comportamentos

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

quinta out 16, 2003 2:30 pm

nunalmeida Escreveu: Ainda não telefonei!!!
todas as pessoas dizem que as escolas só são recomendadas a partir dos 6 meses, e portanto ainda, não virei para aí as minhas baterias.
Olá!
A Ataac aceita cachorros a partir dos 4 meses.

Qto a locais com água, nós vamos à praia, a esse no parque Eduardo VII, e em Miraflores, a Qta de Sto António.

Bjs
MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

quinta out 16, 2003 2:47 pm

MMPA Escreveu:

Olá!
A Ataac aceita cachorros a partir dos 4 meses.

Qto a locais com água, nós vamos à praia, a esse no parque Eduardo VII, e em Miraflores, a Qta de Sto António.

Bjs
Olha, olha, quem apareceu...:D

Gosto mto do teu avatar ;)

Olha, a Cat tinha-me informado que a ATAAC só recebia canitos a partir dos 6 meses...se calhar percebi mal.

De qq das formas, o Nuno não tem carro...e a ATAAC fica no Estoril...
Qto a água...uma vez fomos para o Parque das Nações, perto das bandeiras :D
Deu uma valente banhoca :D

Bjs :p
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

quinta out 16, 2003 4:24 pm

MagaPatalogika Escreveu: Olha, olha, quem apareceu...:D

Gosto mto do teu avatar ;)

Olha, a Cat tinha-me informado que a ATAAC só recebia canitos a partir dos 6 meses...se calhar percebi mal.

De qq das formas, o Nuno não tem carro...e a ATAAC fica no Estoril...
Qto a água...uma vez fomos para o Parque das Nações, perto das bandeiras :D
Deu uma valente banhoca :D

Pois é, voltei com um novo visual ;) :lol:

Qto a não ter carro, eu já dou boleia a +2, Leonor e Bright, se o carro fosse maior não me importava nada de levar mais 2... ;)
Prionace
Membro Júnior
Registado: quinta nov 13, 2003 12:20 pm

quinta dez 04, 2003 3:05 am

Pois eu sei que este tópico ainda não tinha falado de nada parecido, mas também não quis estar a criar um novo tópico, pois já são tantos...
Acontece que a Baileys agora tem tido um comportamento, digamos, nojento :? Anda a comer as próprias fezes. Tenho pensado que se calhar está a tentar a esconder-las, mas quando ela não faz no sítio certo não a castigo apenas lhe digo não e levo-a ao jornal. Sei que há cães que fazem isto, mas até que ponto é normal?
MagaPatalogika
Membro Veterano

quinta dez 04, 2003 9:59 am

Prionace Escreveu: Pois eu sei que este tópico ainda não tinha falado de nada parecido, mas também não quis estar a criar um novo tópico, pois já são tantos...
Acontece que a Baileys agora tem tido um comportamento, digamos, nojento ? Anda a comer as próprias fezes. Tenho pensado que se calhar está a tentar a esconder-las, mas quando ela não faz no sítio certo não a castigo apenas lhe digo não e levo-a ao jornal. Sei que há cães que fazem isto, mas até que ponto é normal?
Olá:

É nojento, sim senhora :?:?
Não sei bem até que ponto será normal, mas de facto, já tenho ouvido falar desse comportamento, em várias ocasiões, e sobretudo em cães jovens.

A Maga nunca o fez, talvez por estar sempre com acesso ao quintal, ao ar livre, etc, quando era "criança".
Dos outros, não tenho qq experiência, uma vez que já os adoptei adultos (a Matilde com 5 anos e o Rubi com 2.5 anos)...mas agora tenho apanhado a Matilde a comer as fezes do Felpinho (gato) :o :o
Tanto qto sei, este é um comportamento comum, pois as fezes de gato são mto ricas em proteínas e ela lá deve achar que "merecem" reciclagem :o:o

