Nós lá em casa, fazemos essencialmente estes:
-Mandar a Mara sentar/deitar numa certa zona, esconder brinquedo noutra divisão e dar ordem de busca
-Com as mãos atrás das costas, ponho uma bola de ração numa só mão, depois dou a cheirar e a Mara tem que bater com a pata na mão certa.Só leva biscoito se der a pata depois de dar as cheirar as duas mãos e nunca logo á primeira se por acaso a primeira mão que lhe dou a cheirar...fôr a certa(aconselho sessões muito curtas, aí umas 5 vezes seguidas por exemplo).
-2 adultos esconderem-se(eu e o meu marido no caso)e ela ir á vez procurar um de nós, associando ao comando o nome da pessoa.
-Na rua, atiro bola pra relva... trás, atiro, trás, atiro.
E vocês?
Partilhemos as brincadeiras
Moderador: Moinhodoceu
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 15, 2002 9:04 pm
- Localização: tofu, tusca, e benny bunny - hamster, labrador e coelho
Olá! Adoro inventar brincadeiras para a tusca (e para mim claro..)
- No Minho temos um espaço grande para a Tusca correr. Fecho-a em casa, escondo um biscoito algures no terreno e solto-a para ir buscar. Já experimentei atirar o biscoito para longe para não ficar com o meu cheiro pelo caminho e mm assim ela chega lá. Faço isto também cmg e com bonecos dela e muito raramente ela não encontra.
- esta semana ensinei-a a ladrar; só se recebe a comida dps de "responder" à pergunta "queres?"
- parto um biscoito em 3 bocados. uma dessas partes ponho aos pés dela e as outras, separadas, mais longe. Mando-a comer a parte que está mais longe. Ela vai, come e fica. Mando-a buscar outra parte. Finalmente mando-a ir buscar a ultima parte mas rastejando. (ela tem sempre que merecer o biscoito)
- busca a bola, tras (as vezes deixa-a um cadito longe e fica a espera que a vamos buscar)...
- à noite digo "tusca traz a mantinha" e la vai ela com a manta escada acima até ao meu quarto
- ordens: upa, devagarinho, senta, pata, outra (pata), come, bebe, espera, pára, fica, não, deita, shiu, ladra, (os nossos nomes), busca, deixa, dá, quieta, boneco, osso, bola, perninhas (o boneco favorito), ninho, biscoito, matinha, aqui, vai, pedrinha, anda, xau, quem é?, este, passeio (para n ir para a estrada), vai, linda, caramela, dorme, isso (quando vai pelo caminho certo), ...
A Tusca é qq coisa fantastica e indispensavel...
- No Minho temos um espaço grande para a Tusca correr. Fecho-a em casa, escondo um biscoito algures no terreno e solto-a para ir buscar. Já experimentei atirar o biscoito para longe para não ficar com o meu cheiro pelo caminho e mm assim ela chega lá. Faço isto também cmg e com bonecos dela e muito raramente ela não encontra.
- esta semana ensinei-a a ladrar; só se recebe a comida dps de "responder" à pergunta "queres?"
- parto um biscoito em 3 bocados. uma dessas partes ponho aos pés dela e as outras, separadas, mais longe. Mando-a comer a parte que está mais longe. Ela vai, come e fica. Mando-a buscar outra parte. Finalmente mando-a ir buscar a ultima parte mas rastejando. (ela tem sempre que merecer o biscoito)
- busca a bola, tras (as vezes deixa-a um cadito longe e fica a espera que a vamos buscar)...
- à noite digo "tusca traz a mantinha" e la vai ela com a manta escada acima até ao meu quarto
- ordens: upa, devagarinho, senta, pata, outra (pata), come, bebe, espera, pára, fica, não, deita, shiu, ladra, (os nossos nomes), busca, deixa, dá, quieta, boneco, osso, bola, perninhas (o boneco favorito), ninho, biscoito, matinha, aqui, vai, pedrinha, anda, xau, quem é?, este, passeio (para n ir para a estrada), vai, linda, caramela, dorme, isso (quando vai pelo caminho certo), ...
A Tusca é qq coisa fantastica e indispensavel...
Bom dia a todos!
A minha "preta" não faz nada destas coisas, culpa minha é certo porque ainda não tive paciência para ensinar. Apenas senta, deita e fica quieta. O básico!! Além disso prefere andar pelo quintal do que estar connosco em casa, o que corta um pouco o contacto!
Agora a minha "amarela" faz inveja a qualquer um
Ela está sempre dentro de casa, por opção dela. Pede para ir lá fora, pede para beber água, senta, deita, finge de "morta"; fica quieta, conhece o nome dos donos, vai procurá-los bastando dizer "Junna busca"; não aceita comida de estranhos (a Lucarina sabe bem que é verdade, nã é?); vai levar objectos aos donos, por exemplo eu digo "Junna leva isto ao dono (nome)". Ela pega no objecto e vai á procura do dono, chega lá e pousa no chão ao lado dos pés. Não come a comida da gata, apesar de se lamber toda com vontade!
Nunca estive a ensinar massacrando. Aprendeu tudo com a convivência.
A minha "preta" não faz nada destas coisas, culpa minha é certo porque ainda não tive paciência para ensinar. Apenas senta, deita e fica quieta. O básico!! Além disso prefere andar pelo quintal do que estar connosco em casa, o que corta um pouco o contacto!
Agora a minha "amarela" faz inveja a qualquer um

