Donos à beira de um ataque de nevos.......he he he

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

segunda mar 08, 2004 10:15 am

MMPA Escreveu:
aisd Escreveu: Para repor a liderança : ponha um biscoito em cima da ração dele.
Coma o biscoito antes de lhe dar a ração.
A aisd disse para o dono comer o biscoito, ou fui eu que percebi mal? Se foi isso, já não é a 1ª pessoa que já provou. Dizem que sabe a bolachas integrais, já experimentaram?
Tás a brincar? O meu namorado compra 2 caixas, para ser uma para o cão e outra para ele! E come sempre um primeiro e só depois dá ao Real.

Aliás, já me obrigou a comer um! BAGHHH!!! Parece cartão....

beijocas
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

segunda mar 08, 2004 10:27 am

aisd Escreveu: Para repor a liderança : ponha um biscoito em cima da ração dele.
Coma o biscoito antes de lhe dar a ração.
Aisd, como é que se faz isso? Pomo-nos de gatas e comemos o biscoito directamente da gamela do cão, como o Nick Nolte no filme "Vagabundo na Alta Roda"?
É que essa é uma das poucas técnicas que ainda não experimentei... :roll:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda mar 08, 2004 7:21 pm

Como disse, esta não é por conhecimento próprio (é só de leitura e da Nanico que aconselhou uma forista com um arraçado de caniche que é um sério problema - a forista vive em Inglaterra e um treinador recusou-se - eu nunca tinha ouvido coisa assim - a treinar o cão !!!!).

O que a Nanico dizia era que não fazia diferença - podia-se pôr a bolacha em cima da ração e o cão ver.
Depois comia-se a bolacha e dava-se a ração.
Devo dizer que com o caniche isto não deu resultado nenhum.
Mas este cão tinha sérios problemas (e, enfim, não é labrador, não é ? ;) )

Eu nunca tive problemas com a Zorra.
Habituei-a desde logo a ficar sózinha no quintal, durante o dia, com o tal processo de aumentar o tempo das ausências gradualmente.

A uma certa altura deu em ganir alto quando iamos embora.
O meu marido voltou atrás,deu-lhe um tabefe no focinho e ela não repetiu.

Também tinha a mania de saltar para cima de nós (e de toda a gente) e
isso terminou - aqui segui o conselho do livro - ignorá-la, afastando-a gentilmente, sem lhe falar e sem contacto visual.
Funcionou.

Também funcionou com o guarda nocturno (tem pavor de cães) e com o carteiro e assim.
Deixou de saltar para cima deles.

Não sei se vai funcionar com todos os cães.
O que o livro diz é que é um modo de vida.
Isto é, não se deve dar muita atenção ao cão, em especial nas alturas em que entramos/saímos, ou quando vem alguém de fora visitar, etc.

O meu cunhado diz que é uma tolice levar um lab a uma escola.
Diz que não há no mundo cão mais fácil de ensinar.
Ele nunca leu este livro, mas como sempre (só agora é que não) teve muitos cães não dava muita atenção a nenhum...

Enfim, vendo o peixe como mo apresentaram :oops:
marta_vasques
Membro Veterano

terça mar 09, 2004 10:08 am

Com o Calvin não sei se a técnica do biscoito em cima da ração funcionaria, porque ele não me ia dar tempo de o comer! Mal estamos a aproximar o copo medidor da gamela já ele está com a cabeça lá dentro... :roll: Devemos corrigir este comportamento ou é inofensivo?
bbaixo
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am

terça mar 09, 2004 11:41 am

marta_vasques Escreveu: Com o Calvin não sei se a técnica do biscoito em cima da ração funcionaria, porque ele não me ia dar tempo de o comer! Mal estamos a aproximar o copo medidor da gamela já ele está com a cabeça lá dentro... :roll: Devemos corrigir este comportamento ou é inofensivo?
Do meu ponto de vista deve corrigir.

A minha cadela Husky tb era assim, até um dia chatear-me e começar a treiná-la para só comer á minha ordem. Só tem vantagens, a ração não cai ao chão, consigo preparar as gamelas (sim são duas cadelas) com mais calma e mais rapidamente. E ainda tem a vantagem de se for necessário ser outra pessoa a alimentá-las elas portam-se bem.

O treino consistiu em treiná-la primeira a sentar-se e ficar quieta, só depois disso é que eu ia buscar a ração armário, se ela se levantasse voltava a fechar o armário, zangava-me com ela e voltava a senta-la.

