Cardiomiopatia

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta jul 09, 2004 8:58 am

A mim parece-me que há outros problemas hereditários que, pelo menos em labradores retrievers,são frequentes e para o quais também, em geral, não se pedem garantias.

Passo a listar 2 dos hereditários que são mais frequentes depois da displasia da anca e do cotovelo :

Cataracts: As with humans, dogs can get cataracts, but the presence of cataracts in young dogs, called juvenile cataracts, have a hereditary foundation. Cataracts are diagnosed by means of an ophthalmoscopic exam. If the dog is in good health, cataracts can be surgically removed with usually good results.

Progressive Retinal Atrophy (PRA): is a family of diseases all involving the gradual deterioration of the retina. It is diagnosed by a retinoscopic exam or by means of an electroretinogram (ERG). Early in the disease, affected dogs become nightblind and lack the ability to see in dim light; later on daytime vision also fails. As their vision deteriorates, affected dogs adapt to their handicap very well, as long as their environment remains constant. Certain breeds are affected early in life, whereas in other breeds, PRA develops much later in onset.

(retirado de " Labrador Retriever Dog - Health Problems")

Parece-me que ninguém faz estes despistes em Portugal e, mesmo nos EUA e Inglaterra, são relativamente recentes.

Ora não acham que seria mais pertinente exigir o despiste da doença hereditárias da vista do que a que presentemte se fala ?
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

sexta jul 09, 2004 10:13 am

Aisd
Pelo menos em Inglaterra o despiste das taras oculares é vulgar. O meu 1º veio de lá já há 6 anos e já trazia despiste ocular, cardíaco e de displasia da anca. A displasia do cotovelo não é típica dos Golden, pelo que realmente não se faz. Com os labradores julgo que já não é assim (julgo, não tenho a certeza).
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

sexta jul 09, 2004 10:18 am

Se não estou em erro, a displasia do cotovelo é bastante comum nos Labs. O nosso criador, por acaso, faz esse despiste, mas como não é tão frequente (nem tão divulgada, se calhar) como a displasia da anca, sei de alguns (bastantes) que não o fazem.

Quanto às cataratas, algumas questões:

São tão frequentes nos cães quanto nos humanos?
Pode ser feita uma cirurgia correctiva? É um procedimento tão simples como nas pessoas?
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta jul 09, 2004 6:31 pm

Só posso indicar o 'site' donde tirei as informações acima

http://www.dogbiz.com/dogs-grp1/ret-lab ... ssues.html

Não tive tempo para o consultar devidamente, mas lembro-me que referia a displasia do cotovelo e uma doença vulgar nos cachorros que faz lembrar os problemas que a Ciclone referiu.

Mas, como disse, não tive capacidade para ler com atenção.

Vou ver se o leio este fds.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo jul 11, 2004 12:14 am

aisd Escreveu: Ora não acham que seria mais pertinente exigir o despiste da doença hereditárias da vista do que a que presentemte se fala ?
Uma vez mais, só posso falar do que sei é é do cão de água. Tento saber do que se passa nos retrievers, mas até á data estou na mesma.
O que se passa então no cdp, Aisd, é que não existem testes de despite. A doença é juvenil, afecta animais muito jovens e em geral a morte é fulminate. Os progenitores, mesmo que lhes seja feito um ecocardiograma e tudo esteja normal (em ambos), não significa que não sejam portadores, dando origem a animais com a doença. Portanto até á data, a única forma de minimizar este risco, é : sempre que um animal jovem morre subitamente de possivel ataque de coração, fazer necropsia para verificar qual a causa verdadeira da morte. SE for cardio, logo os pais são portadores da doença. Só assim, se chega lá.
Quanto ao facto de haver outras doenças "mais importantes", para se exigir o despiste, é subjectivo ou não. Cardio, não tem tratamento, a morte em geral é subita. Displasia da anca e do cotovelo, em geral tem tratamento (fica é caro). No entanto também não há testes que garantam nada a 100 p.c., O mesmo com os olhos. o ERG ou CERF, não é mais que um exame oflamologico que apenas lhe indica que o animal em questão não apresenta sinais da doença, o que não significa que não seja portador.
Melhor que nada digo eu, e dirão muitos. No entanto... as garantias são sempre dubias. Na minha opinião, nesta altura do campeonato, apenas se pode garantir que os progenitores estão testados e não foram encontrados sinais de nenhuma dessas doenças. Quanto ao cardio, podemos ir por estudo de ascendencia e existencia dela ou não. Como em muitos casos, cá as autopisias são quase nulas, e cá e noutros paises, "o segredo" é "a alma do negocio", ficamos muito á nora.

Isabel
MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

segunda jul 12, 2004 7:59 am

Pedra Escreveu:
Voltando ao tópico, ainda não vi grandes evoluções.... talvez não tenha muito interesse para o pessoal
;)

Um dia destes vou abrir outro com um tema mais interessante, espero.

Isabel
Olá:

O tópico é de grande interesse, pelo menos para mim, pois a Maga sofre de CMD desde os 5 anos de idade :cry:

Comecei a reparar que andava mais cansada, ela começou a engordar, e após exame de ECG e RX confirmou-se uma ligeira dilatação na cavidade ventricular esquerda.

Desde essa altura até hoje toma diariamente um inibidor da angiotensina, uma vez que a doença foi diagnosticada e tratada precocemente não necessita de tratamento complementar com diuréticos.

Bianualmente faz exames bioquímicos e anualmente Rx.
No mês passado fez também Ecocardiografia para verificação de um eventual ajuste de medicação em função da progressão da doença.

Graças a Deus as notícias foram boas e espera-se que ainda viva mais uns anitos (já tem 11 8) )

Espero que continue a abrir tópicos com o nível de interesse deste.

Um obrigada também à Sara pela informação que aqui colocou.

Bjs
bark
Membro Veterano
Registado: segunda dez 09, 2002 12:00 pm

segunda jul 12, 2004 11:33 am

Boas!

Isabel,

Obrigada por nos ter alertado para este problema que parece ser muito mais grave do que se possa pensar à priori.

Aqui ficam alguns links que nos dão informações sobre o assunto

http://www.dogbiz.com/dogs-grp1/ret-gol ... ealth.html
http://www.ygrr.org/doginfo/health-heartcondition.html
http://www.golden-retriever-rescue.com/health_index.htm
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”