O prometido é devido... Aqui estou eu, SIMÃO!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

jcardoso
Membro
Registado: quinta fev 05, 2004 6:24 pm
Contacto:

domingo mar 21, 2004 10:28 am

Olá a todos,

Como tinha dito, ontem foi o grande dia, levantei-me ás 7 da manhã e, depois de levar a minha muher ao emprego, fiz-me a estrada (3 horas e tal de viagem do Porto a Evora...) para ir buscar o Simão.
Para lá a viagem não custou mt pois a ansiedade era elevadíssima, já para cá...

Mas, antes demais, convém o Simão se apresentar

Olá, chamo-me Simão, nasci no dia 13 de Janeiro de 2004, a minha mãe chama-se Trama e o meu pai Hug of the Mist, comigo nasceram mais 9 irmãos, eu e + 3 machos e 6 fêmeas.
Agora passo a palavra ao meu dono...

Ao inicio da viagem para o Porto (ou Gaia para ser mais preciso...) não parava quieto, queria fazer tudo o que lhe apetecia, acabou por conseguir com algumas cedências de parte a parte...
Tive que colocar a caixa de cartão junto ao banco do lado do condutor e uma outra manta no próprio banco pois de vez em quando lá saltava ele para cima do mesmo a fim de me laber as mãos e dormir um bocadito...

e aqui é que começam os problemas...

ele dormiu o dia todo (durante a viagem dormia, acordava e voltava a dormir), chegamos a casa e depois de andar a cheirar as coisinhas todas e deixar a marca dele por tudo o que é canto :oops: (tanto chichi como... o resto!) e lá ia dormir um bocadito (não estranhou a cama que lhe compramos, bem pelo contrario! foi logo para lá, nem foi preciso lhe dizer nada!)
Bom para não me alongar muito, depois dormiu e acordou e dormiu e acordou até que resolvemos ir todos para a cama (depois da minha mulher chegar e brincar um bom bocado com ele) e ele resolveu gozar literalmente connosco :o :o :o !

De 30 em 30 minutos estavamos de pé a limpar e por o menino a dormir outra vez, deitavamo-nos e lá rezavamos para dessa vez ele aguentar mais do que os 30 minutos... como é de prever, rezamos e vão...

Hoje (hoje? pq hoje? mas já passou algum dia e nós nem nos apercebemos? é que como não dormimos...) já tive de andar de esfregona na mão umas 6 ou 7 vezes, vamos ver se isto corre um bocadito melhor pois assim ele leva-me ao desespero...

Eu e a minha mulher conseguimos criar um plano de adaptação para o Simão, isto é, fazer com que ele esteja nos 1ºs tempos o máximo de tempo possível com 1 de nós, pelo que ela entra de férias amanhã e fica com ele 15 dias e depois é a minha vez... quem corre por gosto não cansa!

Ele não é muito de brincar, gosta de andar sempre junto a nós e de se deitar aos nossos pés, quer estejamos sentados ou de pé.
As brincadeiras dele é mais cócó e chichi por tudo quanto é lado... :oops: :oops: :oops:

Bom, não quero estar a ocupar mais o vosso precioso tempo, pelo que me resta agradecer a todos os que tenham paciência para ler aquilo que escrevi!

Por último, só uma frase, NÓS ADORAMOS O SIMÃO!!!

8)

P.S. - Quanto a fotos estou a tratar e em principio coloco aqui o link já de seguida...
rasp
Membro Júnior
Registado: segunda mai 27, 2002 1:14 pm

domingo mar 21, 2004 11:28 am

antes demais parabéns pela aquisiçao

tudo o que falou é perfeitamente normal pois eles dão muito trabalho no inicio mas vai ver que vale pena, já tenho saudades do Bono quando era pequenito ( tem 18 meses ).

já agora sou de Braga ( finalmente mais alguém do Norte )
:) :)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo mar 21, 2004 11:35 am

Prepare-se que ainda agora começou...