Se ela se levantar antes da ordem, leva um raspanete, e se tiver a jeito uma esgichadela de água ou ainda com o copo da ração (é só plástico e qd está vazio). No fundo é preciso mostrar-lhe que se se levantar antes da ordem acontece-lhe algo que ela não gosta, seja água, copo da ração, raspanete, etc.

Actualmente as minhas cadelas esperaram pacientemente que eu coloque no chão as gamelas com a comida e só vão comer após a minha ordem que geralmente é dada mal coloque a última gamela no chão.

Se tiver confuso poderei explicar com mais calma... :p
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

terça mar 09, 2004 11:47 am

marta_vasques Escreveu: Com o Calvin não sei se a técnica do biscoito em cima da ração funcionaria, porque ele não me ia dar tempo de o comer! Mal estamos a aproximar o copo medidor da gamela já ele está com a cabeça lá dentro... :roll: Devemos corrigir este comportamento ou é inofensivo?
Eu ponho o tacho onde ele come a ração (como é que se chama esse tacho em português? :oops: ) sobre o tanque na varanda, e assim, com o tacho no alto, deito dentro a medida de ração, mando o maroto a sentar-se e quando ele senta ponho o tacho no chão ao pé do cão.
Agora que estou a fazer novamente aquilo do biscoito aproveito quando o mando sentar-se para comer em frente dele um bocado de bolachinha tirado do seu tacho e só despois baixo o tacho ao chão.
Espero que de para perceber, acho que a minha explicação ficou um bocado confusa :oops:

Alicia
marta_vasques
Membro Veterano

terça mar 09, 2004 11:54 am

Entendi muito bem, ambos! ;)

Vou tentar hoje à hora de almoço. Ele já aprendeu a sentar; o meu namorado ensinou-o ontem a fazer isso. Portanto, vou utilizar esse comando para ver se ele não se precipita sobre a comida. Não que eu me importe, mas é só para ele não ser tão sôfrego... Eu compreendo que, quando chega a hora da paparoca, ele tenha fome, mas se fosse a um restaurante também tinha de esperar! :D

Obrigada pelos conselhos! ;)
MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

terça mar 09, 2004 12:34 pm

Olá:

Eu também ensinei as minhas malucas comilonas a esperar pela minha ordem para comer.
A coisa funciona tão bem que até dou ordem a uma, em 1º lugar, e a outra não avança ;)

Tem mesmo de ser, senão atropelavam-me na hora da comida :oops:

Mas, tadinhas...é um sofrimento vê-las a babarem-se sentadinhas à frente do prato sem avançarem para a comida :|

Bjs :p
Crispa_99
Membro Veterano
Registado: sábado dez 27, 2003 8:33 pm

terça mar 09, 2004 6:13 pm

aligra Escreveu: [Eu ponho o tacho onde ele come a ração (como é que se chama esse tacho em português? :oops: ) sobre o tanque na varanda, e assim, com o tacho no alto, deito dentro a medida de ração, mando o maroto a sentar-se e quando ele senta ponho o tacho no chão ao pé do cão.
O tacho chama-se gamela ou comedouro ;) Mais umas palavras para acrescentar... 8)

Bjs
ciclone
Membro Veterano
Registado: sexta jan 02, 2004 9:52 am

quarta mar 10, 2004 4:58 pm

Desculpem lá, mas estou baralhada.

Afinal dão o biscoito a quem?

Ao Dono? Ao cão? Aos filhos? Raios me partam já na percebo nada.

O melhor é comer eu os biscoitos e na dar nada a ninguém D
MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

quarta mar 10, 2004 5:54 pm

ciclone Escreveu: Desculpem lá, mas estou baralhada.

Afinal do o biscoito a quem?

Ao Dono? Ao cão? Aos filhos? Ra ios me partam já na percebo nada.

O melhor é comer eu os biscoitos e na dar nada a ninguém D
:lol: :lol: :lol:

continuas cada vez mais igual a ti própria!
Que prazer ;)

Bjs :p
ciclone
Membro Veterano
Registado: sexta jan 02, 2004 9:52 am

quarta mar 10, 2004 7:36 pm

nham nham

Vai um biscoito?

São bons, e adoro comer ossinhos......

Pois eu sou assim, já estou a voltar aos velhos tempos....

Mas parece que tenho que começar do B A = BA

Eles têm a mania de pedir comida?

Bolas este Rá, como já é maiorzinho, e já vivia com o criador, agora tem umas reacções que para mim são estranhas.

