Tenho um Labrador Preto com cerca de 3 meses, bem comportado, dentro daquilo que penso ser o bom comportamento no meio do meu desconhecimento da vida animal.
Sempre tive uma desmesurada fobia aos cães e fui aconselhada a ter um a fim de conhecer as suas reacções - devo dizer que me sinto muito bem e que já não imagino a vida sem o meu cãozinho. À parte disso...não sei ao certo que cuidados ter. Tenho lido várias linhas acerca desta raça de cães - algumas delas aqui no fórum, no entanto falta-me a obvia prática
Um ponto fundamental:
- Ração
Depois de muitas dúvidas, e de uma inconclusiva resposta da veterinária em relação à alimentação, qualquer coisa do género "sabe que para mim as rações são todas iguais, dê-lhe a que quiser desde que respeite as quantidades".
Ficou a pergunta: qual a ração adequada?! Optei pela da royal canin, por ter lido algures no fórum que os labradores eram cães que comiam muito depressa e que esta marca tinha uma ração de adulto com peças de tamanho maior que obrigava o cão a mastigar. A verdade é que apesar de verificar um crescimento regular - ou talvez demasiado (2 meses e meio = 10 kg), a pelagem não é muito certa. Cai imenso pelo, não sei se pela altura do ano, ou por mudança de pelo e por vezes aperecem algumas caspas. Ainda assim escovo-o todos os dias e limpo com toalhetes - faço bem?! será que isto é devido à ração? Só dirijo as questões para a ração por ler diversas vezes que é o elemento nuclear do desenvolvimento de um cão.
Se alguém me puder dar uma ajudinha, agradeço a atenção!
Interrogações
Moderador: Moinhodoceu
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm
Olá, Luciferina, e bem-vinda!
Nós damos Royal Canin ao nosso Lab e estamos satisfeitos. Está a dar-lhe júnior, não é verdade? Não acho que o peso seja demasiado (o nosso, com 2 meses, pesava 8 ou 9 kgs). Mas continue a ter cuidado com as quantidades - já sabe que os Labs têm tendência a ficar gorditos.
Quanto ao pêlo e à caspa... É normal que caia mais pêlo por esta altura. Além disso, ele ainda tem aquela "penugem" macia de bebé, que vai perder gradualmente até ficar com um pêlo mais rijo, de adulto. Mas vai perder sempre pêlo, umas vezes mais, outras menos.
Os toalhetes são boa ideia para os manter limpos sem banho e uma boa escovadela diária com uma escova cardadeira também ajuda a diminuir o pêlo espalhado pela casa fora.
As caspas acho que são mais comuns nos Labs pretos... Ou pelo menos mais visíveis. Como o nosso é "loiro", não sei muito sobre isso. Mas espere que alguém com Labs pretos já aqui aparece!

Nós damos Royal Canin ao nosso Lab e estamos satisfeitos. Está a dar-lhe júnior, não é verdade? Não acho que o peso seja demasiado (o nosso, com 2 meses, pesava 8 ou 9 kgs). Mas continue a ter cuidado com as quantidades - já sabe que os Labs têm tendência a ficar gorditos.
Quanto ao pêlo e à caspa... É normal que caia mais pêlo por esta altura. Além disso, ele ainda tem aquela "penugem" macia de bebé, que vai perder gradualmente até ficar com um pêlo mais rijo, de adulto. Mas vai perder sempre pêlo, umas vezes mais, outras menos.
Os toalhetes são boa ideia para os manter limpos sem banho e uma boa escovadela diária com uma escova cardadeira também ajuda a diminuir o pêlo espalhado pela casa fora.
As caspas acho que são mais comuns nos Labs pretos... Ou pelo menos mais visíveis. Como o nosso é "loiro", não sei muito sobre isso. Mas espere que alguém com Labs pretos já aqui aparece!

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta abr 07, 2005 11:00 am
Boas,

Penso que a RC é uma boa ração.Luciferina Escreveu: Um ponto fundamental
- Ração
Mas não está a dar comida de adulto ao seu pequeno, pois não?Luciferina Escreveu: ...que os labradores eram cães que comiam muito depressa e que esta marca tinha uma ração de adulto com peças de tamanho maior que obrigava o cão a mastigar...
A pelagem não é muito certa como? O facto de cair pêlo é normal da época.Luciferina Escreveu: ...pelagem não é muito certa. Cai imenso pelo, não sei se pela altura do ano...
Não acredito muito nissoLuciferina Escreveu: será que isto é devido à ração?

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta abr 07, 2005 11:00 am
Eu tenho uma lab pretita. A nível de caspa não notei. Só tive problemas com a primeira penugem dela que não saia com as escovagens ficando esta malhadamarta_vasques Escreveu: As caspas acho que são mais comuns nos Labs pretos... Ou pelo menos mais visíveis. Como o nosso é "loiro", não sei muito sobre isso. Mas espere que alguém com Labs pretos já aqui aparece!![]()

Só conseguí "extrair" essa penugem "morta" com uma luva de borracha.
Cheguei a abrir um tópico acerca disso na altura

Felizmente ela hoje tá um espectáculo...

