Cruzamento entre labradores castanhos e amarelos

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

mariaborges
Membro Júnior
Registado: segunda fev 05, 2007 7:46 pm

quarta mar 21, 2007 9:23 pm

pinxai Escreveu:
teresavc Escreveu:Existem dois pares de genes mais conhecidos que controlam a cor da pelagem do Labrador. O gene "B" é dominante e responsável pela cor de pelagem preta, o gene "b" é recessivo e responsável pela cor de pelagem chocolate. O gene "e" é o responsável pela cor de pelagem amarela, e para isso deve aparecer sempre homozigoto (ee), o que inibirá a expressão do outro par de gene. Então os genótipos possíveis para a pelagem preta são os seguintes BBEE, BBEe, BbEE, BbEe, os genótipos possíveis para a pelagem chocolate são bbEE, bbEe, e os genótipos para a pelgem amarela são BBee, Bbee,bbee. Então se o acasalamento for feito com dois animais duplo heterozigotos (BbEe) você poderá ter na ninhada, filhotes das três cores de pelagem.

Fonte: http://labrador.br.tripod.com/gen.htm
Onde é que eu já vi isto? :p :)

Respondendo á primeira pergunta: Não, não se deve cruzar labradores amarelos com chocolate. Não pelo factor do comportamento, mas por outro tipos de factores (desde despigmentações, labradores dudley , mismarks, etc).
Se é possivel fazer esse cruzamento sem tal acontecer? sim.
Mas um criador responsavel fará? Não!

E isto porquê? Um bom criador irá querer ter labradores com as melhores qualidades em tudo, sem nunca por em causa as suas caracteristicas originais.
Agora, se já tem o labrador filhote de mãe castanha e pai amarelo também não se preocupe que não é por aí que irá ter um labrador menos labrador.
Fazer criação? Claro que não, mas eu nem aconselhava mesmo que o labrador fosse um bom exemplar.

Quanto ao cruzamento de cores em labradores; o preto pode e deve cruzar com todas as cores, amarelos com amarelos e castanhos com castanhos (não mais de 3 gerações seguidas).

Em relação á genética confesso que não entendo muito, mas a explicação de cima (juntamente com o quadro) ajuda bastante.

GOD!!!! Quanto mais leio mais confusa fico!!!!!
Ninguém se entende!!!!O que vale é que a minha pequenina ainda só tem 5 meses e ainda é cedo para me preocupar com isso....uffa! Até lá pode ser que fique esclarecida de vez!!!!! Mas ainda bem que existem estes forums e toda esta gente preocupada com os nossos amiguinhos de 4 patas...
obrigada a todos
maggi
Registado: quarta jun 23, 2004 2:51 pm

segunda jul 09, 2007 9:54 am

Olá, sou nova aqui e queria primeiro saudar todos os membros do forum. Sou dona de uma cadela "despigmentada" em que a mãe era amarela e o pai chocolate e tenho que dizer que ela, a nível comportamental, não é menos labrador que os outros. Já é a segunda Labrador que tenho e os meus pais têm duas em casa deles e, a única diferença que encontro é o feitio próprio de cada uma. Não sei se a razão para não permitirem a despigmentação é meramente estética mas, comportamental ou a nível de saúde não é com certeza. De qualquer maneira, não quero ir de encontro aos puristas da raça, todas as pessoas têm direito à sua opinião, só queria deixar claro que ela é uma Labrador normal e feliz de acordo com os padrões da raça. E para descansar os mais puristas, ela foi esterilizada e não teve nenhuma ninhada, pois eu e o meu marido achamos que a criação é para quem tem experiência e tempo de dedicação.
MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

segunda ago 06, 2007 9:13 pm

mariaborges Escreveu:
GOD!!!! Quanto mais leio mais confusa fico!!!!!
Ninguém se entende!!!!

