Será que é pouca comida?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

quarta set 01, 2004 3:47 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:

O meu Rubi fez essa avaria uma vez...só que foram 4kgs de ração de uma assentada :o:o

Depois ficou umas horas de papo para o ar a jiboiar...fez um passeiozito (mes nem se conseguia mexer)...vomitou e dois dias dp estava pronto para outra :roll: :roll: :roll:

O Obélix está bom...nem magro nem gordo! 8)
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

sexta set 03, 2004 3:33 pm

Tenho andado a ver as quantidades indicadas pelas rações e estou muito baralhada.... :roll:

Exemplo:

Cão com 10 meses/30Kg:

Eukanuba - 380gr/dia
Royal Canin - 420gr/dia
Nutra Gold - 440 gr/dia
Pro Plan - 490gr/dia
Nutro - 500gr/dia
Acana - 500gr/dia

Cão Adulto/30-35Kg:

Eukanuba - 245gr/dia
Nutra Gold - 302/335gr/dia
Hill's - 325/450gr/dia
Royal Canin - 385/425gr/dia
Nutro - 385/430gr/dia
Acana - 390gr/dia

Alguém me sabe dizer porque é que a quantidade de Eukanuba é sempre tão pouca quando comparando com as outras? Estamos a falar de 1,200Kg a 3,600Kg por mês em moço e 1,750Kg a 6,000Kg por mês em grandão!!! É bastante... Será que a ração é assim tão boa que dê para o animal comer quase metade do que comeria com outra ração? Ou será que as tabelas estão feitas tendo em conta um cão inactivo e visto os Labs e Hippies serem muito activos temos que adaptar?

É que o Real come Eukanuba e acho pouquissimo ele ir comer só 245gr por dia em adulto...
noInfo
Membro Veterano
Registado: segunda mai 24, 2004 11:36 pm

sábado set 04, 2004 2:52 am

SarahKay

é devido á EM (energia metabolizável) da raçao, ou seja...quantas mais kcal tiver a ração, menos quantidade será necessaria para satisfazer as necessidades do cão.
em relação á quantidade dada em adulto, é verdade, que pode ser mt relativo, essas 245gr vão depender do nivel de actividade do cão, mas de qualquer maneira, a quantidade de ração será smp menor comparada com a de uma ração com EM inferior.

cmp
MagaPatalogika
Membro Veterano

segunda set 06, 2004 9:54 am

Sara:

Pode depender dos ingredientes da ração, entre outros factores.

Um dos factores que afecta a parte que se utiliza das rações é a digestibilidade.
Assim, numa ração com elevada digestibilidade, a maior parte dos nutrientes são absorvidos e metabolizados pelo organismo, i.e. são aproveitados.

Hás-de reparar que há rações que provocam um maior volume de fezes...parte não aproveitada.
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

terça set 07, 2004 9:37 am

Obrigada Maga e Noinfo.

Eu por acaso pus a mesma questão no forum dos cães e já me explicaram que tem a ver com a energia e que realmente a malta da Eukanuba estica-se um bocadito!

;)
Paulos
Membro Júnior
Registado: terça jun 08, 2004 10:54 am

quarta set 08, 2004 8:01 am

Boas, ontem fui a uma Pet shop, comprar o advantix, e meti-me à conversa com o Sr da loja.
Ele disse que a Teca pode ficar um pouco mais gordita, ao colocar a mão nas costelas tem de se sentir, e olhando para ela não se pode ver as costelas.
Ela fez no sábado 4 meses e está com 15Kg e 900grs :lol:
Finalmente encontrei uma loja que vende eukanuba, mas vou continuar a dar na mesma RC visto que esse Sr faz um desconto e o saco de 15kg fica por 55€ ao contrário dos 61,5€ de tabela, não é muito desconto, mas é alguma coisa ;)
Cumps
P.s.- estou a dar-lhe a dose recomendada para os 5 meses a ver se ela engorda um pouco, posso fazer isso para ela engordar mais um pouco certo? ou acham que é muito?
MagaPatalogika
Membro Veterano

quarta set 08, 2004 8:22 am

Paulos Escreveu: Boas, ontem fui a uma Pet shop, comprar o advantix, e meti-me à conversa com o Sr da loja.
Ele disse que a Teca pode ficar um pouco mais gordita, ao colocar a mão nas costelas tem de se sentir, e olhando para ela não se pode ver as costelas.
Ela fez no sábado 4 meses e está com 15Kg e 900grs :lol:
Finalmente encontrei uma loja que vende eukanuba, mas vou continuar a dar na mesma RC visto que esse Sr faz um desconto e o saco de 15kg fica por 55€ ao contrário dos 61,5€ de tabela, não é muito desconto, mas é alguma coisa ;)
Cumps
P.s.- estou a dar-lhe a dose recomendada para os 5 meses a ver se ela engorda um pouco, posso fazer isso para ela engordar mais um pouco certo? ou acham que é muito?
Paulo:

Não sei qual é a dose recomendada para os 5 meses.
O que sei é o que se costuma fazer nestes casos: em vez de se dar a dose recomendada em função do peso que a cadela tem actualmente, dá-se a dose recomendada em função do peso que seria suposto a cadela ter.
De qualquer das formas, o que é preciso é que a cadela engorde um pouquito e gradualmente, i.e. sem ser de repente, para que o corpo possa fazer os ajustes e adaptações necessárias.
No entanto, tb me parece pelas fotos que mostrou, que ela precisa de engordar apenas um pouco.

