o meu cao a mudar de cor?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

maarttaa
Membro
Mensagens: 113
Registado: sexta ago 20, 2010 12:11 am

quinta ago 26, 2010 8:35 am

boa tarde
a cadelinha que eu estava para comprar tbm esta assim, a mulher disse me que nao, mas dava para ver claramente que tinha manchas castanhas, por todo o corpo.
era filha de mae preta, e pai castanho
mas entao como raio e que podemos evitar que isso aconteça:s
Moinhodoceu
Membro Veterano
Mensagens: 398
Registado: sexta mar 20, 2009 10:44 am

quinta ago 26, 2010 8:44 am

BOM dia,

Nos labradores não há misturas de côr. Com já referi os pretos e os castanhos se andarem ao sol e isso é o normal têm o pêlo queimado. Os pretos ficam com o pêlo acastanhado em certas zonas e os castanhos ficam com o pêlo russo. Para evitar que isso aconteça é não deixar o cão andar ao sol, resguarda-lo dentro de casa nas horas de maior incidência solar.

Teresa
maarttaa
Membro
Mensagens: 113
Registado: sexta ago 20, 2010 12:11 am

quinta ago 26, 2010 9:05 am

então se é so pelo sol, é facil
a cadelinha que eu falava ainda nem 2 meses tem, faz para a semana que vem, para ja estar assim eles devem na meter o dia todo ao sol não :o
SaintJohns
Membro Júnior
Mensagens: 38
Registado: segunda out 16, 2006 11:32 pm
Localização: labs aos montes...

quinta ago 26, 2010 9:49 am

maarttaa Escreveu:então se é so pelo sol, é facil
a cadelinha que eu falava ainda nem 2 meses tem, faz para a semana que vem, para ja estar assim eles devem na meter o dia todo ao sol não :o
:roll: desculpe mas não creio que seja esse o caso... os progenitores da ninhada e da cadelinha em questão têm LOP? Se bem que o facto de terem LOP não quer dizer muito hoje em dia infelizmente... o ideal é ter a certeza de que é um criador de selecção em primeiro lugar e não um criador amador ou comercial e depois fazer algum trabalho de campo e analisar os respectivos LOP's desses progenitores se eles os tiverem...aconselho sinceramente a dispender algum tempo e fazer um esforço e se não o fez contactar e visitar mais criadores e concerteza que irá verificar diferenças em cachorros da mesma idade e mesma cor de pêlo. Nunca vi cachorros ou juniores de labrador com pêlo preto tão queimado do sol que fiquem com manchas castanhas ao longo de todo o corpo. Nos adultos sim, devido a uma intensa e longa exposição ao sol é normal o pêlo ficar queimado e aí sim apresentar contrastes que nos cães de pelo preto se traduzem em reflexos acastanhados e os de pêlo castanho ficam russos. A minha Kiki, junior de 6 meses passa várias horas por dia com o calor e sol que têm estado desde o ínicio do verão deitada ao sol e não ficou com manchas nenhumas nem com o pêlo queimado, mantêm-se preto por completo e brilhante. Os adultos resguardo-os nas horas de sol mais intenso mas mesmo assim tenho uma chocolate adulta com o pêlo meio russo não só do sol mas porque também está a mudar a pelagem.
Espero ter ajudado :)
maarttaa
Membro
Mensagens: 113
Registado: sexta ago 20, 2010 12:11 am

quinta ago 26, 2010 10:43 am

sim tinham lop, alias eu pedi o nr do registo do lop da cachorra para dar ao cpc antes de comprar, nesse caso era para verem se ainda dava para mudar o nome da cadela sem pagar a taxa, e para ver se estava tudo ok com a criação dessa sra, liguei para lá e disse que mandava o nr, entretanto pedi a sra o nr e ela disse que depois me mandava, no dia a seguir disse que não tinha conseguido vir a net e mandou me mais fotos que foi tirar nessa altura, eu acho que não posso meter aqui as fotos, senão já tinha metido. mas pronto alem de a cadelinha nao ter nada a ver com as outras fotos que ela ja me tinha mandado, estava cheia de manchas castanhas, depois a sra ainda me disse que era reflexo do sol, mas ate a sombra se via as manchas.
eu estava mesmo para comprar aquela, porque pelas outras fotos parecia super pretinha com um pelo lindo e brilhante, e a sra disse me que me dava copia do teste da displasia dos pais que era o grau A em ambos, so que eu contactei essa sra porque no anuncio dizia que era de lisboa, porque eu queria ir visitar os cães sem compromisso, mas depois disse me que não era, e que o marido e que tinha metido anúncios a dizer que era em lisboa porque eles vinham para ca passar ferias e podiam trazer a cadela, apartir dai e que fiquei mais desconfiada, e pronto foi o resultado
eu já tinha ouvido falar que os castanhos ficavam assim ao sol, mas os pretos não fazia ideia, mas de qualquer maneira achei muito estranho, a cadela ainda e tão novinha, eu pensei logo em despigmentaçao.
em relação aos criadores, já contactei mesmo muitos, mas tbm já meti muitos de lado...ou porque a«não tinham cachorros disponiveis para a altura que eu posso ir buscar, ou porque os pais não tem o teste da displasia feito, ou porque querem entregar antes dos dois meses, ou porque tbm vendem para lojas de animais, ou nao terem os animais em melhores condiçoes etc
e ate mesmo tive que descartar os melhores criadores em portugal, porque ainda nao me saiu o euromilhoes :P
tem sido uma longa busca, mas eu acredito que vou encontrar, e depois venho aqui mostrar a minha Angel :P