Livra!!! Isto é pior que o 25 de Abril (leia-se: revolução) da genética canina...perdoem-me a metáfora ;)

Uma espreitadela em tópicos antigos, antigos...e outros que tais.
Não consigo encontrar o dos Labradores Prateados...a última moda em casacos para Labrador nos EUA :evil:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=15943

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=15027

http://www.labbies.com/genetics.htm

http://www.labbies.com/genetics2.htm
Jerrytto
Registado: sábado mai 02, 2009 11:43 am

segunda mai 11, 2009 4:10 pm

Olá a todos!

Então alguém me pode ajudar. Tenho um macho AMarelo, filho de pai amarelo e mae preta e tenho uma cadela Castanha filha de pais ambos castanhos. Se eu fizer criação quais as cores q podem sair???e problemas??

Atenciosamente, João Lira,
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

segunda mai 11, 2009 11:23 pm

Olá Jerrytto, seja bem vindo ;)

Respondendo à sua pergunta, bem, não é muito usual ou aconselhável cruzar amarelos com chocolates.

Abraço
roquesoares
Membro
Registado: sábado jun 19, 2004 9:58 pm

terça mai 12, 2009 9:22 am

Boas a todos!!!
Depois de todas estas esplicações, que certamente esclareceram-te, podes consultar este site para ficares ainda mais esclarecida

http://labrador.com.sapo.pt/genetica_das_cores.htm

Até à próxima!!!
dear
Membro Veterano
Registado: terça jan 27, 2004 10:30 am
Contacto:

terça mai 12, 2009 12:18 pm

Jerrytto Escreveu:Olá a todos!

Então alguém me pode ajudar. Tenho um macho AMarelo, filho de pai amarelo e mae preta e tenho uma cadela Castanha filha de pais ambos castanhos. Se eu fizer criação quais as cores q podem sair???e problemas??

Atenciosamente, João Lira,
Olá!

Cruzar um amarelo com uma chocolate? depende de muita coisa... o amarelo é amarelo puro ou carrega o factor chocolate?
A chocolate é chocolate pura ou carrega o factor amarelo?

Depois de se saber qual o factor que ambos têm pode-se pensar em cruza-los.

Tal como site que o forista roquesoares indicou, é ver as probabilidades da cruza.

o que não é aconselhável para cruzar é se:
- o amarelo tiver factor chocolate e o chocolate tiver factor amarelo

Há vários criadores estrangeiros que cruzam labradores amarelos com chocolate. No meu caso cruzei recentemente uma labradora chocolate com factor amarelo com um labrador amarelo puro e saíram 8 cachorros pretos e 2 amarelos, todos perfeitos e sem problemas genéticos.
CasadelMar
Membro Veterano

terça mai 12, 2009 5:35 pm

dear Escreveu:Há vários criadores estrangeiros que cruzam labradores amarelos com chocolate.
Há de tudo ;)
Por acaso estive a ver um que cria, em grande maioria, pretos e chocolates. Amarelos não tinha muitos. De facto esse criador utilizou amarelo X chocolate (se é que, em uns 30 pedigrees que vi, apenas dois tinham tal cruzamento).

Resta saber qual a motivação desses criadores ;)

Abraços
omega5
Membro
Registado: quinta abr 09, 2009 2:20 pm

terça mai 12, 2009 8:07 pm

fica aqui a minha parca contribuição no assunto! :)
omega2 Escreveu: depois de ver uns anuncios em vários sites e classificados, em que a malta tenta a todo o custo cruzar o seu querido labrador, e de me ter surgido uma duvida em relação ao cruzamento de certas cores (nomeadamente chocolateXchocolate ou chocolateXamarelo), andei a fazer uma pesquisa para tirar teimas.

Fica a informação para quem algum dia tiver ideias de cruzar o seu labrador!

"Cruzamento entre cores do Labrador Retriever

Existem algumas regras para cruzar os labradores, uma delas é o cruzamento entre as três cores: preto, amarelo e chocolate. O preto pode cruzar com todas, e assim garantir a ausência de despigmentação ou olhos verdes nas ninhadas.

