COISAS DE LABRADORS

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

mncosta
Membro Júnior
Registado: terça mar 22, 2005 12:57 am

sábado mai 07, 2005 5:55 am

Olá a todos!

Chamo-me Miguel.

Tenho três Labradors, um cão e duas cadelas que se chamam José Venancio, Ana Catarina e Maria Violeta.

O José Venancio é preto e nasceu em 2 de Outubro de 2000, a Ana Catarina é amarela e nasceu a 2 de Janeiro de 2002 e a Maria Violeta é preta e nasceu a 8 de Agosto de 2003.

O cão já tem descendencia, as cadelas ainda não.

Sou sócio do CPC, do RCP e em França da Amicale des Amateurs de Labrador Retriever.

Tenho afixo reconhecido pela FCI com a designação de

De Cuor Di Leone

O objectivo deste tópico é debater duma forma mais aprofundada assuntos que digam respeito aos Labrador Retrievers e de toda a sua envolvente.

Pretendo aprender muito convosco. Da minha parte, procurarei trasmitir o que sei desta área.

Proponho que neste tópico se debatam temas tais como

- A criação e o apuramento da raça;
- Linhagens de Labradors de exposição e de Labradors de trabalho;
- Genética nas suas vertentes de despiste de doenças, previsão da cor dos cachorros, certificação de pedigres;
- Reprodução, (convencional e assistida);
- Displasia das ancas e dos cotovelos;
- Nutrição;
- Associativismo;
- Etc,.

Conto convosco, podem contar comigo.

Saudações do;

Miguel.
Última edição por mncosta em domingo mai 29, 2005 6:49 pm, editado 3 vezes no total.
mncosta
Membro Júnior

sábado mai 07, 2005 6:38 am

Existe neste forum um tópico que tem o nome de "Cruza de amarelo com chocolate" Gostaria pois, de escrever um pouco sobre esta temática.

De que cor serão os cachorros resultantes do cruzamento de um Labrador chocolate com um Labrador Amarelo ?

Porque se diz que não se deve cruzar um Labrador chocolate com um Labrador amarelo ?

Ora vejamos;

Existem dois tipos de Labradors de cor Chocolate

- LABRADOR CHOCOLATE PURO;

- LABRADOR CHOCOLATE PORTADOR DE GENES DA COR AMARELA.

Existem três tipos de Labradors de cor amarela

- LABRADOR AMARELO PORTADOR DE GENES DA COR PRETA;

- LABRADOR AMARELO PORTADOR DE GENES DA COR PRETA E DA COR CHOCOLATE;

- LABRADOR AMARELO PORTADOR DE GENES DA COR CHOCOLATE.

A distribuição de cores pelos cachorros numa ninhada será a seguinte

LABRADOR CHOCOLATE PURO X LABRADOR AMARELO PORTADOR DE GENES DA COR PRETA;

Resulta

+/- 100% de cachorros pretos portadores de genes da cor chocolate e da cor amarela.

LABRADOR CHOCOLATE PURO X LABRADOR AMARELO PORTADOR DE GENES DA COR PRETA E DA COR CHOCOLATE;

Resulta

+/- 50% de cachorros pretos portadores de genes da cor chocolate e da cor amarela;
+/- 50% de cachorros chocolate portadores de genes da cor amarela.

LABRADOR CHOCOLATE PORTADOR DE GENES DA COR AMARELA X LABRADOR AMARELO PORTADOR DE GENES DA COR PRETA;

Resulta

+/- 50% de cachorros pretos portadores de genes da cor chocolate e da cor amarela;
+/- 50% de cachorros amarelos portadores de genes da cor chocolate.

LABRADOR CHOCOLATE PORTADOR DE GENES DA COR AMARELA X LABRADOR AMARELO PORTADOR DE GENES DA COR PRETA E DA COR CHOCOLATE;

Resulta

+/- 25% de cachorros pretos portadores de genes da cor chocolate e da cor amarela;
+/- 25% de cachorros chocolate portador de genes da cor amarela;
+/- 25% de cachorros amarelos portadores de genes da cor preta e da cor chocolate;
+/- 25% de cachorros amarelos portadores de genes da cor chocolate.

LABRADOR CHOCOLATE PURO X LABRADOR AMARELO PORTADOR DE GENES DA COR CHOCOLATE;

Resulta

+/- 100% de cachorros chocolate portadores de genes da cor amarela.

LABRADOR CHOCOLATE PORTADOR DE GENES DA COR AMARELA X LABRADOR AMARELO PORTADOR DE GENES DA COR CHOCOLATE;

Resulta

+/- 50% de cachorros portador de genes da cor amarela;
+/- 50% de cachorros amarelos portadores de genes da cor chocolate.