Mas vai ver que o tempo passa a correr e não tarda nada está cheio de saudades da época em que ele era pequenino e lhe fazia a cabeça.

E fotos ?
Olha que ele cresce logo,logo !
Dê-nos umas fotografias para a gente se recordar dos nossos quando eram pequeninos e nos faziam a cabeça...
jcardoso
Membro
Contacto:

domingo mar 21, 2004 11:48 am

Aqui estão as primeiras fotos do Simão!

http://foto-flash.com/ver_fotos.asp?album=27898

8)
Última edição por jcardoso em domingo mar 21, 2004 5:56 pm, editado 1 vez no total.
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

domingo mar 21, 2004 5:55 pm

Mas que coisa fôfa !

Devem estar nas nuvens com um cachorrinho tão bonito.
Estou mesmo a ver - mimo, mimo e mais mimo ;)

nada que eu não fizesse...hum !

Coisa fôfa !
jcardoso
Membro
Contacto:

domingo mar 21, 2004 7:19 pm

Obrigado aisd,

De facto é o grande "defeito" destes nossos amiginhos, são tão fofinhos e bonitinhos e depois fazem aquele olhar... depois vêm as asneiras e nós a perdoar... :oops:

8)
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

segunda mar 22, 2004 9:00 am

Mas que coisa fofinha o Simão!!!!!!!!!!!!!!!!!
E que girinho o cobertorzinho como vai ficar tudo estragadinho :lol: :lol: :lol:
Parabens pelo cachorro, achei lindíssimo. Vá dando noticias, para a gente desfrutar com as traquinices do bebe ;)

Alicia
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

segunda mar 22, 2004 10:26 am

Parabéns, parabéns!

Lindo, lindo, lindo!
Crispa_99
Membro Veterano
Registado: sábado dez 27, 2003 8:33 pm

segunda mar 22, 2004 10:30 am

Parabéns pelo bébé novo!!! E ainda bem que és de Gaia, para termos mais participantes na nossa Cão-centração do Norte!!

Não desespere com os cócós e os chichis...tenta levá-lo a fazer as necessidades lá fora de 3 em 3 horas...eu sei k custa, mas assim habitua-lo e não precisam de andar sempre a limpar... ;) ;)

Divirtam-se muito porque eles só são assim pequeninos por dois meses... ;)
jcardoso
Membro
Contacto:

segunda mar 22, 2004 12:15 pm

Desde já obrigado pela vossa atenção.

Na segunda noite as coisas acalmaram um bocadito... já só tivemos que nos levantar umas 3 vezes, e claro, limpar as asneiras do nosso Simãozinho...

Quanto ás asneiras lá continua, mas já vai entendendo que quem manda ali não é ele...

Gostaria de vos fazer algumas questões pois ninguem melhor do que vocês para as responder.

Então é assim:

Falaram-me de uns sprays para usar onde pretendemos que o nosso cão faça as suas necessidades, bem como num outro spray para colocar nos locais onde ele já urinou ou defecou e que não pretendemos que o volte a fazer. É de facto verdade? Aconselham?

Outra questão é a seguinte:

O Simão tem 2 meses e 1 semana, já foi desparatisado 3 vezes e já levou as primeiras vacinas (a 4 e 5 do livro do veterinário, não sei dizer a que se destinam pois estou a trabalhar e não tenho o livrinho comigo...), quando é que ele pode ir a rua? Disseram-me que só após a ultima vacina (que vai ser dada entre 13 a 16 de Abril), passados 15 dias é que ele pode vir sair de casa. É assim? Não pode mesmo sair?

Desculpem tantas perguntas mas nós só queremos o melhor para ele :oops: ...

Obrigado por tudo e pela vossa atenção ;) .