Amarelo com chocolate não é recomendável, para evitar que nasçam filhotes com despigmentação devido a ausência do gene preto. No caso de mais de 3 gerações só com chocolate (chocolate x chocolate) o ideal é que se garanta a continuidade do preto, acasalando-o com o chocolate para evitar qualquer problema. Isso vale também para o caso de amarelo com amarelo."

informação retirada do site: http://www.canilsantairia.com/retriever.html

[Editei para corrigir o quote :wink: (CasadelMar)]
dear
Membro Veterano
Contacto:

terça mai 12, 2009 11:15 pm

CasadelMar Escreveu:
dear Escreveu:Há vários criadores estrangeiros que cruzam labradores amarelos com chocolate.
Há de tudo ;)
Por acaso estive a ver um que cria, em grande maioria, pretos e chocolates. Amarelos não tinha muitos. De facto esse criador utilizou amarelo X chocolate (se é que, em uns 30 pedigrees que vi, apenas dois tinham tal cruzamento).

Resta saber qual a motivação desses criadores ;)

Abraços
Olá, Vitor! ;)

Exacto, há de tudo! Eu já vi vários e falei com vários sobre o assunto e a resposta é: "se não há problemas genéticos porque não aproveitar as boas características dos cães?" no qual de certo modo eu concordo.

Cada qual com a sua ideia e motivação. :)
Mkiko
Membro Veterano
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am

quarta mai 13, 2009 1:03 pm

Grande parte dos casos que conheço é desaconselhado esse cruzamento. :wink:
CasadelMar
Membro Veterano

quarta mai 13, 2009 2:27 pm

dear Escreveu:Eu já vi vários e falei com vários sobre o assunto e a resposta é: "se não há problemas genéticos porque não aproveitar as boas características dos cães?" no qual de certo modo eu concordo.
Esse argumento talvez fizesse sentido se estivessemos perante uma raça com poucas opções, ou seja, com um reduzido número de exemplares de qualidade. Nessa base, eu até poderia aceitar o factor risco. Mas não será sem dúvida nenhuma o caso da raça Retriever do Labrador. Esta raça tem um grande plantel de qualidade. É só procurar ;)

Abraço
dear
Membro Veterano
Contacto:

quarta mai 13, 2009 9:25 pm

CasadelMar Escreveu:
dear Escreveu:Eu já vi vários e falei com vários sobre o assunto e a resposta é: "se não há problemas genéticos porque não aproveitar as boas características dos cães?" no qual de certo modo eu concordo.
Esse argumento talvez fizesse sentido se estivessemos perante uma raça com poucas opções, ou seja, com um reduzido número de exemplares de qualidade. Nessa base, eu até poderia aceitar o factor risco. Mas não será sem dúvida nenhuma o caso da raça Retriever do Labrador. Esta raça tem um grande plantel de qualidade. É só procurar ;)

Abraço
Sim, mas qual o problema em cruzar amarelo com chocolate se a ninhada, por exemplo, sair toda preta? O que eu quero dizer é que se houver estudo e conhecimentos em relação aos factores de ambos os progenitores não vejo problema nenhum em cruzar. E há um grande plantel de qualidade morfológica que por vezes não se traduz em qualidade a nível de saúde. Para isso basta procurar, pesquisar e estudar!!

:)
Mkiko
Membro Veterano
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am

quinta mai 21, 2009 1:27 pm

Para isso basta procurar, pesquisar e estudar!!
Não digo que seja o caso mas sabe bem as atrocidades que são feitas e não duvido que tenham sido feitos estudos mas a genetica é algo muito complicado para a maioria dos comuns mortais :wink:
dear
Membro Veterano
Contacto:

quinta mai 21, 2009 8:08 pm

Mkiko Escreveu:
Para isso basta procurar, pesquisar e estudar!!
Não digo que seja o caso mas sabe bem as atrocidades que são feitas e não duvido que tenham sido feitos estudos mas a genetica é algo muito complicado para a maioria dos comuns mortais :wink:
Olá!

Sei sim, claro! Mas isso não quer dizer que não se possam cruzar essas duas cores. A genética é algo complicado mas também com exames feitos aos pais para se saber quais os factores que carregam é uma grande ajuda.
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”