nunalmeida
Membro
Registado: quarta set 24, 2003 9:10 am

quinta dez 04, 2003 10:15 am

A minha joaninha então não perde um belo montinho malcheiroso!!! :evil:
Quando a largamos no parque, lá via ela à procura de comida no chão, e com sorte la come uma poiazinha, ou zona!!!!
É muito estranho este comportamento, mas ao que tenho lido é normal e tem o nome de COPROFAGIA (para quem quiser ler mais).
Já não sabemos o que havemos de fazer para impedir este comportamento, pois ela não come as suas proprias fezes mas as dos outros, e só as mais mal cheirosas (talvez pelo odor mais activo).
Já tentamos de tudo, mas acho que para ela isto passou a ser um jogo, e quando ela encontra algo põem-se a correr toda doida, como que a mostrar-nos o presente. A nossa veterinária disse-nos para ignorarmos o acto pois com a idade ela vai perdendo esta mania, e para lhe pormos o açaime sempre que ela comer do chão. Tentámos o fim de semana passado e resultou, veremos no futuro.

beijos e abraços
nuno
alface
Membro Veterano
Registado: quarta jul 10, 2002 4:24 pm

quinta dez 04, 2003 10:27 am

Pois é, em relação a esse comportamento também penso que é normal.

O que o Afonso faz é o seguinte: às vezes durante a noite se ele está muito aflito vai fazer um cocó no sítio onde antigamente estava o jornal e depois...come (então mas afinal para quê é que ele se dá ao trabalho de fazer se volta tudo para o mesmo sítio? ;) ). Eu penso que ele faz isto para esconder pois ele sabe que em casa não deve fazer as necessidades, só na rua, mas ás vezes lá vai. Só que de manhã lá vou eu à cozinha e vejo as marcas do crime!

Outra coisa que ele também faz (e os restantes amigos do parque também), e que eu acho realmente repugnante, é comer cocós, mas eu acho que são de pessoa, pois eles desviam-se dos restantes e se a bola cai perto de algum presente eles já não a apanham. Agora já faz alguma tempo que não fazem isto, até porque normalmente estes presentes estão na zona dos arbustos e eu estou a tentar ensinar o Afonso a não se aproximar dessa zona para não ter tentações.
Mas realmente é incrível ver como as pessoas são porcas, e depois ainda falam dos cães...em relação aos cócós dos outros cães lá andamos nós na nossa batalha do saquinho: "esqueceu-se do saco? tome lá um..."
timotea
Membro
Registado: quarta out 01, 2003 4:20 pm

sexta dez 05, 2003 5:45 pm

Idem idem, aspas aspas. Tal e qual!!!!!!!
(Quanto à primeira página deste tópico)

O menino Guga só sabe é morder! Chinelos, calças, até cabelos, mas a verdadeira tentação sãos, claro está, as mãos!! Andei muito tempo com as mãos arranhadas, e de vez enquando lá está mais um arranhão, porque o pequenito ainda só tem 10 semanas. O mais grave?! No domingo, ao brincar ao atira e traz a bola... é óbvio que ele ainda não percebe muito bem a parte do "Dá", e aproveita para transformar aquilo em mais uma brincadeira "ficas tu ou fico eu com a bola?!". Quando eu a tiro da boca, ou quando ele a põe no chão para me morder as mãos e eu a apanho, ele põe-se logo pronto para a ir buscar. Por isso gosta! Eu não gostei foi de levar uma mordidela enquanto ele pensava que tava a segurar na bola :cry: Ele não teve culpa, porque tava na brincadeira, mas eu fiquei muito triste durante os 4 minutos em que estive a tentar estancar o sangue. O seu belo dente aguçado apanhou-me uma arteríola na última articulação do indicador. :cry:
Continuando com outras parecenças com os vossos e vossas labs...
Nós mulheres... tamos condenadas, pelo que eu tou a ver. Ele percebe muito bem o "Não" da minha cara metade, embora passe menos tempo com ele. Mas o meu "Não" de nada ou pouco lhe vale... para quê parar se morder os chinelos é tão bom?! :evil: Eu acredito que é da voz feminina não ser tão "poderosa", mas não sei.
O terrorista, como a Maga diz, apanha mesmo tudo à primeira. Em tom de brincadeira já se senta, e já sabe ficar quieto à porta da sala, enquanto nós lá estamos. Só que... óbvio! Não aguenta muito tempo eli parado feito espantalho, enquanto toda a gente está sentadinha no sofá a ver televisão. O nosso problema de ele ir para a sala, é que... precisamente! ele não pára quieto. Ou rói os chinelos, ou o tapete, ou o sofá, ou a mesa do café... também não consegue deitar-se aos nossos pés quietinho por um momento. Às vezes gostavamos de estar com ele ao colo só a fazer miminhos, mas qual quê! É só energia! E tal como a Joana, mesmo quando tá de barriga para cima, e eu a fazer-lhe festinhas, só quer procurar alguma coisa para roer... as minhas mãos de preferência!
E quanto ao pêlo eriçado feito ouriço como a da jalis (se não me engano)... o Guga também me "responde"! Principalmente quando está parado à porta da sala, ou se eu lhe digo para não me roer os pés (ou a vassoura ou a esfregona) ele por vezes revolta-se e baixa a cabeça e as patas da frente, levanta o rabo, ladra, e põe-se a correr feito tôlo para dentro da sala, ou a morder naquilo que quer com toda a força. E nesses momentos não há "Não" ou "Anda cá" que me ajudem. Fica completamente revoltado. Também não estava muito consciente deste tipo de comportamento nos Labs. Mas mais uma vez este fórum fantástico me esclarece, na minha famosa frase "Não é só o Guga!"