Equivalencia de nomenclaturas

O Labrador amarelo portador de genes da cor preta
também poder ser apelidado de;
Labrador amarelo puro
ou ainda de;
Labrador amarelo "fechado".

O Labrador amarelo portador de genes da cor chocolate
também pode ser apelidado de;
Labrador amarelo sem pigmentação preta
ou de;
Dudley Nose
ou simplesmente de
Dudley
ou ainda de;
Yellow Livers

Será que não se deve mesmo, cruzar um Labrador chocolate com um Labrador amarelo ? Porque paira esta ideia no ar ?

Aquela afirmação tem algum sentido. Mas, é precisso saber o código genético das cores dos Labradors para saber-mos como agir.

Assim,

o que se pretende evitar é o nascimento de cachorros Labradors portadores de genes da cor chocolate, os Labradors Dudley.

Mas afinal o que são os Labradors Dudley ?

São os labradors amarelos com ausencia de pigmentação preta, não tendo por essa razão pigmentação no nariz ou ao redor dos olhos.

O tom do nariz dos Labradors Dudley é arrosado ou chocolate. Muitos entendidos consideram esta situação como uma anómalia genética, razão para evitar cruzamentos com eles.

O que diz a FCI disto tudo ?

A FCI é omissa a esta situação, no estalão não há referencia sobre a cor do nariz. Mas, a sua congenere norte-americana, o American Kennel Club, AKC, tem um entendimento diferente. O Labrador Dudley com nariz arrosado é desqualificado somente o Labrador Dudley com nariz chocolate é aceite no estalão mas, com penalizações em exposições.

Qual é o cruzamento de Labradors chocolate com Labradors amarelos que se deve evitar para precaver o nascimento de Labradores Dudley ?

É o cruzamento de Labradors chocolate portadores de genes da cor amarela com Labradores amarelos portadores de genes da cor chocolate. Da ninhada que resultar deste cruzamento há +/- 25% de cachorros Labradors Dudley.

Miguel
Última edição por mncosta em domingo mai 29, 2005 6:45 pm, editado 4 vezes no total.
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

sábado mai 07, 2005 2:43 pm

Boa tarde,

antes de mais agradeço a sua explicação, que foi bastante exaustiva e não deixa margens para dúvidas.

Quando começei a criar Labs, uma das «aulas» que me deram foi precisamente, quais as côres que deveriam ser cruzadas, ou não. Ao longo dos anos, em contacto com outros criadores nacionais e estrangeiros, acentuou-se a ideia de que chocolate deveria ser SEMPRE cruzado ou com chocolate ou com preto (generalizando), daí o meu agradcimento pela explicação mais detalhada.

Já agora, seria possível colocar algumas fotos desses exemplos?

E, bem vindo ao forum ;)
<p>Anita / AzulJasmim</p>
mncosta
Membro Júnior

sábado mai 07, 2005 3:07 pm

Obrigado pelas boas vindas ao forum.

De momento não possuo fotografias em formato de ficheiro com exemplares de Labradors Dudley. Irei providenciar para as poder exibir neste tópico.

Melhores cumprimentos;

Miguel
vitor_neto
Membro Veterano
Registado: quinta abr 07, 2005 11:00 am

domingo mai 08, 2005 5:12 pm

mncosta Escreveu: Será que não se deve mesmo, cruzar um Labrador chocolate com um Labrador amarelo ? Porque paira esta ideia no ar ?

Aquela afirmação tem algum sentido. Mas, é precisso saber o código genético das cores dos Labradors para saber-mos como agir.
Boa tarde Miguel
Meu nome é Vitor e sou de Pombal (somos quase vizinhos) ;)

Diga-me uma coisa, caso saiba:
Como é que conseguimos saber de que "gene" o meu cão é portador, por exemplo?
mncosta
Membro Júnior

domingo mai 08, 2005 6:35 pm

Boa Tarde Vitor;

Tem razão, somos mesmos vizinhos!

Para se saber qual é o genótipo responsável pela cor/pigmentação dos Labradors é necessário fazer a estes um teste genético.

Para tal, é preciso efectuar uma recolha de estrato bucal, (não é saliva) aos cães para ser analisado por um laboratório de análises genéticas.

Não conheço em Portugal nenhum laboratório que faça este teste, (e eu bem procurei). Contudo, conheço em França, dois laboratórios que fazem este teste.

Tenho estado em contacto com um deles o, "GENINDEXE". Amanhã mesmo, irei enviar para lá recolhas de sangue do meu cão e das minhas duas cadelas.

O preço é de 60 euros por teste ou 55 euros para mais de 4 cães.

http://www.genindexe.com

Atenção. Eu vou enviar recolhas de sangue, porque pretendo obter também, o "bilhete de identidade" genético dos meus labradors e, para isso a recolha bucal não serve, é preciso recolha de sangue.

