criadores de retrievers

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

quinta jun 03, 2004 8:54 am

Já temos uma listita

Um bom criador:
1-cria apenas uma raça
2-tem poucos cães
3-os cães são da família, e convivem diariamente com as pessoas
4-faz um número limitado de ninhadas
5-faz exames médicos (nomeadamente displasia da anca) aos progenitores e mostra-os aos clientes
6-não está à espera de vender uma ninhada para pagar as contas, o que significa que tem que ter um outro meio de ganhar dinheiro (ou ter herdado, claro)
7-mantém os canis com rigorosas condições de higiene
8-acompanha o cachorro pela vida fora, mantendo a responsabilidade
9-entrega a documentação atempadamente
10-sociadliza devidamente os cachorros
11-orgulha-se dos seus cães e do seu afixo
12-entrega os cachorros devidamente vacinados (pelo menos a 1ªdose)
13-entrega os cachorros desparasitados (3, 5, e 7 semanas)
14-pergunta ao cliente pelo tipo de vida que tem, se tem espaço e/ou tempo
15-esclarece devidamente o cliente sobre possíveis problemas que o cão possa ter
16-responde a todas as perguntas
17-é um pouco "chato" porque não pára de falar nos seus cães
18-Faz um bom desmame aos canitos e entrega um pouco da ração que o cachorro está a comer (ou recomenda) - a 1ª é melhor;
19-Não vende os cachorros mm que eles tenham "defeitos" pouco evidentes;
20-Não vende os cachorros a qq pessoa que os queira comprar, i.e. o criador faz uma selecção dos futuros donos;
21-Não se escusa a mostrar os pais da ninhada;
Última edição por casadofarol em terça jun 08, 2004 8:42 am, editado 1 vez no total.
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

quinta jun 03, 2004 12:49 pm

casadofarol Escreveu: ...
Um bom criador:
1-cria apenas uma raça
....
Olá!

Ao ler este tópico, fico contente por constatar que o Criador a quem comprei o meu Golden preenche todos os requisitos apresentados, menos o primeiro. Criam 3 raças, duas delas Retrievers.

Aliás já não é a primeira vez que vejo este aspecto mencionado em tópicos no Forum dos cães.

Confesso que não percebo bem porquê, se fazem poucas ninhadas/ano....Alguém me pode elucidar sobre isto?

Em relação á lista, acho-a bastante completa. Para além do referido, a criadora ainda me fez várias recomendações em relação á alimentação e ao tratamento do pelo, mas se calhar isso pode incluir-se na nº16 e 17.

Rute
MNA
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 6:39 pm

quinta jun 03, 2004 2:50 pm

Então suponho que foi o criador Franco's Valeys (n sei se é assim que se escreve), que cria Lab, Golden e Beagle.

Ou então (pouco provável) a Quinta do Lordy que cria Rott, lab e Golden

Ou ainda outro que cria Golden Lab e cocker.
rutefcamacho
Membro Veterano

quinta jun 03, 2004 4:54 pm

MNA Escreveu: Então suponho que foi o criador Franco's Valeys (n sei se é assim que se escreve), que cria Lab, Golden e Beagle.

Ou então (pouco provável) a Quinta do Lordy que cria Rott, lab e Golden

Ou ainda outro que cria Golden Lab e cocker.
Olá!

Não foi em nenhum desses... ;) , mas contactei todos os que refere.

Acho que faz bem ir visitá-los e ver qual o que, ao seu ver, melhor preenche os requisitos desta lista ...

Rute
casadofarol
Membro Veterano

sexta jun 04, 2004 8:59 am

Rute
Eu penso que quem cria apenas uma raça consegue fazer um trabalho melhor, até poque tem que se criar por paixão, e eu, francamente, duvido muito que alguém consiga ter paixão por Goldens e Rotts, por exemplo, tendo em conta as diferenças. Acho que aí entra o dinheiro, e pensar em lucro dá cabo de tudo. Agora já acho possível uma pessoa adorar Goldens e Labradores, e ter dos dois, desde que não sejam 20 de cada. Como é que se consegue dar atenção a tanto cão? Eu tenho 8, e mesmo assim já não é fácil, há sempre um mais carente que precisa de muito tempo, e, claro, depois ficam os outros com ciúmes.
Mas a lista não está fechada, a ideia era haver quem refutasse algumas coisas e acrescentasse outras. Vamos ver se isto desperta alguma discussão.
MNA, a ideia era não referirmos nomes, nem para o bem, nem para o mal. O trabalho das pessoas é uma coisa muito séria, não se pode falar levianamente das coisas. Acho que só se devem referir nomes se se quiser dizer: Aconteceu-me a mim isto ou aquilo. Sempre experiências pessoais, e nunca no geral. A lista que estamos a elaborar não pretende atingir ninguém, apenas ser uma ferramenta útil e para ser usada, ou não, por quem deseja adquirir um retriever, ok? ;)
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

sexta jun 04, 2004 9:20 am

Não vende cães pelo telefone!