P.S. - Quem ler isto deve pensar "só queixas, só queixas"... nada disso!!! Dou muito valor por o ter comigo. Adoro-o!!

Quanto às fezes, só uma vez a minha mãe o apanhou a lamber as próprias, para aí na segunda semana em casa. A partir daí nunca mais houve notícias disso, e muito menos comê-las. Espero que nunca lhe dê para isso!
alface Escreveu: em relação aos cócós dos outros cães lá andamos nós na nossa batalha do saquinho: "esqueceu-se do saco? tome lá um..."
Concordo totalmente. Ainda não passeio com ele na rua, mas já no pátio cá de casa, toca a apanhar com o saquinho. Mas é claro que deve haver pessoas que não apanham sequer em casa, quanto mais na rua!

Beijinhos a todos!
timotea
Membro

terça dez 09, 2003 3:53 pm

A fugir às malandrices dos nossos canitos, que alguns de nós não pensavamos que um lab assim fosse. O Guga teve ontem uma atitude de um autêntico Lab, como as pessoas que não os têm os conhecem através dos filmes (em que é tudo muito bonito e não fazem asneiras nenhumas), mas que no entanto algumas pessoas acharam estranho para um cachorro de 10 semanas.

Então ontem fomos a uma festa, cheia de pessoas desconhecidas (tanto para mim como para o Guga... amigos de amigos de amigos...). E claro, ele fez uma festa a toda a gente, desde adultos a crianças. Demonstrou a grande paciência, que é famosa, com crianças de todas as idades. Também fez algumas coisinhas de um cachorro, como pegar num pai natal de chocolate que estava debaixo da árvore (felizmente toda a gente tava atenta e ninguém deixou comer), roubar uma cenoura ao coelho doméstico e comê-la, fazer um xixi fora do sítio (o q será normal para um cachorro tão novo num ambiente novo).
Mas o que admirou algumas pessoas foi que a partir do momento em que se pôs um pequeno tapete, tipo manta, ao canto da sala, e lhe dissemos para ele lá ficar.... ele lá ficou. Sossegado, a olhar para as pessoas, a receber festas das crianças ou a brincar com um brinquedo de borracha. Óbvio que se alguém chamasse por ele, ele ia ter com essa pessoa sem pensar duas vezes, mas quando era preciso que ele ficasse no canto dele ele ficava.
Eu penso que terá a haver com o facto de mesmo quando ele era pequenito e tava com os irmãos, embora brincasse com eles, puxando as orelhas e o rabo e etc., ele era o primeiro a afastar-se quando tinha oportunidade, parecia ser o mais independente. Não sei se sim ou se não.
Ele "aprendeu" (às vezes) a ficar à porta da sala de estar, quando não queremos que ele entre (por diversas razões), coisa que ele não gosta nada, e fica revoltado. Mas ontem não se demonstrou nada revoltado nem triste de tar no cantinho dele num ambiente estranho.