Ainda bem que conseguiu um consenso em relação ao estado corporal da cadela ;)

Bjs
PJFS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2004 8:11 am

sexta set 10, 2004 9:33 am

Boas, estámos a dar um pouco mais de ração do que vem na saca da RC, mas não há meio de ela engordar, uma pessoa disse para lhe dar-mos, arroz cosido ou massa cozida junto com a ração, mas penso que não é boa ideia, que acham que posso fazer para ela engordar mais um pouco?
Cumps
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

sexta set 10, 2004 9:39 am

O melhor é falar mesmo com o criador. Por exemplo, o criador do nosso Calvin, quando o trouxemos, deu-nos umas vitaminas para ele tomar, caso a mudança de ambiente e de rotina viesse perturbar-lhe os hábitos alimentares. Felizmente, ele nunca teve grandes problemas para comer, mas nós demos-lhe as vitaminas durante uma semana, just in case...

Por isso, o que lhe posso dizer é para falar com o criador e com o vet, para saber a opinião deles.

Cumprimentos! ;)
PJFS
Membro Veterano

sexta set 10, 2004 9:52 am

marta_vasques Escreveu: O melhor é falar mesmo com o criador. Por exemplo, o criador do nosso Calvin, quando o trouxemos, deu-nos umas vitaminas para ele tomar, caso a mudança de ambiente e de rotina viesse perturbar-lhe os hábitos alimentares. Felizmente, ele nunca teve grandes problemas para comer, mas nós demos-lhe as vitaminas durante uma semana, just in case...

Por isso, o que lhe posso dizer é para falar com o criador e com o vet, para saber a opinião deles.

Cumprimentos! ;)
Ela comer come e bem mas não engorda, é uma Srª muito elegante :lol:, no fim do mês vou ao VET e já lhe pergunto, mas o que acham disso do arroz e massa cosida? má ideia não é?
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

sexta set 10, 2004 9:59 am

As mulheres e a mania de serem elegantes...:lol:

Isso do arroz e da massa não sei. A única situação em que tivemos de dar ao Calvin foi quando ele se fartou de vomitar e a vet aconselhou-nos a misturar arroz cozido com a ração, durante um dia.

Se fosse a si, não esperava pelo fim do mês, ia já. Pode ser da própria constituição da cadelinha ser mais esguia, mas também pode não ser...
MagaPatalogika
Membro Veterano

sexta set 10, 2004 10:33 am

Olá:

Eu não concordo com o dar arroz e massa cozidos para engordar a canita.
É como a Marta diz, pode ser da constituição dela.

Já agora, ela está desparasitada? Não me recordo se já se falou sobre isto! :oops:

Fala com o Vet e discutam esse assunto ;)

Bjs
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

sexta set 10, 2004 10:44 am

O arroz e a massa dão-se para engordar por motivos estéticos, e não por uma questão de saúde. Poe ex., alturas de muito calor, os cães deixam de comer, e têm uma exposição. Entram na engorda, claro ;)
Agora isto tem também inconvenientes: podem ser mais calorias do que as que o cão realmente necessita, e vai criar habituação. Eles são mais espertos do que nos interessa. Se percebem que um pouco de enjoo à comida dá direito a arroz... vai ter uma cadela enjoada para o resto da vida :lol:
Há cães magros, tal como há pessoas, que, por muito que comam, não engordam. Outros engordam com o ar!!! Se tem saúde ( e aí tem que ser o vet a ver), deixe andar.
PJFS
Membro Veterano

sexta set 10, 2004 10:55 am

MagaPatalogika Escreveu: Olá:

Eu não concordo com o dar arroz e massa cozidos para engordar a canita.
É como a Marta diz, pode ser da constituição dela.

Já agora, ela está desparasitada? Não me recordo se já se falou sobre isto! :oops:

Fala com o Vet e discutam esse assunto ;)

Bjs
Sim está desparasitada, internamente e externamente ;)
casadofarol Escreveu:O arroz e a massa dão-se para engordar por motivos estéticos, e não por uma questão de saúde. Poe ex., alturas de muito calor, os cães deixam de comer, e têm uma exposição. Entram na engorda, claro
Agora isto tem também inconvenientes: podem ser mais calorias do que as que o cão realmente necessita, e vai criar habituação. Eles são mais espertos do que nos interessa. Se percebem que um pouco de enjoo à comida dá direito a arroz... vai ter uma cadela enjoada para o resto da vida
Há cães magros, tal como há pessoas, que, por muito que comam, não engordam. Outros engordam com o ar!!! Se tem saúde ( e aí tem que ser o vet a ver), deixe andar.
Saúde ela tem, mas realmente vê-se um pouco as costelas e na barriga parece que fica um buraco, ela tem 4 meses e pesa 16kg, não sei se é bem este o peso que ela deve ter nesta idade :|
Ela não se faz de enjoada com a ração, pq simplesmente devora-a.
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

sexta set 10, 2004 11:11 am

Aos 4 meses os Golden estão numa fase terrível, em que o crescimento não é harmonioso. Podem ser só patas, ou corpo comprido, cabeça muito estreita tipo collie, um horror. Por isso o peso é muito relativo, tem que se ver caso a caso. Ninguém melhor que o médico para saber o que deve fazer. Dar mais comida ou aditivos sem ver, é sempre um risco porque se pode ir sobrecarregar as articulações e arranjar problemas para o futuro.
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”