Cruzamento entre labradores castanhos e amarelos

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

npicao
Membro Júnior
Mensagens: 18
Registado: quinta nov 09, 2006 11:04 pm

quinta nov 16, 2006 11:36 pm

Boa noite!

Gostaria de saber se sempre era verdade que não se deve cruzar labradores castanhos com os amarelos, por via de os filhotes dos mesmos poderem vir a ter problemas comportamentais
SaintJohns
Membro Júnior
Mensagens: 38
Registado: segunda out 16, 2006 11:32 pm
Localização: labs aos montes...

sexta nov 17, 2006 6:18 pm

Boa tarde,

O que poderá acontecer no cruzamento de um lab chocolate com um amarelo será o possível* nascimento de cachorros amarelos com pigmentação chocolate, ou seja, despigmentados (c/ pequenas manchas castanhas na pelagem e orlas dos olhos nariz e boca deprovidos de pigmentação preta e ao invés apresentam pigmentação rosada), os chamados "Dudleys".
Em relação a desvios de comportamento esses para que existam nos cachorros já terão de existir nos pais, avós,... independentemente das cores dos labs que se cruzem...
Labs adultos com desvios comportamentais NUNCA deverão reproduzir!!! Isso será o mesmo erro que cruzar cães displásicos...

* digo possível porque dependendo do código genético de cada um dos progenitores podem nem sequer nascer cachorros dudleys!!! Mas isso só se sabe se se conhecer o codigo genetico dos labs que se pretende cruzar ou dos labs que já cruzaram!!!..
npicao
Membro Júnior
Mensagens: 18
Registado: quinta nov 09, 2006 11:04 pm

sexta nov 17, 2006 7:15 pm

Boa noite e obrigado pela resposta.
A minha pergunta foi feita no sentido de esclarecer alguns pontos. Porque alguns sites referem esta situação como bastante frequente, e estando eu a beira de adquirir um cachorro proveniente deste tipo de cruzamentos, foi apenas no sentido de aprender mais um pouco. Se alguem tiver mais alguma opinião fico agradecido.
Nibs
Mensagens: 9
Registado: quarta jul 19, 2006 5:24 pm
Localização: Luna (labrador)

terça dez 05, 2006 6:14 pm

Olá,
não venho acrescentar mais informação, apenas dizer que fiquei esclarecida, pois também tinha esta dúvida..
Até pq a minha Luna é filhota de uma Lab amarela e um castanho!
Mas ela saiu pretinha, como o resto da ninhada!
Portanto, no worries!
fioravanti
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: quarta dez 06, 2006 3:36 pm

quarta dez 06, 2006 3:41 pm

Em relação à Luna significa que o criador ou teve sorte ou é uma pessoa consciente, pois cruzou um castanho puro com um amarelo puro, logo sai tudo preto com genes amarelos e castanhos...

De qualquer modo se pensa acasalar a Luna deve ter cuidado na escolha do parceiro, devendo escolher um cão amarelo e se possível com antepassados pretos ;)
asif
Membro Júnior
Mensagens: 18
Registado: terça nov 28, 2006 11:35 pm

quarta dez 06, 2006 6:30 pm

Eu fiz esta pergunta a uma criadora de todos os retievers e ela o que me explicou foi outra coisa..

os labradores podem cruzar-se de todas as cores..

por exemplo uma ninhada de labradores filhos de um labrador beje e um labrador preto, os cachorros podem nascer ou bejes ou pretos ( o seu corpo todo sera de uma e unica so coloraçao (ou preto ou beje), aqui ainda pode influenciar outra situaçao se por exemplo algum dos avos dos cachorros for chocolate os cachorros podem sair chocolates mesmo sendo os pais beje e preto..

mas ainda ha outra situaçao que so se aplica aos labradores chocolate, se a mae ou o pai , ou ate ambos for chocolate os cachorros vao nascer com a coloraçao dos avos, pois um labrador chocolate nao da filhos chocolates, o que nao acontece com os bejes e pretos..

esta situaçao acontece tanto nos labradores como nos Flat-coath-retiever , esta raça pode ter uma coloraçao preta ou chocolate se se cruzar dois flats preto onde um dos avos da ninhada seja chocolate podem nascer cachorros chocolate caso um dos pais ou ambos sejam chocolates ai os cachorros seram pretos( e estes cachorros por sua vez teram filhos chocolates)

em relaçao ao feitio nao ha qualquer alteraçao..

