comportamentos

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

Hagland
Membro Júnior
Registado: segunda dez 15, 2003 10:35 am
Localização: 2 labradores, Nero e Narva. Podengo, Prag e coelho Helena. 2 aquários de ciclideos.

quinta dez 18, 2003 11:21 am

Não sei como pôr aqui as minhas fotos...Pareceu-me ser somente possivel extrair fotos da net...

Obrigada pela vossa recessão calorosa!

Atenciosamente,

/Monica
nunalmeida
Membro
Registado: quarta set 24, 2003 9:10 am

quinta dez 18, 2003 11:26 am

Obrigado pela resposta!!!
Realmente acho que a Joana, é uma cadela dominadora. Apesar dos comportamentos que falas terem sido à cerca de dois meses, ela agora está bastante melhor, mas sente-se que ela nasceu para ser líder.
Quando vamos passear com ela para o parque ou praia, ela corre a brincar com outros cães, e a atitude dela é dominar todo e qualquer cão, correndo mais que ele, tirando os brinquedos, tentando colocar-se em cima deles como sinal de domínio, etc... mas tudo na brincadeira (tem agora 6 meses). Aliás, ela fá-lo com qualquer tipo de cão seja ele pequeno, grande, rotweiler, ou serra da estrela.
O que interessa é o domínio.

Uma vez até levou uma dentada junto ao olho (nada de grave!!!) supostamente servindo de aviso de um cão menos compreensivo pela sua idade de cachorra, mas mesmo assim não serviu de nada pois ela continua com o seu ar altivo como se fosse a líder.
Quanto aos nossos ensinamentos, continuamos a tentar educá-la o melhor possivel tendo a clara noção que todos os dias ela tenta subir um escalaão no seu domínio (sofá, cama, etc..) mas felizmente está tudo sob controlo, e diga-se também que com a idade o comportamento melhora imenso.

Desde já quero agradecer tão interessante resposta e prometo que vou continuando a dar noticias da nossa diabinha :evil:

beijos nuno
nunalmeida
Membro
Registado: quarta set 24, 2003 9:10 am

quinta dez 18, 2003 11:37 am

Olha é bastante fácil mas demora algum tempo a estarem visíveis, por isso é que o pessoal pensa que está a fazer algo errado.

1 - Vais ao MEU ALBUM

2 - Selecionas ADICIONAR UM ANIMAL AO ALBUM DA ARCA

3 - Depois colocas os dados (nome, comentário, raça, etc...)

4 - Vais ao BROWSE encaminhar a tua imagem

5 - ENVIAR

6 - IMPORTANTE: Não selecciones o tópico para adicionar ao albúm privado

Boa Sorte e Sê bem vinda ao Fórum
Hagland
Membro Júnior
Registado: segunda dez 15, 2003 10:35 am
Localização: 2 labradores, Nero e Narva. Podengo, Prag e coelho Helena. 2 aquários de ciclideos.

quinta dez 18, 2003 1:04 pm

Nuno,

A minha cadela Narva fez ontem 7 anos. No início enquanto cachorra era muito submissa e medrosa de outros cães. Foi extremamente fácil de lhe treinar as regras da casa, mas muito mais dificil de lhe fazer aumentar a auto-estima.
Eu treino obediência, salvamento de pessoas (tracking) e (retrieving). Devo-te dizer que é muito frustrante tentar treinar especialmente tracking e retrieving com um cão inseguro, raramente ousa ir mais além.
Depois tive mais um labrador, o Nero que tem agora 2 anos. Eu escolhi prepositadamente o cão mais dominante da ninhada depois de os ver crescer e feito alguma experiências, como atirar um molho de chaves para o chão, um guarda chuva automático que se abre inesperadamente, etc... devo dizer-te que o Nero passou todos os testes, de facto um verdadeiro destemido! Depois veio o pior, confesso que nos deitou a casa a baixo! Nós vivemos numa vivenda tipicamente sueca de dois andares, andares ligados por uma escada que o Nero conceguiu comer parte, até paredes ele comeu. Um verdadeiro pesadelo de demolição! Depois de muita devoção e reconstrução (a casa). O Nero tornou-se num cão fantástico e óptimo para trabalhar nos treinos e competições de que acima mencionei. A Narva é boa em obdiência e adora trabalhar comigo. O método com ela é sempre o de encorajar, mas nunca com uma vós "de pena", antes uma voz e actitude alegre, a voz um pouco aguda, alegre e a "cantar".

Com ambos os cães eu procuro ser consequente, penso ser mesmo o mais importante. E um não é sem um não! O não é um comando como o senta ou deita. dependendo da situação e da personalidade um não bem obdecido pode ser premiado.
Quando o cão faz algo indesejado deve-se evitar frases "Para com isso!" "Está quieto!" "Cala-te", todas estas frases devem ser substituidas por um simples NÃO. Outra coisa de que me lembrei é que nome deve ser sempre usado como sendo positivo. É de evitar o "Joana, NÃO!", simplesmente NÃO. Isto para o nome não perder a sua conotação positiva. Ajuda a que o cão quando houve o seu nome não está à espera de ser castigado e vem alegremente e consequentemente mais rapidamente.