Na posso estar na cozinha, que ele na venha logo com aquele ar "Ai Jasus, como estou morto de fome, na como há anos", tendo acabado de comer uma amalgama de ração (cara para xu xu, ups na era para dizer).

Estou velha......acho que me meti numa alhada....mas ainda estamos a mirarmos mutuamente.

Eu só encontro defeitos....tenho de ir ao psiquiatra, o problema é que a última vez que lá fui ele disse que já na tinha cura :lol:
joanasa
Membro Veterano
Registado: quinta jan 08, 2004 12:14 am

quinta mar 11, 2004 3:10 am

A Xica porta-se bastante bem e penso q ela sabe que eu sou a dona!!!
Mas mesmo assim, depois de ler as vossas mensagens, decidi fingir que comi a ração dela!!!
Sempre que lhe preparo a gamela mando-a sentar quieta e ela obedece! Depois, vou baixando lentamente a gamela já cheia e digo: quieta!!! e ela espera quieta! Assim que a pouso no chão espero 1 segundo e digo Anda!!
Mas hoje, depois de lhe dizer quieta e com a gamela ao néval dos olhos dela, fingi que comia ração dela, com a cara junto à gamela!!! :lol: :lol:
Ela olhou para mim como quem pensa "mas o que é que lhe deu?! Queres tu ver que agora ela come da minha comida??? ok.... deixa-la comer..."
Ela esperou quieta que eu comesse e depois eu disse "Anda" e ela comeu toda contente!
Já agora: a Xica DEVORA a ração em pouco mais de um minuto, se tanto! Faço bastantes correrias com ela sempre que posso, mas dou-lhe a ração dentro do limite máximo das tabelas... e mesmo assim parece esfomeada.... é normal, não? além da ração, as vezes dou-lhe alface e uns bocadinhos de maçã, que ela adora! (acho que ela adora tudo!!!)
A Xica tem 3 meses e meio e pesa 13 quilos, não me parece que esteja gorda, mas toda a gente diz: "tão gorda!!! está bem tratada e gorda demais". Eu digo sempre que a raça é mesmo assim, todos eles são robustos!!! Coitadinha, já faz dieta que chegue!!!
joanasa
Membro Veterano
Registado: quinta jan 08, 2004 12:14 am

quinta mar 11, 2004 3:26 am

Olá mais uma vez!!!
Lembrei-me de outra questão: os cocós!!! :roll: :oops: :roll:
A xica fazia 7 montinhos pequenos de cocó quando veio cá pra casa! Depois reduziu para 6 maiorzinhos e agora faz 5 montinhos grandes: 1 de manhã (que eu encontro no tapete dos xixis que tem aparas de madeira), uma depois de cada 1 das 3 refeições e um à noite (bem tarde: meia noite e pico; como devem ter reparado pela hora desta mensagem, eu deito-me muito tarde e estou a habituar a xica a fazer como eu, pois só acordo às 11h00... :oops: mas em breve vou ter de acordar mais cedo...)
Quando são adultos, quantos "montinhos" fazem os nossos canitos??? E quantas vezes por dia??
Outra questão: vou mudar de casa e vou ter uma varanda grande. Estou a pensar colocar uma rede para proteger a varanda, pois pretendo que a xica faça lá xixi durante a noite, num tapete do cairo, onde ela costuma fazer xixis!!! (esta semana fomos ver a casa e ela fez logo um xixi lindo no tapetinho, sem eu ter dito nada!!!)´Será perigoso deixa-la ir à varanda de noite????? Será possível ela tentar saltar????? (não convinha.... é um 2ª andar!!!) Uma rede com 1 metro de altura será o suficiente??? (ela é calminha, mas às vezes dá-lhe um ataque de velocidade e começa a correr à volta da mesa de jantar e parece uma lebre!!!! O que acham da varanda???? Será perigoso?? Alguém tem canitos com acesso não vigiado à varanda????
(desculpem o testamento...)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta mar 11, 2004 4:06 am

Ainda sobre este assunto da dominância - tem de se insistir os sinais de lider.
Não serve fazer uma vez e pensar que está feito.
Segundo o livrinho, dependendo dos cães, pode levar de dias a meses.

joanasa ,

eis uma lab típica - sempre com fome.
Não pode ir atrás desses olhinhos lindos, senão vai ter uma baleiazinha muito querida, assim como a minha.
E não se esqueça que eles precisam de muito exercício.
E de facto, é da raça o serem gordinhos.
Também não vale a pena matá-los à fome ! ;)
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”