espero ter ajudado ;)
SeaLords
Membro Veterano
Mensagens: 3417
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Bobtail-aholic

quinta dez 07, 2006 9:46 am

Ah, "gandas" criadores que andam por aí :lol: 2 chocolates dão pretos ? :lol: :lol: :lol: :lol:
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
MDogster
Membro Veterano
Mensagens: 2813
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Localização: Toby (Old English Sheepdog), Ralph (Whippet-like)

quinta dez 07, 2006 11:33 am

Mas é chocolate preto! 8)
teresavc
Membro
Mensagens: 185
Registado: sexta set 30, 2005 4:24 pm
Localização: Labrador (Oscar)

sábado dez 09, 2006 3:29 am

Existem dois pares de genes mais conhecidos que controlam a cor da pelagem do Labrador. O gene "B" é dominante e responsável pela cor de pelagem preta, o gene "b" é recessivo e responsável pela cor de pelagem chocolate. O gene "e" é o responsável pela cor de pelagem amarela, e para isso deve aparecer sempre homozigoto (ee), o que inibirá a expressão do outro par de gene. Então os genótipos possíveis para a pelagem preta são os seguintes BBEE, BBEe, BbEE, BbEe, os genótipos possíveis para a pelagem chocolate são bbEE, bbEe, e os genótipos para a pelgem amarela são BBee, Bbee,bbee. Então se o acasalamento for feito com dois animais duplo heterozigotos (BbEe) você poderá ter na ninhada, filhotes das três cores de pelagem.

Fonte: http://labrador.br.tripod.com/gen.htm
pinxai
Membro
Mensagens: 133
Registado: quarta set 06, 2006 4:23 pm
Localização: BOo

domingo dez 10, 2006 9:51 pm

teresavc Escreveu:Existem dois pares de genes mais conhecidos que controlam a cor da pelagem do Labrador. O gene "B" é dominante e responsável pela cor de pelagem preta, o gene "b" é recessivo e responsável pela cor de pelagem chocolate. O gene "e" é o responsável pela cor de pelagem amarela, e para isso deve aparecer sempre homozigoto (ee), o que inibirá a expressão do outro par de gene. Então os genótipos possíveis para a pelagem preta são os seguintes BBEE, BBEe, BbEE, BbEe, os genótipos possíveis para a pelagem chocolate são bbEE, bbEe, e os genótipos para a pelgem amarela são BBee, Bbee,bbee. Então se o acasalamento for feito com dois animais duplo heterozigotos (BbEe) você poderá ter na ninhada, filhotes das três cores de pelagem.

Fonte: http://labrador.br.tripod.com/gen.htm
Onde é que eu já vi isto? :p :)

Respondendo á primeira pergunta: Não, não se deve cruzar labradores amarelos com chocolate. Não pelo factor do comportamento, mas por outro tipos de factores (desde despigmentações, labradores dudley , mismarks, etc).
Se é possivel fazer esse cruzamento sem tal acontecer? sim.
Mas um criador responsavel fará? Não!

E isto porquê? Um bom criador irá querer ter labradores com as melhores qualidades em tudo, sem nunca por em causa as suas caracteristicas originais.
Agora, se já tem o labrador filhote de mãe castanha e pai amarelo também não se preocupe que não é por aí que irá ter um labrador menos labrador.
Fazer criação? Claro que não, mas eu nem aconselhava mesmo que o labrador fosse um bom exemplar.

Quanto ao cruzamento de cores em labradores; o preto pode e deve cruzar com todas as cores, amarelos com amarelos e castanhos com castanhos (não mais de 3 gerações seguidas).

