Conselhos sobre educação de cadela

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

Responder
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

sábado mai 06, 2006 2:58 pm

Olá a todos, há muito tempo que não vinha aqui à arca.

Quero vos pedir alguns conselhos no que respeita à educação, comportamento para a minha cadela Vicky.

A Vicky é uma labradora preta, linda, com 6m e muito traquina. Eu já consegui que ela se sente qdo mando (às vezes faz-se de surda) e percebe bem quando me zango com ela, percebe bem o não (por vezes finje que não percebe), ela é muito esperta e sabe quando faz mal.

Mas tenho um problema, quando saio com ela ela puxa de tal maneira trela (tem uma força enorme, tb com 26 kg...) que qq dia manda-me ao chão. Mas se a solto (só em lugares que possa) ela anda mais sossegada, pq será? O que posso fazer p/ela não puxar tanto a trela?

Ela tb tem a mania de saltar p/cima de nós (é a brincar mas aleija como o caraças) e tentamos ralhar com ela e dizer sempre "para baixo" mas ela depois volta a fazer o mesmo. O que hei-de fazer?

Agradecia uns conselhos sobre estes meus dilemas.

OBG

Bjs ;)
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
marciamachado
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:17 am
Localização: 2 cadelas-Farrusca (Labrador) Pantufa (Pastor Alemão), pássaros, peixes

segunda mai 08, 2006 11:02 am

Duas soluções básicas:

Ao saltar: ignorar o animal, voltar-lhe as costas, afastá-la com o braço, mas NUNCA pronunciar um som sequer!

Puxar: cada vez que puxa o dono pára, só continua a andar quando o animal deixa de puxar. Pode dar a ordem DEVAGAR, ou algo semelhante para que o cão associe a ordem ao andar mais devagar.

Tudo isto exige muito treino, não se consegue de um dia para o outro.

Também já li aqui no forum que há uma trela que aperta o focinho do animal cada vez que ele puxa, poderá ser uma opção.

Bons treinos!
coki
Registado: sexta dez 12, 2003 5:59 pm

segunda mai 08, 2006 6:34 pm

Ola

Penso que já foi mencionado no forum um livro '' A encantadora de cães'', compre, posso dizer por mim que ajuda em muito. Também tenho um lab com 9 meses que era assim, para alem de destruir a casa.
A minha vet falou-me deste livro e digo-lhe que depois de o ler muita coisa mudou, claro que levou o seu tempo.

Boa sorte.
laisidoro
Membro
Registado: terça nov 23, 2004 1:03 am

segunda mai 08, 2006 7:04 pm

Bom dia

Eu acrescentaria duas coisas 'a excelente dica da marciamachado:

- Para alem de parar quando o cao puxa, andar na direccao oposta a que a cadela puxava durante 15 a 20 metros, depois retomar o percurso normal.
- Em relacao ao saltar, penso que podera estar associado a demasiada euforia no momento em que chega a casa e ve a cadela a primeira vez. Se assim for, ignore a cadela durante alguns minutos quando chegar a casa e nem sequer reaja aos saltos dela. Assim que ela acalmar, de'lhe os mimos todos. Isto depois reflecte-se no restante comportamento do animal, que fica menos ansioso quando ve pessoas.

Boa sorte

Luis
Última edição por laisidoro em segunda mai 08, 2006 8:29 pm, editado 1 vez no total.
Mkiko
Membro Veterano
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am

segunda mai 08, 2006 7:31 pm

Tenho uma com nove meses e posso dizer que deveria fazer várias coisas:
1-acho mas é a minha opinião que a cadela com 6m 26Kg está pesada.
2-quanto ao senta fica deita é facil dá trabalho mas é facil ,os labs amam agradar e saber que agradam(com ração) na mão por cima da cabeça e vai ver o senta logo feito sem mandar, têm depois de fazer com que associe o deita tambem, mas desta feita ao nivel do solo,o fica é um pouco mais dificil mas é fazer com que a recompensa seja maior e ai biscoitos quando fizer duas três vezes depois irá fazer sempre.
Quanto ao saltar com a minha resultou é um valente NÃO e ignorar de seguida virando costas,voltando mais tarde.
Felicidades e boa sorte ;)
marciamachado
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:17 am
Localização: 2 cadelas-Farrusca (Labrador) Pantufa (Pastor Alemão), pássaros, peixes

terça mai 09, 2006 9:01 am

Este livro é essencial na educação dos cães e também para nós humanos, compreendermos os nossos animais e sabermos evitar comportamentos indesejados.

"Encantadora de Cães" de Jan Fennel

Publicações Europa-América

15 euros
jpedroso
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 8:57 pm

terça mai 09, 2006 1:27 pm

Encantadora de Cães" de Jan Fennel
Já li e gostei muito.

Ignorar o cão, durante 5 minutos quando regressamos a casa, comigo deu um resultadão.

Agora penso que o principal é o treino, a repetição e paciencia no mesmo.
Nada de violencia com o animal.
<p><strong>&nbsp;Junior o melhor amigo do seu dono</strong></p>
besourinha
Membro Veterano

quinta mai 11, 2006 11:30 am

Olá a todos

Obg pelas dicas.
Eu já li um livro sobre a educação dos labradores, e é claro que lá diz que é necessário muita persistência.
O que me "chateia" mais é quando ela puxa a trela, fico com uma dor de braços...

Mkiko Escreveu: 1-acho mas é a minha opinião que a cadela com 6m 26Kg está pesada.
Ela está optima, disse a vet, não está gorda, está a formar corpo e a desenvolver muito bem.

OBG

Carla</strong>
besourinha
Membro Veterano

sexta mai 12, 2006 10:59 am

Olá

Gostava de colocar umas fotos aqui das minhas meninas, como é que faço?

Carla</strong>
okicomputer
Membro Veterano
Registado: sexta jul 31, 2009 12:49 pm

quinta out 15, 2009 8:36 am

Alguém pode ajudar a fazer com que o meu labrador pare de arrancar a relva do jardim? Se o ignoro eu vejo pela janela que ele não para de o fazer.. Se digo não ele começa a fugir porque já sabe que tá a fazer asneira.. é teimoso
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”