o mais problemático, porque para ir de comboio tens de passar de barco, apanhar o comboio no barreiro, mudar em casabranca, automotora até X, etc... ou seja, uma aventura a evitar.
Tenho uns amigos em Évora que já não vejo desde que tenho a joaninha... são opções!
:| :| :|
liliac
Membro
Registado: terça dez 09, 2003 12:21 pm

quinta fev 19, 2004 6:48 pm

claro que a joana sempre foi habituada a andar de transportes, com o devido açaime, por sinal tão discreto que nos interpelam sempre a dizer -o cão tem de ter açaime ... oh! tem... desculpe!
A ela não lhe faz muita diferença, mas nós gostamos bem mais de a ver confortável na mala do carro, a olhar para os carros de trás e de preferência com a amiga gia (que lhe aguenta as diabruras)... mas nem tudo é perfeito!
O facto é que não deixamos de ir passear a matas, campos ou praias por não ter carro!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta fev 19, 2004 7:22 pm

Como já expliquei noutro lado, neste momento só existe a lei.
Falta a portaria que vai regulamentar em que condições e aonde o animal pode ser transportado.
É que há muitos transportes públicos - desde o táxi ao comboio, passando pelo metro, autocarros, camionetes, etc. e muitos animais de estimação a considerar (temos de concordar que não é o mesmo um gatinho ou um mastim napolitano...).
Mas, penso eu de que, se o cão fôr de trela e açaime, não vejo onde possa estar o problema...
Enfim, são estes os factos.
Só com a portaria é que a lei fica completa.
Espera-se que saia em breve, porque aí, se o condutor não aceitar o transporte, sai multa.(para ele)
marta_vasques
Membro Veterano

quinta fev 19, 2004 7:38 pm

MagaPatalogika Escreveu:
marta_vasques Escreveu: Uma vez, quando ia no Expresso para o Alentejo, puseram um cachorro de poucos meses juntamente com a restante bagagem, na parte de baixo do autocarro. O pobre animal não parava de chorar e, depois de chatearmos o condutor do autocarro até à quinta geração, conseguimos que o bichinho fizesse o resto da viagem cá em cima, na sua transportadora, ao pé dos passageiros.

A sério??? :o:o:o
ai que eu não posso :x:x:x
Segurem-me senão vou-me a eles!!!! :x:x:x
anormais!!! :evil: :evil: :evil: rsssssssssssssssss
A sério! :o
Nós explicámos ao condutor que era a mesma coisa que pôr um bebé numa transportadora no porta-bagagens, sem luz, sem ar, a levar com as malas e os fumos e calor do motor...
A culpa não é do condutor, e ele até pôs o cão cá em cima, arriscando-se a ser despedido... A culpa é da maldita lei, que considera os animais quase como um perigo para a saúde pública sem quaisquer fundamentos credíveis. É claro que há cães e cães, de todos os tamanhos, e não deve ser fácil andar com um S. Bernardo, por exemplo, num autocarro.
Mas, por esta ordem de ideias, só quem tem carro é que pode ter cão...
Deviam dar aos utentes que têm animais a possibilidade de optar pelos transportes públicos.
Será um animal, que entra num autocarro com o dono e com trela, um bicho papão, pronto a devorar todas as criancinhas e velhinhos?
Aliás, como me disse uma vez um taxista quando lhe perguntei se transportava cães: "Há gente mais mal cheirosa, mais mal educada e que larga mais cabelo do que um cão!" :D
Crispa_99
Membro Veterano
Registado: sábado dez 27, 2003 8:33 pm

quinta fev 19, 2004 8:10 pm

marta_vasques Escreveu:
Aliás, como me disse uma vez um taxista quando lhe perguntei se transportava cães: "Há gente mais mal cheirosa, mais mal educada e que larga mais cabelo do que um cão!" :D
Eu conheço alguns... :p :p :p
marta_vasques
Membro Veterano

quinta fev 19, 2004 10:32 pm

Crispa_99 Escreveu:
marta_vasques Escreveu:
Eu conheço alguns... :p :p :p
Ui, também eu! Tantos! :D
MagaPatalogika
Membro Veterano

sexta fev 20, 2004 9:34 am

marta_vasques Escreveu:
"Há gente mais mal cheirosa, mais mal educada e que larga mais cabelo do que um cão!" :D
eu trabalho com alguns :evil: :evil: :evil:
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”