ninhada
Moderador: Moinhodoceu
...
Última edição por Golden_ em domingo fev 26, 2006 10:39 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta abr 07, 2005 11:00 am
Só um pormenor, Lucarina:Lucarina Escreveu: A motivação que leva os cães adultos e a cadelas acabadas de parir a lamberem as fezes são completamente diferentes, não acha?![]()
A cadela come as fezes das crias enquanto estes ainda são amamentados, ou seja, essa situação repete-se durante sensivelmente um mês até a altura do desmame.

...
Última edição por Golden_ em segunda fev 27, 2006 3:06 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Júnior
- Registado: terça jun 14, 2005 9:23 am
Bom dia a todos,
Muito obrigado pelas vossas dicas, conselhos, experiências... Ajudaram-me bastante. A minha cadela foi mãe esta madrugada. Entrou em trabalho de parto por volta das 4H da manhã e durou cerca de 3, 4 horas. Teve apenas 2 cachorrinhos (1 macho e 1 fêmea). O parto correu lindamente e estive sempre com ela durante o tempo todo. É lindo!!!! Uma experiência única!!!!
Já foram todos observados pela vet. e estão todos óptimos, e ela é uma mãe muito dedicada.
O facto de nascerem apenas 2 cachorros é q me surpreendeu... Imagina que nasciam sempre mais cachorros, mas segundo a explicação da minha vet. é normal. O que acontece é que o esperma do macho não foi suficiente para fecundar mais óvulos da fêmea.
Já vos aconteceu algo semelhante?
O que vos parece que possa causar isto?
Tive de separá-los... porque ela não deixa o macho aproximar-se das crias!!!! Deixa-nos aproximar a nós e mexer nas crias e tudo, mas ao macho não o deixa aproximar-se (ele parece-me tão triste...sabem aquele olhar que os labs nos lançam...
)
Será que ela vai agir assim durante muito tempo?
Também aconteceu o mesmo com as vossas fêmeas?
corta-me o coração ver o "papá" com aquele olhar tão tristonho...
Obrigada a todos por tudo
Muito obrigado pelas vossas dicas, conselhos, experiências... Ajudaram-me bastante. A minha cadela foi mãe esta madrugada. Entrou em trabalho de parto por volta das 4H da manhã e durou cerca de 3, 4 horas. Teve apenas 2 cachorrinhos (1 macho e 1 fêmea). O parto correu lindamente e estive sempre com ela durante o tempo todo. É lindo!!!! Uma experiência única!!!!

Já foram todos observados pela vet. e estão todos óptimos, e ela é uma mãe muito dedicada.
O facto de nascerem apenas 2 cachorros é q me surpreendeu... Imagina que nasciam sempre mais cachorros, mas segundo a explicação da minha vet. é normal. O que acontece é que o esperma do macho não foi suficiente para fecundar mais óvulos da fêmea.
Já vos aconteceu algo semelhante?
O que vos parece que possa causar isto?
Tive de separá-los... porque ela não deixa o macho aproximar-se das crias!!!! Deixa-nos aproximar a nós e mexer nas crias e tudo, mas ao macho não o deixa aproximar-se (ele parece-me tão triste...sabem aquele olhar que os labs nos lançam...

Será que ela vai agir assim durante muito tempo?
Também aconteceu o mesmo com as vossas fêmeas?
corta-me o coração ver o "papá" com aquele olhar tão tristonho...
Obrigada a todos por tudo
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mai 03, 2005 10:38 am
- Localização: 3 labradores, 2 caniches, 2 gatos,4 coelhos anões, e muitos passaros(variados)
Bom dia a todos,
e parabéns à AVÓ.
Não sei se é normal as cadelas terem só 2 cachorros, mas por exemplo a minha Matilde foi da 1ª ninhada da mãe e foram só 3 cachorros. No entanto a matilde da 1ª ninhada teve 7. Eu deixei a Matilde cruzar com o cão mais do que uma vez. Não sei se tem alguma coisa a ver.
Em relação a companhia também nunca deixei o cão aproximar-se dela depois do parto e pessoas só nos aceitava a nós de casa e a dona do cão por quem ela tem uma grande paixão. Mas provavelmente tem razão, está a defender os seus filhotes.
Beijinhos
Teresa
e parabéns à AVÓ.
Não sei se é normal as cadelas terem só 2 cachorros, mas por exemplo a minha Matilde foi da 1ª ninhada da mãe e foram só 3 cachorros. No entanto a matilde da 1ª ninhada teve 7. Eu deixei a Matilde cruzar com o cão mais do que uma vez. Não sei se tem alguma coisa a ver.
Em relação a companhia também nunca deixei o cão aproximar-se dela depois do parto e pessoas só nos aceitava a nós de casa e a dona do cão por quem ela tem uma grande paixão. Mas provavelmente tem razão, está a defender os seus filhotes.
Beijinhos
Teresa
-
- Membro Veterano
Parabéns e continuação de boa sorte 

...
Última edição por Golden_ em segunda fev 27, 2006 5:08 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm
PARABÈNS!!!
Boa sorte para os papás babados, para os donos babados e para os cachorrinhos!
Boa sorte para os papás babados, para os donos babados e para os cachorrinhos!

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 22, 2004 1:15 pm
Mais uma Cachorrada Linda neste mundo !!!
MUITAS FELICIDADES PARA TODOS, MÃE, PAI, CACHORRINHOS ... E É CLARO ... DONOS!!!
Quando puder, ponha aqui umas fotos dos bébés ... para ficarmos todos BABADOS ...

MUITAS FELICIDADES PARA TODOS, MÃE, PAI, CACHORRINHOS ... E É CLARO ... DONOS!!!
Quando puder, ponha aqui umas fotos dos bébés ... para ficarmos todos BABADOS ...

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Sobre este assunto do número de filhotes, foi-me dito que depende da fase da ovulação da cadela.
Isto é, se pensarmos que o auge do cio é ao 13º dia (por exemplo) então quanto mais afastado deste dia menos cachorrinhos...
Isto foi-me dito por uma criadora que fazia de propósito, usando este processo, para ter ninhadas mais pequenas.
Não sei se é verdade ou não.
Com ela, parece que funcionou...
Alguém sabe alguma coisa desta teoria ?
Querem comentar ?
Isto é, se pensarmos que o auge do cio é ao 13º dia (por exemplo) então quanto mais afastado deste dia menos cachorrinhos...
Isto foi-me dito por uma criadora que fazia de propósito, usando este processo, para ter ninhadas mais pequenas.
Querem comentar ?
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
-
- Membro Veterano
No caso do homem/mulher, penso que a situação é, X espermatozóides para um óvulo. Se nos cães acontecer a mesma situação (x espermatozóides num óvulo), penso que o que dita o nº de filhotes é o macho (atenção que não estou a ser machista). Daí, talvez não fazer muito sentido essa teoria!aisd Escreveu: Sobre este assunto do número de filhotes, foi-me dito que depende da fase da ovulação da cadela.
Querem comentar ?

Mas se nos cães for necessário um óvulo, um espermatozóide para cada cãozinho, acho que a coisa muda de figura