COISAS DE LABRADORS

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

vitor_neto
Membro Veterano
Mensagens: 743
Registado: quinta abr 07, 2005 11:00 am

terça mai 10, 2005 9:14 pm

Oi Miguel, boa noite

Se puderes, dá um saltinho no tópico que eu abri que se chama, "pêlo queimado". Deixo aqui o link ;)

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=24472

Tô com essa dúvida e pensei em ti, uma vez que tens um exemplar "preto"...

Abraço "vizinho"
mncosta
Membro Júnior
Mensagens: 43
Registado: terça mar 22, 2005 12:57 am
Localização: Três Labradors

quarta mai 11, 2005 10:26 am

Bom dia Vitor;

Lí a tua mensagem ontem. Confesso que não sei te dar uma resposta contudo, remeti a tua questão por mail, a uma amiga minha francesa, responsável por muito o que hoje se sabe de genética dos Labradors naquele país. Estou a aguardar que ela me responda.

Seria óptimo que me enviasses por mail uma fotografia do cão incidindo a imágem, no local onde dizes que a cor parece alterada. Poderei pois, remeter essa mesma fotografia para a minha amiga.

Não creio que a razão do que está a acontecer ao teu cão seja pelo facto de ele poder ser um Labrador preto portador de genes da cor chocolate. E porquê ?

A cor preta é determinada pelo alelo "B" do gene B, a cor chocolate é determinada pelo alelo "b" daquele mesmo gene.

"B" é dominante sobre "b". Ora, a cor que se exprime é sempre a preta e, aquele gene, segundo os entendidos, não é passível de sofrer mutação.

Peço-te desculpa de não poder adiantar mais. Ficaremos a aguardar a ajuda de França. Fico também a aguardar o teu mail com a fotografia do cão em causa.

Um abraço;

Miguel.
Última edição por mncosta em quarta mai 11, 2005 10:43 am, editado 1 vez no total.
vitor_neto
Membro Veterano
Mensagens: 743
Registado: quinta abr 07, 2005 11:00 am

quarta mai 11, 2005 10:41 am

Bom dia Miguel e desde já o meu muito obrigado.

Quanto a foto, prometo manda-la hoje a noite ou amanhã de manhã.

Só queria salientar que o cão em questão, é um cão de exterior, visto que pode andar ao sol (um cão de "casa", em princípio está mais resguardado do mesmo). Também não creio que tenha a ver com o ser portador de "chocolate".

Esse facto já foi comunicado ao criador e este disse-me que o pêlo fica assim devido a estar no "exterior". Mas sabe como é, gostamos de ter sempre uma segunda opinião. ;)
mncosta
Membro Júnior
Mensagens: 43
Registado: terça mar 22, 2005 12:57 am
Localização: Três Labradors

quarta mai 11, 2005 7:08 pm

Olá Vitor;

Os meus Labradors também são cães de "exterior". Dois deles são pretos e o pelo é optimo é certo, umas vezes mais mais brilhante, outras não. Mas, nunca com aspecto de "queimado".

Um abraço;

Miguel.
mncosta
Membro Júnior
Mensagens: 43
Registado: terça mar 22, 2005 12:57 am
Localização: Três Labradors

segunda mai 16, 2005 10:25 am

Olá! Bom dia a todos;

Esta semana proponho-vos um novo tema, a:

"Progressive Retinal Atrophy" - PRA

- Sabem o qué ?

- Como afecta os nossos Labradors ?

- Como se previne ?

- Como se despista ?

Aguardo os vossos comentários.

Um abraço do;

Miguel.
vitor_neto
Membro Veterano
Mensagens: 743
Registado: quinta abr 07, 2005 11:00 am

segunda mai 16, 2005 1:32 pm

Miguel Escreveu: "Progressive Retinal Atrophy" - PRA

- Sabem o qué ?

- Como afecta os nossos Labradors ?

- Como se previne ?

- Como se despista ?
Boa tarde Miguel, tudo fixe? ;)

Desculpa a minha ignorância, mas nem sabia que isso existia... :o
Fico a aguardar a tua explicação ;)

Até lá, grande abraço ;)
marta_vasques
Membro Veterano
Mensagens: 1178
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm
Localização: Calvin (Labrador Retriever)

segunda mai 16, 2005 1:36 pm

Atrofia Progressiva da Retina... Será? :D

Mas, para além do nome (se é que está correcto), não conheço mais nada... Também fico à espera de desenvolvimentos! ;)
alface
Membro Veterano
Mensagens: 384
Registado: quarta jul 10, 2002 4:24 pm
Localização: Afonso (Labrador)

terça mai 17, 2005 9:36 am

Olá Miguel,

Ainda bem que se registou e nos brinda com as suas participações.
Excelente! ;) ;) ;)

Espero vir a aprender muito consigo.
Fico à espera de mais tópicos.

