Sabe, p_oliveira, eu também conheço bué de frases giras. Por falar em céu, conhece uma que diz "abençoados os pobres de espírito, que deles é o Reino dos Céus"? Pois então pode dizer à sua amiguinha para ficar descansada, que já tem uma nuvem reservada para ela há muito tempo.
Ainda não percebeu o que é que o pessoal aqui tem andado a dizer? Diga lá, é um bocado lenta, não é? Então, vou tentar fazer um pequeno resumo:
- você tem uma cadela que a única coisa que sabemos é que não tem displasia A, porque de resto é ao gosto do freguês. Umas vezes é B, outras b, outras C, outras 1,2 3 e meio e outras "anani ananão ficas tu e eu não". Na minha modesta opinião (e na de muitas outras pessoas que já intervieram neste tópico) antes de chatear o criador, o CPC e aqui o pessoal convinha saber mesmo bem qual é a classificação da cadela
- como não sabe dizer que grau é que a cadela tem, só podemos concluir que nem sequer existe relatório veterinário escrito, e que tudo aquilo que sabe é o que os vets lhe disseram por alto. Fazer queixas com base no diz-que-disse, bem ... cada um que ponha o adjectivo que quiser.
- mas, enfim, talvez não fosse mal esgalhado de todo (digo eu, sei lá, hoje em dia já não se sabe ...) antes de se queixar seja do que for seja a quem for, arranjar uma classificação oficial que venha devidamente escrita num papel. Aproveito para informar todos os interessados que, finalmente, a APMVEAC montou um esquema oficial de leitura das radiografias e é de esperar que a muito curto trecho esta informação passe a figurar nos pedigrees.
- mesmo que a classificação venha C, e como já mais que uma pessoa tentou fazer-lhe ver, não é uma desgraça. Se fosse assim tão grave, diga lá, acha que se permitiria cruzar cães C (com as devidas precauções, claro)?
- mesmo que a classificação C fosse uma desgraça, acha razoável, sem saber mais nada, exigir que os progenitores sejam afastados da reprodução? Imagine que esses cães já tiveram 150 filhos, e 149 são A e B, e a sua é C. Ooops, mas você só sabe o resultado da sua cadela, não é verdade?
- e finalmente, ao meter o nome dos progenitores não está a alertar ninguém sobre eventuais irmãos (há por aí alguém que tenha atenção ao pedigree antes de comprar cachorro? Você mesma viu o pedigree antes de comprar a cachorra?) está é a levantar suspeitas (como aliás já deu para verificar) sobre TODO um afixo, ainda por cima o menos culpado no meio disto tudo, que é o afixo do criador do pai da sua cadela. E pode crer que se eu estivesse na situação do sr. Bilbao você havia de pagar bem caro por andar a arrastar o meu afixo pela lama.
- de facto, o Altíssimo nos livre e guarde

porque não estamos livres de nos cruzarmos com gente que, quando não tem chatices, as inventa. Como disse a Pedra, aqui há uns tempos toda a gente se borrifava em tudo, agora toda a gente faz queixa de tudo. Qualquer dia havemos ver queixas contra cães e seus ascendentes até à 2ª geração que libertem peidos malcheirosos (será que os há bem cheirosos?)
Cumprimentos (e vá lá choramingar no ombro dos seus pares).
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo" (provérbio chinês)