Ah, ok, entendido.Jackpot Escreveu: O vet andava sempre a dizer que o problema era uma alergia primeiro era às carraças mas eu disse-lhe que ela não era picada por uma há algum tempo, depois era das ervas, depois de alguma coisa dentro de casa, depois...
Eu por fim perguntei-lhe se não havia nada que podessemos fazer para ter a certeza e sanar de vez com a queda e foi quando ele me propos tirar sangue e enviar para uma laboratório em Barcelona onde fazem os testes a vários alergénicos (como se faz no alergologista dos humanos) inclusivé a factores externos e internos à casa e à alimentação.
Só uma coisa, qto à picada das carraças e possíveis alergias:
As carraças, pulgas, mosquitos e Cª Lda, qdo picam para se alimentarem do sangue do animal, "injectam" em simultâneo a sua própria saliva no local da picada.
Os componentes dessa saliva normalmente sãoidentificados pelo sistema imunitário do animal como "algo estranho" ao animal, provocando assim a tal reacção alérgica que dá comichão, incha, etc.
No entanto há animais que reagem mais fortemente, i.e. o seu sistema imunitário envia baterias de anticorpos para combater esses alergéneos (as tais proteínas identificadas como estranhas).
agora, onde queria chegar com este testamento é que esses alergénos mantém-se em circulação no sangue do animal durante cerca de 15 dias.
Daí que a carraça pode ter picado o bicho, ter ido à sua vida, e o animal ainda ter comichão e apresentar reacção alérgica durante 15 dias!

De qq das formas penso que a alergia às carraças não faz cair o pêlo, embora faça com que o animal se coce e possa cortar o pêlo com os dentes (provocar o aparecimento de peladas) no local da picada e arredores.
Bjs