O "bilhete de identidade" genético é também muito importante, ele serve, por exemplo, para "certificar" pedigres. Sobre este assunto falarei lá mais para diante.

Espero ter respondido á sua questão. Qualquer outra dúvida, estou sempre, desde que saiba, á sua disposição.

Miguel.
Última edição por mncosta em domingo mai 08, 2005 6:54 pm, editado 1 vez no total.
Koral
Membro Veterano
Registado: segunda fev 28, 2005 2:23 am

domingo mai 08, 2005 6:50 pm

Miguel, meu não e quase vizinho, é mesmo vizinho..ehehe

Sou da Figueira da Foz, mas de momento estudo no porto

Realmente este forum tem me ajudado muito na criançao da minha cadelita, o que se quer é gente experiente..ehehe

Benvindo e abraço

Koral
mncosta
Membro Júnior

domingo mai 08, 2005 7:05 pm

Boa tarde Koral;

Fico satisfeito que haja outro participante neste forun, da Figueira da Foz

Gostei de ver as fotografias da Bia.

Qualquer coisa, é só contactar, pelo forun ou por mail. Eu irei fazer isso.

Obrigado pelas boas vindas.

Um abraço;

Miguel.
mncosta
Membro Júnior

segunda mai 09, 2005 12:01 am

A cor dos cachorros resultantes do cruzamento de dois Labradors de cor amarela, é amarela ou pode também ser chocolate ou preta ?

Nos Labradors, a cor da sua pelagem é determinada por dois genes, o "B" e o "E".

O gene "B" apresenta-se em duas formas diferentes, (que vamos chamar alelos);

O alelo "B" produz a cor preta;

O alelo "b" produz a cor chocolate.

"B" é dominante sobre "b" . Se estes dois alelos estão presentes a cor que se exprime é a PRETA.

O segundo gene é o "E", que determina se a cor que o cão é portador pode-se exprimir ou não.

Também o gene "E" se apresenta em duas formas diferentes, (alelos);

O alelo "E" permite a expressão do gene "B", (nas suas variantes "B" ou "b") - o cão é preto ou chocolate;

O alelo "e" NÃO permite a expressão do gene "B", (nas suas variantes "B" ou "b") - o cão é amarelo.

"E" é dominante sobre "e". Se estes dois alelos estão presentes a cor determinada pelo gene "B", (nas suas variantes "B" ou "b"), exprime-se.

Temos pois os elementos para começarmos a nossa análise; Saiba-se que um cachorro herda de cada um dos seus progenitores um alelo por cada gene conhecido:

Ele pode ser "BBee" ou "BbEE", ou outra combinação possível.

Retornando á questão inicial;

Como "E" domina "e", pode-se dizer com alguma certeza que, se o cão é da cor amarela, então, NÃO EXPRIME A COR DETERMINADA PELO GENE "B", (nas suas variantes "B" ou "b"), logo é portador de "ee".

Ele não pode nunca ter descendencia senão, com alelo "e".

É assim para todos os Labradors da cor amarela.

Logo, o cruzamento de dois Labradors da cor amarela, não podem trasmitir á sua descendencia senão, que "e". Assim sendo, todos os seus filhos serão da cor amarela.

Miguel.
joaquim_sousa
Registado: quinta mai 05, 2005 12:16 am

segunda mai 09, 2005 6:38 pm

Boa tarde

Li as suas mensagens e achei muito interessantes.
Gostaria de saber se existe algum livro onde possa ler mais sobre este assunto da genetica, em portugues se possivel.
Obrigado

Joaquim Sousa
mncosta
Membro Júnior

segunda mai 09, 2005 8:39 pm

Boa noite Joaquim;

Existem vários livros sobre genética canina. No entanto, não conheço nenhuma tradução portuguesa e, muito menos, de um autor português.

Contudo aqui vão alguns títulos em inglês que poderá adquirir na Amazon.

Coat Color Inheritance in the Labrador Retriever
Autor: Pamela A. Davol

Genetics for Dog Breeders - 2.ª edição, 1999
Autor: Roy Robinson

Control of Canine Genetic Diseases, 1998
Autor: Padget, G

Esperando ter sido útil;

Miguel.
Ricardo_Reis
Registado: segunda mai 09, 2005 10:38 pm

segunda mai 09, 2005 10:44 pm

Boa Noite.

Fiquei curioso em relaçao ao Labrador Dudley.

entao e se o cruzamento for entre um Labrador Dudley, e um Preto???

Obrigado pela atenção dispensada.