:D :D :D
Bianah
Membro Veterano
Mensagens: 2315
Registado: quarta jan 12, 2005 5:03 pm

terça mai 17, 2005 9:48 am

alface Escreveu: Olá Miguel,

Ainda bem que se registou e nos brinda com as suas participações.
Excelente! ;) ;) ;)

Espero vir a aprender muito consigo.
Fico à espera de mais tópicos.

:D :D :D
Também me agrada bastante saber que há entre os foristas pessoas com muitos conhecimentos! É uma mais valia para todos nós.
Não é qualquer um que responde a determinadas questões, mas parece-me que o forum dos labradores está neste momento a 100%.

Agora só precisamos mantê-lo sempre assim!! ;)
Golden_
Membro Veterano
Mensagens: 1074
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

terça mai 17, 2005 9:59 am

mncosta Escreveu: "Progressive Retinal Atrophy" - PRA
Bom dia Miguel,

outro excelente assunto, também fico a aguardar as suas explicações. E já agora aproveito para colocar uma dúvida.

Numa ninhada que fiz o ano passado, correu tudo normalmente, mas uma das meninas bebés, tinha o q parecia uma catarata num olho. Levei ao veterinário e a explicação que me deu foi «acontece é normal, depois passa» :? fiquei na mesma. É certo que hoje tem 1 ano e passou, ou melhor, está quase imperceptível. Será que me pode dar ulguma explicação do que é isto, porque acontece, etc?

Muito obrigada,
<p>Anita / AzulJasmim</p>
mncosta
Membro Júnior
Mensagens: 43
Registado: terça mar 22, 2005 12:57 am
Localização: Três Labradors

terça mai 17, 2005 11:28 am

Olá! Boa tarde a todos!

Os cães tal como os humanos, são susceptiveis de padecerem de doenças do foro oftalmológico. No casa em apreço, é hábito chamarem-se de Taras Oculares.

Os Labradors são uma das raças onde estas doenças são mais propensas.

As Taras Oculares mais frequentes são:

- ATROFIA PROGRESSIVA DA RETINA;

- DISPLASIA DA RETINA;

- CATARATA CONGÉNITA JUVENIL.

Irei debruçar-me sobre a atrofia progressiva da retina cuja denominação mais comum nos meios da canicultura é "PRA" abreviatura de Progressive Retinal Atrophy.

Então o que é a "PRA" ?

A "PRA" é o nome dado a todo um grupo de doenças hereditárias que afectam a retina. É certo que existem várias classificações de doenças em função da forma de ocorrerem, dos diferentes tipos de sintomas ou da idade em que aparecem. Mas, uma coisa é certa, todas as formas de "PRA" podem conduzir à cegueira.

Os Labradors podem sofrer uma variante de "PRA" chamada de "prcd", (progressive rod-cone degeneration). É a mais propagada doença hereditária da retina a provocar a cegueira.

Geralmente a aparição desta doença é tardia e, os cães afectados pela diminuição da visão ou mesmo pela cegueira têm entre os 4 e 7 anos de idade.

Neste tipo de "PRA" o cone do olho e as células da retina, desenvolvem-se normalmente mas, degeneram progressivamente.

A "PRA" trasmite-se por meio de um géne recessivo. Um cachorro só poderá ser afectado pela doença desde que AMBOS os pais sejam portadores daquele gene.

Contudo, aquele gene pode encontrar-se oculto no genoma dos animais. Tornando-se complexa a sua deteção mesmo com testes genéticos de despistagem. Acontece que durante os primeiros anos do cão ou cadela, (altura da reprodução), o resultado dos testes de despiste podem ser interpretados como normais, (não o sendo) e, só numa idade mais avançada é que se consegue detetar o gene prejudicial.

- SE É TÃO DIFÍCIL ERRADICAR ESTA DOENÇA, O QUE FAZER PARA A MINORAR ?

Devemos efectuar testes genéticos de despistagem da "PRA" aos nossos Labradors com a regularidade de +/- 18 meses.

- ONDE FAZER ESSES TESTES ?

Em Portugal não conheço nenhum laboratório que os faça. O próprio Kennel Club britanico indica como laboratório para despiste da "PRA", variante"prcd", na raça Labrador Retriever o laboratório dos EUA: - OPTIGEN.

http://www.optigen.com

Contudo, consultando este site, verificamos que o OPTIGEN tem um parceiro europeu - na Holanda;

http://www.vhlgenetics.com/vhl/index.html

Um abraço do;

Miguel.
Última edição por mncosta em terça mai 17, 2005 2:57 pm, editado 2 vezes no total.
mncosta
Membro Júnior
Mensagens: 43
Registado: terça mar 22, 2005 12:57 am
Localização: Três Labradors

terça mai 17, 2005 2:19 pm

Boa tarde Anita!

