COISAS DE LABRADORS
Moderador: Moinhodoceu
-
- Membro Júnior
- Registado: terça mar 22, 2005 12:57 am
Olá
SeaLords acha que eu disse uma barbaridade quando defendo o fazer testes genéticos para despiste da PRA periodicamente.
Vou explicar a razão porque têm que ser feitos;
O géne responsável pela PRA pode ser de difícil deteção mesmo em análise genética.
Ele pode encontrar-se oculto no genoma do cão, por esta razão, pode não ser rastreado aquando do despiste genético.
O resultado pode ser lido como normal, isento do géne responsável pela PRA mas, pode ser um "FALSO" normal.
O géne pode encontrar-se presente mas, se está presente, ele está oculto no genoma, não estando indentificável. E, ainda não se conhecem testes genéticos suficientemente desenvolvidos para que um resultado de despiste da PRA e em especial a variante prcd sejam entendidos (em caso de ausencia do géne), como conclusivos e definitivos.
Por esta limitação da ciência, é que se deve efectuar testes genéticos de despistágem da PRA periodicamente.
Atentamente
Miguel
SeaLords acha que eu disse uma barbaridade quando defendo o fazer testes genéticos para despiste da PRA periodicamente.
Vou explicar a razão porque têm que ser feitos;
O géne responsável pela PRA pode ser de difícil deteção mesmo em análise genética.
Ele pode encontrar-se oculto no genoma do cão, por esta razão, pode não ser rastreado aquando do despiste genético.
O resultado pode ser lido como normal, isento do géne responsável pela PRA mas, pode ser um "FALSO" normal.
O géne pode encontrar-se presente mas, se está presente, ele está oculto no genoma, não estando indentificável. E, ainda não se conhecem testes genéticos suficientemente desenvolvidos para que um resultado de despiste da PRA e em especial a variante prcd sejam entendidos (em caso de ausencia do géne), como conclusivos e definitivos.
Por esta limitação da ciência, é que se deve efectuar testes genéticos de despistágem da PRA periodicamente.
Atentamente
Miguel
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Meu Deus, continuam as barbaridades (até fico religiosa
)
Diga-me lá a sério, acha que um "falso normal" pode tornar-se num "verdadeiro anormal" em 12 meses, usando o mesmo teste genético ?

Diga-me lá a sério, acha que um "falso normal" pode tornar-se num "verdadeiro anormal" em 12 meses, usando o mesmo teste genético ?
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo" (provérbio chinês)
-
- Membro Júnior
Olá.
Peço aos participantes CasadeAnaval e SeaLords que mantenham alto, o nível do debate. Repito, ganhamos todos!
Utilizando a liguagem de SeaLords, acho que um "falso normal" pode tornar-se num "verdadeiro anormal".
Mesmo utilizando o mesmo teste genético, o resultado do rastreamento do géne da PRA (quando este inicialmente deu negativo), pode ser diferente.
Atentamente;
Miguel
Peço aos participantes CasadeAnaval e SeaLords que mantenham alto, o nível do debate. Repito, ganhamos todos!
Utilizando a liguagem de SeaLords, acho que um "falso normal" pode tornar-se num "verdadeiro anormal".
Mesmo utilizando o mesmo teste genético, o resultado do rastreamento do géne da PRA (quando este inicialmente deu negativo), pode ser diferente.
Atentamente;
Miguel
-
- Membro Veterano
Olha, afinal é mesmo convictomncosta Escreveu: Mesmo utilizando o mesmo teste genético, o resultado do rastreamento do géne da PRA (quando este inicialmente deu negativo), pode ser diferente.

Cumprimentos
P.S. Já agora aproveite para rever a nomenclatura, que em genética o termo "portador" não tem o sentido com que você usa o termo.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo" (provérbio chinês)
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Bem Mncosta, vou-lhe pedir a si que mantenha o nível porque eu não fui em lado nenhum mal educado. :O
Não existe uma curva probabilística com a duração de 12 meses nem a informação genética de um cão varia com o tempo... Portanto o exame de hoje dará os mesmos resultados dentro de um ano.
A menos que seja mal executado e aí, deverá ser repetido, se existirem dúvidas de má execução, logo no dia seguinte...
Fique bem
A informação genética pessoal não varia como refere.
Não existe uma curva probabilística com a duração de 12 meses nem a informação genética de um cão varia com o tempo... Portanto o exame de hoje dará os mesmos resultados dentro de um ano.
A menos que seja mal executado e aí, deverá ser repetido, se existirem dúvidas de má execução, logo no dia seguinte...
Fique bem