obrigado a todos os que me responderam
cumps :wink:
Moinhodoceu
Membro Veterano
Mensagens: 398
Registado: sexta mar 20, 2009 10:44 am

quinta ago 26, 2010 11:18 am

Olá

Sim em cachorros não é normal terem 2 cores, os meus pretos são mesmo pretos, mesmo com cruzamento de cães portadores de castanho. As minhas cadelas estão num espaço onde têm um local que se podem resguardar do sol e da chuva mas muitas vezes estão a lagartar ao sol e estão com o pêlo preto e brilhante, claro que nestes dias de calor intenso lagartam :) à sombra.

Teresa
SaintJohns
Membro Júnior
Mensagens: 38
Registado: segunda out 16, 2006 11:32 pm
Localização: labs aos montes...

quinta ago 26, 2010 11:18 am

o CPC não emite pareceres nem dá opiniões sobre os criadores... limita-se a facultar-lhe a informação de que dispõe do criador seja ele de que tipo fôr, não lhe dizem se é bom ou mau criador porque infelizmente o CPC até as ninhadas registadas deveria de fiscalizar e não o fazem, se o fizessem desaparecia muito criador da lista de criadores do CPC lhe garanto... para figurar numa listagem de criadores e ser criador em Portugal basta ter uma cadela e registar uma ninhada et voilá já se é crriador como já disse por aqui na Arca algures... eu ficaria mais do que desconfiada dessa Sra e de toda essa história... isso cheira mais do que a esturro!!!
Para ter um exemplar de qualidade é certo que é preciso algum esforço monetário mas não é necessário o euromilhões. Talvez seja preferivel pensar que mais vale pagar mais um pouco mas ficar descansada que depois de a cadelinha crescer não vai ter surpresas morfológicas e/ou mais grave ainda temperamentais. Que é perfeita e dentro do estalão a todos os níveis e que vem bem cuidada, bem socializada, bem alimentada, bem tratada, fruto de um cruzamento estudado e bem feito, com as vacinas e desparasitações correspondentes à idade, com a documentação toda em ordem, etc, etc, etc, do que comprar gato por lebre porque foi mais em conta na carteira. Os melhores criadores como diz por algumas razões têm valores determinados, até porque é uma forma de se destacarem e não serem confundidos com o joio todo que anda por aí... quem faz um bom e honesto trabalho com qualidade e garantias tem obviamente de ter diferenças, não só em termos de preços mas a todos os outros níveis, dos oportunistas ignorantes que por aí andam...
Desejo-lhe muita sorte e felicidades.
Ficamos à espera de fotos da pikena... :) :wink:
maarttaa
Membro
Mensagens: 113
Registado: sexta ago 20, 2010 12:11 am

quinta ago 26, 2010 12:04 pm

pois eu tbm pensava que eles iam ver todas as ninhadas, mas parece que não é bem assim, ao ponte de ver pessoas na net a dizerem que compram lop´s, como vi ontem um a darem 50 euros por um lop, para uma cadela labrador de 4 meses :o
eu quando falo em não dar muito, nao estou a dizer 100 ou 200 euros por ai, a esse preço trago as patinhas :P
mas tbm nao posso estar a dar 600 euros a 800 euros, e depois mais cama, escova em cindiçoes, boa raçao, brinquedos, vet, mais o seguro de saude etc etc...mas eu acredito que tbm há pessoas que fazem boas criaçoes, sem ser os grandes criadores aqui de portugal e que estejam boas para a minha carteira, tem e que se saber procurar e estudar muito bem.
obrigado e cumps :D
SaintJohns
Membro Júnior
Mensagens: 38
Registado: segunda out 16, 2006 11:32 pm
Localização: labs aos montes...

quinta ago 26, 2010 1:09 pm

O CPC não verifica NENHUMA ninhada registada, mas nenhuma mesmo e ao não o fazer apenas fomenta a cada vez maior crescente vigarice e os "espertalhões"que andam por aí a enganar meio mundo e a estragar a raça...
Os grandes criadores de Labrador em Portugal ou os bons criadores da raça Labrador em Portugal? Os bons criadores de Labrador em Portugal contam-se pelos dedos de 1 mão e sobram dedos enquanto que os grandes criadores há por aí aos pontapés...são puppy mills autênticas...há que estudar bem a questão e ver para além do que se vê... Tenha em atenção que nem tudo o que luz é ouro e nem tudo o que parece é...
Desejo-lhe muitas felicidades e sorte :)
SaintJohns
Membro Júnior
Mensagens: 38
Registado: segunda out 16, 2006 11:32 pm
Localização: labs aos montes...