-
- Membro
- Registado: sábado jun 18, 2005 10:44 pm
Pelo que vejo, está a passar pela mesma fase que eu. Muitas dúvidas.
Além de escutar muito do que aqui se escreve recomendo também 1 livro que me tem ajudado imenso.
A encantadora de Cães
Editora: Europa América
Além de escutar muito do que aqui se escreve recomendo também 1 livro que me tem ajudado imenso.
A encantadora de Cães
Editora: Europa América
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Isto é correcto, mas para cães adultos...Optei pela da royal canin, por ter lido algures no fórum que os labradores eram cães que comiam muito depressa e que esta marca tinha uma ração de adulto com peças de tamanho maior que obrigava o cão a mastigar
Com 2,5 meses deve dar RC puppy large breed (acho que é este o nome...)
Isto é importante porque a alimentação de um cachorrinho tem mais exigência - está-se a construir a estrutrura do futuro cão adulto.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 22, 2004 1:15 pm
O Obélix come RC desde pequenino, até agora deu-se bem, mas acho que já está a enjoar a ração, ou seja, se ele já não tinha vontade de comer, agora ainda come com mais dificuldade. Mas tudo para dizer que essa marca de ração (Royal Canin) é boa, no entanto é como as calças Levis, paga-se muito pela marca!!!, sendo a qualidade igual ou talvez inferior a outras rações que por aí andam.
O Sam, come Cibau, e devora o comer, provávelmente por ser, e como a criadora o chama, um autêntico "monstro das bolachas".
O Sam, come Cibau, e devora o comer, provávelmente por ser, e como a criadora o chama, um autêntico "monstro das bolachas".
As minhas duas cadelitas comem Acana. E estou bastante satisfeita...
Quando a preta veio para minha casa vinha habituada a Royal canin, mas eu entretanto mudei. Chegou a ter um pouco de caspa na altura, mas tudo se resolveu com levedura de cerveja.
Neste momento ela tem um pelo lindissimo e muito brilhante. É cá uma vaidosa!!
A queda de pelo já passou lá por casa (Há cerca de 2 meses atrás). Agora já não cai quase nada... mas cheguei a desesperar ...
Quando a preta veio para minha casa vinha habituada a Royal canin, mas eu entretanto mudei. Chegou a ter um pouco de caspa na altura, mas tudo se resolveu com levedura de cerveja.
Neste momento ela tem um pelo lindissimo e muito brilhante. É cá uma vaidosa!!

A queda de pelo já passou lá por casa (Há cerca de 2 meses atrás). Agora já não cai quase nada... mas cheguei a desesperar ...
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mai 03, 2005 10:38 am
- Localização: 3 labradores, 2 caniches, 2 gatos,4 coelhos anões, e muitos passaros(variados)
Bom dia a todos/as
As minhas cadelas comiam todas da KUKUKAN que é uma ração bastante rasoavel alem de ter um preço bastante convidativo. A Matilde comia Liht porque estava um pouquinho gorducha, enquanto a Guigui comia de manutenção e as pequenas de cachorro. entretanto depois do parto a Matilde ficou gordissima e como a pessoa que me fornece a ração deixou de ter liht tive que optar por outra. estou a dar-lhe Nutra.
No entanto eu tenho três tipos de comilonas lá em casa. A Matilde que é uma comilona nata parece um aspirador a Guigui que come normalmente e a Blaki que gosta mais de ir petiscando.Enquanto tive mais que uma da ninhada tinha que lhes deixar comer à discrição e está a ser um pouco dificil agora habituar a Blaki a ter horas de refeição, visto que ela vai comendo aos poucos, não sendo nada sofrega como a mãe.
Não sei como proceder, deixo-a passar fome por um dia?
Cumprimentos,
Teresa
As minhas cadelas comiam todas da KUKUKAN que é uma ração bastante rasoavel alem de ter um preço bastante convidativo. A Matilde comia Liht porque estava um pouquinho gorducha, enquanto a Guigui comia de manutenção e as pequenas de cachorro. entretanto depois do parto a Matilde ficou gordissima e como a pessoa que me fornece a ração deixou de ter liht tive que optar por outra. estou a dar-lhe Nutra.
No entanto eu tenho três tipos de comilonas lá em casa. A Matilde que é uma comilona nata parece um aspirador a Guigui que come normalmente e a Blaki que gosta mais de ir petiscando.Enquanto tive mais que uma da ninhada tinha que lhes deixar comer à discrição e está a ser um pouco dificil agora habituar a Blaki a ter horas de refeição, visto que ela vai comendo aos poucos, não sendo nada sofrega como a mãe.
Não sei como proceder, deixo-a passar fome por um dia?
Cumprimentos,
Teresa