Seu Labrador tem Microchip ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

Seu Labrador tem Microchip ?

Sim
36
82%
Não
7
16%
Que é isso do Microchip?
1
2%

Total de votos: 44
jpedroso
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 8:57 pm

domingo fev 24, 2008 3:18 pm

Boas

O meu junior tem chip desde os 4 meses, até porque era preciso para mudar o LOP (Definitivo) para o meu nome e tb para o registar na Junta Parto do principio que esta tudo em ordem quanto a registos.

Agora a minha duvida é se mo roubarem, como é que eu o encontro para provar (lendo o chip) que é o meu? Será que os veterinarios vão confirmar o chip quando lá aparece um cão adulto pela 1.ª Vez?

Quando abandonados os canis procuram os donos pelo chip?
<p><strong>&nbsp;Junior o melhor amigo do seu dono</strong></p>
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

segunda fev 25, 2008 2:43 pm

jpedroso Escreveu:Agora a minha duvida é se mo roubarem, como é que eu o encontro para provar (lendo o chip) que é o meu? Será que os veterinarios vão confirmar o chip quando lá aparece um cão adulto pela 1.ª Vez?
Quando perdemos o nosso cachorro ou o mesmo nos é roubado, cabe-nos a nós denunciar essa situação ao SIRA. De seguida, o SIRA informa os veterinários dessa ocorrência e à partida, se aparecer uma cachorro com as mesmas características num consultório, o vet procurará ler o microchip de modo a verificar se aquele se trata ou não do cachorro desaparecido/roubado. Isto foi-me dito por um vet aqui há tempos, salvo erro.
jpedroso Escreveu:Quando abandonados os canis procuram os donos pelo chip?
Aqui há tempos, um amigo meu, criador de Rottweilers foi contactado pelo canil municipal, alertando-o de que estava lá um cachorro seu e que devia ir lá buscá-lo o mais rapidamente possível. O que acontece é que este cachorro já não era da propriedade do criador. Havia sido vendido mas não houve transferência de propriedade. Logo e nessa base, nos canis também devem verificar se os cachorros têm microchip e deste modo, chegar até aos seus donos :wink:

Abraço
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

domingo mar 09, 2008 10:08 pm

SeaLords Escreveu:
dinodane Escreveu:Idealmente assim seria.

Acontece que muitos vets limitam-se a chipar e não comunicam nada ao SIRA partindo do pressuposto que quem chipa um animal vai a seguir licenciá-lo na junta, o que pode não suceder.

É por isso que a maioria dos cães que são encontrados com chip não constam em nenhuma base, nem SIRA nem SICAFE, logo não se consegue localizar o proprietário...

Exemplo:
O Braco tem chip mas não está registado

do tópico http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 0&start=15
Não me parece que seja assim. Os vets continuam a mandar as fichas para o SIRA. Se aparecem cães chipados que não estão registados em nenhuma base de dados é porque há por aí muito criador chico-esperto que aplica, ele mesmo, o chip para efeitos de registo no LOP. Só que depois, como não pode assinar os papéis oficiais, esses cães ficam a pairar no limbo.
Isso era no mundo perfeito, eu conheço inumeros veterinários que desde que foi criada a base do estado, o SICAFE, deixaram de mandar os papeis para o SIRA.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Mkiko
Membro Veterano
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am

sexta mar 14, 2008 2:57 pm

A Dora têm desde que veio para casa :wink:
Koral
Membro Veterano
Registado: segunda fev 28, 2005 2:23 am

segunda mar 17, 2008 1:16 am

Tem sim sr.
Desde sempre
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

sexta mar 21, 2008 5:48 am

casadotrevo Escreveu:
SeaLords Escreveu:

Acontece que muitos vets limitam-se a chipar e não comunicam nada ao SIRA partindo do pressuposto que quem chipa um animal vai a seguir licenciá-lo na junta, o que pode não suceder.

É por isso que a maioria dos cães que são encontrados com chip não constam em nenhuma base, nem SIRA nem SICAFE, logo não se consegue localizar o proprietário...

Exemplo:

Não me parece que seja assim. Os vets continuam a mandar as fichas para o SIRA. Se aparecem cães chipados que não estão registados em nenhuma base de dados é porque há por aí muito criador chico-esperto que aplica, ele mesmo, o chip para efeitos de registo no LOP. Só que depois, como não pode assinar os papéis oficiais, esses cães ficam a pairar no limbo.
Isso era no mundo perfeito, eu conheço inumeros veterinários que desde que foi criada a base do estado, o SICAFE, deixaram de mandar os papeis para o SIRA.
Curiosamente antes de ser criado o SICAFE tudo corria bem em termos do SIRA, agora o que noto é que há uma grande confusão, e não só dos veterinários mas das próprias pessoas do Estado a quem cumpriria informar... :wink:
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta mar 27, 2008 1:15 pm

CasadAnaval Escreveu:
casadotrevo Escreveu:
SeaLords Escreveu:

Exemplo:

Curiosamente antes de ser criado o SICAFE tudo corria bem em termos do SIRA, agora o que noto é que há uma grande confusão, e não só dos veterinários mas das próprias pessoas do Estado a quem cumpriria informar... :wink:
Sim, é verdade, onde o estado mete a mão, infelizmente, por norma, é para estragar.

De qualquer modo eu penso que sabendo que isto assim é, os Vets deviam continuar a enviar as fichas para o Sira, o que claramente não acontece em inúmeros casos.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”