beijinhos
timotea
Membro

segunda dez 15, 2003 1:26 pm

Bem... e cá estou eu a contribuir para este tópico 3 vezes seguidas...
Eu compreendo, estes testamentos... é preciso muita paciência para lê-los e quanto mais respondê-los! Desculpem :oops:

Já foi dito por aí esses tópicos, até mais recentemente por causa da nova aquisição do hook, que os cães mais velhos parecem desaprender quando têm passam a ter companhia dos mais novos.

No caso do Guga, ele é novo (12 semanas, quase 3 meses) e não tem companhia de nenhuma outro cão, nem mais velho nem mais novo.

O que acontece é que ele já há umas semanas que fazia os xixis no jornal, e os cócós quando não calhavam no jornal andavam lá perto. Mas desde sexta-feira que recomeçou a fazer xixi no resto da copa da cozinha. Para aí umas duas vezes por dia fora do sítio, e as restantes no jornal. E ontem, domingo, chegou ao cúmulo de fazer no próprio cobertor (na própria cama). Sim... as crianças também fazem xixi na cama, mas não se põem de pé para o fazer! Ou seja, se se pôs de pé porque não saiu da cama?! Em princípio não seria para esconder o xixi porque já há algum tempo que não era chamado à atenção pro fazer xixi fora do sítio (precisamente porque já não fazia xixi fora do sítio).
Começo a estranhar, não percebo o que terá provocado este comportamento nele.
Será que se trata de descuido nosso?! Inicialmente andavamos sempre à cuca à espera da oportunidade apropriada para lhe ensinarmos a fazer nos jornal, a dizer-lhe não quando no sítio errado, e a fazer festinhas quando fazia no jornal. Quando reparamos que ele começou a fazer sempre no jornal, provavelmente descuidamo-nos e deixamos de lhe fazer tantas festinhas, porque se tornava usual. E a educação tem de ser permanente, não é?!
Acham mesmo que é por causa disto? Mesmo quando eles são grandes como a maioria de vocês os têm, continuam a precisar de festinha para fazerem as necessidades no sítio certo?

Obrigada
Beijinhos
Lambidelas do Guga
MagaPatalogika
Membro Veterano

segunda dez 15, 2003 3:03 pm

Timótea.

sinceramente não sei o que te dizer ao certo sobre isso.
A verdade é q ainda hoje, e já a Maga tem 10 anos, lhe faço festinhas ou elogio qdo ela faz um "xixi lindo", bem como à Matilde, embora esta esteja comigo há apenas 9 meses.
Este procedimento tem uma outra vantagem...qdo está a chover e ela - a MAga, não está para se molhar a fazer xixi, e aí impõem-se a rapidez da coisa, simplesmente peço-lhe para fazer um "xixi lindo" em determinado sítio e ela faz, i.e criou-se realmente uma associação entre a expressão e o acto, independentemente das circunstâncias.

Talvez tu já tenhas respondido à tua pp questão...o Guga quer atenção e elogios :?
Dp diz-nos como vão as coisas...

Hagland
Membro Júnior
Registado: segunda dez 15, 2003 10:35 am
Localização: 2 labradores, Nero e Narva. Podengo, Prag e coelho Helena. 2 aquários de ciclideos.