Obrigada pelas dicas p/ pôr a fotos::

Beijos,

/Monica A. Hagland
miriamleal
Membro Júnior
Registado: quinta set 18, 2003 10:49 am

segunda fev 23, 2004 12:33 pm

Olá.

Tenho um Labrador com quase 4 meses. Só o tenho há uma semana, e claro, pelo que tinha lido, estava à espera daquele cão meigo e calmo... é claro que agora estou a desesperar!!!! Não sei o que faço com ele!
Depois de vir ao fórum vi que afinal o comportamento dele é normal. As "queixas" que fazem dos vossos faço eu do meu.

Ele fica sózinho quase todo o dia. Quando eu e o meu namorado chegamos faz uma grande festa. Ele passa mais tempo comigo do que com o meu namorado, mas também lhe obedece mais a ele, não sei se é da voz se não.

há coisas em que me obedece. Se eu digo senta, quieto, ele até obedece. É claro que não fica muito tempo e lá vai ele atacar a vassoura ou a esfregona.

Ainda não estragou muita coisa, (talvez por estar conosco há pouco tempo, ainda não teve tempo ;) ), ainda só roeu e furou o tubo da máquina da roupa. Tivémos de arranjar uma forma de tapar. Ele não rói muito móveis nem nada, mas ele fica na cozinha e na varanda todo o dia e tem muitos puxadores e coisas giras para roer, mas só foi o tubo. Só vai àquilo que é de mais difícil acesso...

Mas não me quero estender muito. O que me anda a chatear nisto é ele gostar de roer as mãos e a roupa (quando a temos vestida). Não sei o que fazer para párar com este comportamento. E também não sei como ele obedecer para não ir para o sofá.
Ele é muto teimoso e se o meu namorado lhe diz NÃO ele obedece, mas vai sempre tentando. Por exemplo, se não o deixa ir para o sofá e o manda para a manta, ele vai, mas de 5 em 5 segundos faz uma nova tentativa de subir para o sofá. Comigo, quando o contrario ladra e começa a rosnar baixinho.

De resto ainda não tivémos muitos problemas, já faz o xixi e o cócó na varanda, sempre no jornal. E quando faz vem sempre de lá todo contente ter conosco como quem diz "Viram?? Fiz uma coisa bem feita!"

Ele é lindo e já sei que vou ter de ter muita paciência!!!!

Beijinhos
Miriam
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça fev 24, 2004 5:49 am

miriamleal ,

não lhe deve admitir que rosne e ladre consigo.
É muito importante que ele compreenda que você lhe é superior hierárquicamente.

Há várias maneiras de mostrar isto ao seu cão - ponha um biscoito em cima da ração dele e coma-o antes de ele começar a comer (o importante é que na matilha os mais importantes comem primeiro) , quando ele rosnar ou ladrar vire-lhe as costas e ignore-o durante algum tempo (ser ignorado é o maior castigo para um cão), passe à frente dele quando sairem de casa (novamente na matilha os mais importantes vão à frente) e seja sistemática nestes comportamentos.

Vai ver que rápidamente ele muda o seu comportamento.
Tudo isto são meros comportamentos tipo matilha que ele compreende claramente.

Atenção - não faça ao contrário - ié, se ele ladra não lhe preste atenção.
A não ser que queira que ele passe a ladrar a torto e a direito.

Quando chegar a casa não lhe dê muita atenção - vá fazer qualquer coisa tipo mudar de roupa, tomar um duche,etc. e só depois de ele acalmar dê-lhe festas e beijinhos.
Desta maneira combate a ansiedade da separação que, normalmente, se torna na festa da recepção - que por vezes se torna muito chata.

É um lab, vai rápidamente perceber a mensagem e vai - parece mentira, mas não é - ficar mais feliz e relaxado quando perceber que você lhe é superior e que pode confiar em si para ser o chefe.
miriamleal
Membro Júnior
Registado: quinta set 18, 2003 10:49 am

quarta fev 25, 2004 3:19 pm

Olá Aisd!

Obrigada pela informação. Vou fazer isso que me disse.
Já tinha lido algures no fórum, para, quando brincar com ele, por exemplo, ele vai buscar a bola e vem encostar à minha mão para eu puxar, não o deixar ganhar. Fiz isso, e parece que ele ficou mais calmo. Acabou por se deitar a olhar para mim.

vamos ver no que vai dar :D

Beijinhos
Miriam
timotea
Membro
Registado: quarta out 01, 2003 4:20 pm

domingo fev 29, 2004 1:46 pm

Olá!