8)
jalis
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2003 5:47 pm

segunda mar 22, 2004 2:04 pm

Olá,
Antes de mais parabéns pelo seu barrigudo, é realmente lindo. :D
Quanto às suas questões, na minha opinião os sprays não são muito eficientes, pelo menos das pessoas que conheço e utilizaram, não ficaram muito satisfeitas... o ideal é ir de 3 em 3 horas à rua, eu sei que não é muito agradável levantarmo-nos de noite para passear o cão mas é um sacrifício que vale a pena, no meu caso ao 3 meses a minha cadela já não fazia cócós em casa... (mas ela veio para nossa casa com 1mês e 2 semanas)
Quanto aos passeios eu não sou a favor que os animais fiquem sempre em casa até ter todas as vacinas, embora os veterinários assim o aconselhem, por vários aspectos, acho sim que é importante ter muito cuidado por onde ele anda, não ter contacto com cães vadios, pois é mais frequente estes terem doenças (não quer isto dizer que os outros não possam ter), não o/a deixar em locais onde os cães costumem fazer as necessidades etc. Mas relativamente a este assunto sua cabeça sua sentença ... acho que cada um deve fazer aquilo que achar melhor para o seu cachorro.
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

segunda mar 22, 2004 2:24 pm

Eu não usei sprays para isso, mas usei um spray repelente para evitar ele roer as patas dos móveis, os tapetes e e os chinelos (os do meu marido eram os seus favoritos :roll: ), há quem tenha usado tabasco ou piri-piri para os cachorros não roer.

Para o chichi e demais porcarias, eu só dizia "lindo, muito bem" quando ele fazia na varanda (sem jornais nem nada disso) e "não, porcalhão!" quando fazia dentro da casa, nomeadamente na cozinha ou no hall, porque os quartos ficam fechados e á sala ele só vai se nós estamos lá. Algumas vezes pegava nele enquanto estava a fazer chichi dentro da cozinha e ía assim com o cachorrinho a pingar até a varanda.
Quando foi a altura de fazer na rua eu dizia-lhe "lindo, lindo, muito bem" quando fazia no jardim (esta a imaginar a cena, não é? :oops: ) e passei a não ligar quando fazia na varanda (já não fazia nunca dentro da casa). Aprendeu bastante rápido, embora ainda ás vezes continue a fazer na varanda, mas eu não o ralho porque acho melhor ele ter um lugar onde sabe que pode fazer as suas necessidades se estiver aflito e não há ninguem na casa, eu não me importo de limpar, a esfregona é uma boa ginástica :p

O Dylan chegou á casa aos 2 meses, mas só saiu á rua aos 3 por causa das vacinas, eu fiz exactamente o que o veterinário disse: 10 dias após a última vacina, mas sei que há quem leve o cachorrinho á rua antes de ter a vacinação completa, se é um lugar limpo e seguro onde não andam cães adultos ou vadios para ele não apanhar qualquer doença, não sei, eu não o fiz.

Alicia
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

segunda mar 22, 2004 3:03 pm

Olá!

Quanto aos xixis, nós usámos a técnica da recompensa. Chagámos a comprar um produto para deitar umas gotas nos jornais, onde queríamos que ele fizesse as necessidades, mas acho que a goludice natural dos Labs funcionou a nosso favor! :D
Depois de ele comer ou beber água, chamávamos até ele ficar em cima do jornal e dizíamos "Xixi aqui"; cada vez que ele fazia no sítio certo, dávamos uma bolinha de ração e elogiávamos "Muito bem, xixi lindo!". Se ele fazia fora do sítio, não lhe diziamos absolutamente nada. Não demorou muito até ele compreender que se fizesse as necessidades no jornal, ganhava uma recompensa e festinhas; caso não fizesse, era ignorado. Em menos de dois dias já fazia tudo no sítio e ainda hoje faz, quando se vê aflito; durante a noite, levanta-se, vai lá fazer e volta a deitar-se.