A informação genética pessoal não varia como refere.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Júnior
Olá
Lamento, mas discordo.
Neste caso em particular, eu também tive a mesma dúvida que a SeaLords mas, foram os books e outras coisas do género que me fizeram pensar o contrário.
Também eu pensava que bastava efectuar um teste genético de despiste da PRA a um Labrador para saber se ele era ou não portador da doença.
Infelismente, estava enganado, não é assim.
Concordo consigo em absoluto, quando diz que genética não é só fazer quadradinhos de probabilidades.
Atentamente;
Miguel
Lamento, mas discordo.
Neste caso em particular, eu também tive a mesma dúvida que a SeaLords mas, foram os books e outras coisas do género que me fizeram pensar o contrário.
Também eu pensava que bastava efectuar um teste genético de despiste da PRA a um Labrador para saber se ele era ou não portador da doença.
Concordo consigo em absoluto, quando diz que genética não é só fazer quadradinhos de probabilidades.
Atentamente;
Miguel
Última edição por mncosta em quinta mai 26, 2005 3:06 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
Meu caro, se algum laboratório dá resultados díspares, o analista deve ser despedido ou o aparelho recalibrado, nada maismncosta Escreveu:
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
Mas isso é verdadeiro. O que é falso é ter que repetir o MESMO teste, e o MESMO teste poder dar resultados diferentes.mncosta Escreveu: Também eu pensava que bastava efectuar um teste genético de despiste da PRA a um Labrador para saber se ele era ou não portador da doença.
Mas, pronto, já vi que quer ficar na sua. Bom proveito. Mas não engane o resto do pessoal, está bem? Tenha atenção, olhe que o "Big Bother is watching you"

Adeuzinho.
-
- Membro Júnior
Olá
Eu tenho-me esforçado e, com exito, por manter o nível do debate. Não sou eu que utilizo a sátira, de fraco gosto, convenha-se, a fazer alusões ao Hulk.
O conteúdo genético é o mesmo mas, o rastreio pode ter um resultado diferente e volto a repetir, quando o resultado for negativo.
Repito também; ainda não existem testes genéticos conclusivos em definitivo (peço desculpa pelo pleonasmo) que atestem que um Labrador Retriever esteja isento da variante prcd da PRA.
Não quero de modo algum furtar-me ao debate mas, creio que esta discussão já se esgotou pelo menos, neste tópico. Se assim o desejarem podemos abrir um tópico específico para este assunto tão específico e miudinho mas, que não deixa de ser importante.
Atentamente
Miguel
Eu tenho-me esforçado e, com exito, por manter o nível do debate. Não sou eu que utilizo a sátira, de fraco gosto, convenha-se, a fazer alusões ao Hulk.
O conteúdo genético é o mesmo mas, o rastreio pode ter um resultado diferente e volto a repetir, quando o resultado for negativo.
Repito também; ainda não existem testes genéticos conclusivos em definitivo (peço desculpa pelo pleonasmo) que atestem que um Labrador Retriever esteja isento da variante prcd da PRA.
Não quero de modo algum furtar-me ao debate mas, creio que esta discussão já se esgotou pelo menos, neste tópico. Se assim o desejarem podemos abrir um tópico específico para este assunto tão específico e miudinho mas, que não deixa de ser importante.
Atentamente
Miguel
-
- Membro Veterano
De factoi a conversa esgota-se por um pormenor que significa tudo.
Se os resultados são diferentes, o teste foi mal feito.
A partir daqui não há volta a dar. Estes parâmetros não variam. Com o devido respeito você defende o indefensável. Em matemática euclidiana, 2+2=4
Se os resultados são diferentes, o teste foi mal feito.
A partir daqui não há volta a dar. Estes parâmetros não variam. Com o devido respeito você defende o indefensável. Em matemática euclidiana, 2+2=4
-
- Membro Veterano
Olha,olha, só há falsos negativos. Então não pode haver também falsos positivos?mncosta Escreveu: O conteúdo genético é o mesmo mas, o rastreio pode ter um resultado diferente e volto a repetir, quando o resultado for negativo.

E o que é que isso tem a ver com ter que repetir o MESMO teste de 12 em 12 meses? Mas deixe estar, o pessoal do laboratório é que vai achar o máximo ver chegar as suas amostras todos os 12 mesesmncosta Escreveu:Repito também; ainda não existem testes genéticos conclusivos em definitivo (peço desculpa pelo pleonasmo) que atestem que um Labrador Retriever esteja isento da variante prcd da PRA.

Salut
-
- Membro Júnior
Ok Sealords
É bom ter Big Brothers, significa que aquilo que escrevemos e compartilhamos tem algum destino.
Gostei deste "debate" consigo.
Convido-a a visitar e participar no meu blog. Ele ainda está no começo.
Um abraço;
Miguel
É bom ter Big Brothers, significa que aquilo que escrevemos e compartilhamos tem algum destino.
Gostei deste "debate" consigo.
Convido-a a visitar e participar no meu blog. Ele ainda está no começo.
Um abraço;
Miguel
-
- Membro Veterano
Já vi. E já lhe disse que o termo "portador" não tem o sentido que você lhe dá no seu texto.
Fora isso, ainda estou a matutar sobre o que é o "cone do olho"
Cumprimentos
Fora isso, ainda estou a matutar sobre o que é o "cone do olho"

Cumprimentos