Em relação á genética confesso que não entendo muito, mas a explicação de cima (juntamente com o quadro) ajuda bastante.
Nibs
Mensagens: 9
Registado: quarta jul 19, 2006 5:24 pm
Localização: Luna (labrador)

quinta dez 14, 2006 5:58 pm

Gostaria que me explicassem melhor a que tipo de labrador não aconselha fazer criação. A um exemplar, cujo pai e mãe sejam amarelo e chocolate?
Como já referi acima, a minha Luna é de uma ninhada dessa situação. Da qual nasceram todos pretos, em excepção a um macho amarelo.
Não é que tenha condições físicas para isso, mas não aconselha a Luna a fazer criação?

obrigada!
pinxai
Membro
Mensagens: 133
Registado: quarta set 06, 2006 4:23 pm
Localização: BOo

quinta dez 14, 2006 6:24 pm

Se a Luna é filha de um chocolate e amarelo não aconselhava por causa das razões acima descritas (possibilidade de despigmentações, labradores dudley , mismarks, etc).
Mas imaginemos que não era! Eu também não aconselhava!

Qual era o porquê de ter uma ninhada?

Se fosse para fazer uns trocos, não adiantava de nada pois gasta tanto na ninhada que não iria render o que queria!
Isto supondo que iria ter todos os cuidado$!

Depois há a questão do LOP. Ela tem LOP?
O LOP é a garantia de que é mesmo de raça, ora se não tiver era como se tivesse a vender rafeiros!
E quem os comprasse também não seria muito bem informado, logo não seria muito bons donos.

Não há nenhuma razão para a cadela ter uma ninhada! Logo, não põe em causa a saude dela!

Depois, nos labradores há muitos outros factores que condicionam ter uma ninhada, como por ex. fazer testes de displasia e saber qual o grau.
Enfim...não é só juntar um macho entende?
Por isso acho sempre boa ideia deixar essas coisas para quem realmente conhece e percebe muito da raça. Assim não há grandes hipoteses para desvios da raça.

Nota-se cada vez mais labradores amarelos (os mais vendidos) desvairados, fora do estalão, com displasia, não tão resistentes como deveriam ser, etc, exactamente por terem nascido nessas condições (por pessoas que não sabem).

Beijos
fioravanti
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: quarta dez 06, 2006 3:36 pm

sexta dez 22, 2006 12:02 pm

Quero parceiro "acif", deve dizer ao seu criador que lhe falta limar algumas arestas. Ou foi você que não percebeu bem a explicação dele, ou entao ele não percebe nada de genética de labradores.

Apenas aconselhava a que esse criador ao vender os seus cães não se alongasse muito nas explicações porque pode "meter o pé na argola".

De qualquer modo tem excelentes explicações dos restantes users que ajudam-lhe a perceber melhor.

Apenas um aspecto a acrescentar... Os grandes criadores só misturam amarelos e pretos (puros ou com genes amarelos), ou entao pretos (portadores de castanho) e castanhos.

Sendo que normalmente temos dois tipos de criadores: os especialistas em pretos e amarelos e os especialistas em pretos e castanhos.

Dificilmente encontra algum grande criador com qualidade de topo nas 3 cores...mas pode existir.
tiagocarneiro
Membro Veterano
Mensagens: 346
Registado: quarta set 08, 2004 2:53 pm
Localização: "Labradeiras" e galináceos
Contacto:

domingo dez 24, 2006 2:55 am

fioravanti Escreveu: De qualquer modo tem excelentes explicações dos restantes users que ajudam-lhe a perceber melhor.

Apenas um aspecto a acrescentar... Os grandes criadores só misturam amarelos e pretos (puros ou com genes amarelos), ou entao pretos (portadores de castanho) e castanhos.

Sendo que normalmente temos dois tipos de criadores os especialistas em pretos e amarelos e os especialistas em pretos e castanhos.

Dificilmente encontra algum grande criador com qualidade de topo nas 3 cores...mas pode existir.
Mais nada...

... só Bom Natal
<strong>http://caolabrador.blogspot.com</strong><strong style="background-color: rgb(255, 255, 0);"> </strong>
mariaborges
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: segunda fev 05, 2007 7:46 pm

quarta mar 21, 2007 9:16 pm

Qual era o porquê de ter uma ninhada?


Não há nenhuma razão para a cadela ter uma ninhada! Logo, não põe em causa a saude dela!


Peço desdculpa pela ignorância, mas o que tenho lido até agora é que era aconselhavel que tivesse pelo menos uma ninhada...não é assim? No meu caso não pretendo comercializar os cachorrinhos, pretendo só o melhor para a minha cadelinha....Quer dizer que não há essa necessidade? de acasalar pelo menos uma vez?
obrigada...
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”