Não possuo conhecimentos medico-veterinários para lhe poder explicar o que aconteceu à sua cachorrinha. Peço-lhe desculpa por isso.

Contudo não creio que ela tenha tido uma catarata, pois estas só por intervenção cirúgica é que desaparecem, quando desaparecem.

Mas já que estamos a falar de cataratas, gostaria de dissertar um pouco sobre este problema nos cães e, em especial nos Labradors.

A Catarata Congénita Juvenil é a par com a "PRA" e com a Displasia da Retina uma das principais Taras Oculares na raça Labrador Retriever.

O cristalino é o único tecido vivo dos olhos e é habitualmente transparente. Um cristalino normal faz convergir a luz na retina que se encontra atrás do olho. A catarata consiste em uma opacificação do cristalino; ela começa habitualmente por uma pequena "mancha", quase que microscópica e aumenta até ocupar todo o cristalino tornado-o opaco.

Nos Labardors, a velocidade de progressão da catarata é imprevisível, pode ser lenta como rápida. No entanto, a sua evolução é muito mais rápida em cães jovens. Ela aparece geralmente em cães com menos de 3 anos.

OS CÃES AFECTADOS COM ESTA DOENÇA, MESMO EM FASE INICIAL, DEVEM SER RETIRADOS DA REPRODUÇÃO.

O CÃO E A CADELA QUE ORIGINARAM CÃES COM CATARATA JAMAIS SE DEVEM VOLTAR A CRUZAR ENTRE SI.

Um abraço do;

Miguel.
mncosta
Membro Júnior
Mensagens: 43
Registado: terça mar 22, 2005 12:57 am
Localização: Três Labradors

terça mai 17, 2005 6:15 pm

Olá! de novo, boa tarde a todos!

Das três doenças oculares que mais afectam os Labradors, resta falar da Displasia da Retina.

Aqui vai;

A Displasia da Retina é uma malformação da retina. Esta doença não é progressiva mas, é uma doença congénita.

A Displasia da Retina pode ser diagnosticada nos cachorros com 6 ou 8 semanas de vida. No entanto, devido ao tamanho ainda pequeno dos olhos e à turbolencia dos cachorros a não se deixarem examinar, é aconselhavel repetir o exame de controlo aos 6 meses. Nesta altura o veterinário poderá examinar melhor o fundo do olho.

A causa da Displasia da Retina é genética. Infelimente, o seu modo de transmissão ainda não está determinado.

Um abraço do;

Miguel.
alface
Membro Veterano
Mensagens: 384
Registado: quarta jul 10, 2002 4:24 pm
Localização: Afonso (Labrador)

terça mai 17, 2005 7:10 pm

Olá e mais uma vez obrigada pelo esclarecimento.

Uma coisa que o Afonso tem, e que penso que não se inclui em nenhuma das doenças acima assinaladas, é as pálpebras descaídas.

http://arcadenoe.clix.pt/images/album/2 ... Afonso.jpg

Na foto dá para perceber. Desde cachorro que é assim. O Vet diz para não me preocupar, que é mais um dos "defeitos" dele :p :p

Não refere os sintomas das doenças que assinala. Será que este facto pode representar alguma delas?
mncosta
Membro Júnior
Mensagens: 43
Registado: terça mar 22, 2005 12:57 am
Localização: Três Labradors

quarta mai 18, 2005 10:39 am

Bom dia alface!

Obrigado pelas suas duas mensagens de ontem. Também espero aprender muito convosco. Quando me propus fazer este tópico, um dos objectivos foi, transmitir a toda a comunidade amante de Labradors toda a informação que sei. E, assimilar também, todos os vossos conhecimentos e experiencias.

Indo directamente à sua questão, passo a expor:

Na "PRA", na "Catarata Congénita Juvenil" e na "Displasia da Retina" existem dois sintomas comuns:

- 1º Perda de visão

e, em casos mais avançados a

- 2º Cegueira.

Para se diagnosticar a "Catarata Congénita Juvenil" e a "Displasia da Retina" numa fase inicial, é feito um exame oftalmológico ao fundo do olho.

Na "Catarata Congénita Juvenil" começa-se a detectar opacidade do cristalino. Parece que uma camada opaca, minúscula em fase inicial, cobre o cristalino.

Na "Displasia da Retina" detecta-se delocamento da retina.

No caso do Afonso, pelo que diz, não me parece que se enquadre em nenhum destes casos.

Um abraço do

Miguel.
Bloqueado

Voltar para “Retriever do Labrador”