Nunca estive a ensinar massacrando. Aprendeu tudo com a convivência.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mai 03, 2005 10:38 am
- Localização: 3 labradores, 2 caniches, 2 gatos,4 coelhos anões, e muitos passaros(variados)
Olá,
A Matilde também faz umas coisitas. Senta, deita, fica quieta, quando lhe atiramos um brinquedo com a palavra "busca" também o vai buscar e trá-lo e põe no chão aos nossos pés.Também procura a bolinha quando está escondida. Agora vem a molengona da Blacky que só se senta por interesse
, quando lhe mostramos um biscoito ou um osso para ela roer ou maçã, tem uma coisa engraçada; à noite está conosco na sala e geralmente deita-se no chão perto do sofá grande que é onde eu me sento, começo a fazer-lhe festas, se por acaso paro as festas ela com a pata e com o focinho vem buscar a minha mão para eu lhe continuar a fazer festas.
Mas apesar de não saberem fazer assim tantas coisas como isso percebem bem o que lhes digo e eu adoro-as.
Bjs
Teresa
A Matilde também faz umas coisitas. Senta, deita, fica quieta, quando lhe atiramos um brinquedo com a palavra "busca" também o vai buscar e trá-lo e põe no chão aos nossos pés.Também procura a bolinha quando está escondida. Agora vem a molengona da Blacky que só se senta por interesse

Mas apesar de não saberem fazer assim tantas coisas como isso percebem bem o que lhes digo e eu adoro-as.
Bjs
Teresa
-
- Membro Veterano
Acho que chega a um ponto em q já n dou ordens, converso..
"senta e espera um bocadito q vou buscar um biscoito.. queres? (ladradela) ok, vou buscar"
É fantastica a capacidade de percepção e aprendizagem deles, é impossivel n nos apaixonarmos!
"senta e espera um bocadito q vou buscar um biscoito.. queres? (ladradela) ok, vou buscar"
É fantastica a capacidade de percepção e aprendizagem deles, é impossivel n nos apaixonarmos!
Como conseguiu isto? Minha Ulla é tão mal educada, preste atenção no que eu disse: Mal Educada. Sim, eu sei que a culpa é nossa que não estamos dando a devida educação. Acho que não estamos sabendo como fazê-lo, se vcs puderem ajudar-nosEclipsada Escreveu: Acho que chega a um ponto em q já n dou ordens, converso..

Beijinhos,
Laura
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mai 03, 2005 10:38 am
- Localização: 3 labradores, 2 caniches, 2 gatos,4 coelhos anões, e muitos passaros(variados)
Olá,
Penso que também é mais ou menos como uma conversa. Também converso muito com as minhas e penso que elas percebem como por exemplo "queres?" qualquer coisa como um biscoito ou ir à rua elas sentam-se logo com o focinho de lado à espera de qualquer coisa.
Quando por exemplo pergunto à Matilde se ela quer ir à escolinha põe-se logo à porta da cozinha à espera que lhe ponha a trela.Eu penso que isto também é o tempo que os vai ensinando e a nossa maneira de estar com eles. A Matilde sabe bem quando estou zangada com ela, enquanto que a Blacky é ainda uma rapariga pequena que ainda não sabe destinguir o que é zangada e contente porque ela só quer é brincadeira. A Blacky está a ser criada da mesma maneira que a Matilde, mas é como os filhos são nossos e por vezes criados da mesma maneira são tão diferen tes uns dos outros. Eu tenho 3 filhos e nenhum é igual.
Bjs
Teresa
Penso que também é mais ou menos como uma conversa. Também converso muito com as minhas e penso que elas percebem como por exemplo "queres?" qualquer coisa como um biscoito ou ir à rua elas sentam-se logo com o focinho de lado à espera de qualquer coisa.
Quando por exemplo pergunto à Matilde se ela quer ir à escolinha põe-se logo à porta da cozinha à espera que lhe ponha a trela.Eu penso que isto também é o tempo que os vai ensinando e a nossa maneira de estar com eles. A Matilde sabe bem quando estou zangada com ela, enquanto que a Blacky é ainda uma rapariga pequena que ainda não sabe destinguir o que é zangada e contente porque ela só quer é brincadeira. A Blacky está a ser criada da mesma maneira que a Matilde, mas é como os filhos são nossos e por vezes criados da mesma maneira são tão diferen tes uns dos outros. Eu tenho 3 filhos e nenhum é igual.
Bjs
Teresa
-
- Membro Veterano
A Tusca já tem 15 meses, foi aprendendo. Fez este domingo um ano que veio para nossa casalau71 Escreveu:
Como conseguiu isto? Minha Ulla é tão mal educada, preste atenção no que eu disse: Mal Educada. Sim, eu sei que a culpa é nossa que não estamos dando a devida educação. Acho que não estamos sabendo como fazê-lo, se vcs puderem ajudar-nos![]()
Beijinhos,
Laura

Faça sessões de treino com biscoitos, ou quando ela faz alguma coisa.. por exemplo, ela sentar-se; nós diziamos "boa tusca, sentaste-te" e mesmo que ela n tenha recebido a ordem começa a associar a palavra ao acto. Experimente vários tons de voz para quando ela faz bem, instrucções, ou erros.
Espero não estar a dizer grandes asneiras, mas o certo é q resulta com a Tusca.
Boa sorte!
Ana