pinxai Escreveu:Onde é que eu já vi isto? :pteresavc Escreveu:Existem dois pares de genes mais conhecidos que controlam a cor da pelagem do Labrador. O gene "B" é dominante e responsável pela cor de pelagem preta, o gene "b" é recessivo e responsável pela cor de pelagem chocolate. O gene "e" é o responsável pela cor de pelagem amarela, e para isso deve aparecer sempre homozigoto (ee), o que inibirá a expressão do outro par de gene. Então os genótipos possíveis para a pelagem preta são os seguintes BBEE, BBEe, BbEE, BbEe, os genótipos possíveis para a pelagem chocolate são bbEE, bbEe, e os genótipos para a pelgem amarela são BBee, Bbee,bbee. Então se o acasalamento for feito com dois animais duplo heterozigotos (BbEe) você poderá ter na ninhada, filhotes das três cores de pelagem.
Fonte: http://labrador.br.tripod.com/gen.htm![]()
Respondendo á primeira pergunta: Não, não se deve cruzar labradores amarelos com chocolate. Não pelo factor do comportamento, mas por outro tipos de factores (desde despigmentações, labradores dudley , mismarks, etc).
Se é possivel fazer esse cruzamento sem tal acontecer? sim.
Mas um criador responsavel fará? Não!
E isto porquê? Um bom criador irá querer ter labradores com as melhores qualidades em tudo, sem nunca por em causa as suas caracteristicas originais.
Agora, se já tem o labrador filhote de mãe castanha e pai amarelo também não se preocupe que não é por aí que irá ter um labrador menos labrador.
Fazer criação? Claro que não, mas eu nem aconselhava mesmo que o labrador fosse um bom exemplar.
Quanto ao cruzamento de cores em labradores; o preto pode e deve cruzar com todas as cores, amarelos com amarelos e castanhos com castanhos (não mais de 3 gerações seguidas).
Em relação á genética confesso que não entendo muito, mas a explicação de cima (juntamente com o quadro) ajuda bastante.
GOD!!!! Quanto mais leio mais confusa fico!!!!!
Ninguém se entende!!!!O que vale é que a minha pequenina ainda só tem 5 meses e ainda é cedo para me preocupar com isso....uffa! Até lá pode ser que fique esclarecida de vez!!!!! Mas ainda bem que existem estes forums e toda esta gente preocupada com os nossos amiguinhos de 4 patas...
obrigada a todos