A mim tentaram-me vender um cão pelo telefone... E era do tipo: "então, mas posso ver os pais e o resto da ninhada?", "Eu tenho os pais numa quinta um bocado longe, mas podemos combinar depois um dia ir lá fazer uma visita", "Mas não tem os animas todos juntos?", "Apartir de uma certa idade separamos sempre os filhotes dos pais, para ajudar na sociabilização e para não ficarem muito dependentes". E depois queria que eu fosse ter com ela a um Centro Comercial qualquer porque a casa era muito dificil explicar!

Já para não falar no resto das trocas e baldrocas que houve no meio! Primeiro não tinham LOP, depois eu disse que queria era com LOP para levar a exposições. Então ela disse que ia demorar mais um bocado porque sendo assim iam fazer o LOP. Andei a ser enrolada por falta de conhecimentos... Felizmente conforme ia falando com a senhora ia pesquisando e ia-me apercebendo que me estavam a intrujar!

Por isso, para ver se mais ninguém passa pelo mesmo:

Se não vos mostrarem o canil e não se quiserem encontrar com vocês antes da compra propriamente dita, não comprem!!! Procurem melhor! Há tanto criador de retrievers... mesmo os que possam não ter tanto nome podem ser igualmente bons e preocupados!

;)
rutefcamacho
Membro Veterano

sexta jun 04, 2004 1:03 pm

Obrigada, Casadofarol!

Entendo o seu ponto de vista e até concordo. É muito comum criadores de Goldens o serem também de Labradores, que tem características muito semelhantes. No entanto, eu (em termos pessoais, claro) não diria que esse ponto fosse o mais importante, se "amenizado" pelas outras caracteristicas.

Lanço mais uma "acha" para a elaboração da lista:

Será um factor favorável/indispensável ao bom criador, o participar assiduamente em Exposições caninas?

Quando adquiri o Verdi nunca tinha ido a uma exposição, e por isso não tomei esse ponto em consideração. Entretanto já assisti (e até participei) em algumas e vejo-as como uma boa forma de divulgar a raça.

Acham importante?

Rute
casadofarol
Membro Veterano

sexta jun 04, 2004 1:15 pm

Em princípio, concordo. Só que, se reparar, na maior parte das exposições os concursos de raça são da parte da manhã. Da parte da tarde são grupos e finais.
Como a maior parte do público aparece de tarde, acaba por conhecer poucos exemplares de cada raça. Mesmo o BIS é já tão tarde, que normalmente só assistem os expositores que chegaram às finais.
Penso que mais do que divulgação, é a comparação com outros cães e a atribuição de uma nota. Não significa que um bom cão tenha que ser campeão, mas tem que ter obtido excelentes como classificação. Isto porque o excelente garante a qualidade mesmo que o cão tenha qualquer problema em ringue que o impeça de ser campeão. Tem que se ver que para ganhar contam muitos factores, como a beleza do cão a andar, o arranjo do pêlo, a qualidade do handler. Um cão fantástico pode nunca ganhar nada por causa do dono não o saber passar, mas vai ter excelentes.
rutefcamacho
Membro Veterano

sexta jun 04, 2004 1:29 pm

casadofarol Escreveu: Penso que mais do que divulgação, é a comparação com outros cães e a atribuição de uma nota. Não significa que um bom cão tenha que ser campeão, mas tem que ter obtido excelentes como classificação. Isto porque o excelente garante a qualidade mesmo que o cão tenha qualquer problema em ringue que o impeça de ser campeão. Tem que se ver que para ganhar contam muitos factores, como a beleza do cão a andar, o arranjo do pêlo, a qualidade do handler. Um cão fantástico pode nunca ganhar nada por causa do dono não o saber passar, mas vai ter excelentes.
Mas também na comparação há muita subjectividade, não é?