quinta ago 26, 2010 3:12 pm

maarttaa Escreveu: eu acho que não posso meter aqui as fotos, senão já tinha metido. mas pronto alem de a cadelinha nao ter nada a ver com as outras fotos que ela ja me tinha mandado, estava cheia de manchas castanhas, depois a sra ainda me disse que era reflexo do sol, mas ate a sombra se via as manchas.
maarttaa se tiver disponibilidade deixo aqui ficar um post que lhe explica passo a passo como pode colocar fotos aqui na arca: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=63141

já agora se puder coloque então as fotos da cadelinha como referiu com as manchas castanhas é que fiquei mesmo muito curiosa para ver essa coisa estranha e que desconfio que seja um cruzamento muito mal feito ou algo ainda mais grave... se tiver as fotos dos "supostos" progenitores da cadelinha ponha tb sff.
Obrigada e cumps :wink: :)
maarttaa
Membro
Mensagens: 113
Registado: sexta ago 20, 2010 12:11 am

quinta ago 26, 2010 4:02 pm

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Imagem
maarttaa
Membro
Mensagens: 113
Registado: sexta ago 20, 2010 12:11 am

quinta ago 26, 2010 4:04 pm

dos pais não tenho, eu gravei mas devo ter apagado sem querer
obrigado pela ajuda
cumps
SaintJohns
Membro Júnior
Mensagens: 38
Registado: segunda out 16, 2006 11:32 pm
Localização: labs aos montes...

terça ago 31, 2010 5:10 pm

Boa tarde maarttaa,

Sinceramente pelas fotos da cadelinha que aqui colocou e a olho "nú" por assim dizer não consigo perceber claramente as manchas de que fala. Pelo que me parece nas fotos as manchas de que fala serão reflexos. Fará algum sentido sendo ela descendente de chocolate. No entanto nos meus pretos descendentes de cruzamentos com chocolates ou com pretos portadores de chocolate nunca o gene chocolate se manisfestou desta forma em tão tenra idade. Como já se disse anteriormente não é normal em cachorros ou juniores os labs pretos apresentarem essas manifestações de reflexos ou pêlo queimado ou pêlo morto. Volto a referir que na primeira impressão que tive ao olhar para as fotos não me pareceram "mismarks" mas sim reflexos acastanhados em algumas zonas do corpo, mas as fotos são sempre pouco fiáveis e não deixam fazer a melhor e mais correcta das avaliações. Quando falou em manchas imaginei algo mais expressivo. Para ter uma correcta apreciação o ideal seria mesmo a maarttaa ver a cachorrinha pessoalmente. Também lhe deixo uma nota referente ao pêlo da cachorrinha que não me parece nas melhores condições. Mas isso pode ter a ver com falta de cuidado, limpeza, higiene e até mesmo da qualidade da ração. Pareceu-me nas fotos ver também uns pontinhos brancos espalhados em algumas zonas da pelagem e isso poderá ser uma descamação da pele, tipo caspa, e em caso afirmativo poderá ser caso de uma simples falta de ácidos gordos, vitamina E, etc, provocada pela fraca ou má qualidade da ração, ou uma falta de cuidado na higiene, ou então um desiquilibrio hormonal, ou alguma patologia de pele como seborreia seca, sarna, alergia à picada de pulga por exemplo (há que ver se está externamente desparasitada ok, deveria estar!), fungo, etc... apenas e só quando se manifesta muito ligeiramente é que a caspa é sinónimo de renovação natural da pele.
Se estiver enganada que me corrijam sff e digam se notam alguma falha grave em relação à cachorrinha e ao que aparenta pelas fotos aqui deixadas pela maarttaa.
Penso que devia ir ver a cachorrinha pessoalmente e entretanto deveria de ver outros também para ter um termo de comparação.
Espero ter ajudado e desculpe só lhe responder hoje mas nos ultimos dias não me foi possível vir aqui à Arca espreitar a sua mensagem.
Cumprimentos :)
Moinhodoceu
Membro Veterano
Mensagens: 398
Registado: sexta mar 20, 2009 10:44 am

quarta set 01, 2010 9:12 am

Bom dia,

Realment SaintJhons estou de acordo consigo, vêm-se uns reflexos castanhos mas nada que se pareça com as tais manchas que foram faladas aqui. Realmente a cachorrinha parece ter o pêlo sem o brilho que é habitual nos cachorros pretos desta idade, mas em fotos é sempre dificil avaliar.

Teresa
PedroIvo27
Mensagens: 1
Registado: domingo out 25, 2020 3:32 pm

domingo out 25, 2020 3:36 pm

A minha cadela labrador preta está a ficar com o pelo castanho nas pernas traseiras,dorso ,cauda...
Será do sol ou por ser incontinente embora a limpe e lave várias vezes ao dia da urina?
Muito obrigado
Já a escovei e não desaparece a tonalidade castanha, sobretudo nas ancas traseiras
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”