Ricardo Reis
mncosta
Membro Júnior

terça mai 10, 2005 12:06 am

Boa noite Ricardo Reis

Existem quatro tipos de Labradors de cor Preta

- LABRADOR PRETO PURO, (OU FECHADO);

- LABRADOR PRETO PORTADOR DE GENES DA COR CHOCOLATE;

- LABRADOR PRETO PORTADOR DE GENES DA COR AMARELA;

- LABRADOR PRETO PORTADOR DE GENES DA COR CHOCOLATE E DA COR AMARELA.

A distribuição de cores pelos cachorros numa ninhada será a seguinte

LABRADOR PRETO PURO X LABRADOR DUDDLEY;

Resulta

+/- 100% de cachorros pretos portadores de genes da cor chocolate e da cor amarela.

- LABRADOR PRETO PORTADOR DE GENES DA COR CHOCOLATE X LABRADOR DUDDLEY;

Resulta

+/- 50% de cachorros chocolate portadores de genes da cor amarela.

- LABRADOR PRETO PORTADOR DE GENES DA COR AMARELA X LABRADOR DUDDLEY;

Resulta:

+/- 50% de cachorros amarelos portadores de genes da cor preta e da cor chocolate.

- LABRADOR PRETO PORTADOR DE GENES DA COR CHOCOLATE E DA COR AMARELA X LABRADOR DUDDLEY;

Resulta:

+/- 25% de cachorros pretos portadores de genes da cor chocolate e da cor amarela;
+/- 25% de cachorros chocolate portadores de genes da cor amarela;
+/- 25% de cachorros amarelos portadores de genes da cor preta e da cor chocolate;
+/- 25% de cachorros amarelos portadores de genes da cor chocolate, (DUDDLEY).

Qual é o cruzamento de Labradors Pretos com Labradors Duddley que se deve evitar para precaver o nascimento de mais Labradors Duddley ?

É o cruzamento de Labradors pretos portadores de genes da cor chocolate e da cor amarela. Da ninhada que resultar desse cruzamento há +/- 25% de cachorros Labradors Duddley.

Miguel.
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

terça mai 10, 2005 9:25 am

Bom dia,

a pedido do Miguel (mncosta), aqui fica uma foto do Labrador Duddley:

Imagem

Miguel,
este seu tópico está extremamente interessante, obrigada. Aproveito para lhe fazer uma pergunta, que é: Tem conhecimento de algum programa de gestão para criadores? há uns anos, um colega mostrou-me um, que tinha mandado vir dos EUA, mas não fixei o nome :(

Nesse programa, poderiamos fazer não só a gestão do canil, vacinas, etc, como ainda tinha uma área, onde inseriamos o pedigree dos progenitores, e dava-nos as probabilidades de heranças genéticas.

Obrigada,
<p>Anita / AzulJasmim</p>
mncosta
Membro Júnior

terça mai 10, 2005 7:03 pm

Boa tarde Golden;

Antes de mais, o meu muito obrigado por ter colocado a fotografia que lhe enviei do Labrador Duddley neste tópico.

Ainda não sei colocar fotografias no forum por isso, até a aprender, vou tomar a liberdade de enviar para si em mail essas fotografias e, a Golden fará o favor de as colocar aqui. Ok ?

O software de gestão de caniculturas é diverso. Em Março último fiz uma pesquisa e alguns contactos.

O resultado é o seguinte

- GESTELV;

É o software de canicultura europeu mais conhecido. Chega a ser recomendado pelo Kennel Club inglês.

A versão é francesa mas, também há uma versão em inglês e outra em castelhano, (esta última em versão mais antiga).

Testei a sua versão demo e achei-a muito completa mas com um "interface" gráfico muito pobre.

http://www.gestelv.com

- CHENIL;

É francês. Testei a sua versão demo e detestei.

http://www.jyrousseau.com

- NOATAK;

É dos EUA. Testei a sua versão demo, não gostei.

http://www.noatak.com/software/kenman/noatprog.asp

- KENNELSOFT;

É dos EUA. Só conheço a sua página web.

http://www.kennelsoft.com

- WINCANIS;

É um software gerador de pedigrees.
Poderá fazer o "download" do programa completo. É gratuito.

http://www.geocities.com/willowind_dals/pedigree.html

- CANIGEST 2.1;

É um software de gestão de caniculturas em português e de concepção portuguesa.

Não tem versão demo. Tenho estado em contacto com a software-house e recebi desta, uma apresentação em PowerPoint. Dá para ver alguma coisa mas, seria leviano da minha parte fazer algum comentário, quer seja ele, positivo ou negativo.

http://www.yoursoft.pt/canigest.htm

Um abraço

Miguel.
Bloqueado

Voltar para “Retriever do Labrador”