Quanto à quarentena, nós não a respeitámos excrupulosamente! :oops:
Levámos o Calvin à rua algumas vezes, passeios muito curtos só em redor do nosso prédio, mas com o cuidado de evitar sítios onde os outros cães costumam fazer as necessidades e o contacto com cães na rua. Agora já o levamos regularmente. Apesar de não cumprirmos à regra as 3 horas de intervalo (costumamos ir com ele 3 vezes por dia durante mais ou menos 1 hora e meia), ele já se vai habituando a fazer na rua (nos primeiros dias guardava até chegar a casa e fazer no jornal! :o ).

Boa sorte na educação do seu amigo; eles valem todos os sacrifícios! ;)
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

segunda mar 22, 2004 7:25 pm

Os conselhos que lhe deram são óptimos.
A recompensa é a base da educação.

Quando ele fizer no sítio pretendido, recompensa.
Quando não fizer, um NÃO bem claro.

Atençao que é preciso que seja exactamente na altura em que fez mal.
Dizer não ou castigar nem que seja 5 mns depois já não dá - o cão não associa a zanga do dono ao acto e sabe-se lá a que é que vai associar...

Sabe-se que alguns cães (pobrezitos) associaram a fazerem as suas coisinhas e então passarm a fazê-las às escondidas ou entraram em pânico quando sentiam vontade.

Para não roer os móveis eu usei tabasco - e resultou.
Atenção que o tabasco é muito forte - o cão fica aflito - precisa de imediato de água e pão para aliviar.

Mas o lab gosta de agrdar ao dono.
Estou certa que com o processo da recompensa vai aprender depressinha.
jcardoso
Membro
Contacto:

terça mar 23, 2004 7:58 am

Bom, desde já obrigado pelas dicas ;)

Já coloquei em prática a situação do xixi e não é que ele já lá foi fazer 3 ou 4 vezes :o :o :o ???
De vez em quando lá faz pelo resto da casa, mas de qualquer forma surpreendeu-me o facto de apenas com o 1º "Muito bem, que lindo! pega lá um biscoitinho..." ee entendeu a mensagem e 1 horita depois, estava eu no quarto e comecei a ouvir ladrar (quem mais do que o Simão? a minha mulher está a dar em doida mas ainda não chegou a esse ponto :D ), quando chego a cozinha, ele todo contente com o rabinho a dar a dar e a puxar-me (é o próximo passo, ensinar-lhe que não pode estar sempre a roer tudo o que mexe e o que não mexe :o ) para mostrar que tinha feito o xixi no jornal!
Só ainda não percebi porque é que o cócó ele não faz no jornal mas sim pela cozinha e hall fora (quanto a isto tenho que vos dizer que ontem ele ficou de castigo (ao fim da tarde) pois como moramos junto à praia e o apartamento é virado para o mar, colocamos as janelas da varanda aberta e uma manta sobre a caixilharia, para ele poder apanhar banhos de sol e entrar e sair da varanda sem se aleijar. O problema foi que numa dessas vezes, nada fazia supor que ele, apesar de sempre vigiado por nós, aproveitou uns instantes para correr para o meio da sala e, por baixo da mesa de jantar, bem no centro da carpete, resolve fazer um valente cócó! Deixei-o acabar, e disse-lhe, Não! feio! e levei-o para a cozinha ficando lá fechado durante alguns minutos...).

Outro dos problemas que nos temos deparado é que ele, à noite, ou melhor, durante a noite, dorme um máximo de 2 horas seguidas! mal acorda começa a roer e chorar, para não falar no esgadenhar da porta a fim de chamar a atenção e fazer com que vamos para a beira dele (aqui já sei, para aqueles que são do Sul do País é para junto a ele...).

Ajudem-me lá a ultrapassar esta situação das noites mal passadas pois ficaremos eternamente gratos :) , vocês com o vosso sábio conhecimento e experiência são os meus Gurus para o ensinamento do Simão!

Bom, para já não vos chateio mais pois têm mais do que fazer (eu tambem pois já estou a trabalhar :oops: ).

Obrigado!

8)
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”