Digo isto porque (e desculpem voltar a falar no meu cão, mas só posso falar das minhas experiências pessoais) nas 3 expos a que foi o Verdi teve 3 apreciações diferentes. Um dizia que a cauda era curta, o outro dizia que era excelente, por exemplo.

Vou exagerar um pouco para que me explicar melhor. Um criador com campeões, é um criador com bons cães ou um criador com sorte?

Rute
jorge77
Membro Júnior
Registado: terça abr 27, 2004 10:18 am

segunda jun 07, 2004 8:45 am

Ola
um bom criador, honesto e os preços sao bastante acessiveis, ve a pagina na internet, tem ninhada de Retriever e Golden

www.casadodao.com
MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

segunda jun 07, 2004 8:57 am

Olá:

Estive sem PC durante uns dias :oops:

Bem, tentando completar um cadito a lista que já vai bastante desenvolvida...

Um bom criador:

- Faz um bom desmame aos canitos e entrega um pouco da ração que o cachorro está a comer (ou recomenda) - a 1ª é melhor;

- Não vende os cachorros mm que eles tenham "defeitos" pouco evidentes;

- Não vende os cachorros a qq pessoa que os queira comprar, i.e. o criador faz uma selecção dos futuros donos;

- Aceita e responde com paciência a todas as perguntas que os candidatos a donos lhe façam...e faz também inúmeras perguntas no sentido de conhecer os candidatos a donos, i.e. conversam bastante...

- Não se escusa a mostrar os pais da ninhada;

- Assume uma responsabilidade de apoio pelos canitos, mm depois de saírem da sua alçada...
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda jun 07, 2004 6:29 pm

Eu acho que, no conjunto, todos os pontos foram tocados.
O meu criador é de 3 raças - labs, rotts e teckel.
Não tem muito em comum.

Também não fez muitas perguntas (será falta de cuidado da parte dele ou serei EU que se vê logo que vou ser uma dona excepcional ? :lol: :lol: :lol: ou terá sido de eu não ter sequer discutido o preço - bastante mais alto que o normal - na altura estava desesperada para substituir o Calvin...)

Confesso que eu, pessoalmente, só me ralei com
1 - a limpeza do canil e as condições disponibilizadas aos cães para brincarem e treinarem
2 - com os títulos de campeão (achei que os títulos me davam garantias quanto à credibilidade do criador)
3 - com a documentação entregue logo em mão.

Se fosse hoje talvez tivesse outros critérios mais exigentes.
Mas tive sorte - tenho uma pérola de lab.
casadofarol
Membro Veterano

terça jun 08, 2004 8:47 am

A lista já está actualizada, para quem quiser ver.

Rute, isso das exposições eu sei que acontece, também já me aconteceu a mim, mas não pode ficar pelas 3. Faça uma dúzia delas e depois tire conclusões. Há sempre um juiz mais marreta, outro que adora exactamente aquele tipo de cão, outro que detesta, são pessoas, e como tal... E como em tudo, expositores incluídos, há bons e maus.
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

terça jun 08, 2004 10:52 pm

O Paco veio de um dos canis que a Maga mencionou, o do Vale da Beloura. Não foi comprado por mim, mas se algum dia eu fosse comprar um Labrador, esse era um canil que eu riscava logo da lista. O Sr. tem várias raças (São Bernardo, Golden Retriever, Labrador, Rottweiler, Dálmata, e srds - acho que não me esqueci de nenhum) todos encafuados em canis, tem um espaço pequeno, pouco limpo, o cheiro era qualquer coisa de ... sei lá, até fazia vómitos, fiquei com aquele cheiro entranhado em tudo, nariz, roupa, :? e também não gostei de o ver a enxotar alguns dos cães que andavam soltos por ali, além de que entrou comigo e com uma amiga minha no espaço onde estavam os cães com uma tábua na mão... Não percebi a que propósito...
Não escrevi isto por o Paco ser como era, com aqueles problemas todos, apenas quis fazer notar que não o achei um criador credível...
MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

quarta jun 09, 2004 10:16 am

E fizeste mto bem, Marta!

Afinal, o fórum serve para isso mesmo, para as pessoas contribuírem com as suas opiniões, fundamentando-as e de forma educada.
Portanto, acho que preencheste todos os requisitos ;)

Ah...gostaria de acrescentar uma coisa à lista, que é tão básica para nós que gostamos de cães que quase é um pressuposto:

Um bom criador não vende os seus canitos para lojas de animais :evil:

E prontsssss...tenho dito! :x
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”