Isto é uma injustiça! As mulheres têm de se impôr! Até os cães caramba!! ;) Tou a brincar!
O Guga n me parece tão "chato", pq entende bem q n pode subir para o sofá (nunca pode), nem subir as escadas para os quartos (regras do meu pai), provavelmente por tar desde pequeno conosco, ou mais importante há já 3 meses e meio. Porém continua a querer roer as mãos e as mangas da roupa, q o vet diz q vai passando conforme ele for crescendo.
Quando eu o contrariava, ou seja, qd n queria q ele entrasse na sala, ou quando n brinco com ele sempre q vamos para o pátio, ele costumava também ladrar-me. Solução: sempre q ele fazia isso dentro de casa, eu punha-o lá fora sozinho, e quando fazia no pátio eu deixava-o lá fora sózinho. Resultou com ele. Hoje, quando é preciso, fica à porta sala sentado ou deitado. E nem um "au". E depois quando o deixamos entrar fica todo contente. Outra coisas q ele tem de "chato", mas q eu compreendo, mas continua a ser chato, é quando percebe que o vou fechar na cozinha e ele ainda quer mais (e mais e mais) brincadeira, tenta segurar-me pelo calçado. Ainda vou ter q treinar este aspecto.

O q me preocupa ultimamente, é q ninguém se pode aproximar de minha casa!! Mal ouve a campaínha a ladrar desata a ladrar com um "vozeirão" q assusta qualquer um. E se um estranho entra em casa, acompanhado conosco continua a ladrar! No entanto, se for à rua ou ao café comigo não ladra a ninguém. No outro dia, até dentro do carro se pôs a ladrar, só porque começaram a sair pessoas do carro ao lado! O vet diz q é apenas a dar "sinal", mas no meu ponto de vista, um cão de guarda n faz mt melhor! É mimalhice!? É normal eles serem tão protectores em relação ao seu habitat? Eu sempre o passeio bastante. N percebo...

Beijinhos
diving_duck
Membro Júnior
Registado: sexta mai 21, 2004 1:10 pm
Contacto:

sexta mai 21, 2004 1:58 pm

Olá a todos,

No meu caminho para casa existe uma vivenda com um lindo labrador amarelo (o Romeu), que eu "conheço" desde pequenino (tem à volta de 1 ano e meio agora).
Quando passo por lá a pé costumo "falar" com ele e fazer-lhe festinhas e ele é normalmente muito meigo.
Da última vez que passei por lá, no entanto, quando já estava para me vir embora, ele começou a ladrar (algo agressivamente) e aos pulos (parecia ter "enmaluquecido") :?. Alguém sabe explicar este comportamento ?
Eu penso que os donos não lhe dão atenção suficiente. Sempre que passo por lá ele está cá fora (no quintal), mesmo à noite já bem tarde, pelo que provavelmente os donos nunca o deixam ir para dentro de casa.
Uma vez que a companhia é fundamental para esta raça, será que ele está a desenvolver uma alteração de comportamento por não lhe darem atenção suficiente ? :(
Será que este tipo de atitude é a forma de ele dizer que necessita de mais atenção ?

Agradeço os vossos comentários
diving duck
Sigaborabuga
Membro Veterano
Registado: quinta ago 07, 2003 9:58 pm

sexta mai 21, 2004 3:37 pm

Olá!

Antes de mais seja bem-vindo! ;)
Esse episódio fez-me lembrar um caso que me foi bastante próximo durante algum tempo. Eu tive uma colega que tem um Lab (amarelo também) e como ela vive numa vivenda ele passa bastante tempo cá fora no jardim, apesar de ter acesso à cozinha.
No entanto, é um cão que tem bastante companhia e é muito mimado.
Como eu costumava ir buscá-la a casa todos os dias saia do carro e ia cumprimentá-lo. Escusado será dizer que ele ficava todo contente! ;)
Como já era habitual este meu ritual, nas últimas vezes ele fazia uma barulheira desgraçada: ladrava, corria e até me chegou a agarrar um braço! Isto tudo porque provavelmente não queria que eu me fosse embora e ainda por cima com a dona! ;)
O cão do meu cunhado (rafeiro tipo pastor alemão) faz exactamente a mesma coisa: quando chego à porta para entrar com ele começa a mordiscar-me os pulsos, deita-se e faz peso morto! :?
A Mel é mesmo uma criança: amua, deita-se mas com o rabo virado para mim mete o focinho entre as patas e manda um grande suspiro!
diving_duck
Membro Júnior
Registado: sexta mai 21, 2004 1:10 pm
Contacto:

sábado mai 22, 2004 1:12 pm

Obrigado pela sua resposta Sigaborabuga.
Fico mais descansado por o "comportamento" do Romeu ser mais ou menos partilhado por outros (que grandes "peganhentos" . :lol: ).
Mais alguém quer comentar ?

Obrigado
diving duck
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”