Peso

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

Responder
vanwilder
Membro Júnior
Registado: quarta out 06, 2004 12:59 pm

quarta abr 20, 2005 2:24 pm

Boas PPL!!

Tenho um labrador com 6 meses e pesa +/- 20 kg e gostaria que me dissessem se o peso está bom relativamente à idade?

Com os melhores cumprimentos,

Mario
Polly_Blue
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2005 1:51 pm

quarta abr 20, 2005 3:07 pm

Existem 2 opiniões em relação ao peso: o que vem nos livros (estalão da raça) e a realidade.
O estalão indica que o peso de um labrador adulto será de 25-34Kg ou seja, se o seu cão for macho, 65% (percentagem do peso total aos 6 meses) de 34kg dá 22 kg aprox, o seu cão está optimo.
E existe a realidade, bastando olhar e sentindo as costelas do seu cão (se ao apertar as costelas não as sentir facilmente devido ao excesso de gordura então está gordinho, se as sentir está optimo.

No meu caso, tenho 2 labs (uma femea com 7 meses e um macho com 4 meses) que pesam 24 e 19kg, respectivamente. e não os acho gordos (a cadela até acho que está um pouco magrinha demais). O vet concorda.
Ou seja, vai tudo do meio envolvente e também da genética herdada.
Se o seu cão correr bastante obviamente vai ter um peso superior a um que esteja sempre parado (embora este ultimo tenha um aspecto mais robusto, tipo lontinha :p e isto porque como sabemos o musculo pesa mais do que a gordura e ocupa menos espaço no corpo.

Logo, tem de ver como está o seu canito e tirar as suas próprias conclusões e perguntar ao vet que o vê se está gordo.
saraserra
Membro
Registado: sábado jun 21, 2003 7:22 pm

quarta abr 20, 2005 3:19 pm

A minha lontra tem quase 8 mese e pesa 30 kg mas acho que aos 6 meses já pensava 25 kg. Toda a gente diz que ela está gorda mas eu não acho, acho é que ele é maciça :D Parece-me que também tem a ver com a propria constituição deles, a Cuca é de um criador onde os cães são mais baixos e robustos.
Polly_Blue
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2005 1:51 pm

quarta abr 20, 2005 3:46 pm

Retirado dum site brasileiro, mas consegue-se ler bem :p

Ajuda muito pois não se baseia em Kg....
Espero que ajude...

Cão ideal
• costelas palpáveis, mas não visíveis
• percebe-se a cintura por trás das costelas, quando olhado de cima
• abdômen recolhido quando visto de lado
• costelas palpáveis, com uma fina camada de excesso de gordura
• cintura perceptível quando visto de cima
• abdômen aparente

Cão obeso
• costelas não palpáveis, cobertas por uma grande camada de gordura
• gordura depositada sobre a região lombar e na base da cauda
• cintura pouco visível ou inexistente- percebe-se nitidamente um abdômen distendido

Ao constatar que existe um problema, leve o seu animal ao veterinário, ele se encarregará de examiná-lo e indicará a dieta mais apropriada para ele.
Nas dietas, existe a possibilidade do cachorro vir a perder minerais, proteínas e vitaminas, além de massa muscular. A solução pare se perder somente a gordura é manter alto o nível de proteína na alimentação, enquanto se reduz a gordura e os carboidratos.
Exercícios são importantes na hora de perder peso. Caminhadas e brincadeiras vão fazer o seu animal de estimação perder algumas calorias. Mas fique atento: como os humanos, os cachorros não podem passar a exercer uma atividade física muito intensa rapidamente. Aos poucos, vá aumentando o tempo de seus passeios, e preste atenção à respiração do animal. Se ele estiver ofegando, pare um pouco para reiniciar a atividade quando ele estiver recuperado. Se ele é do tipo preguiçoso, tente algumas brincadeiras onde ele pode se exercitar mais. Atire brinquedos para ele apanhar e devolvê-lo a você. Nenhum cão resiste a uma boa brincadeira!

Você pode se sentir culpado ao ver o olhar de "pidão" de seu cão que, ao terminar o seu novo e reduzido prato de comida, anseia por mais um pouquinho de ração. Porém, lembre-se que será pior se ele voltar a comer toda aquela enorme quantidade de alimento de antes, e dos problemas que essa superalimentação pode causar a ele. É difícil de resistir àqueles olhares tristonhos, mas depois de um tempo, ele ficará mais feliz e saudável, e você poderá desfrutar da companhia de seu cachorro por muito mais tempo.

Você pode evitar a obesidade do seu cão tendo alguns cuidados básicos:
• Não deixe a comida na vasilha do durante o dia todo. É melhor dividi-la em porções menores ao longo do dia.
• Não deixe a ração do cachorro por mais de quinze minutos a cada refeição. Se ele não comer, retire-a da vasilha.
• Nas embalagens de comidas para cães, existe discriminada a quantidade diária de ração necessária para o animal. Mas esses dados não devem ser considerados à risca, já que as necessidades dos animais variam de acordo com o nível de atividade e o tipo de metabolismo.
• Mantenha o seu cão fora da cozinha enquanto você prepara a comida. Assim, você evita que ele fique pedindo restos de alimentos.
• Elimine da dieta de seu bichinho restos da mesa. Eventualmente, você pode dar ao cachorro petiscos, mas longe da mesa de refeições.
• Vigie o seu cão para que ele não roube comida das mãos das crianças.
• Coloque trincos nos armários baixos, ou coloque os alimentos em lugares inacessíveis para o cachorro.

Troque os petiscos calóricos por pedaços de cenouras, maçãs, melões ou pêras e mesmo biscotinhos pouco calóricos de fibras.
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”