LABRADORES - Elegantes vs robustos

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

Responder
MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

sexta jul 11, 2003 10:08 am

Olá:

Pensei em abrir um novo tópico sobre o assunto "Elegantes vs. Robustos" porque tenho observado que várias pessoas se queixam que os seus meninos são acusados de serem gordinhos, etc. (eu tb me incluo nesta classe :? )

Assim, colei aqui uma msg que escrevi no tópico "Labradores - lambões insaciáveis" no seguimento da troca de opiniões sobre as características físicas, e aptidões, destes dois tipos.
Pareceu-me que teria interesse suficiente e que assim poderíamos trocar mais ideias sobre isto num tópico próprio.

Assim, cá vai a revisão bibliográfica sobre "Tipo americano" vs. "Tipo inglês".

Consultei a minha biblioteca :o e, para além de meia dúzia de artigos nas revistas "Cães e Mascotes", "Cães e Cª." e 2 anuários do Clube Português de Canicultura, consultei os seguintes livros:

LABRADOR RETRIEVER - B. Duke (1999)
LABRADOR RETRIEVER - Bruce Folge (1996)
MANUAL PRÁTICO DEL LABRADOR RETRIEVER Richard T. Burrows (1997)
LABRADOR RETRIEVER - Salvador Gómes (?)
LABRADORE RETRIEVERS - Marjorie Satterthwaite (1987)

De todas as obras consultadas, apenas a última refere as diferenças entre o estalão americano e o inglês (págs 82 e 83) distinguindo-se o americano por apresentar um tipo mais alto (machos 57.5 - 62 cm de altura e fêmeas 55-60 cm contra o tipo inglês que admite, respectivamente 56-57 cm e 54-56 cm) e "elegantes", pois o intervalo de pesos, definido para estes dois tipos, é semelhante.

Todos estas obras referem os 2 tipos de competição: exposição e agility ou fitness; contudo, e uma vez que a "Exposição" tem a ver com a beleza do cão e o seu porte (andar, parado, personalidade, etc.) o critério de atribuição de prémios prende-se, irremediavelmente com a conjugação das características apresentadas por determinado cão com as do estalão definido para a sua raça.

Como disse e mto bem na sua msg, o estalão americano só é reconhecido nos EUA (e países afins, tipo Canadá). Na Europa as exposições alinham mais com o estalão inglês.

Por outro lado temos as competições de "Agility", vulgo "Trabalho", nas quais são características a pontuar a obediência, a rapidez, a concretização de provas com obstáculos ou com determinados objectivos, etc.
Nestas provas não interessa se o cão é puro, arraçado, misturado, crioulo... , o que pontua é a realização das tarefas em determinado tempo.

O livro de Bruce Folge refere, de um modo geral, que os cães mais ligeiros são priveligiados nestas provas pois possuem mais agilidade, mas não faz referência ou distinção entre os tipos "Americano" e "Inglês" ou outros quaisquer.
É claro que um cão gordo tem mais dificuldade em movimentar-se...tal como nós, não é?

Mas devemos sp ter em consideração que, inicialmente estes cães foram "desenvolvidos" para a recuperação de caça, portanto para trabalhar durante longas horas em condições ambientais muito variadas...e por isso eram robustos...não gordos!

Espero não lhe ter dado uma grande seca...nem aos outros foristas com este mega-discurso.

XLÉPS :p
Scotty
Registado: sexta jul 11, 2003 10:33 am

sexta jul 11, 2003 1:34 pm

Olá... primeiro post neste fórum :-)

"Elegantes vs. Robustos"... Realmente tenho-me perguntado o porquê de haver duas "versões" de labs, porque sou membro de mailing lists de labradores onde se trocam fotos dos nossos "filhotes de 4 patas", e espanta-me ver cães com um porte muito elegante, e outros com uma cabeça maior, mais gordos. Parece que a minha duvida foi respondida com essa distinção entre americanos e ingleses. Sinceramente, e não desfazendo, gosto mais do modelo elegante :-)
O meu Scott tem 1 ano e 7 meses e é elegantissimo (modéstia á parte :-))
Com ou sem diferenças, é uma raça belissima, e nunca vi um que me suscitasse um comentário mais ou menos negativo.

Todos diferentes, todos iguais ;-)
MagaPatalogika
Membro Veterano

sábado jul 12, 2003 1:39 pm

Scotty Escreveu: Olá... primeiro post neste fórum -)

O meu Scott tem 1 ano e 7 meses e é elegantissimo (modéstia á parte -))
Com ou sem diferenças, é uma raça belissima, e nunca vi um que me suscitasse um comentário mais ou menos negativo.

Todos diferentes, todos iguais ;-)
Está na hora de arranjar outro, desta vez na versão "inglesa" ;)

:lol: :lol:

Tb acho o Scott mto lindo 8)

monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

sábado jul 12, 2003 7:54 pm

Robustos! Robustos! Robustos!

:D :D :D :D :D
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta jul 30, 2003 10:44 pm

Ora, a minha gorda não teria metade da piada se não fosse baixota e gordinha !
O meu marido chama-lhe "a nossa salsicha de Munique".
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

quarta jul 30, 2003 11:02 pm

Toda a gente diz que a minha Juma é gorda, qual foi o meu espanto que quando fui hoje ao vet ele disse-me para lhe aumentar um pouco a ração porque ela precisava de ganhar para aí uns 3 kilitos :p
MagaPatalogika
Membro Veterano

quinta jul 31, 2003 7:40 am

aisd Escreveu: Ora, a minha gorda não teria metade da piada se não fosse baixota e gordinha !
O meu marido chama-lhe "a nossa salsicha de Munique".
A alcunha da Maga é "Morcela" :oops: ...ela é preta :D

Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”