quinta dez 18, 2003 10:26 am

O comportamento da vossa Joana é absolutamente normal, mas a mim parece-me que estão talvez a fazer algo de irrado. Quando ela ladra para receber atenção não deviam fazer-lhe festas para a acalmar, porque o que acontece é que ela acaba por receber a reconpensa. Ela já interiorizou que ladrar vai receber atenção e aqui é preciso tomar nota de que para alguns cães atenção negativa é melhor que nenhuma atenção. Por isso pode não funcionar a repreenção... O melhor será reenforçar todos os comportamentos positivos, por exemplo o simples facto de deitada calma enquanto vocês preparam a vossa refeição ou vêm televisão e acima de tudo ignorar esse tipo de comportamento como o ladrar para receber atenção.
Se asituação não melhorar com o tempo podem usar uma lata tipo coco-cola e ponham lá dentro moedas ou pedrinhas, cada vez que ela ladre façam agitar a lata, agora a parte importante, vocês não querem que ela saiba que são vocês a fazerem-no porque se não ela iria perceber que vocês atendiam a sua chamada de atenção. Façam-no com a lata escondida.
Podiam também iniciar o click-training (não sei o nome em português), este tipo de treino reenforça o comportamento positivo e com muita facilidade a Joana poderia aprender divertidos truques. Para este tipo de treino seria melhor frequentar um curso, no caso de este não estar disponível há muita imformação em inglês na internet.
A joana ainda é muita nova para grandes caminhas, que poderiam sacrificar a sua saúde óssea, mas no futuro aconselho-vos a fazer longas caminhas. Agora poderiam cansa-la psiquicamente, como por exemplo esconder os brinquedos preferidos e alternar a reconpensa, por ex. gloseima ou muitas festas acompanhadas de uma voz entusiasta e feliz.
É importante perceber que com os cães todas as suas atitudes estão interligadas e às vezes a fonte do problema encontra-se em outras pequenas coisas.
Em relação a ela morder-vos é inaceitável! mesmo que seja a brincar. A na brincadeira de mordeduras que os cacharros dos cães e dos lobos decidem a sua hierarquia. Na naturaza do canídeo é natural tentar durante toda a sua vida subir de escalão hierártico, vocês têm que manter o vosso lugar de alfa líder, por ex. o vosso cadela só receberá a sua refeição a depois de vocês terminaram a vossa. Depois também depende muito do cão, se ele é naturalmente dominante ou...
Uma forma simples de o nível de dominancia é sem força, docemente colocarem a Joana no chão de barriga para cima e o vosso corpo sobre o dela sem a tocar, podem mesmo fazer-lhe festas enquanto estão nesta situação. Ela fica algum tempo nesta posição? Se a resposta é positava ela não tem uma personalidade dominante, se ela pelo contrário se recusa a deitar-se de barriga para cima é porque ela é bastante dominante. Mas eu queria salientar que nenhuma destas personalidades é negativa, requerem somente treino deferênciado.
Por ex. juntar algumas meias velhas, dar um nó entre e brincar com ela, vocês pucham de um lado e ela de outro, se ela for dominante não a deixem ganhar o jogo, porque tudo nos cães é competição pela dominância, se pelo contrário, vocês notem que é muito submissa e medrosa deixem-na ganhar o jogo até ela obter uma melhor auto-estima.

Há muito mais a dizer, mas será difícil num só e-mail.

O meu nome é Monica Andrade Hagland, tenho 3 cães 2 deles são labradores e também sou treinadora de cães na Suécia aonde vivo.
Omeu e-mail é [email protected]

Atenciosamente,

/Monica A. Hagland
MagaPatalogika
Membro Veterano

quinta dez 18, 2003 10:43 am

Olá Mónica:

Bem vinda a este fórum e muito obrigada pela sua contribuição para a educação dos nossos cães :D

alface
Membro Veterano
Registado: quarta jul 10, 2002 4:24 pm

quinta dez 18, 2003 11:04 am

Olá Mónica, seja bem vinda.

Obrigada pela sua participação que penso que poderá ser de grande ajuda para todos (falo por mim... ;) ). Não deixe de participar neste nosso cantinho.

Mas já sabe, tem de colocar as fotos dos seus meninos para nós os conhecermos. :)
Hagland
Membro Júnior
Registado: segunda dez 15, 2003 10:35 am
Localização: 2 labradores, Nero e Narva. Podengo, Prag e coelho Helena. 2 aquários de ciclideos.

quinta dez 18, 2003 11:21 am

Não sei como pôr aqui as minhas fotos...Pareceu-me ser somente possivel extrair fotos da net...

Obrigada pela vossa recessão calorosa!

Atenciosamente,

/Monica
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”